Memória Sertão Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas
Situado em Petrolina, no Semiárido pernambucano, o Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas foi inaugurado em 2000. O Centro é uma referência regional no incentivo e difusão da arte e cultura, principalmente no artesanato de barro, atividade exercida por Ana das Carrancas.
##RTVC00022015081100030001###
PETROLINA: Ana das Carrancas, Parque e Restaurantes - Vlog Parte 02 de 02
Vem acompanhar a segunda parte da viagem que fiz à Petrolina, sertão de Pernambuco que tem uma gastronomia excelente e vinhos da melhor qualidade. Nesse vídeo fomos ver o Centro Cultural Ana das Carrancas, o Parque Zoobotânico da Caatinga e restaurantes que valem uma visita.
Para ver os posts dessa viagem, clique aqui:
Se inscreva no meu canal e não deixe de curtir e comentar os vídeos.
SERVIÇO:
Café de Fazenda
Petrolina - PE
(87) 3862-2046 ou 9.8807-5706
facebook.com/cafedefazenda
@cafedefazendapnz
Restaurante Carranca Gulosa
Petrolina - PE
(87) 3985-1021
carrancagulosa.com.br
@carrancagulosa
Café de Bule
Petrolina - PE
(87) 3861-3404
facebook.com/cafedebule
@cafedebule
Bode Assado do Ângelo
Petrolina - PE
(87) 3983-0911
Ana das Carrancas
Centro Cultural Ana das Carrancas
Petrolina - PE
anadascarrancas.wordpress.com
(87) 3031-8319 ou 9.9919-0803
Parque Zoobotanico Da Caatinga
Zona Militar, Petrolina - PE
parquezoobotanicodacaatinga.blogspot.com.br
O zoológico fica dentro do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado
Localizada na Avenida Cardoso de Sá - Vila Eduardo
É aberto ao público para visitação de terça a domingo de 8:00h ás 11:00h e de 14:00h ás 16:00h.
Trapiá Artesanato
Sede da Associação em Petrolina - PE
Av. São Francisco S/N - Areia Branca
Visite meu blog:
TV Experimentare Gastronomia - Visita ao Centro de Cultura Ana das Carrancas - Petrolina/PE
Ana das Carrancas era e sempre será amor a sua arte, seus parentes, seu povo e suas filhas que hoje continuam o seu legado. A TV Experimentare Gastronomia este lá visitando este santuário das carrancas na cidade de Petrolina-PE.
Conheça também acessando nosso site experimentaregastronomia.com
Rico Tesouro da Nossa Terra Ana das Carrancas
“Rico tesouro da nossa terra: Ana das Carrancas” faz parte da socialização da visita ao Centro de Cultura Ana das Carrancas, pelos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco – Anexo I Petrolina.
Os alunos tiveram acesso ao acervo de obras e à biografia de Ana Leopoldina dos Santos, a “Ana das Carrancas” e dentro da realidade vivenciada produziram seus poemas, ampliando conhecimentos sobre o uso de elementos da visualidade para comunicar ideias, impressões e sentimentos, sob a orientação da Professora da disciplina de Artes Andréia Aline Bezerra.
Destaca que o alcance do trabalho desenvolvido na sala de aula teve como intuito a ampliação do acervo cultural dos alunos, bem como o aprendizado e amadurecimento ao saírem da sala de aula para o espaço de arte e cultura e a iniciação à consciência e valor da arte como bem e patrimônio da sociedade.
Pátio de Eventos Ana das Carrancas, São João de Petrolina 2017
Veja como está bonito toda estrutura do São João de Petrolina 2017.
Cheguem cedo pra curtir todos os detalhes de nossa festa. ???? Vila cenográfica, restaurantes, decorações e uma sequência de shows imperdíveis!! Hoje começa o melhor São João do Brasil!! #SãoJoãoDePetrolina ➡ São João de Petrolina: 16 a 24/06, a partir 18h e vai até as 4h.
ANA DAS CARRANCAS
Ana Leopoldina dos Santos, a Ana das Carrancas, famosa artesã de Pernambuco, mulher que durante mais de 50 anos esculpiu em barro as famosas carrancas do São Francisco. Patrimônio de Pernambuco e detentora da Ordem do Mérito Cultural Ana Leopoldina dos Santos; migrou a pé com a família, em 1932, fugindo da seca percorreu mais de 400 quilômetros de Santa Filomena (então distrito de Ouricuri) - onde Ana nasceu - para Picos, no Piauí. Em Petrolina, ceramista encontrou-se com o rio São Francisco, fixando residência definitivamente. Já falecida, suas filhas seguem os passos da mãe preservando a cultura e arte do barro, assim como os familiares do Mestre Vitalino, em Caruaru, no Alto do Moura.
Documentário - Ana das Carrancas
Este documentário foi produzido por:
Renata Isabelle
Juliana Paes
Com objetivo de mostrar e se fazer mais conhecida a vida de Ana Leopoldina dos Santos, mas conhecida como Ana das Carrancas.
Museu dos Sertão, Petrolina , histórias da cultura nordestina
Um turismo no museu dos Sertões em Petrolina - Pernambuco, pena que os guias não apareceram mas conheça mesmo assim esta cultura
deixe seu comentário, se gostar curta e compartilhe o vídeo, para mais se inscreva no canal do youtube para novos vídeos , #canalvariedades
Fique por dentro, aprenda siga os links atualizados abaixo
Se gostou Curta e compartilhe o vídeo #canalvariedades
Plantar + Cultivar + Colher + Florescer = Qualidade de Vida
Site Oficial -------- canalvariedades.com
playlist completa-----
Facebook curtir ------
inscreva Youtube -----
Instagram ------------
Twitter --------------
assistam as aulas com Sergio Semmerdjian
--------- confiáveis que indico ---------
Adubação completa ------------
Calda Bordalesa --------------
Comprar Mudas ----------------
Podas de Uva -----------------
Orquideas Cuidados -----------
Coisas do Sertão Ana das Carrancas
webtvjuazeiro.uneb
muitchareia (trecho) entrevista família de Ana das Carrancas
Trecho do documentário longa-metragem Muitchareia, filmado nas comunidades próximas ao rio São Franciso. Entrevista com a família de Ana das Carrancas.
Artista Carrancas do Rio São Francisco Petrolina PE
Vídeo disponível para compra em formato FullHD 1920x1080p. Vídeo disponível para compra em formato FullHD 1920x1080p.
photo-brazil.com
contato : stockphotobrazil@gmail.com
Ana das Carrancas
Emanuel Andrade, jornalista e escritor fala sobre o seu novo livro A dama do barro
Documentário - Ana das Carrancas
Este documentário foi produzido por:
Renata Isabelle
Juliana Paes
Com objetivo de mostrar e se fazer mais conhecida a vida de Ana Leopoldina dos Santos, mas conhecida como Ana das Carrancas.
Memória Sertão Carranca
Símbolo da região do Vale do São Francisco, hoje a carranca é considerada Arte Popular Brasileira. A escultura tem origem nas embarcações que faziam o trajeto de Minas Gerais a Juazeiro, na Bahia, pelo Rio São Francisco e virou objeto de desejo dos colecionadores. No Memória Sertão vamos saber mais sobre a história das Carrancas.
##RTVC00022016071200030001###
Artesanato em Petrolina
Carranca é uma escultura que surgiu nas margens do Rio São Francisco, e tem sua forma esculpida em madeira com aparência humana ou animal, sendo utilizada a princípio na proa das embarcações para chamar a atenção da população ribeirinha, quando os barcos se aproximavam no rio. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia (índio americano). As primeiras referências às carrancas datam de 1888 em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar, e durou até o ano de 1940, quando se encerrou o ciclo das embarcações no Brasil. Alguns estudiosos mais ligados ao âmbito das teorias menos comprováveis cientificamente e de caráter mais polêmico, sustentam que esse seria um indício da passagem dos Vikings em nosso país. As carrancas seriam um costume transmitido pelos nórdicos, numa época muito anterior ao descobrimento das terras brasileiras. Com olhos esbugalhados, bocas enormes escancaradas e expressão agressiva. Em certo momento, as pessoas de forma ingênua passaram acreditar, que as esculturas tinham um significado muito importante, e que eram feitos para espantar maus espíritos, inveja e principalmente servir de amuleto protetor contra qualquer tipo de maldade. Os primeiros exemplares de que se tem notícia datam de aproximadamente 1880. Francisco Guarany destacou-se como o maior artista de carrancas. Seu trabalho foi reconhecido nacional e internacionalmente. Logo, as figuras monstruosas de madeira ocupam lugar de destaque na arte popular nordestina, pela expressividade artística e outros mitos que enriquecem o folclore impregnados de mistérios. Os principais pólos de produção e comercialização de carrancas são as cidades de Petrolina, em Pernambuco, Pirapora, em Minas Gerais, e Santa Maria da Vitória, Juazeiro, na Bahia.
Leia na íntegra o artigo em nosso blog:
Projeto São Francisco - Uma realidade no sertão
Mais de um milhão de pernambucanos e paraibanos em 34 municípios já estão sendo abastecidos regularmente pelo Eixo Leste do Projeto São Francisco, inaugurado em março de 2017. Agora, equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional estão empenhadas na fase final do Eixo Norte, com 96% de execução física. Quando concluído, mais de 7 milhões de pessoas nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
[Persona] Uma visita ao Ponto do Artesanato em Petrolina
Inscreva-se na página da FolhaPE no YouTube!
Acompanhe o conteúdo da Folha de Pernambuco também no
Twitter:
Facebook:
Instagram: @folhape
Coluna Artistas do Vale - Oficina do Artesão Mestre Quincas - Petrolina-PE
A coluna Artistas do Vale, do Jornal Diário da Região, desta semana, traz a tona o trabalho de vários artesãos que compõem a Oficina do Artesão Mestre Quincas, situada na cidade de Petrolina. A Oficina foi fundada em 1989 e recebe o nome de um dos primeiros artesãos de Petrolina, o Joaquim Correia Lima, conhecido pela comunidade ribeirinha como Mestre Quincas. Para contar um pouco mais sobre essa organização o jornal Diário da Região entrevistou a coordenadora da Oficina, Célia Barros.
TERRITÓRIO DAS MÃOS - TRACUNHAÉM - BETINHO
Dama do Barro
Vídeo produzido por alunas da EREM Monsenhor João Marques - Saloá/PE . O vídeo Dama do Barro aborda em 1 minuto um pouco da vida de uma grande mulher, conhecida por sua arte como Ana das Carrancas. Ana venceu o preconceito e tornou-se uma das mais importantes ceramistas brasileiras.