Centro de Cultura Negra UNA
É um centro comunitário de valorização da cultura negra no município de Macapá. Tido como um dos poucos pontos turísticos da cidade, foi criado em 5 de setembro de 1998, com a finalidade de resgatar e preservar o modo de vida, usos e costumes dos descendentes dos escravos africanos, que foram trazidos em 1.765 para trabalharem na construção da Fortaleza de São José de Macapá. Os negros africanos faziam as extrações de pedras de forma desumana, sendo que, alguns chegaram a morrer por doenças como sarampo e malária ou por acidente de trabalho. Outros conseguiram fugir aventurando-se pelo Lago do Curiaú, onde os refugiados fundaram a Vila do Curiaú. Localizada a 8 quilômetros do centro, cerca de 180 famílias vivem na comunidade sendo remanescentes de quilombos, que abriga um grande números de negros na região, dividida em duas partes: Curiaú de Dentro e Curiaú de Fora. Atualmente o local é uma reserva ambiental protegida pela lei estadual n.º 0431 de 1.998. O Centro de Cultura Negra, possui uma área de 7,2 mil m² no bairro do Laguinho, tradicional reduto de afrodescendentes. A instituição surgiu com o pedido da União dos Negros do Amapá, é composto por seis blocos edificados, incluindo um anfiteatro, museu, auditório, espaço afro-religioso, sala multiuso e administração. Além da realização tradicional “O Encontro dos Tambores”, o maior evento dentro da Semana da Consciência Negra. A programação cultural conta com shows de artistas regionais, apresentação de candomblé e umbanda, Missa dos Quilombos, oficinas, seminários, debates e muita música embalada por batuque, sairé, zimba, tambor de crioula e danças do marabaixo, ritmo usado pelos escravos para amenizar o sofrimento nos porões dos navios negreiros. A festa chega a contar com público de 10 mil pessoas por dia.
Leia na íntegra o artigo em nosso blog:
Governador prestigia abertura do Ciclo do Marabaixo
A abertura oficial do Ciclo do Marabaixo 2015 foi realizada na quinta-feira, 2, no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA). O evento, que faz parte da Agenda Cultural do Estado, contou com a presença do governador Waldez Góes, que assim como o público se rendeu ao som dos tambores de marabaixo, e entrou na roda com os grupos, arriscando até tocar o instrumento.
As festividades do Ciclo do Marabaixo terão início no sábado de aleluia, 4, na Favela (Bairro Santa Rita) e prosseguem até 7 de junho, domingo do senhor no Bairro Laguinho. A programação é dividida em dois momentos. O primeiro é religioso, quando são celebradas duas missas e 18 dias de novenas e ladainhas em louvor ao Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade. Já a parte cultural, tem a Dança do Marabaixo, Marabaixo da Aleluia com a aceitação das bandeiras entre os grupos, a Murta da Santíssima Trindade, Ceia dos Inocentes (almoço) e a Derrubada do Mastro, no Curiaú.
2º CONCURSO BELEZA NEGRA EM OIAPOQUE
A diretoria da Associação Folclórica e Cultural Raízes da Fronteira realizará pelo segundo ano consecutivo um Evento Cultural Alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Resgatando e valorizando a cultura afro e mostrando a beleza oiapoquense.
No Evento acontecerá o 2º Concurso Oficial BELEZA NEGRA OYAPOC 2019, com cinco candidatas: Aila 19 anos, Alicia 18 anos, Jhennyffer 19 anos, Luara 21 anos e Wanessa 19 anos; e três candidatos: Raimundo 21 anos, Lex Lei 20 anos e Edelei Magave 25 anos.
A programação contará com apresentação de vários grupos culturais e Presença VIP de personalidades amapaenses e guianenses como: Bruno D’Luca o Mais Belo Negro Amapá 2018; Gerson Souza o Mister Amapá Black 2019; Karen Jones a Pérola Negra 2019, Jerffeson Nilson modelo, Miss São Jorge 2017 e Miss São Jorge 2019.
Nesta quarta feira, feriado do Dia da Consciência Negra no Ginásio Raimundo Ataíde a partir das 20h, ingressos antecipados: pista R$ 5,00 e mesa R$ 35,00 pelo fone 99966-8701. Não perca.
Nosso Blog:
A Questão Cisplatina e o Império do Brasil - Prof. Ricardo Gomes Rodrigues
Desde que Portugal e a Espanha estiveram sob a mesma coroa, as fronteiras de seus territórios na América do Sul tornaram-se fluídas, assim, as missões religiosas se sentiam em casa caso fossem de Portugal ou da Espanha. Formou-se, desde então, uma percepção entre esses dois países de que pertenciam a um mesmo tecido histórico, social, religioso e cultural ibérico sem distinção de fronteiras, colaborando na formação de seus Impérios, os quais, de uma certa forma, pode-se dizer que eram mais Ibéricos do que Espanhol ou Português propriamente dito.
Dentro dessa visão, Portugal agiu na America do Sul avançando território a dentro; primeiro através de missões religiosas; seguido depois por fortificações militares dando o fato como consumado em relação aos antigos limites do tratado de Tordesilhas, os quais, restringiam a ocupação do território português, hoje brasileiro; ao norte, pela embocadura do Amazonas, aonde se fundou Macapá e Belém e, ao Sul, indo não além dos limites da hoje Porto Alegre.
A formação desse Reino Unido de Portugal e Espanha possibilitou a Portugal avançar através de toda a Região Amazônica, a pretexto de investigação e colonização indo até a junção dos rios Amazonas, Negro e Solimões e mais ao norte pelo Rio Branco até Boa Vista em Roraima, contendo o avanço de franceses, holandeses e Ingleses. Assim, Manaus tornou-se o centro gravitacional que garantiu o domínio português em quase toda a Bacia Amazônica e seus principais afluentes, tais como, para os rios Xingu, Tapajós, Trombetas, Madeira, Negro, Solimões e rio Branco em direção a Roraima, além do próprio Amazonas (de Macapá até Manaus).
Momentos da Virada Afro em Amapá 2
Às margens do rio Amazonas, na orla do Macapá, a Virada Afro foi um sucesso absoluto. A programação que aconteceu do dia 16 a 18 de junho ocorreu exatamente como foi planejada. Tudo foi executado com muito profissionalismo, o que proporcionou à população macapaense um ambiente organizado e agradável para levar a família e mergulhar na cultura afro.
Quem passou por lá pôde conhecer a Feira do Afroempreendedor, que contou com 60 quiosques onde uma grande variedade de produtos existentes no mercado afro-brasileiro foram expostos. A beleza dos tecidos com estampas étnicas apresentados nos desfiles, a delicadeza do artesanato e a culinária regional e internacional conquistaram o grande público que circulou nos três dias do evento. As comunidades tradicionais do Amapá venderam seus produtos agrícolas e grupos de danças puderam mostrar sua arte.
Saiba com foi em :
Natalina (As Tias do Marabaixo 4)
Som do Norte apresenta:
NATALINA (As Tias do Marabaixo 4)
Direção e edição - Fabio Gomes
Entrevista com Natalina Costa filmada em 3.6.14
Filmagem – Graphite Comunicação
Fotografia/cinegrafista - Bruno Vinicius M. Simões e Sidnei Costa
Edição de áudio - André Cantuária
Natalina interpreta ladrão de Marabaixo de autoria de Gertrudes Saturnino
Show do Berço do Marabaixo no Encontro dos Tambores (Centro de Cultura Negra do Amapá, Macapá) - 23.11.14
Filmagem – Fabio Gomes
Música:
“Mão de Couro” (Val Milhomem – Joãozinho Gomes)
AGRADECIMENTOS
Natalina Costa e família
Valdinete Costa
Associação Cultural Berço do Marabaixo – Barracão Tia Gertrudes
Andreia da Silva Lopes
Clícia Vieira Di Miceli
Emília Monteiro
Graphite Comunicação
Joãozinho Gomes
Val Milhomem
Realização:
Saiba mais sobre o projeto em
Macapá, Amapá, Amazônia, Brasil, 4 de abril de 2015
Ciclo do marabaixo 2019 – Domingo do Mastro
Parte do calendário do Ciclo do Marabaixo, o Domingo do Mastro ecoou o som das caixas (tambores), no domingo, dia 26 de maio. A festa foi nos barracões do Pavão (Jesus de Nazaré), Dica Congó (Centro) e Raimundo Ladislau (Laguinho).
A Chegada dos Imigrantes - Apresentação Teatral do Centro Educacional André Luiz Parte 1
Apresentação do CEAL no Teatro Miguel Falabella - Parte 1
Tema: A Chegada da Imigração no Brasil
Índios: Turmas das professoras Andreia, Rosa Brasil e Berçário II
Imigrantes Portugueses: Turmas do 1º ano
Imigrantes Africanos: Turmas do 4º e 5º ano
Centro Educacional André Luiz
colegioceal.com
Tel.: (21)3390-6930 / (21)3830-0206
PROJETO ARQUITETÔNICO V - MUSEU DA CULTURA NEGRA
Tia Zezé no Encontro dos Tambores (As Tias do Marabaixo 5)
Som do Norte apresenta:
TIA ZEZÉ NO ENCONTRO DOS TAMBORES (As Tias do Marabaixo 5)
Direção e edição - Fabio Gomes
Gravado no Centro de Cultura Negra do Amapá (Macapá) durante o 20º Encontro dos Tambores - 23.11.14
Tia Zezé canta
“Toar dos Tambores”
(Maria José da Silva Libório)
Filmagem – Fabio Gomes
Música adicional:
“O Remo”
(Maria José da Silva Libório)
Maria Libório
CD Favela – Banda Placa
AGRADECIMENTOS
Tia Zezé e família
Associação Cultural Berço do Marabaixo – Barracão Tia Gertrudes
Andreia da Silva Lopes
Valdinete Costa
Realização:
Saiba mais sobre o projeto em
Macapá, Amapá, Amazônia, Brasil, 21 de abril de 2015
Cia de Dança Afro Baraká- AMAPÁ
Coreografia Anunciação- Apresentação No Encontro Dos Tambores - Centro de Cultura Negra do Amapá-UNA -União Dos Negros Do Amapá Dia 18/11/2013
OBS : o VÍDEO esta de má qualidade em seus primeiros 6 segundos , depois normaliza
Regional Caiçara - No Amapá, roda em Macapá formado Urso.
Formado Urso levando a frente o nome do Capoeira Regional Mestre Caiçara no Amapá.
As Tias do Marabaixo - Natalina
Show do Berço do Marabaixo no 20° Encontro dos Tambores (Centro de Cultura Negra do Amapá, Macapá), gravado em junho de 2014. Galeria Theodoro Braga, março de 2017.
Direção e edição:
Fábio Gomes
Filmagem:
Graphite Comunicação
Fábio Gomes
Fotografia/Cinegrafista:
Bruno Vinicius M. Simões
Sidnei Costa
Edição de áudio:
André Cantuária
Pedra Branca do Amapari - AP - 26 anos
A maior felicidade é cuidar do nosso povo.
Tia Zefa no Dia da Consciência Negra 2014 (As Tias do Marabaixo 1)
Este curta integra o projeto As Tias do Marabaixo, que documenta a contribuição cultural de cinco senhoras representativas da cultura negra do Amapá - Tia Chiquinha (falecida em 18.2.15), Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló, todas com idade entre 74 e 98 anos na época das entrevistas (maio-junho/2014).
Saiba mais sobre o projeto em
Este primeiro curta foi filmado por Fabio Gomes em 20.11.14, Dia da Consciência Negra, durante o Encontro dos Tambores, realizado anualmente no Centro de Cultura Negra do Amapá (Macapá), e destaca a participação de Tia Zefa na apresentação do Grupo de Batuque Filhos do Criaú.
A publicação do vídeo neste dia é uma homenagem ao aniversário de 99 anos de Tia Zefa.
'As Tias do Marabaixo' é uma produção Som do Norte, com direção do jornalista Fabio Gomes.
Saiba mais sobre o projeto:
-
-
Conheça a Região Norte do Brasil
Conheça a Região Norte do Brasil
Pontos Turísticos
A Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Com uma área de 3 853 676,948 km² - a maior entre as cinco regiões - cobre 45,25% do território nacional, sendo superior à área da Índia e pouco inferior à União Europeia. Sua população, também de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 18,1 milhões de habitantes em 2018, equivalente à população do Chile. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,683 é considerado médio e, em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o segundo menor IDH, superando apenas a Região Nordeste.
A região é formada por sete estados, sendo estes: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Suas maiores e principais cidades são Manaus e Belém, as únicas na macrorregião que possuem população superior a um milhão de habitantes. Porto Velho, Macapá, Palmas, Rio Branco, e Boa Vista são outros importantes centros regionais. Ela está localizada na região geoeconômica da Amazônia, entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). O clima predominante na região é o equatorial, além de algumas regiões de clima tropical. A região é dominada por um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Registram-se, também, pequenas faixas de mangue no litoral, alguns pontos de cerrado e também alguns pontos de matas galerias. A latitude e o relevo explicam a temperatura. A temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios. O clima e a umidade somados são responsáveis pela existência da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amazônica.
A região abriga os dois maiores estados em território no país, Amazonas e Pará. Além destes, os dez maiores municípios em área territorial (quatro no estado do Pará e seis no estado do Amazonas), também estão situados na Região Norte. Outros feitos também são congratulados, como a capital brasileira com maior área, Porto Velho, o segundo rio mais extenso do mundo, Rio Amazonas, e o ponto culminante do Brasil, o Pico da Neblina.
palavras-chaves: Norte, Brasil, Amazônia, Amazonas, Amazônica, Floresta, Manaus, Belém, Palmas, Pará, Mercado Ver-o-Peso, Tocantins, Jalapão, Rio Madeira, Solimões, Rio Negro, Monte Roraima, Ponta Negra, Parque Nacional, Anavilhas, Teatro Amazonas, Ponte Rio Negro, Museu de Arte de Belém, catedral, paraense, amazonense, vegetação, natureza, Rios, Rondônia, AM, PA, TO, RR, RO, Parque Zoobotânico, Mangal das Garças, região, regiões, cidade, estados, estado, capital
Músicas:
Wedding Invitation - Jason Farnham
Hounds - Silent Partner
Heartland - Silent Partner
Compartilhe e se inscreva no canal
Assista também:
Conheça Manaus:
Turismo em Belém:
contato: turismoeestilo@gmail.com
Duas Onças pintadas no pinhal do AMAPÁ
7°BATIZADO DE CAPOEIRA RAIZES DO BRASIL AMAPA
Produtor investe pelo terceiro ano seguido na cultura da soja
Sander Jardim de Macapá filho de Mestre Jardim