Fique Ligado - Certificação Produção Artesanal - Cidade: Diamantina
Entrevista com a artesã Ivete, da cidade de Diamantina, sobre a participação no Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal - Por meio do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Pequeno Empreendedor (ICCAPE),SESI e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais -- FIEMG.
Artesanato e Sustentabilidade: Comunidade Quilombola de Corcovado
Projeto de consolidação de um empreendimento artesanal na comunidade quilombola de Corcovado, município de Palmeiras, Chapada Diamantina-Bahia.
2014/215
Garimpo na Chapada Diamantina
A lavra do diamante na Chapada Diamantina ocorre desde os anos de 1729 de forma clandestina, tendo em 1832 sua exploração regularizada, mais de cem anos depois. Até então, praticava-se o garimpo de serra ou “garimpo aflorado”.
Com a decadência do garimpo de serra nos anos setenta ocorre a chegada das primeiras dragas, porém, esses equipamentos foram instalados fora da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Entretanto, ainda pratica-se o garimpo tradicional em pequena escala, preservando desse modo, a cultura de um povo.
FICHA TÉCNICA
Reportagem e produção: Beto Souza
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Edição: Alencar Cerqueira
Garimpando Diamante (Coromandel, MG)
Garimpeiro garimpando Diamante (Coromandel, MG)
Inovatecs - Ações da Incubadora de Tecnologias Sociais - UnB - 2014~2015
A Incubadora de Tecnologia Social do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT - da Universidade de Brasília, executou nos anos de 2014 e 2015, parte do Projeto INOVATECS - Inovação Tecnológica da Incubadora de Tecnologia Social da Universidade de Brasília: integrando ciência, tecnologia e sociedade nos princípios da Economia Solidária.
Este projeto é fruto da Chamada Pública CNPq – 89/2013. Ele tem duração de 24 meses, finalizadodo em março de 2016.
Empreendimentos apoiados:
1) COOPLINE- Cooperativa de Trabalhadores – Cruzeiro do Sul em Valparaíso – GO – Trabalham com carga e descarga de objetos (homens) e confecção de uniformes (mulheres).
2) Instituto Batucar – Recanto das Emas – DF - Trabalham projetos com instrumentos de pecurssão para crianças, adolescentes e jovens.
3) Coletivo Mulheres do Sol Nascente – Sol Nascente/Ceilândia – DF - Trabalham com a confecção de artigos de costura artesanais.
4) OASAS – Obras Assistencialistas São Sebastião – Gama – DF - Trabalham com creche, artesanato, reciclagem / aproveitamento de materiais e formação profissional.
5) PASES – Projeto Assistencial Sementes da Esperança – INCRA 9 na Ceilândia - Trabalham com creche, confecção de vestuário e artefatos têxteis, escola de futebol, trabalhos com a 3ª idade e formação profissional.
6) Cooperativa Sonho de Liberdade – Cidade Estrutural – DF – Trabalham com a reciclagem de material de construção, principalmente madeira, e produzem móveis.
Nestes dois anos, a Profa. Dra. Sonia Marise Salles Carvalho - Coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social, conjuntamente com os bolsistas do Projeto INOVATECS trabalharam com estes empreendimentos sociais com o intuito de elaborar ou atualizar os seus Planos de Negócio, baseando-se nos eixos do CERNE (Gestão, Financeiro, Perfil Empreendedor, Mercado e Tecnológico).
A Equipe realizou cerca de 90 (noventa) consultorias, duas palestras com cerca de 47 (quarenta e sete) participantes, e dois eventos denominados – I e II Encontro dos Empreendimentos: Plano de Trabalho em Rede com adequação sociotécnica do CERNE com cerca de 20 (vinte) Participantes por encontro.
Produção: Gunga Som Imagem Movimento
Mercado Sul de Taguatinga
junho de 2016
OURO PURO EM PONTES E LACERDA MT, NOVO EL DOURADO ..2015.
O QUE PARECIA LENDA, EL DOURADO, EL PAITTI E MANOA ESTA CADA VEZ MAIS REAL, COMO A NOVA MINA AURÍFERA DE PONTES DE LACERDA NO MATO GROSSO...
Mulheres do Capim Dourado
Expedicao Jalapao
Mulheres do Capim Dourado
Mumbuca - Jalapao TO
Artur Mendes & Edgard Falcao
Conheça as belezas da Casa do Artesanato no centro de Goiânia
PUC HD » Canal 24.1 | NET HD » Canal 22 | VIVO TV - SKY HD - CLARO TV » Canal 324
Telefone: (62) 3946 – 1950
Rua 260, Qd.72-A, Lt.06, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74610-240
Cristal Rutilado de Novo Horizonte Bahia, na Chapada Diamantina.
Novo Horizonte Bahia uma Cidade Abençoada por Deus e Ricas em pedras.
Como se Extrai Cristal e Drusa no Garimpo
Comprar
Este video mostra a extração direta dos cristais e formação drusa diretamente no garimpo em tempo real, para que os admiradores deste mineral posso entender melhor o processo e ver a pedra antes do processo de lavação pra retirar terra do garimpo.
em nossa loja temos 1 Pontinha de Cristal Gratis pra vc faça uma visita Loja Virtual Cristaisdecurvelo
Produção De Mel No Sudoeste Da Bahia É Prejudicada Pela Chuva
Curtir ✔ Comentar ✔ Compartilhar ✔ Inscreva-Se ✔
.
✰ ★ ✪
☯Mais de 4.800 pessoas trabalham no garimpo de diamantes em Angola
☯Mais de 4.800 pessoas trabalham no garimpo de diamantes em Angola
Segundo números da Endiama, a concessionária estatal angolana do setor diamantífero, mais de 4.800 pessoas trabalham atualmente em pequenas cooperativas de extração artesanal e semi-industrial de diamantes em Angola, mas apenas 32 estão devidamente legalizadas pelas autoridades. De acordo com dados do presidente do conselho de administração da Endiama, José Ganga Júnior, no cargo desde novembro último, até ao fim do ano de 2017 foram recebidas “750 solicitações” para legalização deste tipo de co...
Grupo de mulheres fazendo a coleta de palha do Licuri p fazer artesanato, município de Souto Soares
Vídeo de Tertuliano
Cooperativa realiza reciclagem de lixo eletrônico em SP
Em todo o país, 12 milhões de aparelhos de TV devem ser vendidos este ano. O problema é que nem todas as TVs antigas são descartadas corretamente. Hoje, apenas 3% do lixo eletrônico produzido no país tem destinação correta.
Cooperativas do Projeto Pró-Gavião - CAR - FIDA - Governo da Bahia
Neste vídeo é relatado a experiência exitosa do Pró-Gavião: um projeto de desenvolvimento no semiárido baiano. Realização: CAR, FIDA e Governo do Estado da Bahia.
PEDRAS PRECIOSAS EM MINAS GERAIS? ONDE?
FONTE:
Exploração artesanal de diamantes no Bié para combate a pobreza | TV Zimbo |
A exploração artesanal de diamantes na província do Bié pode ser uma fonte de rendimento para ajudar a combater a pobreza na aldeia de Catacala.
O presidente do Conselho de Administração da Endiama, Carlos Sumbula, tem estado a explicar as populações os procedimentos de trabalho no mercado artesanal de diamantes.
Exploração ilegal de diamantes em terras indígenas foi tema de audiência em RO
Vinícola Luiz Argenta
Apresentação da vinícola da Serra Gaúcha, Luiz Argenta Vinhos Finos.
Seabra & Seabra - Produção e Comercialização Vinicola-Bairrada
A Familia Seabra na feira da Vinha e do Vinho em Anadia Contactos
Rua do Poço,nº6 - Arinhos-3050-351 Mealhada-Portugal