Fórum Municipal De Cultura Rio Grande RS
Setor 3 AUDIOVISUAL
Law Tissot
Coordenação
Equipe
Andrês Santos
Brendon Nunes
Carlos Cabra
Danielle Soares
Fernanda Ramos
Gabriela Fraga
Juliana Oliveira
Matheus Castanheira
Natália Lavall
Rafael Anello
Incubadora Cultura Viva
Angelina Oliveira
Antonio Silveira
Kajila Viana
Karina Rodrigues
Rosi Marrero
Vinicius Cardoso
Vinicius Rocha
Diretoria de Arte e Cultura
Law Tissot
Coordenador de Apoio à Cultura
Roberto Souza
Diretor de Arte e Cultura
Lucia Anello
Pró-Reitora de Extensão e Cultura
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora
Universidade Federal do Rio Grande
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites:
Facebook:
Setores e Projetos Permanentes
Secretaria:
dac@furg.br
Coordenação de Apoio a Cultura - CAC:
cac@furg.br
Programa Institucional de Apoio e Difusão da Cultura - Pró-Cultura:
cultura@furg.br
Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha:
ctg@furg.br
Movimento Coral:
coral@furg.br
Telefones: (53) 3233 6831
Endereço: Av. Itália, km 8 s/n - Câmpus Carreiros - FURG
CEP: 96203-900
Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande
A arte do efêmero | Rogério Livi | TEDxLaçador
Rogério Livi nos presenteia com a leveza de sua arte, feita a partir de uma técnica inovadora desenvolvida por ele. Surpreenda-se com a delicadeza das imagens produzidas por ele. Nascido em Cachoeira do Sul, RS, é Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi professor e pesquisador. Desde 1998 se dedica à escultura, desenho, história da arte e fotografia, cursando oficinas no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Rogério Livi faz desenhos usando bolhas de sabão, num processo minucioso, leve e de experimentação pois as bolhas estouram e espalham respingos possibilitando o incontrolável. Tem participação em diversas exposições coletivas no país e também Mercosul. Ganhou o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, Artista Revelação 2008 e o Prêmio RBS Cultura 2009 Artista Revelação por Microvariações sobre um tema, na Subterrânea, Porto Alegre, reeditada na Feevale, Novo Hamburgo, 2009. Pelo Prêmio Maria Conceição Menegassi do Salão do Atelier Livre 2005, fez individual com Esculturas Cinéticas no Centro Municipal de Cultura, Porto Alegre, em 2006. Tem obras no MAC RS e na Pinacoteca Municipal, Porto Alegre.
This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at
⁴ᴷ⁶⁰ Walking Rio de Janeiro - Brasil : Centro - Av. Rio Branco
Welcome to Rio!
Do Pier Mauá à enseada da Glória, cruzando o centro do Rio de Janeiro por uma das avenidas mais importantes do centro da cidade.
From Pier Mauá to Glória Cove, crossing the center of Rio de Janeiro along one of the most important avenues of downtown.
Google Maps:
0:06 - Baía de Guanabara
0:43 - Museu do Amanhã
7:04 - Av. Rio Branco
8:10 - Rua Dom Gerardo
8:40 - Rua São Bento
10:42 - Rua Visconde de Inhaúma
11:33 - Rua Teófilo Otoni
12:38 - Igreja da Candelária
12:40 - Av. Presidente Vargas
14:09 - Rua da Alfândega
15:01 - Rua Buenos Aires
15:37 - Rua do Rosário
16:21 - Rua do Ouvidor
18:04 - Rua Sete de Setembro
19:22 - Rua da Assembléia
20:32 - Av. Nilo Peçanha
23:24 - Av. Almirante Barroso
24:32 - Teatro Municipal
24:49 - Museu Nacional de Belas Artes
25:27 - Câmara Municipal do Rio de Janeiro
25:40 - Rua Evaristo da Veiga
25:48 - Cinelândia
26:11 - Biblioteca Nacional
27:17 - Centro Cultural Justiça Federal
28:36 - Rua Santa Luzia
29:39 - Praça Mahatma Gandhi
31:20 - Rua Presidente Wilson
32:12 - Av. Beira Mar
34:50 - Av. Infante Dom Henrique
36:08 - Museu de Arte Moderna
36:48 - Rua Jardel Jércolis
Thanks for Watching.
Pagode do QUINTETO S.A. em Floripa | COMPLETO
Pagode do grupo QUINTETO S.A. gravado no Mercado Municipal de Florianópolis/SC
siga @quintetosa
***NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER***
Inscreva-se aqui ➡️
Adquira o BONÉ do canal
Me siga no INSTAGRAM -
Curta a PÁGINA -
REDES SOCIAIS
◆ Twitter :
◆ Facebook -
◆ Instagram -
ASSISTA TAMBÉM
◆Entrevista com THIAGUINHO -
◆ Entrevista com FERRUGEM -
◆ Entrevista com Xande de Pilares -
◆ Entrevista com Tiee -
Centro de Rio Claro RJ
Rio Claro – Rio de Janeiro – Brasil.
➤ Centro Vol.1
Casa da Cultura, situada no centro de Rio Claro e foi construída no final do século XVIII para ser a sede da prefeitura, que aqui permaneceu por muitos anos. Em 1990, foi inaugurada a Casa de Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal, com uma grande mostra de fotos, objetos e documentos da cidade de São João Marcos. E por muito tempo manteve esse acervo, além de realizar exposições e eventos culturais.
Ainda estão lá alguns objetos que vieram de São João Marcos, como um antigo relógio, cartas assinadas por D. Pedro e um quadro com o retrato de D. Pedro II. Alguns objetos foram doados ao Memorial que existe no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.
Exposições variadas estão sendo realizadas, sempre com o intuito de valorizar a arte e a cultura presentes na região, especialmente dos artistas e artesãos locais.
01 – Praça Fagundes Varela
02 – Casa da Cultura
03 - Alguns Objetos de São João Marcos
04 - Cartas Assinadas por D. Pedro
05 - Retrato de D. Pedro II
06 – Paróquia Nossa Senhora da Piedade
07 – Casarão
08 – Pedra do Bispo
Trilha Sonora:
Pirates of the Caribbean - Akademia Filmu i Telewizji
❤ SIGA ✔
❤ CURTA ✔
❤ COMENTE ✔
❤ COMPARTILHE ✔
#RiodeJaneiro #RioClaro #Turismo
Direitos Autorais
????IMAGENS???? Exclusiva e Protegida.
Solicite permissão. ????
Passeio Cultural pelo Centro da Cidade do Rio de Janeiro
Passeio Cultural pelo Centro da Cidade do Rio de Janeiro com alunos dos cursos de Administração, Contabilidade e Recursos Humanos.
Roteiro:
Museu do Amanhã
Praça Mauá
Museu de Arte do Rio
Avenida Rio Branco
Avenida Presidente Vargas
Candelária
Museu Nacional de Belas Artes
Theatro Municipal
Biblioteca Nacional
Palácio Tiradentes
Paço Imperial
Praça XV
BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO
Barra Mansa é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro.
Fica na microrregião do Vale do Paraíba, dentro da mesorregião do Sul Fluminense.
O centro administrativo e legislativo fica no bairro Centro. Nele estão localizados a prefeitura e a câmara municipal. O centro judiciário é o bairro Barbará, onde está situado o fórum municipal.
Em 1954 o distrito de Volta Redonda emancipou-se e, em 1991, foi a vez de Quatis, levando consigo os distritos de Ribeirão de São Joaquim e Falcão. Em 1993 Antônio Rocha foi elevado a condição de distrito, assim como o bairro Santa Rita de Cássia, em 2006.
A população de Barra Mansa é composta por descendentes de imigrantes europeus (principalmente portugueses, italianos, e espanhóis), mas também de franceses e alemães, além de uma dinâmica colônia sírio-libanesa, assim como também de ameríndios e de descendentes de africanos.
O município apresenta a segunda maior população da mesorregião Sul Fluminense, possui mais de 528 unidades industriais, um grande entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial. Situa-se em uma região privilegiada, próxima às duas maiores metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. Está próximo também a centros econômicos regionais como São José dos Campos, Juiz de Fora e Volta Redonda.
Barra Mansa possui um forte e tradicional centro comercial, vital para a economia do município.
Entre os principais monumentos do município estão: Fazenda da Posse, Prefeitura, Palácio Barão de Guapi, Parque Centenário e Ponte dos Arcos - principal cartão-postal da cidade que ganhou em 2014 destaque no centro, com a reprodução de seu desenho nas calçadas da Avenida Joaquim Leite e arredores.
Os quatro principais rios que cortam Barra Mansa são: Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina.
O relevo do município é constituído por planaltos, com altitude média de 381 metros, porém, está média diminui em direção ao Rio Paraíba do Sul, para formar a planície aluvial que é contornada pelo mar de morros com nível topográfico mais elevado. O ponto culminante encontra-se a 1.305,15 metros de altitude, na Serra do Rio Bonito (contrafortes da Serra da Mantiqueira), no Distrito de Nossa Senhora do Amparo.
O clima é mesotérmico, com verões quentes e chuvosos e inverno seco. A umidade relativa do ar varia entre 77% a 69%; a temperatura média encontra-se entre 22,25 °C, sendo que as mais baixas registram-se no período de maio a setembro (média mínima de 13,7 °C) e as mais altas entre novembro a março (média máxima 29,74 °C).
Contando com uma ocupação de mão-de-obra de cerca de 15 mil pessoas, o setor industrial apresenta crescimento de micro e pequenas empresas, responsáveis por 60% dos empregos nesta área. Levando-se em conta a proximidade entre os municípios e a facilidade de locomoção criada por estes fatores, o setor industrial da região tornou-se um dos mais importantes do estado do Rio de Janeiro, dados o grande porte das instalações e a consequente presença das empresas fornecedoras de insumos, das prestadoras de serviços e das que terceirizam as operações das grandes empresas. A economia de Barra Mansa é uma das maiores do estado do Rio de Janeiro
A produção de café surgiu no início do século XIX, quando ocorreu o esgotamento das reservas de ouro de Minas Gerais e o plantio de cana-de-açúcar sofreu sucessivas crises motivadas pelo mercado internacional.
Na área de produção de olerícolas, o bairro de Santa Rita de Cássia, possui características estritamente agrícolas, destacando-se como maior produtor de folhosas do Sul Fluminense.
Dentro de sua rede de empresas do setor lácteo, destaca-se a Cooperativa Agropecuária de Nossa Senhora do Amparo, situada no distrito de mesmo nome, operando também com leite oriundo de outros municípios: Quatis, Valença, Barra do Piraí e Volta Redonda.
Barra Mansa possui um parque industrial forte e diversificado. Contando com uma ocupação de mão-de-obra de cerca de 15 mil pessoas, o setor industrial vem apresentando crescimento de micro e pequenas empresas, que são responsáveis por 60% dos empregos nesta área. No sentido de apoiar essas empresas, existe o Balcão SEBRAE. Instalado na Associação Comercial, atende diariamente cerca de 50 pessoas. O município também possui indústrias de grande porte nos ramos de siderurgia e canalização.
Barra Mansa possui um forte e tradicional centro comercial[8], concentrado principalmente na avenida Joaquim Leite, coração da cidade, possui grandes lojas como Casas Bahia, Ponto Frio, Marisa, Bob's, Habib's, Cacau Show, Mc Donald's, O Boticário, Subway, Burguer King entre outras.
Mais informações sobre esta cidade e sobre outras cidades brasileiras, suas histórias, economias e atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço imagensdobrasil.com.br .
Inscreva-se no Canal e ative o sininho para receber notificações sobre novos videoclipes.
Referência para o texto: Wikipedia .
Fórum Municipal de Cultura Entrevista Giovana Consorte
Setor 3 AUDIOVISUAL
Law Tissot
Coordenação
Equipe
Andrês Santos
Brendon Nunes
Carlos Cabra
Danielle Soares
Fernanda Ramos
Gabriela Fraga
Juliana Oliveira
Matheus Castanheira
Natália Lavall
Rafael Anello
Incubadora Cultura Viva
Angelina Oliveira
Antonio Silveira
Kajila Viana
Karina Rodrigues
Rosi Marrero
Vinicius Cardoso
Vinicius Rocha
Diretoria de Arte e Cultura
Law Tissot
Coordenador de Apoio à Cultura
Roberto Souza
Diretor de Arte e Cultura
Lucia Anello
Pró-Reitora de Extensão e Cultura
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora
Universidade Federal do Rio Grande
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites:
Facebook:
Setores e Projetos Permanentes
Secretaria:
dac@furg.br
Coordenação de Apoio a Cultura - CAC:
cac@furg.br
Programa Institucional de Apoio e Difusão da Cultura - Pró-Cultura:
cultura@furg.br
Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha:
ctg@furg.br
Movimento Coral:
coral@furg.br
Telefones: (53) 3233 6831
Endereço: Av. Itália, km 8 s/n - Câmpus Carreiros - FURG
CEP: 96203-900
Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande
RIO DE JANEIRO Downtown, Walking Tour Rio City Center — BRAZIL Walk (Narrated)【4K】????????
Welcome to RIO DE JANEIRO, Brazil. This is a narrated City Walking Tour in Rio Downtown by Wanna Walk in 4k -- Today we'll walk from Estação Carioca to Mercado Uruguaiana in Rio Centro, Brazil.
Popular Searches:
Brazil Virtual Walking Tour Video
Downtown Rio de Janeiro
Best Tips of City Center and Rio De Janeiro Travel Film
Walking in Rio De Janeiro, Video Walk, Mercado Uruguaiana
Video Walk Brazil 4K and Walking Tour, Confeitaria Colombo
Visit the old and modern downtown Rio
Rio its huge and beautiful. It may look like a real concrete jungle over a real jungle. This lovely city combines faded European grandeur with Latin passion. Sexy and alive, this beautiful city gets under your skin. The city can be just called 'RIO'. This is one of the most famous metropolis in Latin America and it's well known for its cultural offerings including the Bossanova. Inhabitants of Rio De Janiero are called CARIOCAS. Centro (Center) is a neighborhood in Zona Central of Rio de Janeiro, Brazil.
Wanna Support?
Centro is Rio’s bustling downtown, home to its port and the futuristic Museum of Tomorrow, with interactive science exhibits. Amid the office towers housing banks and government institutions, older landmarks include Paço Imperial, a former royal palace from the 1750s, and São Bento Monastery, known for its opulent nave with fine gilded carvings. Old-time bars fill up with office workers at happy hour. RIO DE JANEIRO Downtown, Walking Tour Rio City Center — BRAZIL Walk (Narrated)【4K】????????
RIO DE JANEIRO, BRAZIL 4K
Visiting BRAZIL, what to see and do?
Copacabana, Rio, Brazil, Walking Tour 4K
Rio de Janeiro is probably one of the most beautiful cities not only in Brazil, but in whole South America. A Lot of great views, and many tourist attractions, nature, big city feeling, culture, music, interesting places and more.
Travelling to Brazil
Virtual Walking Tour Rio De Janeiro
Best free walking tours Copacabana Streets
4K video walk Travel film
Rio de Janeiro is the second largest city on the South Atlantic coast. This city lives up to it's famous reputation for glamour, it also lives up to its reputation for crime. The iconic sights of Sugarloaf and Christ statue can be seen from many spots in the city. The beaches, Ipanema and Copacabana lined with hotels and burger joints with a few nice cafes sprinkled in.
City Walking Tour - Rio Brazil
Rio De Janeiro Free Walks
Walking in Rio De Janeiro (Brazil)
Virtual Walking Tour in 4k
One of the main places we visit when we travel somewhere is exactly the CENTER of the city. This is where the markets, points of interest, financial life and many other spaces are. In the city of Rio de Janeiro is no different! Most tourists ask us: what to do in downtown Rio de Janeiro?
things to do in centro rio de janeiro, downtown rio de janeiro
what to do in rio de janeiro and rio de janeiro city center
visit rio de janeiro or hidden gems in rio de janeiro
Rio's Centro (Downtown) has most of the city's notable churches and museums, including the Modern Art Museum, as well as many of its most famous bars. Lapa is one of the most thrilling places to be in Rio after dark, with streets and bars full of people, all in historical buildings (most of them from the early 1800s).
Walking RIO 4K
City virtual travel tour
Rio De Janeiro Walking Tours
In Lapa you can hear typical Brazilian music such as samba, forró, and choro. It's the place to try typical Brazilian food and drinks like the world famous caipirinha. The nearby Santa Teresa neighborhood, located on the hills to the southwest, is a beautiful historical district and home to many of the city's artists. Be sure to check: Cinelândia,Lapa, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas, Praça Onze and Mercado Uruguaiana.
Walking Rio 4K
Narrated CITY Tour Rio De Janeiro Brazil
Please like, subscribe and share. That helps to create more content like this!
youtube.com/WannaWalk
TFG CENTRO CULTURAL ÉTNICO EM IJUÍ- PROJETO
Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul - Brasil. TEMA: CENTRO CULTURAL ÉTNICO + NOVO EDIFÍCIO PARA O CAMELÓDROMO DE IJUÍ.
AUTOR: ACADÊMICO NEWTON JUNIOR SOUZA
INSTAGRAM: instagram.com/newtonjuunior/
A proposta foi: um Centro Cultural Étnico pra Cidade de Ijuí + Novo Edifício para o Camelódromo e revitalização urbana da área da Av. Pinheiro Machado (CANAL). Inspirado nas curvas da dança, principal atividade dos grupos étnicos, o complexo conta com praça de alimentação, biblioteca étnica, área de exposições, loja de souvenires, administração, teatro para 750 pessoas, salas de ensaio de dança, estacionamento 300 vagas, área aberta, ciclovia, área de caminhada e um camelódromo elevado a 5,60 m da Av. Pinheiro Machado. O problema das enchentes no local foi solucionado através do alargamento do canal abaixo do antigo Camelô e tratamento com pisos e concreto permeáveis a água da chuva.
【4K 60fps】Criciúma - Caminhada pelo Centro da cidade 2 - Santa Catarina
DJI Osmo Pocket and Audio Binaural Roland CS-10EM.
Caminhada pelas ruas centrais de Criciúma.
Criciúma é um município brasileiro situado no estado de Santa Catarina, Região Sul do país, na mesorregião do Sul Catarinense, microrregião de Criciúma. Segundo as estatísticas do IBGE de 2018, conta com 213.023 habitantes, sendo a principal cidade da Região Metropolitana Carbonífera, que possui cerca de 600 mil habitantes, além de ser a cidade mais populosa do Sul Catarinense, a sétima maior do estado de Santa Catarina e a 22ª da Região Sul do Brasil. Pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, Criciúma abriga mais de 252 mil cadastrados.[6] Está entre os cem municípios do Brasil com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado como de 0.788 em 2010, sendo o 76º município mais bem avaliado do país e o 14° mais bem avaliado de Santa Catarina, naquele ano.
A cidade é polo industrial em diversos setores, entre eles: confecção, embalagens, cerâmico, plástico e descartáveis, metal-mecânico, extração do carvão mineral, construção civil e material gráfico.
Com a sede em Criciúma, a Rede Angeloni é a maior rede de supermercados de Santa Catarina e a 10ª maior do país, possui 27 lojas espalhadas pelo Brasil, o maior hipermercado da rede está localizado em Criciúma. Além de possuir 3 shopping centers, no setor de serviços - saúde e educação - destaca-se com três hospitais, duas unidades de atendimento 24 horas, a Universidade do Extremo Sul Catarinense, Instituto Federal de Santa Catarina e outras sete faculdades.
Conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do país. A Mina de Visitação Octávio Fontana, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento.
Entre tantas festas populares que acontecem no Sul, uma delas é em Criciúma. Realizada há mais de 23 anos, a Festa das Etnias, que nas primeiras edições recebeu o nome de Quermesse por ser realizada na Praça Nereu Ramos, ao lado da Catedral São José, reúne todas as tradições étnicas da região e tem como principais objetivos promover as manifestações culturais e integrar os colonizadores de Criciúma, repassando assim sua história cultural.
O município recebeu esta denominação por existir muito capim Cresciuma na região onde a cidade está assentada. Criciuma é o nome dado a um grande número de gramíneas dos gêneros Arundinaria e Chusquea, que pode ser encontrado na praça Nereu Ramos (centro da cidade). A Criciuma asymmetrica é aparentada com a Chusquea ramosissima, que aparenta um bambu. No idioma indígena local, o nome Criciúma corresponde a taquara pequena.
Domingos de Brito Peixoto, bandeirante paulista, era o fundador da povoação de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, em 1676. A cidade atualmente denominada Laguna era a guarda de avanço portuguesa na parte mais meridional do imenso Brasil Colônia. Dentre os demais objetivos, o mais importante era a vigilância dos movimentos hispânicos na Colônia de Sacramento e como que um suporte para povoar o Rio Grande do Sul, também sob disputa da Espanha.
Como o movimento de Laguna em direção ao Sul se intensificava, há provas de que, já nos primeiros tempos do século XVIII, o território criciumense tenha sido atravessado, seguidas vezes, pela civilização humana. Mas, por muito tempo, o homem não indígena não se estabeleceu em suas terras.
Criciúma somente foi colonizada em 6 de janeiro de 1880 por imigrantes que vieram do norte da Itália. Entre as primeiras famílias, podem ser citadas as seguintes: Naspolini, Pizzetti, Scotti, Sonego, Benedet, Benetton, Casagrande, De Luca, Dario, Pavan, Martinello, Margutti, Pierini, Zanette, Milanese, Darós, Bilesimo, Meller, Milioli, Netto, Ortolan, Possamai, Barbieri, Sommariva, Fabri, Tramontin, Piazza, Pasini e Venson. A despeito das dificuldades iniciais, a colônia progrediu rapidamente.
Em 1890, chegam na região imigrantes alemães e polacos, que junto aos italianos, e também aos descendentes de portugueses oriundos da região de Laguna, contribuem de forma decisiva no desenvolvimento do município.
A cidade de Criciúma foi classificada em dezembro de 2002 pela Revista Exame/Agência Simonsen Associados como a 42ª melhor cidade do Brasil para se fazer negócios (era a 37ª em 2001 e a 27ª em 1999/2000).
Tal fato decorre do município ser polo internacional nos setores da indústria de plásticos e descartáveis, indústria química, metal-mecânica, confecção, cerâmica, colorifícios e extração mineral, além de importantes construtoras, transportadoras e as maiores redes supermercadistas de Santa Catarina.
A cerâmica, extrativismo mineral, vestuário, a metal-mecânica e o plástico são os principais segmentos...
Mais info:
#criciúma #santacatarina #walkingtour
O Centro do Rio é um dos berços da cultura negra no Brasil - Por Matheus Barbosa
O Centro do Rio é um dos berços da Cultura Negra no Brasil. Locais como o IPN - Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos e o Museu do Negro-RJ mantém acervos de grande valor histórico e promovem circuitos culturais na cidade. Venha descobrir um pouco mais com a reportagem de Matheus Barbosa e Raphael Araujo!
Pauta Aberta | Lançamento do Canal do Centro Cultural Cesgranrio no Youtube | Parte 1
O Centro Cultural Cesgranrio lançou seu canal no Youtube em grande estilo! Foi um lindo evento, reunindo artistas, produtores e todos que trabalham ativamente para desenvolver os projetos culturais da instituição.
Durante a festa, foram apresentadas as duas primeiras séries do canal: ANOS RADICAIS E BEM-AVENTURADOS.
O Pauta Aberta estava lá para mostrar tudo que aconteceu no evento, e conversar com o elenco das séries.
Nessa primeira parte do vídeo, vamos conhecer os atores de ANOS RADICAIS e saber: qual foi o ano mais radical da sua vida?
Conheça todos os projetos do Centro Cultural Cesgranrio:
Assista a série ANOS RADICAIS:
Link do vídeo:
ANTONINA • Caminhando Brasil【4K】Paraná • Centro histórico • parte 3 • Praça e Theatro Municipal
Continuação da caminhada pela cidade de Antonina, Paraná. A caminhada abrange a Praça Romildo Pereira e ruas adjacentes e termina no Theatro Municipal.
Construído na segunda metade do século XIX, durante a fase áurea da economia de Antonina. Consta que o “Theatro” teria sido construído pela Sociedade Teatral de Antonina, fundada em 1875, sendo que a prefeitura adquiriu o espaço no início do século XX. Possui uma área construída de 630 m2, estilo eclético, rico em adornos.
Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, 322
História
Sabe-se que em 1898, o Sr. Arthur Balter e um grupo de amadores restauram um edifício pertencente a uma sociedade teatral particular fundado em 1875, passando a denominá-lo Theatro Municipal.
Entre os anos de 1930 e 1935, quando em Antonina a assistência social era amparada pelos parcos recursos da população antoninense que, na ocasião, se valia de festivais esportivos e teatrais para angariar fundos com o qual amenizava as despesas do Hospital de Caridade de Antonina, apareceu num domingo chuvoso, em Antonina, uma Companhia de Artista do Teatro Alhambra do Rio de Janeiro, em excursão para Argentina, no Navio de Passageiros e Cargas “Almirante Jaceguay” do Lloyd Brasileiro, que aportou para descarregar e carregar “cabotagem.
Aproveitando o tempo que permaneceram neste porto, o qual seria das 3h da tarde até 11h da noite, ocasião que terminado a operação de carga e descarga o navio rumaria para Buenos Aires, os Artistas e demais passageiros desceram para a terra afim de conhecer a cidade (naquele tempo não se falava em turismo, mas já se fazia sem saber). Andando pela cidade, conhecendo pontos pitorescos, encontraram-se com nosso Theatro Municipal, principalmente com sua fachada, verdadeira obra prima de escultura, que representava nos seus instrumentos e figuras de comédia teatral. E sabedores dos espetáculos que ali se realizavam, todos em benefício do Hospital, resolveram de acordo com o Provedor do Hospital, Sr. Álvaro Rodrigues da Costa (Álvaro Paciência) e o empresário do cinema, aproveitando o tempo, um festival de última hora o qual fariam “cenas rápidas, anedotas e shows artísticos”. Assim tudo acertado, às 6h da tarde o Teatro Municipal já se encontrava lotado, com a Banda de Música Lyra Antoninense, só de menores (a primeira no Paraná), comandada pelo Maestro Urqueza Roberto Franco, tocando na porta do Theatro para atrair espectadores ao mesmo......
Antonina é uma das mais antigas povoações do Paraná, tendo sua região sido perlustrada a partir do século XVII. A efetiva ocupação deu-se em 1648 quando o parnaibano Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, sesmeiro da Nova Vila (Paranaguá), cedeu a Antonio de Leão, Pedro Uzeda e Manoel Duarte três sesmarias no litoral Guarapirocaba, primeiro nome de Antonina, as primeiras daquela porção litorânea. Foram pois, estes os primeiros povoadores de Antonina.[6]
Eram tempos de caça ao ouro, e este ciclo intensificou-se com a chegada de homens sequiosos pelo vil metal. Com o passar dos anos, o povoamento do lugar foi se firmando, datando de 12 de setembro de 1714 a oficial povoação de Antonina.
Em 1712, Manoel do Valle Porto, depois sargento-mor, estabeleceu-se no Morro da Graciosa, pois havia recebido uma sesmaria localizada nesta região, e a frente de grande número de escravos iniciou o trabalho de mineração e agricultura na região.
As primeiras roçadas devastaram a selva em frente a ilha da Graciosa (atualmente Corisco), que comprovaram a uberdade da terra, de grande valia para o povo do lugar.
Valle Porto conseguiu provisão de licença para a construção da primeira nave da Capela de Nossa Senhora do Pilar no povoado, que abrigava cerca de cinquenta famílias de fiéis, em tributo a Virgem Maria. Desde esta época os moradores da cidade ficaram conhecidos como capelistas.
Em 1797 o povoado tinha 2.300 habitantes, que viviam de mineração, pesca e agricultura de subsistência..
Neste mesmo ano, a 6 de novembro, a freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa foi elevada a categoria de vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe da Beira Dom Antônio. Este ato solene foi realizado na presença da nobreza e do povo em geral, que assistiu ao levantamento do pelourinho e da lavratura do ato.
Em 14 de janeiro de 1798 foi empossada a primeira câmara de vereadores de Antonina, e a primeira providência foi a reabertura da Estrada da Graciosa, no que foram ajudados por autoridades curitibanas. Em 1835 a vila tinha 3.300 habitantes.
No dia 21 de janeiro de 1857, através de Lei Provincial nº 14, torna-se município da nascente Província do Paraná.
#antonina #cidadehistórica #caminhadavirtual
⚠️???? Recomendo o uso de fones de ouvido para uma experiência imersiva no vídeos de caminhada - captação externa de áudio binaural 3D.⚠️
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Santa Maria é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Com 278 445 habitantes em 2017, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região.
Santa Maria, Santa Maria RS, Santa Maria Rio Grande do Sul.
Créditos:
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Google Imagens
Google Maps
Fórum Municipal de Cultura Entrevista Jorginho Xangô
Setor 3 AUDIOVISUAL
Law Tissot
Coordenação
Equipe
Andrês Santos
Brendon Nunes
Carlos Cabra
Danielle Soares
Fernanda Ramos
Gabriela Fraga
Juliana Oliveira
Matheus Castanheira
Natália Lavall
Rafael Anello
Incubadora Cultura Viva
Angelina Oliveira
Antonio Silveira
Kajila Viana
Karina Rodrigues
Rosi Marrero
Vinicius Cardoso
Vinicius Rocha
Diretoria de Arte e Cultura
Law Tissot
Coordenador de Apoio à Cultura
Roberto Souza
Diretor de Arte e Cultura
Lucia Anello
Pró-Reitora de Extensão e Cultura
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora
Universidade Federal do Rio Grande
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites:
Facebook:
Setores e Projetos Permanentes
Secretaria:
dac@furg.br
Coordenação de Apoio a Cultura - CAC:
cac@furg.br
Programa Institucional de Apoio e Difusão da Cultura - Pró-Cultura:
cultura@furg.br
Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha:
ctg@furg.br
Movimento Coral:
coral@furg.br
Telefones: (53) 3233 6831
Endereço: Av. Itália, km 8 s/n - Câmpus Carreiros - FURG
CEP: 96203-900
Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande
Centro de Memórias Municipal de Iguaba Grande
Quer conhecer um pouco da história de Iguaba Grande? Em, Conheça Iguaba Grande você terá a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da cidade, com informações históricas e culturais. Hoje, vou apresentar o Centro de Memórias Municipal, junto com o historiador e Diretor de Cultura da cidade, João Gabriel Cortez.
Direção, Produção, Imagem e Edição: Andréa Morais.
Participação Especial: João Gabriel Cortez
Corredor Cultural da Herança Africana preserva a história do Porto do Rio
As paredes raspadas deixando aparente as várias camadas de tinta sobre a madeira mostram a dificuldade e os cuidados necessários na reforma do Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa, Região Portuária do Rio. A recuperação do espaço, há anos se deteriorando, é um dos passos para a consolidação do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, criado por decreto municipal, em novembro de 2011. Além do Centro Cultural José Bonifácio, fazem parte do trajeto da herança africana o Cemitério dos Pretos Novos, os Cais do Valongo e da Imperatriz, os Jardins do Valongo, o Largo do Depósito e a Pedra do Sal.
Chapecó - Santa Catarina
Imagens da Cidade de Chapecó - SC
*City of Chapecó - Brazil
Chapecó é um município brasileiro localizado no estado de Santa Catarina. Sendo uma Cidade média com uma população estimada em 213 279 habitantes, no centro de uma região com mais de 2 000 000 de habitantes. Está entre as cinco cidades mais importantes do estado. Pertence à Microrregião de Chapecó e à Mesorregião do Oeste Catarinense e é sede da Região Metropolitana de Chapecó.
Imagens: Prefeitura Municipal
Fórum Municipal de Cultura Entrevista Luciana Lima
Setor 3 AUDIOVISUAL
Law Tissot
Coordenação
Equipe
Andrês Santos
Brendon Nunes
Carlos Cabra
Danielle Soares
Fernanda Ramos
Gabriela Fraga
Juliana Oliveira
Matheus Castanheira
Natália Lavall
Rafael Anello
Incubadora Cultura Viva
Angelina Oliveira
Antonio Silveira
Kajila Viana
Karina Rodrigues
Rosi Marrero
Vinicius Cardoso
Vinicius Rocha
Diretoria de Arte e Cultura
Law Tissot
Coordenador de Apoio à Cultura
Roberto Souza
Diretor de Arte e Cultura
Lucia Anello
Pró-Reitora de Extensão e Cultura
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora
Universidade Federal do Rio Grande
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites:
Facebook:
Setores e Projetos Permanentes
Secretaria:
dac@furg.br
Coordenação de Apoio a Cultura - CAC:
cac@furg.br
Programa Institucional de Apoio e Difusão da Cultura - Pró-Cultura:
cultura@furg.br
Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha:
ctg@furg.br
Movimento Coral:
coral@furg.br
Telefones: (53) 3233 6831
Endereço: Av. Itália, km 8 s/n - Câmpus Carreiros - FURG
CEP: 96203-900
Brasil, Rio Grande do Sul, Rio Grande