Torre e Igreja dos Clérigos :: Clerigos Tower and Church | PORTO, PORTUGAL
Classificado Monumento Nacional desde 1910, é pela sua Igreja e pela sua Torre, um dos principais pontos de interesse, e local de visita obrigatória para todos os que visitam a cidade do Porto.
A TORRE: No ano de 1753, a pedido da Irmandade dos Clérigos, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni apresentou o projeto para uma torre sineira, e em 1754 arrancariam as obras daquela que viria a ser a mais bela e altaneira Torre, dominando toda a paisagem urbana do Porto. Em julho de 1763, com a colocação da cruz de ferro no topo, e a imagem de São Paulo no nicho sobre a porta, deu-se por finalizada a sua construção.
As características barrocas que a definem são a expressão máxima da espetacularidade do barroco, onde os motivos típicos deste estilo, dão à torre movimento e beleza.
A mais de 75m de altura, depois de subir 225 degraus e chegar ao topo da torre, a vista sobre a cidade deslumbra. Numa perspetiva a 360°, o visitante frui de um momento único, quer de dia ou de noite, quando em épocas especiais, a torre abre as suas portas até às 23h00.
A Torre dos Clérigos, é incontestavelmente o ex-líbris da cidade, e um excelente miradouro sobre esta.
A IGREJA: A doação de um terreno, localizado no Campo do Olival, à época o maior terreiro portuense, permitiu à Irmandade dos Clérigos construir igreja própria.
O projeto da Igreja dos Clérigos, de autoria de Nicolau Nasoni, foi aprovado na reunião da Irmandade dos Clérigos, em dezembro de 1731. As obras arrancaram em abril de 1732, com a abertura dos alicerces, iniciando-se assim a construção daquela que viria a ser a primeira igreja em Portugal com planta em forma de elipse. E não só. A galeria que circunda toda a nave, possibilitando observar a igreja no seu todo, é também uma característica singular deste templo. As várias janelas existentes permitem a entrada de luz, que realça o esplendor da talha dourada, presente na igreja, criando um belo jogo de cores com o mármore.
A cúpula ostenta o brasão de armas da Irmandade dos Clérigos, em granito fingido, e assenta sobre seis pilastras, destacando-se dois púlpitos e duas grades, os exemplares mais antigos de talha dourada na igreja, e se abrem quatro altares laterais: o do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora das Dores, Santo André Avelino e São Bento.
Dezassete anos depois, em 1749, a edificação da igreja era dada como concluída, mas o seu apetrechamento, e mais tarde, a ampliação da capela prolongariam por mais uns anos as obras na igreja.
Ao fundo, a espaçosa capela-mor de forma retangular oblonga (mais comprida que larga), é embelezada com um altar de mármore e um retábulo de inspiração rococó, com risco de Manuel dos Santos Porto, no qual predomina um trono coroado pela imagem da padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Nos flancos do retábulo, destacam-se os co-padroeiros da Irmandade dos Clérigos, São Pedro ad Vincula e S. Filipe Néri, duas esculturas de madeira pintadas.
A capela-mor é ladeada pelo cadeiral e pelos dois órgãos de tubos ibéricos ou à portuguesa, cuja construção iniciou em simultâneo, decorria o ano de 1774. O cadeiral terminaria em 1777 e os órgãos apenas dois anos depois.
LOCAIS PRÓXIMOS:
ESTÁTUA DE DOM ANTÓNIO FERREIRA GOMES (1906-1989)
RUA DOS CALDEIREIROS
RUA DE TRAZ
RUA DE SÃO FILIPE DE NERY
LARGO DOS LOIOS
PRAÇA DA LIBERDADE & RUA DOS CLÉRIGOS
RUA DOS CARMELITAS
Video disponível em / available in
Blog Porto Num Olhar
Porto City Hall, Porto, Norte, Portugal, Europe
The current building of the City Hall of Porto, in Portugal, was designed by the Architect Correia da Silva and began to be built in 1920. The project came as a result of the plan of expansion of the civic center elaborated by the English architect Barry Parker, approved in 1916. The implementation of this plan led to the expansion north of the Liberdade Square, opening the Avenida dos Aliados and the current General Humberto Delgado Square. Although it was begun in 1920, the works of the building of the municipal districts suffered numerous interruptions, being introduced changes to the initial project, by Architect Carlos Ramos. The city services only settled in the new building in 1957. The building consists of six floors, a basement and two interior patios. The central tower, 70 meters high, with a chime clock, accessible by an inside staircase of 180 steps. The interiors, of marble and granite, are richly decorated. The façade of granite (removed from the quarries of S. Gens and Fafe in the early 20th century) is decorated with a dozen sculptures by José Sousa Caldas and Henrique Moreira representing the various activities that have always been linked to Porto, such as Viticulture, industry or shipping.
Torre dos Clérigos
No Porto
Igreja de S. Pedro de Miragaia, Porto.
Em sua origem Miragaia foi uma terra de pescadores. Como tal, é natural que o seu orago fosse o santo pescador, São Pedro.
A igreja de São Pedro de Miragaia que hoje podemos ver é a mais recente de várias outras que terão existido naquele mesmo local. Tem origem na Idade Média e terá tido diversas configurações e aspectos. Mais tarde, a pequena vila de pescadores acabou por se aproximar ao Porto, graças à expansão espacial da cidade, que forçou à construção da segunda cintura de muralhas, a Muralha Fernandina, que já passava paredes meias com o chamado Arrabalde de Miragaia. Os pescadores, que estavam no areal de Miragaia, acabariam por se deslocar para zonas mais distantes do Porto, pelo menos a maioria, para Lordelo ou Afurada. O areal de Miragaia foi então ocupado pelos estaleiros navais onde se construíram muitas das embarcações usadas na expansão portuguesa ultramarina e no comércio do Porto com o Norte da Europa.
Em 1672, o bispo D. Nicolau Monteiro reformou a igreja. Nada que não fosse usual, dado que cada bispo gostava de eternizar a sua passagem pela diocese na pedra do burgo. Mas não foi só isso que moveu as obras. A igreja, com o avançar dos anos, o crescimento da população e consequentemente, do número de fiéis, era pequena demais. Em 1740, foi parcialmente demolida, aproveitando-se na actual construção só a capela-mor e o transepto. É desta campanha de obras que resulta a igreja actual.
A igreja é muito simples. A fachada tem um portal com frontão e um grande janelão gradeado e é rematada por um frontão triangular com a legenda «Divo Petro Dicata» (Dedicada a S. Pedro) e encimado por uma cruz. As paredes foram revestidas de azulejos entre 1863 e 1876. A nave única da igreja é enriquecida apenas pelo altar de talha dourada dedicado a Nossa Senhora do Carmo e que pertenceu à igreja do extinto e arruinado Convento de Monchique e pelo altar de Santa Rita, do século XVII. A capela-mor é revestida de talha reforçada com elementos vindos de Monchique.
Igreja dos Clerigos..
Camino al altar?
Porto - Portugal - Igreja de São Francisco
Hi, Visit Porto, Portugal online, and, then come to see it, in reality.
Regards from
José Couto
Porto
Portugal
Sino de Friúmes.AVI
Avô Carlos a tocar o sino de Friúmes
Realização- Pedro Ferreira
Direcção - Tomás McQueen
Torre dos Clérigos I
A Torre dos Clérigos localiza-se na cidade do Porto e é a maior de Portugal, com 76 metros.
Um espetáculo ao meio dia!!!
IGREJA DE SANTO ILDEFONSO, PORTO
Igreja situada no centro histórico da cidade do Porto que foi reconstruída em meados do século XVIII e dedicada a Santo Ildefonso de Toledo. Fachada composta por uma parte central ladeada por duas torres sineiras rematadas por esferas e frontões. Possui um nicho com a imagem do padroeiro que está por cima do entablamento. As paredes exteriores são guarnecidas com painéis de azulejos de Jorge Colaço, de 1932, com cenas eucarísticas e da vida de Santo Ildefonso. Interior com nave de tipo poligonal em estilo proto barroco, com teto em madeira e estuques ornamentais. Os altares laterais são neoclássicos e os colaterais rococó. O retábulo mor é da segunda metade do século XVIII em talha barroca e rococó.
Carillón Torre dos Clerigos (Oporto, Portugal)
En mi viaje a Oporto, aproveche a subir a la Torre de los clérigos y a visitar la catedral de Oporto.
Como sonaban campanas y no sabia por donde (literalmente) me acordé de mi canal de Youtube y he decidido compartir mi momento campana con todos vosotros
PORTO... Sé do Porto
Sé do Porto... A catedral, e um edifício romano-gótica dos seculos XII e XIII. Este lugar, faz parte do Centro Histórico do Porto. Foi classificado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1996.
Igreja dos Carmelitas Descalços (Church of Carmelitas) | PORTO, PORTUGAL
Igreja do séc XVII cuja fachada clássica data da década de cinquenta do séc. XVIII, e o seu projecto tem sido atribuído ao arquitecto-pintor Nicolau Nasoni. O retábulo-mor foi considerado uma peça estilisticamente revolucionária, na talha rococó portuense. Edifício classificado como monumento nacional.
Seventeenth century church whose classical façade dates from the 1850s. The project has been attributed to the architect/painter Nicolau Nasoni. The altarpiece, of Porto rococo style, was considered to be a stylistically revolutionary piece. Building designated national monument.
Iglesia del siglo XVII con una fachada clásica que remonta a los años cincuenta del siglo XVIII; su proyecto ha sido atribuido al arquitecto-pintor Nicolau Nasoni. El retablo fue considerado como una pieza estilísticamente revolucionaria, en la talla rococó de Porto. Edificio designado monumento nacional.
VEJA TAMBÉM:
IGREJA DO CARMO
TRAVESSA DO CARMO
IGREJA DOS CARMELITAS DESCALÇOS
PRAÇA DE GOMES TEIXEIRA
Video disponível em/available in
Porto Num Olhar
Visiting the Igreja De Sao Miguel do Castelo (Castle Church of St. Michael) in Guimares, Portugal
Don't forget to SUBSCRIBE! It's free, and makes sure you never miss any of our great travel videos. Thanks, your support means the world to us!
This small church is right near Guimareas Castle and that is where it gets its name from. It is suppose to be the church where D. Afonso Henrique (the first King of Portugal) was baptized. Shot June 2014.
Torre dos Clérigos
Exato momento dos sinos... não foi pensado :)
TORRE DOS CLÉRIGOS- CIDADE DO PORTO - PORTUGAL
PORTO Eglise San Ildefonso, Clerigos, Zimborio do Senhor do Padrão
San Ildefonso azulejos de Jorge Colaço (qui a fait la gare Sao Bento) rétable de Niccolau Nasoni (architecte italien)
Tour et église Clerigos architecte Nicolau Nasoni
Torre dos Clerigos
Porto, Portugal
Igreja São Pedro dos Clérigos... Eu fui lá!
Uma visita a uma igreja construída pelos escravos e inacabada! Mas linda!!!
Saber fatos como a sua história, de que nunca foi acabada, de como surgiu a expressão Santo do pau oco, fui muito legal... Uma aula ao ar livre.
Mas o ponto auto foi subir na torre da igreja e ter a possibilidade da ver a cidade de Mariana de cima, foi algo inesquecível.
Porto at night | PORTO, PORTUGAL
Este é um de muitos videos sobre a noite no Porto. Desta vez decidimos dar um passeio pela Torre dos Clérigos, não esquecendo a Praça da Liberdade, a Igreja dos Congregados e a Estação de Comboios de São Bento.
This is one of many videos about the night in Porto. This time we decided to take a tour of the Tower of Clerics, not forgetting Freedom Square, the Congregados Church and the São Bento's Train Station.
Este e outros videos em
Blog Porto Num Olhar
Torre dos Clérigos Oporto Portugal
La Torre dos Clérigos, construida entre 1754 y 1763 por Nasoni, tiene 76 metros de altura y cuenta con 225 escalones en seis plantas , al llegar al punto más alto de la Torre dos Clérigos es posible obtener las mejores vistas panorámicas de la ciudad, divisando los edificios más importantes, la catedral, el río Duero y la ciudad de Gaia, entre otras bellezas.