Mitologias Urbanas - Ouro Preto/Chafariz Marília de Dirceu, 2011 (Coletivo Liquidação)
Coletivo Liquida-ação (RJ). Ouro Liquido, série mitologias urbanas; 2011. Ação: Na série Mitologias Urbanas: águas férteis em chafarizes barrocos, a intervenções em fontes que - hoje secas - distribuíam água potável nas cidades, in situ, o percurso da água atravessa as liras de amor à Marília, escritas por Tomás Antônio Gonzaga no séc.XVIII, quando o trabalho escravo de carregar água do chafariz até as casas era vital na cidade Vila Rica. Material: vinho, cravo, canela, sal grosso, água e baldes de plástico coloridos. Local: Chafariz do Largo de Marília, Ouro Preto, MG. Trilha adaptada, O mar de Ricardo Garcia.
Marilia e Dirceu, famosa história de amor em Ouro Preto.
Desde então, os poemas do inconfidente de Vila Rica de Ouro Preto despertam o interesse do público leitor. As gerações se renovam no fascínio de uma poesia doce e suave, na qual um homem maduro abre o coração diante da jovem amada, na esperança da felicidade perene. As “ternas fadigas” de amor, que apontam um rasgo de melancolia por entre as liras, contrapõem-se à perda real da musa, quando a repressão implacável da metrópole acordou o poeta de seu devaneio árcade. O naturalista francês Auguste Saint-Hilaire, que chega a Vila Rica em 1817, refere-se à popularidade dos versos de Gonzaga: “Por muito tempo ainda encantarão o viajante até sob os humildes ranchos e nos lugares mais solitários”.
Sigam nossas redes sociais @miopasseiosouropreto @xandy608 @lucimaraa.mendonca @dimneguinho
Largo Marilia de Dirceu final
Documentário feito sobre o Largo Marília de Dirceu em Ouro Preto durante o curso de Especialização em Cultura e Arte Barroca, do IFAC - UFOP.
Chafariz do Antônio Dias é alvo de pichação em Ouro Preto
Na madrugada de 6 de fevereiro de 2017 o Museu da Inconfidência amanheceu pichado com o dizeres “Patrimônio da Humanidade Elitista”. Já no dia 07 de julho também deste ano, outro monumento amanheceu pichado, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a Mercês de baixo.Agora, o alvo foi no Antônio Dias.
Ouro Preto - Minas Gerais
Um passeio pela belíssima Ouro Preto:
Mirante do Morro São Sebastião.
Mina de Ouro Du Veloso.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.
Casa de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Ponte do Antônio Dias, ou Ponte dos Suspiros ou de Marília.
Chafariz Marília de Dirceu.
Igreja Matriz de Santa Efigênia.
Chafariz do Alto da Cruz (O busto de mulher é a primeira obra de Aleijadinho).
Praça Tiradentes.
Casa de Tomás António Gonzaga, o Dirceu.
Feira de artesanato de Pedra Sabão do Largo de Coimbra.
Igreja de São Francisco de Assis.
Museu da Inconfidência.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Capela do Padre Faria, e um dos sinos mais importantes do Brasil, que badalou na morte de Tiradentes e na inauguração de Brasília.
As pedras ficam...
Inconfidência, ou sorte?
Tenho sorte até demais, visão que quer mais...
OURO PRETO - AGOSTO-2011
CENA PRAÇA, DOC. ADRIANA E MARILIA DE DIRCEU (TITULO PROVISORIO)
Charizes de Ouro Preto estão sendo restaurados
Começaram na segunda passada, 19 de janeiro, as obras de restauração dos chafarizes do centro histórico de Ouro Preto com recurso federal. A previsão é que em 16 meses estejam encerradas.
Museu Casa Guignard, Ouro Preto [Guasca Tur]
Neste vídeo, falo sobre o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, Minas Gerais.
0:21 Chafariz atribuido a Aleijadinho
0:42 Capa do livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
1:02 Imagem de Tomás Antônio Gonzaga
1:26 Vista a partir da Ponte dos Contos, de André Perdigão
1:51 Vista da Igreja do Rosário e Entorno, de André Perdigão
2:17 Vista a partir da Igreja São Francisco de Assis, de André Perdigão
2:44 Paisagem Imaginária, de Alberto da Veiga Guignard
Fotos com iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre os museus de Ouro Preto
Museu Aleijadinho
Museu Casa Guignard
Museu da Inconfidência
Museu de Artes Sacras
Museu do Oratório
O Que Será Que Será... Expectativa - Filme Documentário
Esta obra audiovisual foi realizada pelos alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na disciplina de Documentário, ministrada pelo professor Adriano Medeiros, durante o curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 1º semestre 2013.
Ouro Preto - final DVD
Trecho do documentário Ouro Preto: Ouro Preto, da Ciclope Multimídia. Trilha: Matheus Braga.
Quanto Custa um Deputado Federal para o Brasil?
Curta-nos no Facebook:
Intervenção urbana e ação no campo
O Coletivo Transverso trabalha com arte e intervenções urbanas que propõem uma reflexão crítica sobre a ditadura e o uso do espaço público. Já o CAA-MG desenvolve técnicas e iniciativas para aproveitar o potencial econômico do sertão norte-mineiro, atendendo agricultores, comunidades tradicionais e extrativistas.
No estúdio, o programa recebe a banda Ilú Obá de Min.
CASA DE GONZAGA + CASA DOS CONTOS - OURO PRETO #EAgoraViaja | VLOG 06
INSTAGRAM: @eagoraviaja @barbosafe @vitorvigg
Olá!!
O vídeo de hoje é a parte 4 da nossa viagem a Ouro Preto! Nele mostramos pra vocês um pouquinho de dois lugares incríveis: a Casa de Gonzaga e a Casa dos Contos. Vale a pena conferir!
Beijos e até a próxima!
Museologia Ouro Preto
Vereador Chiquinho de Assis parabeniza o Curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto pelo importante retorno que tem dado à sociedade Ouro-Pretana trazendo para as Salas de Exposições da Cidade temas presentes no dia-a-dia da memória da cidade. Ao mesmo tempo questiona boatos sobre o encerramento de 2 Museus em nossa cidade. Será?
Cegos - Intervenção Urbana
Cegos- Intervenção urbana, criada por Marcelo Denny e Marcos Bulhões realizada em outubro de 2012, com a rede de Criadores Desvio Coletivo.
Dezenas de executivos, homens e mulheres, trajados a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados, misturam-se aos pedestres e desestabilizam o fluxo cotidiano do centro financeiro e político da cidade.
A ação performativa pretende provocar uma forma distinta de perceber e vivenciar os dispositivos sociais cotidianos, de pensar a relação entre arte e mercado e de visualizar o sujeito contemporâneo na era globalizada. Cegos visa intervir poeticamente na cidade e provocar um momento de reflexão dando margem a diferentes leituras: o aprisionamento e a petrificação da vida por meio do excesso de trabalho, a automatização da vida cotidiana, a degeneração ética que se instaurou no eixo político, financeiro, jurídico e religioso da sociedade.
A proposta visual da performance Cegos faz uma crítica à condição massacrante
A Parábola dos Cegos - Pieter Bruegel (1580)
característica de todo tipo de trabalho corporativo iconizado no terno e gravata usados pelos homens e no terninho ou tailleur adotado pelas mulheres em toda grande metrópole. O título da ação é inspirada no quadro A Parábola dos Cegos, de Pieter Bruegel (1580), em que se vêem cegos conduzindo cegos, cada qual tentando encontrar algum apoio para avançar pelo caminho.
Ana Ruas - Intervenção Construções Verticais
A Intervenção Construções Verticais foi realizada no MARCO - Museu de Arte Contemporânea de MS.
há vagas / intervenção urbana
adesivo sobre placas de polietileno, (2007/2014) circuito cultural 2 de julho / III bienal da bahia, (marcelus freitas / silverino ojú).
Sinfonia de Ouro Preto
Filme realizado durante a oficina Realização em Curta Documental, de Luiz Carlos Lacerda pela 8ª CineOP.
Dê um rolê: A Intervenção Feminina nas Ruas (TEASER)
Idealização do projeto - Alessandra Paes
Graffiti - Lelê Paes
Vídeo direção - Toni William Crosss
Música - T CROSSS - NPD
Dê um Rølê
Matinhos Contra a Corrupção !
Chega de conformismo !