Homenagem ao homem do cinema em Conquista
Quando cinema era o veículo de entretenimento mais popular de Vitória da Conquista, José Rozeno era uma das figuras mais queridas e populares da cidade. Afinal de contas, era ele quem passava os filmes nos cinemas naquela época. Ele trabalhou no Madrigal, Riviera, Glória, Trianon, Eldorado e Conquista. Só não trabalhou no Ritz.
Os cinemas fecharam as portas e China, como é mais conhecido, ficou desempregado. Hoje ele conta com 74 anos de idade, 28 dos quais, dedicados à sétima arte. Ele literalmente morre de saudade dos cines de antigamente. Ele vivia o mundo de Tarzan, Maciste, Hércules, Sansão e os velhos cowboys italianos.
China culpa a televisão pelo fim do cinema de rua. E chora com isto. Rozeno passou por momentos difíceis. Dedicou a vida somente a projetar fitas na telona e quando perdeu o emprego, foi para São Paulo, onde trabalhou como vigilante noturno, mas não tinha mais forças para varar a noite sem dormir.
Hoje, na Praça Barão do Rio Branco, Centro da cidade, ele limpa sapato. Meu último trabalho foi no Cinema Madrigal. Morro de saudade de filmes de Kung Fu, Giuliano Gemma, (que morreu em acidente de automóvel na semana passada) Mark Forest, Dan Vadis, (já falecido) Kirk Morris e outros.
China viveu toda sua infância na Avenida Itabuna e hoje reside na Avenida Recife, no bairro Brasil. Em sua casa, existem cartazes emoldurados e antigos de -- Os Filhos do Trovão, Hércules Sansão e Ulisses, Golias e os Pecadores da Babilônia, Spartacus e os 10 Gladiadores, dentre outros.
Ele era idolatrado pelos meninos dos anos 60, por que carregava no bolso sempre, alguns fotogramas que eram distribuídos a quem solicitava a caridade. Depois, as fitas eram colocadas em monóculos ou álbuns de cinema. José Rozenho lembra em muito, o personagem central do filme Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.
O site conquistanews presta homenagem a esta figura simples e humilde do passado, que hoje atravessa momentos difíceis e de amargura, pelo desemprego e pelo esquecimento a que foi relegada.