Globo News | Cine Olympia, o mais antigo do país em funcionamento completa 100 anos
Olympia de Belém é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País desde que se considere que sempre esteve no mesmo lugar e não parou as suas atividades por muito tempo.
O Olímpia foi fundado no dia 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel (onde hoje está o Hilton Hotel) e do Palace Theatre (na mesma quadra). Eles queriam fazer do cinema um ponto chique para atrair os freqüentadores do Theatro da Paz e, obviamente, os hóspedes de seu hotel.
Vídeo Show | Dira Paes visita o Ver-o-Peso e o Cine Olympia em Belém-PA
Dira Paes visita sua cidade natal e apresenta ao Vídeo Show o Cine Olympia, o cinema mais antigo do Brasil e o Mercado de Ferro do Ver-o-Peso com seus sabores, história e sua gente feliz.
Olympia: Cinema em funcionamento mais antigo do Brasil
O cinema Olympia, localizado em Belém, no Pará, é considerado o cinema em funcionamento
mais antigo no país. Fundado em 1912, foi idealizado para levar o cinema à elite da cidade. Especialistas do departamento de patrimônio histórico acreditam que o Olympia possa ser a casa de exibição audiovisual em funcionamento mais antiga no mundo. O que valeria um registro no Guiness Book – o livro dos recordes.
Cinema Olympia completa 100 anos - Homenagem
Marco histórico do circuito cultural de Belém, o Cinema Olympia completa 100 anos, como o cinema mais antigo do Brasil, em funcionamento. Confira a matéria especial da TV Unama.
Jornal Nacional | Cine Olympia - 100 anos
O cinema mais antigo em funcionamento no Brasil está completando 100 anos, o Olympia, de Belém.
O primeiro cinema de Belém do Pará surgiu em uma fase de efervescência cultural e prosperidade econômica. O dinheiro vinha do ciclo da borracha na Amazônia. A inspiração, da Belle Époque em Paris.
Em 24 de abril de 1912, o Olympia se juntava aos cafés do ''Grand Hotel'' e ao Teatro da Paz, no centro da capital paraense. Frequentar o Olympia era um grande acontecimento.
INAUGURAÇÃO DO CINE OLÍMPIA - 1959
Inauguração do Cine Olímpia, em 1959, pelos irmãos Curti. Imagens feitas pela Cometa Filmes, de Silvio Calabresi. Acervo de Fernando Marques.
Especial Belém da Memória_1º bloco
Programa que foi ao ar no dia do aniversário de 400 anos da capital paraense, resumindo algumas reportagens do quadro Belém da Memória. O projeto estreou no dia 01/12/2014. Até o dia 11/01/2016 foram exibidos 58 programas que resgatam a história da capital paraense, culminando neste especial veiculado no dia 12 de janeiro.
Neste primeiro bloco, um passeio pela memória da cidade perpetuada em ruas, prédios, monumentos, palácios, praças...
Cinema Olympia: SBT no lançamento do filme Belle Belém
O Projeto Cinescola lançou no dia 29 de agosto de 2015 o longa metragem Belle Belém. O filme é ambientado em Belém e interior em 1910 e mostra um pouco da época áurea da borracha.
Belle Belém - A época áurea da borracha
O filme Belle Belém é uma produção do Projeto Cinescola e foi lançado no Cine Olympia em 2015. O projeto, da escola estadual Temístocles Araújo, é executado por professores, alunos e equipe técnica.
O cinema mais antigo do Brasil
O cinema Olympia, localizado em Belém, no Pará, é considerado o cinema em funcionamento mais antigo no país. Fundado em 1912, foi idealizado para levar o cinema à elite da cidade. Especialistas do departamento de patrimônio histórico acreditam que o Olympia possa ser a casa de exibição audiovisual em funcionamento mais antiga no mundo. O que valeria um registro no Guiness Book – o livro dos recordes.
Jornal Hoje - Belém Pará
Jornal Hoje - Belém Pará
Download do vídeo:
Na matinê do Cinema Olympia
qUALQUER qUOLETIVO
MATOU O CINEMA E FOI A FAMILIA
crônica #1 Na matinê do Cinema Olympia
24/04/2012
100 anos de Cinema Olympia, 100 anos do maior símbolo VIVO da Belle Époque
BELÉM NO CINEMA - 02
Cena do filme Perigo Real Imediato, com Harrison Ford, onde tem uma tomada da cidade de Belém com o edificio Manuel Pinto da Silva ao fundo.
Festa Belém no Show da Banda Cine em Belém do Pará [Exclusivo] (27/08/2010)
Materia completa do Show da Banda Cine em Belém do Pará, com bonus, como entrevista de fãs, e bandas que tocaram antes da Banda Cine na AABB no dia 27/08/2010.
Website: festabelem.com.br
Todos os direitos reservados.
Siga:
Facebook:
Entretenimento de qualidade, agora na telinha do Youtube!
#TV Festa Belém
Cine Olympia - 100 Anos
Olympia de Belém é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País desde que se considere que sempre esteve no mesmo lugar e não parou as suas atividades por muito tempo.
O Olímpia foi fundado no dia 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel (onde hoje está o Hilton Hotel) e do Palace Theatre (na mesma quadra). Eles queriam fazer do cinema um ponto chique para atrair os freqüentadores do Theatro da Paz e, obviamente, os hóspedes de seu hotel.
Fala Brasil | Belém, a Paris N'América
Passear por Belém, Metrópole da Amazônia, é viajar no tempo e descobrir um Brasil Amazônico. Nas primeiras ruas da cidade, construções dos séculos 17 e 18, completamente restauradas e revitalizadas, abrem suas portas para a celebração de estilos arquitetônicos como o neoclássico do italiano Antonio Landi e convidam o turista para noites de requinte musical e gastronômico. No centro da cidade, todo o charme da Belle Époque do ciclo da borracha é cultivado em prédios como o Theatro da Paz e o Palacete Bolonha.
1ª COPA CIDADE DE BELÉM DE FISICULTURISMO - 1ª PARTE
MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ E SUAS CURIOSIDADES
Matéria especial do Jornal Cultura. Pelos salões e corredores do Palácio Lauro Sodré, em Belém, se passeia pela história do Pará. A antiga residência dos governadores tem mais de dois séculos e meio e desde a década de 1990 virou museu. Um lugar onde o passado mantem uma convivência curiosa, e muitas vezes assustadora, com o presente...
Dona Coló - vendedora de ervas - Ver-o-peso / Belém
Bate-papo feita com a dona Coló, vendedora de ervas no Complexo Ver-o-peso, em Belém. Fez parte de um trabalho sobre estudos da cultura e das tradições folclóricas paraense.
EDIÇÃO / IMAGENS: Diego Guêdes, Denilson D'Almeida.
APRESENTAÇÃO: Diego Guêdes, Eduardo Rocha.
PRODUÇÃO / REPORTAGEM: Denilson D'Almeida.