Convento de São Francisco - Vitória ES
Esse vídeo mostra o Convento de São Francisco, localizado no Centro Histórico de Vitória, Capital do Espírito Santo.
Saiba mais sobre o Convento de São Francisco acessando
Siga o Terra Capixaba nas Redes Sociais:
Facebook
Twitter
Google +
Instagram
Convento São Francisco no centro de Vitória, ES
A capital Capixaba esconde um convento cheio de histórias, e curiosidades. Visite o centro
Matéria Convento de São Francisco exibida na TVE
Matéria exibida no programa Espaço 2 da TV Educativa do Espirito Santo, que fala sobre o Convento de São Francisco.
Repórter: Alex Pandini
Imagens: Jonas Braga
Edição: Cascata
*Todos os Direitos Reservados*
CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
Olinda, Pernambuco.
Conheça a Igreja e Convento São Francisco de Assis!
Personalidades, especialistas em saúde de todas as áreas, culinária, artesanato, matérias sobre os mais diversos assuntos, sempre visando a qualidade de vida das famílias brasileiras. Tudo isso você vê no Vida Melhor, com a apresentadora Cláudia Tenório!
Vida Melhor é ao vivo, de segunda à sexta-feira para todo o país.
Se você perdeu algum programa não se preocupe! Reveja o que foi destaque em nossa galeria de vídeos aqui no YouTube! youtube.com/pgmvidamelhor
Você também pode participar por e-mail, escrevendo para vidamelhor@redevida.com.br
Não esqueça, 12h30 a Claudia te espera ao vivo no Vida Melhor! REDEVIDA, O Canal da Família.
Sintonize: redevida.com.br/cobertura.asp
redevida.com.br/programa/vidamelhor
claudiatenorio.blogspot.com.br
claudiatenorio.com.br
Programa exibido dia 15/04/13
Viajando só: Conhecendo o Centro Histórico por meio do Projeto Visitar Vitória
Saí do Convento da Penha e fui para Vitória, conhecer o centro histórico da cidade por meio do Projeto Visitar Centro Histórico, que incentiva os turistas e a população a conhecer sete patrimônios da cidade: Teatro Carlos Gomes, Igreja do Rosário, Catedral Metropolitana de Vitória, Capela de Santa Luzia, Convento São Francisco, Igreja de São Gonçalo e Convento do Carmo. Todos contam com monitoria interna e a visita é gratuita. O Projeto funciona de quarta a domingo de 13h as 17h.
Precisa de um seguro viagem? acesse o Real Seguro, compare e contrate com 10% de desconto:
atendimento@larydilua.com
Convento da Penha a Igreja mais visitada de Vila Velha no Espírito Santo.
O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Wikipédia. De lá de cima, você tem uma visão em 360º de Vitória e Vila Velha. Vale a pena fazer uma visita.
Convento da Penha. Vitória ES Brasil
Convento de São Francisco amanhece pintado sem a autorização dos frades
O Convento São Francisco, em São Paulo, amanheceu de cara nova. Uma fachada inteira foi pintada. O problema é que os frades que moram no local não solicitaram nenhum tipo de pintura e a ação foi feita na madrugada.
Reportagem de Sidinei Fernandes e Adilson Cesar Rodrigues
Inscreva-se no nosso Canal:
Acesse o portal Canção Nova:
Acesse a Loja Canção Nova:
Faça seu cadastro agora e seja bem-vindo à Família Canção Nova:
*Inscreva-se em nosso #Telegram, assim você fica mais perto da Canção Nova
Baixe gratuitamente em seu Smartphone, tablet e IPad os nossos Aplicativos.
#TV
iTunes: //goo.gl/8pEs8i
Googleplay:
#Rádio
iTunes:
#Googleplay:
#Liturgia Diária
#Músicas Canção Nova
Espaço cultural Forte São Francisco Xavier da Barra
38º Batalhão de Infantaria, Vila Velha, Espirito Santo.
#121 Olha a Cidade de Vitória #5 Convento São Francisco
Conheça o convento de São Francisco em Vitória!
Olinda - Convento de São Francisco / Igreja de Nossa Senhora das Neves
Convento de São Francisco / Igreja de Nossa Senhora das Neves
Localização: Rua de São Francisco, 280 – Carmo
Fone: (81) 3429.0517
Visitação: de segunda a sábado, de 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Entrada: R$ 3,00 por pessoa.
Missas: terça-feira, às 19h, sábado, às 17h, e domingo, às 8h.
O Convento primitivo foi construído em 1585, com projeto do frei Francisco dos Santos, sendo o primeiro estabelecimento franciscano do Brasil. É formado por um conjunto que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque (a mais antiga Capela da Ordem Terceira Secular existente no país), a Capela de Santana, revestida com painéis de azulejos e o claustro (com 16 painéis de azulejos portugueses que retratam a vida e a morte de Francisco de Assis) e a sacristia.
Nesses conjuntos, chama a atenção o rico trabalho de talha em madeira do teto, com caixotões contendo pinturas do século XVIII. Sua capela-mor conventual é parte da primeira igreja primitiva, projetada antes do incêndio causado pelos holandeses em 1631. Atualmente, a igreja apresenta elementos arquitetônicos raramente utilizados na região, como a galilé e a arcada, originários das igrejas de três naves.
Completa o conjunto arquitetônico, em frente ao convento, um grande cruzeiro trabalhado em pedras retiradas dos arrecifes. Por fim, um corredor ladeado de painéis profanos (com cenas do cotidiano da corte) conduz a sacristia, revestidas de azulejos, com mobília de jacarandá trabalhado e forro com mosaico de pinturas sacras. Em 1831, foi instalada no local a primeira biblioteca pública de Pernambuco.
Fonte:
San Francisco Convent / Church of Our Lady of the Snows
Location: Rua de São Francisco, 280 - Carmo
Phone: (81) 3429.0517
Visitation: from Monday to Saturday, from 9am to 12:30 p.m. and from 2:00 p.m. to 5:30 p.m. Admission: R $ 3,00 per person.
Masses: Tuesday at 7pm, Saturday at 5pm, and Sunday at 8am.
The Primitive Convent was built in 1585, with the project of Francisco dos Santos, being the first Franciscan establishment in Brazil. It is formed by a group that includes the Church of Nossa Senhora das Neves, the Chapel of São Roque (the oldest Chapel of the Third Order Secular in the country), the Chapel of Santana, covered with tiles and the cloister (with 16 panels of Portuguese tiles depicting the life and death of Francis of Assisi) and the sacristy.
In these ensembles, the rich work of carving in wood of the ceiling, with coffins containing paintings of the XVIII century, draws attention. Its convent main chapel is part of the first primitive church, designed before the fire caused by the Dutch in 1631. Currently, the church features architectonic elements rarely used in the region, such as galilee and arcade, originating in the churches of three naves.
It completes the architectural complex, in front of the convent, a great cruise worked on stones removed from the reefs. Finally, a corridor lined with profane panels (with scenes from the daily routine of the court) leads the sacristy, tiled, with worked jacaranda furniture and mosaic lining of sacred paintings. In 1831, the first public library of Pernambuco was installed.
Source:
Festa da Penha e suas tradições - Vila Velha, ES, Brasil.
Padroeira do Estado do Espírito Santo
A Festa da Penha é realizada todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa, no Convento da Penha e no sítio histórico da Prainha. Fiéis e turistas se reúnem para assistir as missas celebradas no Campinho, além de participar das romarias e dos shows. A organização da Festa da Penha é da administração do Convento da Penha. Considerada a terceira maior festa religiosa do Brasil, fica atrás somente da comemoração que homenageia a padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo, e do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.
Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira capixaba pelo papa Urbano VIII em 23 de março de 1.630. Conta a história que a bula papal foi confirmada apenas em 26 de janeiro de 1.908 com o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado. E a aprovação do Vaticano veio apenas em 27 de novembro de 1912.
Frei Pedro Palácios era um franciscano espanhol, que veio na comitiva do português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania do Espírito Santo. O frei encomendou um painel de Nossa Senhora (o mesmo que ainda existe no convento da Penha de Vitória). O frei expôs o painel da Virgem em uma pequena ermida e convidou os fiéis à prece e à meditação.
Um certo dia o frei contou que o painel havia desaparecido. A pintura foi encontrada entre duas palmeiras no alto do morro. Diante do ocorrido Frei Pedro decidiu construir uma pequena igreja dedicada a São Francisco, na chapada, junto ao cume da montanha e para lá levou o painel de Maria.
Mas o quadro da Virgem novamente desapareceu sendo encontrado ainda uma vez entre as duas palmeiras. O frade resolveu então construir uma ermida no cume de penhasco. Ela foi solenemente inaugurada a 1º de maio de 1570. Logo depois o frei morreu.
De acordo com o guardião do Convento da Penha, Frei Valdecir Schwambach, as festividades em homenagem à santa padroeira do Espírito Santo começaram ainda em 1571. Ele conta que não há registros sobre essa grande quantidade de pessoas que frequentam a festa hoje, mas desde o início, há 445 anos, já eram ministradas missas em homenagem à Nossa Senhora.
A primeira romaria foi a dos ‘Homens’. Ela começou em 1958. Os romeiros seguiam desde a Catedral de Vitória até o campinho do Convento. O percurso era permitido apenas para homens. “De umas décadas para cá, essa romaria ficou maior e também surgiram outras, como a dos ‘Militares’, dos ‘Ciclistas’, dos ‘Deficientes’, entre outras. A última foi a das mulheres, que começou em 1995”, lembra Frei Valdecir.
Esta publicação é totalmente para fins educativos, não contendo nenhum objetivo de lucro.
✡Rony Kely Marques ronyhistoriador@gmail.com
VILA VELHA ES
Do topo, em sentido horário: Vista de Vila Velha a partir do Convento da Penha; Praia da Costa; Igreja do Rosário; Vista de Vila Velha a partir do Convento da Penha; Museu Ferroviário; Convento da Penha.
Apelido(s)Canela-Verde
Gentílicovila-velhense[1]
Coordenadas 20° 19' 48 S 40° 17' 31 O
País Brasil
Unidade federativaEspírito Santo
Região intermediária[2]Vitória
Região imediata[2]Vitória
Municípios limítrofesCariacica, Guarapari, Viana e Vitória
Distância até a capital12 km
(História)
Fundação23 de maio de 1535 (484 anos)
(Administração)
Distritos Lista
Argolas, Ibes, Jucu, São Torquato e Vila Velha (sede)[3]
Prefeito(a)Max Filho (PSDB, 2017 – 2020)
(Características geográficas)
Área total [1]209,965 km² •
Área urbana est. Embrapa[4]54,57 km²
População total (estatísticas IBGE/2018[1])486 208 hab. •
PosiçãoES: 2º
Densidade2 315,7 hab./km²
Climatropical quente super-úmido (Aw)
Altitude4 m
Fuso horárioHora de Brasília (UTC−3)
(Indicadores)
IDH (PNUD/2010[5])0,8 — muito alto •
PosiçãoBR: 40º
PIB (IBGE/2015[6])R$ 11 116 467,39 mil • PosiçãoBR: 76º
PIB per capita (IBGE/2015[6])R$ 23 513,88
Websitevilavelha.es.gov.br (Prefeitura)
Vila Velha é um município brasileiro localizado no litoral do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Vitória e ocupa uma área de 209,965 km², sendo que 54,57 km² estão em perímetro urbano, e a população em 2018 foi estimada pelo IBGE em 486 208 habitantes, o que faz do município o segundo mais populoso do Espírito Santo, atrás apenas da Serra.
A sede tem uma temperatura média anual de 24,7 °C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica, tendo atualmente alguns trechos de restinga. Com 99,5% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 163 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,8, considerando-se assim como muito elevado em relação à média brasileira, sendo o segundo maior de todo o estado.
O município foi fundado em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede desta até 1549, quando a capital foi transferida para Vitória. Figura-se então como a cidade mais antiga do estado, possuindo várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943.
Atualmente, tem um grande porte industrial, e é o segundo maior centro comercial do estado, depois da capital, Vitória. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica. Anualmente, também realizam-se diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil; o Festival do Chocolate, em que a Chocolates Garoto, uma das maiores e mais antigas indústrias de Vila Velha, expõe seus trabalhos; além do Jesus Vida Verão.
_____________
História
Geografia
Demografia
Política e administração
Subdivisões
Economia
Estrutura urbana
Cultura
Ver também
Referências
Ligações externas
[NÃO DEU PARA COLOCAR!]
__________________
ANTIGO PROPRIETÁRIO DO CANAL GOOGLE MAPS = LUCAS.
DATA DO VÍDEO ORIGINAL = 10/JANEIRO/2020 - SEXTA-FEIRA.
DATA DO VÍDEO NO CANAL = 15/JANEIRO/2020 - QUARTA-FEIRA.
RESOLUÇÃO = 1906 X 1080p FULL HD.
TAMANHO DO ARQUIVO
ORIGINAL = 13 MB 270 KB.
CIDADE = PARNAMIRIM RN.
FPS =
MARCA DO SMARTPHONE = SAMSUNG GALAXY A50.
RAM = 4GB.
ARMAZENAMENTO = 128GB.
VELOCIDADE DO DISPOSITIVO = 2,3 GHZ.
Convento de São Francisco no Brasil - Ensina RTP
Veja o vídeo completo em:
RTP. Sempre Ligados
UM PARAÍSO PERDIDO
Memória Digitaltvbr
Uma Igreja Abandonada Dentro de Um Paraíso
Santiago do Iguape é uma pequena vila de pescadores e pequenos agricultores descendentes quilombolas do município da cidade da Cachoeira, as margens do rio Paraguaçu, na Bahia. Fundada pelos Padres Jesuítas por volta de 1561 na então Capitânia do português Mem de Sá.
A principal igreja da vila foi construída pelos padres jesuítas e em 1608 recebeu a Sanção Canônica de Matriz de Santiago, sendo a primeira do interior da Bahia. A primitiva igreja transformou-se em ruínas por volta de 1783, após a expulsão dos jesuítas do Brasil por decreto do Marquês de Pombal (Portugal) que promoveu reformas.
A festa religiosa é realizada no dia 24 de Julho de cada ano..
A primeira capela foi construída em terras do Senhor Antonio Lopes Ulhôa, Senhor do Engenho San Domingos da Ponta e Cavaleiro da Ordem de Santiago de Compostela, provavelmente assim originando a dedicação desta igreja a Santiago (São Tiago).
O nome Iguape é originário da língua dos índios e quer dizer, lugar existente no seio d'água
Texto baseado no Wikipédia.
Convento São Francisco do Paraguaçu
Datada da segunda metade do século XVII, a bela construção encontra-se em ruínas. Todavia, ainda é possível vislumbrar a magnitude de outrora, conservada nos vestígios dos azulejos que emolduravam o claustro e a galilé em abobada de aresta. De traços arquitônicos inovadores, o convento contava com um aqueduto, construído sobre arcos que ligava a cozinha ao poço, e responsável pelo transporte da água por gravidade; uma característica renascentista criada por Leonardo Da Vinci.
Cais, escadarias, terraço, cruzeiro, adro, além da igreja e do convento propriamente dito, compõem o belo monumento arquitetônico deste que é um dos mais antigos mosteiros da Bahia. Localizada no Distrito Santiago do Iguape, em São Francisco do Paraguaçu, a Igreja possui uma notável escadaria, a qual avança até as águas do Iguape, em total harmonia com a paisagem. É precedida por um amplo pátio murado e o convento, bem ao estilo das antigas casas de engenho, com destaque para a bela varanda de frente para as águas do imponente Paraguaçu.
Rota - Convento São Francisco
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA - HISTÓRIA E ARTE - RIO DE JANEIRO
A Igreja de São Francisco de Paula, começou a ser construída em 1759 e concluída em 1801, e situa-se também no Largo de São Francisco, centro do Rio de Janeiro.
É uma igreja de estilo barroco, tanto quanto ao exterior como também quanto ao interior. O portal de entrada, foi modificado no final do Século 19, destoando do conjunto da obra.
Além das fotos tiradas por mim, do exterior e interior, estou mostrando também neste vídeo um desenho de Pieter Godfred Bertichen produzida entre 1839 e 1856. Este pintor nasceu em Amesterdã, Holanda e se radicou no Brasil. Os interiores, como esculturas, altares, talhas (trabalhos em madeira esculpida) somento ficaram prontos até por volta de 1850.
Video JR | Fotos JR | Gravura de Pieter G. Bertichen (1839-1856) em domínio público.
Visite também: wriodejaneiroaqui.com
7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo | Convento De São Francisco de Assis e Ordem Terceira
O conjunto de edifícios que hoje se podem admirar do convento de São Francisco de Assis de Salvador da Baía foram começados em 1713, tendo sido o seu mestre-de-obras Manuel Quaresma. Os franciscanos regulares conseguiram decorar de uma forma excepcionalmente rica todos os espaços conventuais, particularmente a igreja, que copia as igrejas-relicário do Norte do Reino. As talhas atingem o auge no transepto e na capela-mor, ajudando a esta exuberância os azulejos da autoria de Bartolomeu Antunes. O claustro privativo estava em obras em 1727.
Os terciários franciscanos instalaram a sua igreja e outras dependências ao lado do convento dos regulares, sendo mestre-de-obras Gabriel Ribeiro. Para além da fantástica fachada da igreja, destacam-se os azulejos do claustro, que relatam as festas do casamento do futuro rei D. José com a princesa D. Mariana Vitória.
Apresentação do Apollo Medeiros Borges - Frontispício do Convento de São Francisco.
O Convento de São Francisco, localizado na cidade de Vitoria no estado do Espírito Santo, é considerado por muitos historiadores, como a segunda construção franciscana mais antiga do Brasil. Com mais de quatrocentos anos de existência, o Convento de São Francisco abriga o núcleo principal da Igreja Católica no estado do Espírito Santo.
Construído em 1591 para abrigar os noviços interessados a dedicar-se a vida religiosa, o convento fora erguido por dois frades franciscanos, Frei Antonio dos Mártires e Frei Antonio das Chagas, a mando do superior da ordem no Brasil e a pedido de Vasco Fernandes Coutinho - o filho. No período Colonial o então prédio construído abrigava cerca de 16 alunos, chegando a abrigar 25 noviços no ano de 1765. A cozinha do edifício fora uma das primeiras a receber água encanada, proveniente do aqueduto que captava água das matas da Fonte Grande.