Festa do Emigrante na Murtosa com 6 dias de um grande cartaz
De 28 de julho a 2 de agosto, na Murtosa, realizou-se a “Semana do Emigrante”, um evento, organizado pela Câmara Municipal, que homenageia os emigrantes Murtoseiros, cidadãos do Mundo.
“A “Semana do Emigrante” congregou com um vasto e diversificado conjunto de iniciativas, que decorreram em vários espaços públicos do Concelho, que visaram exaltar as vertentes histórica, etnográfica, religiosa, artística e gastronómica da Terra Marinhoa”.
O programa iniciou-se no dia 28 com a inauguração da exposição de fotografia “CORAÇÃO NA RIA – A construção do moliceiro Marco Silva”, na Galeria Municipal da Torreira, que retrata, pela objetiva de três fotógrafos – Rui Cruz, Abel Cunha e António Lousada.
Na quarta-feira, dia 29 de julho o auditório da COMUR - Museu Municipal recebeu a apresentação do livro “Uma Janela para o Sal”, da autoria de Ana Maria Lopes, Etelvina Almeida e Paulo Godinho, que apresenta uma visão documental e simultaneamente afetiva da safra do sal, cada vez mais em declínio. A sessão contará com momentos musicais, trazidos por Nuno David.
Na quinta-feira, dia 30 de julho, de novo o auditório da COMUR , abriu-se novamente, desta feita para uma apresentação acerca da emigração, vista pelo olhar da terra de acolhimento.
À apresentação seguiu-se a projeção do filme “A Gaiola Dourada”, uma comédia realizada pelo luso-francês Rúben Alves, que traça o retrato divertido e, simultaneamente, comovente, de uma família de emigrantes portugueses em França.
Na sexta-feira, dia 31 de julho no salão nobre dos Paços do Município da Murtosa teve lugar a projeção do documentário “As Murtoseiras nas secas do bacalhau de Alcochete”, que mostra a história, na primeira pessoa, de um conjunto de senhoras que, durante anos, rumaram a Alcochete, de outubro a abril, para trabalharem nas secas do bacalhau aí existentes.
O programa de fim de semana iniciou-se, no sábado, às 18.30h, com a missa de ação de graças na Igreja Matriz da Murtosa, seguindo-se uma noite de animação, no Cais do Bico, com tasquinhas de comes e bebes, dinamizadas pelas associações locais, contando com a atuação de Mónica Sintra.
No domingo pelas 10h, no Cais do Bico, procedeu-se à abertura do mercado tradicional e das tasquinhas de comes-e-bebes. A partir das 15h, atuou a banda SMILE. Um dos momentos altos do programa foi a Regata de Moliceiros, que se iniciou por volta das 16.30h.
Incluído no programa de celebrações está, igualmente, o já tradicional passeio cicloturístico dos emigrantes Murtoseiros, que percorrerá as ruas do Concelho no dia 8 de agosto.
Municipio da Murtosa
Aplicações Interativas para a COMUR - Museu Municipal.
Inauguração: 2015
AS PEIXEIRAS DA MURTOSA - Pelos trilhos do Baixo Vouga
Documentário, produzido pela Câmara Municipal da Murtosa, que regista, para memória futura, os testemunhos, de viva voz, de 3 Peixeiras Murtoseiras - D. Ana Rosa Silva, D. Celeste das Flores Silva e D. Maria Augusta da Silva Costeira - que venderam peixe pelas ruas de Canelas, Fermelã, Angeja e Cacia, entre outras localidades do Baixo Vouga.
A Câmara Municipal da Murtosa, tendo em vista a preservação e divulgação do património identitário marinhão, tem vindo a registar, para memória futura, depoimentos de pessoas ligadas às mais diversas áreas, que, de viva voz, contam e partilham as suas histórias de vida.
Promove-se, desta forma, a identidade Murtoseira, como fator diferenciador, assumindo a valorização da Cultura e as das Tradições como um vetor estratégico de desenvolvimento, que vê no Passado uma oportunidade de lançar pontes para o futuro.
Dando a conhecer as as histórias que constituem a nossa memória coletiva, sempre com a preocupação de dar voz às pessoas que foram as suas protagonistas, o Município pretende divulgar estes conteúdos junto das escolas, em espaços museológicos ou em meios virtuais.
ESTE VIDEO FOI EXIBIDO PELA PRIMEIRA VEZ NO DIA 01 DE AGOSTO DE 2012, NO ÂMBITO DA SEMANA DO EMIGRANTE, NO SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO MUNICÍPIO DA MURTOSA
ENTREVISTAS GRAVADAS EM SETEMBRO DE 2011 NO MUSEU ETNOGRÁFICO DA MURTOSA
Francisco José Rito - Cinco anos depois, celebra a obra do autor Murtoseiro
Cinco anos após o lançamento do primeiro livro, “Um Mar de Sentidos”, Francisco José Rito e a Câmara Municipal da Murtosa desafiam a comunidade para uma sessão cultural de revisitação da obra publicada do autor desde então e de lançamento de dois livros inéditos em Portugal “O doce aroma dos cardos” e “Mal me queres bem”.
Este serão poético, de tertúlia e celebração, teve lugar no auditório da COMUR – Museu Municipal da Murtosa. Esta sessão, coordenada e apresentada por Januário Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, decorrereu em ambiência descontraída e acolhedora, com leitura, declamação e dramatização de poemas, momentos musicais, intervenções de convidados e sessão de autógrafos.
Museu Municipal de Portimão_reportagem SIC
Ciclo do Milho na Murtosa encerra com última recriação na Casa-Museu Custódio Prato
Aconteceu, no dia 30 de Setembro, a última desfolhada, desta feita no museu custódio prato, no bunheiro, a cargo do Camponeses da Beira Ria.
Esta recriação pretende criar um registo fiel do que era o ciclo do milho, há mais de 50 anos e assim permitir aos mais novos ficarem a conhecer as técnicas manuais dos nossos antepassados.
Tudo foi pensado ao pormenor, tendo os figurantes estado soberbos na interpretação das sua personagens e levado assim, a uns, a recordação de tempos já idos e a outros o conhecimento das técnicas dos nossos avós.
Daniel Matos, vice-presidente dos Camponeses da Beira Ria, foi o anfitrião da noite, explicando às muitas pessoas que estiveram presentes, as várias fases da recriação do Ciclo do Milho.
António Amador, Presidente dos Camponeses da Beira Ria, enalteceu a produção deste evento, da responsabilidade da Câmara Municipal da Murtosa, com a ajuda de 5 associações.
No final, todos foram convidados a provar a chamada bôla, que é uma espécie de brôa, que tinha ido a cozer duas horas antes.
Semana da Bicicleta na Murtosa foi um grande sucesso
Com as bênçãos de S. Pedro, encerrou da melhor maneira a Semana da Bicicleta da Murtosa, com a realização, este domingo, dia 14 de abril, da Primavera Ciclável, um grande passeio cicloturístico que juntou mais de 550 ciclistas, de todas as idades, abrindo, oficialmente, a época cicloturística, e antecipando um leque alargado de eventos congéneres, promovidos pelas associações locais ao longo dos próximos meses.
A animada e numerosa caravana saiu do Parque Municipal da Saldida e rumou à Murtosa, até ao Cais do Chegado, onde tomou o percurso marginal à Ria de Aveiro, que passou pelo Bico e pela Ribeira de Pardelhas, onde teve lugar uma pausa para reabastecimento.
Os ciclistas seguiram depois pelo novíssimo percurso Ribeira de Pardelhas-Ameirinhos, passando pelo Cabo Sobeira, onde se revelou a extraordinária beleza de uma área ribeirinha que, até agora, permanecia desconhecida para a generalidade dos participantes.
Dos Ameirinhos, pedalou-se até à Mamaparda e, depois, pelos campos do Moradal, até ao centro de Pardelhas, terminando novamente no Parque da Saldida, onde foi distribuída água e fruta para retemperar as forças.
Para além da extraordinária demonstração, uma vez mais, da cultura ciclável que caracteriza e distingue o Concelho da Murtosa, a Primavera Ciclável realçou o enorme potencial do território, no domínio turismo da natureza, através, por exemplo, do estabelecimento de percursos cicláveis de fruição dos espaços naturais, um pilar estratégico, assumido pela Câmara Municipal, que tem vindo a ser materializado, no terreno, com as intervenções de requalificação das zonas ribeirinhas.
Feira à antiga na Murtosa
No dia 15 de Maio ocorreu a Feira à Antiga na Murtosa, no lugar do Bico. Centenas de pessoas estiveram presentes a partir das 10h da manha e o evento durou todo o dia, com animação musical da parte da tarde e música gravada até às 15h.
Muitas tasquinhas de comes e bebes marcaram também presença. Para se arranjar uma mesa para almoçar tinha-se de esperar uns largos minutos, tal era a procura. Porco assado, rojões e enguias foram os pratos por excelência, mas também houve quem vendesse peixe.
O artesanato e os bens não comestíveis é que não correram muito bem devido porventura à crise que Portugal vive e muito particularmente a Murtosa que não tem conseguido criar soluções para combater o desemprego e a desertificação.
Histórias com Alma reconhecidas nos prémios APOM 2016
5 museus. 6 prémios. Foi este o resultado dos galardões atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, aos projetos museológicos desenvolvidos durante o ano 2015, nos quais a M&A Digital foi responsável pela multimédia interativa. Projetos inovadores, de altíssima qualidade e rigor, que partilham o património e a cultura de cada local. A M&A Digital vê o reconhecimento do trabalho que é pensado e rigorosamente executado por uma equipa de trabalho que vive a mesma paixão: criar fantásticas experiências museológicas.
Responsável pela multimédia interativa, a M&A Digital desenvolveu projetos de altíssima qualidade e rigor, contribuindo assim para a premiação desta parceria de sucesso.
Museu Municipal de Pinhel
1º Prémio Museografia e 1º Lugar Menção Honrosa Museu do Ano
Comur - Museu Municipal da Murtosa
2º Lugar Menção Honrosa Museografia
Museu do Alvarinho em Monção
2º Lugar Menção Honrosa Melhor Coleção Visitável
Museu da Seda e do Território de Freixo de Espada à Cinta
2º Lugar exaequo Menção Honrosa Melhor Coleção Visitável
Museu Arqueológico Manuel Vicente Guerreiro em Almodôvar
2º Lugar Menção Honrosa Melhor Informação Turística
Bunheiro com milhares de pessoas para assistir a Festival de Folclore
No dia 30 de Julho, o Bunheiro, na Murtosa, saiu à rua para apoiar e apreciar o Festival de Folclore dos Camponeses da Beira Ria.
António Amador, na qualidade de Presidente dos Camponeses, falou connosco e explicou o que é este festival e os moldes em que se insere.
Durante alguns anos este Festival realizou-se noutras freguesias do Concelho, mas este ano o mesmo retorna a casa, ao Bunheiro.
ROLLER TOUR PORTUGAL 2018 - RVB - Coimbladers - O'Porto Bladers
Conserveira de Lisboa.wmv
2014 Portugal Western Algarve, Portimão, Museu, Musée de La Sardine
Fábrica de Lanifícios - Portalegre 3/4
Filmagem feita em tempo laboral da fábrica de Lanifícios de Portalegre, no ano de 2000
Conserveira do Sul - Enlatamento
Processo de enlatamento de Conserva de Peixe na Conserveira do Sul, em Olhão, Portugal.
A INDÚSTRIA CONSERVEIRA EM PORTIMÃO
O MOVIMENTO OPERÁRIO, ASSOCIATIVO E SINDICAL
Entrevista Dom Rubirosa #CCALLSTARS 14-01-2016
Download iTunes -
A Tua Mãe Curte-me Tótil volume 3 no Google Play
snapchat: domrubirosa
Aveiro Antigo
Imagens de uma cidade marcada pela ria.