Pousada do Chafariz - Mariana (Minas Gerais) - Brazil
Pousada do Chafariz hotel city: Mariana (Minas Gerais) - Country: Brazil
Address: Rua Cônego Rego, 149 - Centro Histórico; zip code: 35420-000
Sitting in Mariana historic centre, this guesthouse features a seasonal outdoor pool and a game-room with a football table. The restaurant serves buffet breakfast with a variety of regional delicacies.
-- Située dans le centre historique de Mariana, la maison d'hôtes Pousada do Chafariz dispose d'une piscine extérieure ouverte en saison et d'une salle de jeux dotée d'un babyfoot.
-- Este establecimiento, situado en el centro histórico de Mariana, ofrece una piscina al aire libre de temporada y una sala de juegos con futbolín. El restaurante sirve desayunos buffet con especialidades regionales variadas.
-- Dit pension ligt in het historische centrum van Mariana, en heeft een seizoensgebonden buitenzwembad en een spellenkamer met tafelvoetbal. Het restaurant serveert een ontbijtbuffet met diverse regionale lekkernijen.
-- Situata nel centro storico di Mariana, la Pousada do Chafariz offre una piscina stagionale all'aperto, una sala per i giochi con calcio balilla e un ristorante che serve una colazione a buffet a base di prelibatezze regionali.
-- Situado no centro histórico de Mariana, este alojamento disponibiliza uma piscina exterior sazonal e uma sala de jogos com matraquilhos. O restaurante serve um buffet de pequeno-almoço com uma variedade de iguarias regionais.
-- Pousada do Chafariz宾馆位于马里亚纳(Mariana)的历史中心,设有季节性室外游泳池和1间带桌上足球的游戏室。餐厅供应自助早餐和各类区域美食。 Pousada do Chafariz宾馆的客房十分实用,设有迷你吧、电视和风扇,均提供1间私人浴室。 Pousada do Chafariz宾馆距离Igreja do Carmo和São Francisco教堂有300米,距离SESI Theatre剧院有500米,距离马里亚纳公交站有1.
-- Этот гостевой дом находится в историческом центре города Мариана. К услугам гостей сезонный открытый бассейн и комната для игр с настольным футболом. В ресторане подают завтрак «шведский стол» с разнообразными местными блюдами.
-- يقع بيت الضيافة Pousada do Chafariz في الوسط التاريخ لمدينة Mariana، ويحتوي على مسبح موسمي في الهواء الطلق وغرفة ألعاب مع طاولة كرة القدم. كما يقدم المطعم بوفيه إفطار مع مجموعة متنوعة من الأطباق الإقليمية.
--
Chafariz São Pedro em Mariana
Mariana is the oldest city in the state of Minas Gerais, Brazil. It is a tourist city, founded on July 16, 1696, and retains the characteristics of a baroque city, with its churches, buildings and museums. It was the first capital of Minas Gerais.
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (est. 2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII. A região em que hoje se encontra o território das Minas Gerais pertencia à Capitania de Itanhaém, porém encontrava-se completamente inexplorado e sem colonização portuguesa. Assim, sob ordens dos Donatários da capitania de Itanhaém, bandeirantes oriundos de Taubaté, primeira cidade do Vale do Paraíba, começaram a explorar o sertão após a Serra da Mantiqueira chegavam à região em busca do ouro. Ainda na segunda metade do Século XVII, fundaram o primeiro núcleo colonial em território das futuras Minas Gerais, a primeira Vila mineira[6], sendo que a designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador do Rio de Janeiro Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão.
Foi desta maneira que a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.
Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.
Em 2015, Bento Rodrigues, um subdistrito de Santa Rita Durão, que é um dos distritos de Mariana, foi destruído após o rompimento de uma barragem administrada pela empresa Samarco. A onda de detritos de mineração atingiu 18,20 m de altura e matou 20 pessoas. A lama também contaminou o rio Doce.
MINAS GERAIS - 4 DIAS
Locais visitados nos quatro dias:
*
Belo Horizonte: Mineirão, Arena Independência, Praça da Liberdade, Feira Hippie
*
Ouro Preto: Igreja do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Mina de Ouro
*
Mariana: Catedral da Sé, Pelourinho, Praça Minas Gerais
*
São João del Rei: Solar dos Neves, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja do Rosário
*
Tiradentes: Matriz de Santo Antonio, Casa Padre Toledo,
Chafariz São José de Botas.
*
Dia 1: Desembarque no aeroporto da Pampulha, seguindo para o Mineirão de a pé, visita ao museu do estádio com visita interna nas arquibancadas e gramado do estádio que eternizou o 7x1. Ingresso para estudante: $7,00. Check in no Hotel Nacional Inn com a tarde passeando pela Lagoa da Pampulha conhecendo a Igreja São Francisco de Assis e a Casa Juscelino Kubitschek.
*
Dia 2: Saída para Ouro Preto as 7:30, conhecendo a terceira igreja com mais ouro do Brasil e todos os lugares citados acima. Almoço no restaurante Contos de Réis, a tarde passeio em Mariana.
*
Dia 3: Ida a Feira Hippie e Praça da Liberdade que estava com manifestação contra a corrupção, a tarde ida ao Independência para assistir América x Atlético.
*
Dia 4: Checkout no hotel logo pela manhã e viagem a São João Del Rei e Tiradentes com mais duas belas cidades históricas de Minas Gerais, seguindo no fim da tarde para o aeroporto da Pampulha.
Agradecimentos: Hotel Nacional Inn, Uai Brazil Tour, Turismo Ouro Preto.
5 Igrejas Fechadas em Mariana [Guasca Tur]
No vídeo, apresento cinco igrejas que encontrei fechadas em Mariana, Minas Gerais. Algumas, já sabia que encontraria fechada antes de chegar à cidade.
1:01 Catedral da Sé
3:20 Capela Nossa Senhora da Boa Morte
5:50 Igreja Nossa Senhora Rainha dos Anjos
6:13 Igreja de Nossa Senhora das Mercês
7:06 Igreja São Francisco de Assis
Fotos com Sony DSC-HX300.
Confira todos os vídeos sobre Mariana
4 Prédios Históricos de Mariana (que não pude visitar)
5 Igrejas Fechadas em Mariana
Casa Setecentista
Centro de Cultura de Mariana
Colégio Providência
Igreja do Carmo
Igreja do Rosário
Igreja São Pedro dos Clérigos
Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Museu da Música de Mariana
Seminário de São José
Circuito Largo São Francisco de Assis (5/10), São João Del Rei [Guasca Tur]
Este vídeo é o Circuito Largo São Francisco de Assis, quinto dos dez que percorri pelo centro histórico de São João Del Rei, Minas Gerais.
Índice do vídeo:
00:52 Mapa esquemático dos circuitos
01:09 Casa do Embaixador Gastão da Cunha
01:59 Igreja São Francisco de Assis
06:26 Cemitério São Francisco de Assis
07:06 Campus Santo Antônio da UFSJ
07:48 Casa de Bárbara Heliodora
08:32 Biblioteca Municipal
09:45 Casa do Barão de São João Del Rei
Fotos com iPhone 6s e Sony DSC-HX300.
Vídeos com iPhone 6s.
Conheça todos os circuitos de São João Del Rei
1 - Circuito Largo do Carmo
2 - Circuito Praça da Estação
3 - Circuito Ponte da Cadeia
4 - Circuito Chafariz da Legalidade
5 - Circuito Largo São Francisco de Assis
6 - Circuito Rua da Prata
7 - Circuito Rua Santo Antônio
8 - Circuito Largo do Rosário
9 - Circuito Rua Direita
10 - Circuito Largo das Mercês
História da igreja de São Pedro dos Clérigos - Mariana-MG
Video produzido pelos alunos de graduação em História da UFOP.
Chafariz do Antônio Dias é alvo de pichação em Ouro Preto
Na madrugada de 6 de fevereiro de 2017 o Museu da Inconfidência amanheceu pichado com o dizeres “Patrimônio da Humanidade Elitista”. Já no dia 07 de julho também deste ano, outro monumento amanheceu pichado, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a Mercês de baixo.Agora, o alvo foi no Antônio Dias.
comissão de frente acadêmicos do bairro de são francisco
O que fazer na histórica Mariana? | CASAL MIL
Chegamos para mais um destino!! Na verdade voltamos, pois já tínhamos conhecido Mariana, bem no início do blog, em novembro de 2016 (exatamente 3 anos antes).
A cidade quase não mudou do que tínhamos visto da primeira vez, apenas o clima triste e cinzento por conta da tragédia da Samarco que amenizou. Mas dizem os moradores quem nem tudo está bem, ainda.
Mas como não viemos para falar disso, vamos falar de passeios!!
Nós passamos o fim de semana todo na cidade, e desta vez deu pra ver a essência e tranquilidade de seu centro histórico.
Ficamos hospedados na Pousada do Chafariz, que fica bem pertinho dos principais pontos turísticos da cidade. É uma pousada simples, mas muito bem estruturada com um quarto silencioso, cama confortável e chuveiro muito bom!
Sobre os passeios, Mariana oferece boas (mas não muitas) opções de bares e restaurantes.
O mesmo podemos dizer dos pontos turísticos.
Nós visitamos a Igreja São Pedro dos Clérigos, uma igreja inacabada, lindíssima e é a única Igreja do Estado onde você pode subir até o topo do campanário.
A vista é surreal! Incrível!!! Vale a visita!
Para entrar você paga uma singela taxa de manutenção de R$2,00.
Fomos também até a Praça Minas Gerais, símbolo do poder em tempos não muito distantes.
Ali o encontro das belíssimas Igreja São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmara e Cadeia, que, acreditem, descobrimos que hoje também é realizado velórios (coisas de interior).
A Praça Gomes Freire, bem pertinho da Praça Minas Gerais é um encanto. Repleta de árvores, fonte e coreto.
É um ambiente perfeito onde as pessoas passam horas proseando, bebericando uma cerveja e vendo a vida seguir seu caminho.
Para saber dos restaurantes, bares e cafeterias de Mariana, corre no vídeo que tá legal demais!!
Acompanhe nossas viagens por aqui se inscrevendo em nosso canal:
------------------------------------------------------------------------------
Nossas redes sociais:
♦ blog:
♦ instagram:
♦ facebook:
----------------------------------------------------------------------
Contato: contato@casalmil.com.br
------------------------------------------------------------------------------
Direção e Produção: Mateus Baranowski
Imagens: Luiza do Nascimento e Mateus Baranowski
Edição: Mateus Baranowski
PRAÇA FREI ORLANDO (Largo do São Francisco) SJDR
PRAÇA FREI ORLANDO - Patrono da Capelania das Forças Armadas Brasileiras, o revmo. Padre Frei Orlando (OFM) - 1913-1945, integrou a comunidade franciscana de São João del-Rei. Com o 11° R. I. Expedicionários, sediado em São João del-Rei, participou da Campanha da Itália. Exerceu o magistério no extinto Colégio Santo Antônio. Nomes antigos: Largo e Rua de São Francisco, que surgiram com o início das obras de construção da Igreja de São Francisco de Assis. A 6-9-1741 devotos de São Francisco solicitaram ao Vigário da Matriz do Pi-lar licença para a construção da primitiva Igreja. Alcançando o pedido deferi-mento em outubro do mesmo ano. A 11-5-1742 Francisco da Costa Dias colocou a pedra fundamental da capela. Também em 1742 o cap. Antônio da Silva e Souza e outros devotos requereram ao Senado da Câmara de São João del-Rei uma sesmaria de temas, mas somente a 23-5-1752 lavrou-se o Auto de Posse dos terrenos. Mais tarde, a Ordem de São Francisco conseguiu aumentar seus domínios territoriais, lavrando-se o Termo de Posse a 14-5-1760. A 4-8-1759 a Câmara de São João del-Rei confirmou aos Religiosos dos Santos Lugares de Jerusalém (Terra Santa) a posse de terrenos juntos à chácara de Ilário Nunes da Mata Trant, situados perto da igreja de São Francisco, onde se encontra a Residência Episcopal João XXIII. Ilário ingressou a 8-9-1743 na Irmandade do SS. Sacramento da Ma-triz de Nossa Senhora do Pilar; em 1741 foi Juiz Ordinário da Vila de São João del-Rei. Aos referidos religiosos franciscanos o Cel. Manoel Dias de Menezes fez doação dos terrenos a 9-I-1743, data do estabelecimento dos citados frades em São João del-Rei. Já em 25-9-1719, o Senado da Câmara da Vila de São João del-Rei respondera ao Conde Assumar que tendo chamado algumas pessoas da edilidade, e com elas assentou este Senado, uniformemente, que se aceitasse o Hospício de seis até sete missionários... A 26-8-1744 a Câmara deu a esmola de 20 oitavas de ouro para os Santos Lugares - como se costuma dar todos os anos... Em 1766 faleceu o alferes Bento Pinto de Magalhães, tronco de numerosa descendência. Deixou moradas de casas na rua de São Francisco. Em edital de 1768 a Câmara proibia a lavagem de roupa no chamado Chafariz do Largo de São Francisco. Os infratores, quando forros, sofreriam a pena de 8 dias de cadeia e pagariam duas oitavas de ouro; os cativos seriam açoitados no Pelourinho, pagando o seu senhor duas oitavas de ouro. Em 1772 residia no Largo de São Francisco o sargento-mor Luiz Antônio da Silva. A 2-1-1775 o sargento-mor Antônio José da Rosa Tenebra vendeu casa na rua que vem da Capela de São Francisco para Real Casa da Intendência. Tenebra comprou a 5-8-1776 morada de casas térreas na rua de São Francisco, tendo como vendedores Amâncio José Luna e Ana Marinha da Fonseca. Tenebra a 1-1-1756 ingressou na Irmandade do SS. Sacramento da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar; parente dos intelectuais sanjoanenses Antônio Campos Tirado e Abgar Antônio Campos Tirado.
Em 1777 Maria Ribeira da Silva e seu marido Francisco Martins Guimarães (5° avô materno do autor destas notas) venderam casa - no Beco que vem da Rua de São Francisco. Um acórdão de vereança de 1783 menciona a Casa da Ópera e a rua de São Francisco.
A 29-5-1786 o Senado da Câmara tomou providências para a construção do curro do Largo de São Francisco, onde se festejariam os casamentos de infantes. Além disso, construíram-se tablado para as óperas e palanques para os membros do Senado da Câmara, Ministros, nobreza e povo - A 23-7-1786 realizaram--se os festejos comemorativos dos desposórios do futuro D. João V com Carlota Joaquina; da Infanta Maria Vitória com o Infante D. Gabriel de Castela. Duraram vários dias as festas do Largo de São Francisco, tendo havido quatro tardes de combates de touros, duas cavalhadas e três óperas - em teatro firmado no meio do curro com nobre Aparato. No Largo de São Francisco um grande obelisco de luzes fazia as noites tão claras como o dia.
Em 1788 o sargento-mor Luiz Antônio da Silva pedia à Câmara licença para mudar a localização do chafariz do Largo de São Francisco, alegando que se achava arruinada a fonte, pois os escravos ali buscavam água a pé molhado. Faria a obra a sua custa e como compensação lhe concederia a Câmara o terreno baldio no fundo de seu quintal. Em novembro de 1792 a Câmara mandou executar obras na Calçada da Rua de São Francisco. No referido Largo a 8-9-1795 houve cava-lhadas, touradas e exibições de óperas, em sinal de regozijo pelo nascimento do Príncipe Antônio, filho do Príncipe Regente D. João, mais tarde D. João VI, e de Carlota Joaquina.
Em 1842 Caxias recebeu, no Largo de São Francisco, continências militares da tropa sediada em São João del-Rei. A lei municipal n° 165, de 17-4-1907 deu o nome de Praça D. Pedro II ao Largo de São Francisco, denominação que não pegou.
Centro Historico de Mariana MG V261111_08.58.AVI
COMPORTAS DA REPRESA DA ILHA DOS POMBOS ABERTAS JAN 2016
COMPORTAS DA REPRESA DA ILHA DOS POMBOS ABERTAS JAN 2016
Povo fala - melhorias no centro de Mariana
Nós fomos ao centro de Mariana ver quais são as melhorias mais urgentes reclamadas. Muita gente falou do trânsito e da segurança. Confira!
Pousada Getsêmani - Mariana/ MG
A Pousada Getsêmani está localizada na Rua Vereador Roberto Brandão Guimarães, nº 10 -- Residencial Bandeirantes.
Pousada Rainha dos Anjos - Mariana/ MG
Pousada Rainha dos Anjos
Rua Dom Silvério, 304, Centro -- Mariana/MG
Passeio Tiradentes
Passeio em Tiradentes, com visitas a São João Del Rei, Congonhas e Ouro Preto.
Visitas no vídeo:
Tiradentes
00:04 - Chafariz de São José das Botas
00:17 - Rua do Chafariz
00:33 - Igreja de Santo Antonio
00:54 - Rua Resende Costa
01:17 - Santuário da Santíssima Trindade
01:20 - Rio das Mortes
01:23 - Praça da Estação (saguis)
01:40 - Centro Histórico
01:47 - Maria Fumaça (Tiradentes a São João Del Rei)
São João Del Rei
03:00 - Igreja São Francisco de Assis
03:34 - Igreja Nossa Senhora do Pilar
04:28 - Igreja Nossa Senhora do Rosário
04:31 - Solar dos Neves (Rua Direita)
Congonhas
04:36 - Basílica Senhor Bom Jesus de Matosinhos (12 profetas de Aleijadinho)
Ouro Preto
05:13 - Matriz de Nossa Senhor do Pilar
05:31 - Praça Tiradentes
Música: Flying Colors - One Love Forever
Filmado com GoPro Hero 3+
Mirante Café Pousada
Mirante Café Pousada. Hospedaria ampla e aconchegante cercada de área verde e vista panorâmica das montanhas que envolvem o Vale do Capão, com muita madeira, vidro e ferro, com capacidade para receber casais, famílias e grupos.
Numa área verde de 20.000 metros o Mirante Café Pousada possui parque infantil, horta orgânica, onde se cultivam produtos que são ingredientes do café da manhã e horto com muda de flores e árvores nativas.
As acomodações da Pousada Mirante Café são suítes espaçosas, com varanda para as montanhas do vale, lareira e o mais belo visual do Vale do Capão, para contemplação da natureza se misturando com a paisagem !
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO EM TIRADENTES
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO EM TIRADENTES
VOLTARÁS - DUO BRASÍLIA (Wilma & Nêga) 2ª Formação.
VOLTARÁS - DUO BRASÍLIA (Wilma & Nêga) - 2ª Formação. Composição: Juracy Bretas e Goianinho - RARIDADE - LP GRAVADO EM GOIÁS (1962). Graças ao prestígio de Bariani Ortencio, proprietário do Bazar Paulistinha (A Maior Discoteca do Brasil Central), Show Sertanejo (1962) foi o primeiro LP gravado fora do eixo Rio/São Paulo, para fins profissionais e comerciais. Gravado em um pequeno Studio de rádio (Rádio São Francisco-Anápolis-GO) e lançado pela ROSICLER sub selo da Gravadora CHANTECLER. Seria dispendioso levar quatro duplas e três trios (17 pessoas) para gravar em SP, por isto a direção da gravadora recomendou que se fizessem as gravações em fita e a enviasse para que fosse feita a mixagem e dar os retoques finais. Quem produziu e coordenou essa façanha foi o compositor Marrequinho que na época era funcionário do Bazar do Waldomiro o Bazar Paulistinha.
Circuito Largo do Rosário (8/10), São João Del Rei [Guasca Tur]
Este vídeo é o Circuito Largo do Rosário, oitavo dos dez que percorri pelo centro histórico de São João Del Rei, Minas Gerais.
Índice do vídeo:
00:40 Mapa esquemático dos circuitos
00:56 Igreja Nossa Senhora do Rosário
03:00 Solar dos Neves
04:00 Solar dos Lustosa
05:16 Museu de Arte Sacra.
Fotos com iPhone 6s e Sony DSC-HX300.
Conheça todos os circuitos de São João Del Rei
1 - Circuito Largo do Carmo
2 - Circuito Praça da Estação
3 - Circuito Ponte da Cadeia
4 - Circuito Chafariz da Legalidade
5 - Circuito Largo São Francisco de Assis
6 - Circuito Rua da Prata
7 - Circuito Rua Santo Antônio
8 - Circuito Largo do Rosário
9 - Circuito Rua Direita
10 - Circuito Largo das Mercês