Projeto Route - Ação ROUTE de limpeza de Praia - Barra da Lagoa 27/08/2017
CONFIRA AS FOTOS E OS DADOS DA AÇÃO EM:
Facebook:
Instagram:
É ROUTE!
VID 20140802 WA0000
Retirada de Rede de pesca na Ilha do Xavier - Florianópolis/SC - Brasil pela turma do curso Avançado de Mergulho NAUI pela escola Cultura Subaquática
Ilha do Campeche Florianópolis - Praia e Trilha
Inscreva-se aqui:
Deslumbrante e mística, a Ilha do Campeche é um pedacinho de terra precioso na infinitude do mar. Importante sítio arqueológico com gravuras rupestres do litoral brasileiro e concentração de oficinas líticas - locais usados antigamente para fabricar artefatos.
A Ilha é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e atualmente o turismo é controlado por meio de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre o MPF (Ministério Público Federal) e as seis entidades que administram o turismo no local (IPHAN, Instituto Ilha do Campeche, Associação dos Pescadores da Armação, Associação dos Pescadores do Campeche, Associação dos Barqueiros da Barra da Lagoa e Associação Couto Magalhães).
#Tamanho
Na sua extensão de 1,5 mil metros de extensão norte-sul e 500 metros leste-oeste, o território possui 5 trilhas terrestres organizadas, são elas: Pedra Preta do Sul, Letreiro (gravuras), Pedra Fincada, Pedra do Vigia e Volta Norte. Percorremos as duas primeiras, a última está atualmente em manutenção e as outras precisam de agendamento e presença de mais monitores.
#Trilhas
O local é convidativo também para realizar trilha subaquática e observar a vida marinha - algas, ouriços, peixes, estrelas e toda vida que pulsa no mar azul e cristalino. Essa trilha funciona apenas na alta temporada, quando tem maior fluxo de turistas.
#História
Em séculos passados já foi cenário para produção de cerâmica e roças de mandioca, feijão e milho. Presença fortes do povo Guarani.
#Quatis
Na história mais recente encontramos um animal que foi introduzido no local, segundo informações de pescadores locais, há mais de 30 anos quatis foram levados para combaterem escorpiões. Este fato deixou a gente triste, já tínhamos lido opiniões de viajantes que atentam para o furto de comida pelos quatis, mas estar lá e ver os animaizinhos com fome nos deu uma dor no coração. Não sabemos se tem árvores frutíferas ou pequenos animais suficientes para eles. Desta forma, eles acabam esperando os turistas para atacar a comida. Não há predadores para os quatis, fato que desequilibra a cadeia alimentar. Tivemos também a informação local que até criou-se uma subespécie de quatis, menores e mais frágeis.
Saiu até na BBC Brasil matéria falando sobre quatis usando e comendo sabonetes. Bem triste.
O nome quati vem do tupi “akwa'ti” que significa “nariz pontudo”. Acredito que foi o sangue indígena (Fran geração mais próxima e Jaison com certeza também, afinal, somos brasileiros com muito amor!) que falou mais alto do que apenas a observação puramente comercial.
É isso!
Que nosso vídeo desperte além da vontade de visitar o local, convite para reflexões sobre o ambiente que fazemos parte. Podemos sempre, causar impacto - tanto positivo como negativo. E lembre-se quando for na Ilha traga todo lixo que você produziu.
Nossa casa precisa de preservação e cuidado. :)
Acompanhe nossas fotos no Instagram: @tripdosol
Pesquisas relacionadas:
- Praias
- Passeio
- Trip
- SC
- Floripa
- Litoral
- Destinos
- Brasil
- Preservar
- Quatis
- Arqueologia
- História
- Cultura
Mergulho Florianópolis Cultura Sub
Operação de Mergulho da Cultura Subaquática - Escola de Mergulho e Central de Aventuras Ltda.
Ilha do Xavier - Barra da Lagoa - Florianópolis - SC.
Mergulhando no Xavier
Mergulho na Ilha do Xavier
Florianópolis / SC
18 de Fevereiro de 2015
Operadora Cultura Subaquática
Mergulhador - Daniel
Fotografia - George Martins
Adenilson Evangelista Mergulhando em Florianópolis/SC
Mergulho realizado na Barra da Lagoa pela equipe da Cultura Subaquática em 08 de Outubro de 2011.
Batismo de mergulho na Ilha do Xavier - Florianópolis/SC
Local show de bola, com tartarugas marinhas, polvo, e tudo que é espécie de peixe marinho. Quem nunca mergulhou não sabe o que estão perdendo.
mergulho snorkeling com Samuel e tartaruga na ilha do Xavier em Florianópolis
Primeiro mergulho com snorkel em alto mar de meu filho Samuel, com apenas 6 anos. Já teve a felicidade de encontrar esta linda tartaruga. Obrigado Cultura Subaquática pela maravilhosa experiência.
Memória de Uma Cidade Submersa
Esse vídeo é uma amostra do documentário que pretendemos produzir sobre a inundação da cidade de Igaratá pelo represamento do rio Jaguari em 1969, obrigando os moradores a sair da cidade em condições precárias e retomar a vida em outro lugar.
Estamos colhendo entrevistas e documentos sobre o assunto com o apoio do projeto Ilha da Cultura ( Ponto de Cultura) , que recebe verba da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.
O projeto de pesquisa e documentação é formado por uma coordenadora ( Yara F. Arantes) e alunos do ensino médio da região que se interessam em aprender a utilizar o equipamento audiovisual cedido pelo Ponto de Cultura.
Mergulho Cultural promove cursos para iniciantes
A Associação de Artes e Cultura Arterial está promovendo durante 5 dias em Ji-Paraná, o evento Mergulho Cultural. São aulas gratuitas com professores nas áreas de iniciação teatral, dinâmica de grupo, dança de salão, iluminação e artes plásticas.
A iniciativa tem apoio do Ministério da Cultura e abre oportunidades para participantes de todo o estado de Rondônia, estamos contentes em receber pessoas de várias partes do estado, demonstrando que há muita gente interessada em aprender e colocar em prática o que estamos disponibilizando nesse evento, ressaltou Firmineto Mendes organizador cultural.
Mergulho - Florianopólis 2013
Mergulho de Fabi Faria no dia 21/01/2011 na ilha do Xavier (Praia Mole, Florianópolis, SC)
Mergulho de Fabi Faria no dia 21/01/2011 na ilha do Xavier (Praia Mole, Florianópolis, SC)
Geoparque Costões e Lagunas - Rio de Janeiro/Brasil
Geoparques tem como objetivo, entre outros, constituir uma série global de sítios geológicos ou geossítios destinados a integrar um acervo para a preservação do patrimônio geológico. Nesse sentido, os geossítios são vistos como complementares à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, possibilitando desenvolver um mecanismo adequado para o reconhecimento de locais de importância internacional, identificados a partir de inventários geológicos nacionais.
O geoparque engloba os municípios de Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes e São João da Barra.
Outras informações na página do projeto no facebook
Abaixo assinado solicitando ao Congresso Nacional a indicação da Proposta do GEOPARQUE COSTÕES E LAGUNAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, a fim de que seja encaminhado a UNESCO na sua totalidade e se torne PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE
Mergulho na ilha do arvoredo - Florianópolis com GoPro Hero3 silver
Pequeno video de mergulho realizado nas Ilhas do Arvoredo e Xavier 2013
Video filmado com GoPro Hero 3 Silver Edition, na exceto arraia 1 (por Parcel Dive Center) e tartaruga, filmada na ilha do Xavier, em Florianópolis, por Cultura Subaquática Escola de Mergulho.
Mergulho em Floripa
Curso de mergulhador 1ª estrela de Rodrigo em Pântano do Sul
Relíquia do Brasil Colônia!
Ruínas da igreja de pedra do Brasil Colônia erguida em Barra do Guaicuí
Tilápia de 1kg
Fala ae play, tudo blz ? pescaria com tarrafa top peguei uma tilápia de 1kg mais ou - aguardem os os próximos vídeos com a tarrafa gigante vai ser top ✌️????????
Ilhas Gregas Restaurante - Florianópolis
Ilhas Gregas Restaurante - Florianópolis
Informações: ilhasgregasrestaurante.com
II Seminário de Turismo de Angra dos Reis - Definição de setoriais e encaminhamentos
Mais de 60 entidades e empresas participaram do II Seminário de Turismo de Angra dos Reis, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de março, no Iate Clube Aquidabã. Durante as plenárias, foram discutidas alterações na lei 2.251/2009, que dispõe sobre a composição do Conselho Municipal do Turismo. Essas mudanças serão encaminhadas para prefeita Conceição Rabha e votadas pela Câmara Municipal.
Após horas de discussões, os participantes mantiveram o órgão com 23 cadeiras e também como de caráter consultivo e deliberativo; porém, a composição do CMT mudou significativamente.
Cada um dos corredores turísticos do município ganhou uma representação exclusiva, sendo que a cadeira referente à Ilha Grande foi subdividida em três, por conta de características geográficas do local. Além disso, algumas setoriais foram fundidas e novas representações criadas. A composição das cadeiras indicadas, como as ocupadas por associações e pelo poder público, também foram modificadas. O grupo decidiu também que a presidência do conselho será mantida, atrelada à presidência da TurisAngra, porém foi instituída a figura de um vice-presidente do CMT, que será escolhido entre os conselheiros da iniciativa privada.
A nova configuração do Conselho Municipal de Turismo é a seguinte: Corredor Turístico do Centro, Corredor Turístico do Contorno, Corredor Turístico da Ponta Leste, Corredor Turístico da Ponta Sul, Ilha Grande - Bananal a Ubatubinha, Ilha Grande - Longa a Parnaioca e Ilha Grande - Freguesia a Dois Rios, Meios de Hospedagem, Gastronomia, Condomínios e Marinas, Turismo Subaquático; Agências, Operadoras de Turismo Náutico e Guias de Turismo; Entretenimento e Eventos, Estudantes de Turismo e Entidades de Ensino e Formação Profissional; Associação Brasileira de Industria de Hotéis (IBIH), Angra Conventions & Visitors Bureau, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Secretaria de Governo, Cultuar, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Câmara municipal, TurisAngra, Ambiente Urbano (Sociedade Civil Organizada). Vale destacar que também foi deliberado que a presidência do Conselho continua vinculada à presidência da TurisAngra, sendo que um vice-presidente será escolhido, através de voto, pelos demais conselheiros.