MONTALEGRE | Ecomuseu de Barroso (Fafião) - Trilhos
Deixe-se envolver pela grandiosidade natural deste pedaço do concelho de Montalegre. Trilhos de uma beleza arrebatadora.
Vídeo Promocional do Município de Montalegre
Este vídeo dar-lhe-à uma noção das maravilhas que o Município de Montalegre tem para oferecer. Disfrute e visite-nos!
O Ecomuseu de Barroso
Este vídeo dar-lhe-à uma noção daquilo que é o projecto Ecomuseu de Barroso. Visite-nos e inicie uma viagem por um espaço sem igual.
Ecomuseu do Barroso
O Ecomuseu de Barroso afirma-se como fiel representante da Identidade do povo e motor de formação, participação, cooperação, inovação e mobilização. O Património Imaterial é a grande pérola deste museu, assumindo a recolha de lendas, tradições, saberes antigos e ofícios acabados, o centro de toda a estratégia de investigação e da comunicação cultural. Desde 2002 que a recuperação de património, a par do envolvimento da comunidade local foi dando passos lentos, mas consistentes, na valorização da Identidade local.
Em Montalegre, o Espaço Padre Fontes, que concentra as funções de natureza organizativa, com vista à dinamização e à gestão do “museu vivo”.
Promotional video of the municipality of Montalegre
This promotional video will give you an idea of what our region has to offer. Enjoy it and visit us.
Padre Fontes é o orgulho do Ecomuseu de Barroso
Pelo facto de ontem ter sido assinalado o Dia Internacional dos Museus, falamos de um espaço de memória coletiva que homenageia a figura carismática do pároco que lançou o Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, as Sextas-Feiras 13, a Feira do Fumeiro de Montalegre e impulsionou a cultura tradicional barrosã.
Considerado um etnógrafo de excelência, o Padre Fontes muito tem contribuído para a divulgação dos saberes tradicionais. O povo barrosão vai-lhe reconhecendo o mérito. A Camara Municipal de Montalegre já o agraciou, mas não ficava nada mal ao país se agora lhe concedesse o galardão que colocasse publicamente este Homem entre as grandes figuras de prestígio nacional.
Ecomuseu de Montalegre é montra de geografia e gentes de Barroso
O BOI DO POVO
O BOI DO POVO é uma realização do ECOMUSEU do Barroso, de Montalegre
Ecomuseu de Fafião | Associação Vezeira
É um fenómeno, interessante, que acontece em alguns pontos do concelho de Montalegre.
Há associações, que nasceram, mantêm-se vivas e dinamizam a vida económica, social e turística das aldeias onde estão inseridas com a particularidade-chave: As pessoas que as compõem, são maioritariamente migrantes que residem noutros locais do país, chegando a distar mais de 500 kms, da terra-mãe.
Esta semana, conhecemos o Polo do Ecomuseu de Fafião, que é dinamizado, precisamente por uma associação assim, denominada Vezeira.
Carrilheiras de Barroso 2014
Durante dois dias, mais de 200 pessoas voltaram a marcar presença nas Carrilheiras de Barroso, especialmente desenhadas para os amantes da natureza. Percursos pedestres que ligam aldeias e que permitem contacto direto com o povo de Barroso e o seu modo de vida. A novidade deste ano foi a Caminhada Solidária, cujos lucros reverteram a favor da CERCIMONT (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Montalegre). David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, acredita que «foi uma aposta ganha».
Exposição Batata - o minério do Barroso
Pode ser visitada desde ontem, dia 22 de Fevereiro, e até ao próximo dia 12 de Março, no átrio dos Paços do Concelho, a Exposição Batata o minério do Barroso, da autoria de José Enes Gonçalves e João Barroso, em colaboração com o Ecomuseu de Barroso.
Esta exposição, que já antes esteve exposta em Montalegre, reúne um conjunto de alfaias agrícolas, fotografias e outros utensílios que retratam na perfeição o cultivo da batata, considerada noutros tempos o minério do Barroso, já que a sua produção, em particular a relacionada com a batata da semente contribuiu para dar um forte impulso ao desenvolvimento da região do Barroso, garantindo fontes de rendimento e de sobrevivência de um grande número de famílias.
Esta exposição retrata, assim, uma parte significativa da história desta região, essencialmente agrícola, cujas memórias permanecem ainda bem viva na lembrança dos seus habitantes.
Paulo Martinho
Show de Freestyle - Paulo Martinho
Mundial de Rallycross em Montalegre
Matança do porco em Paredes do Rio (Montalegre - Portugal)
Reportagem sobre a matança do porco em Paredes do Rio - janeiro 2003 (Ecomuseu do Barroso), feita pelo Rogério Paulo (técnico de audiovisuais da UTAD). Consultor: Xerardo Pereiro (xperez@utad.pt)
Entrée de Codeçoso, région du Barroso (PORTUGAL) - 24 09 2017
L'une des entrées du village de Codeçoso, près de Meixedo - Montalegre - Portugal (Septembre 2017)
António Guterres | Montalegre
É o atual Secretário geral da ONU.
António Guterres, foi Primeiro ministro de Portugal de 1995 a 2001.
No seu percurso político, destacam-se incursões a Montalegre. Há quem afirme, que a grande vitória nas eleições legislativas de 1995, começou nesta região do Barroso, com uma manifestação popular, nunca antes vista, dando lugar a uma projeção estrondosa em toda a comunicação social.
Fomos, recuperar memórias, dessas alturas, ouvir autarcas de então e populares, sobre o fenómeno Guterres, o homem que antes de o ser, já o era. Pelo meio, peripécias que ficaram marcadas na memória de todos aqueles que estiveram presentes, como é o caso da célebre chega-de-bois, que termina com um boi a nadar na albufeira dos Pisões, lançando em terra toda a fúria contra o candidato a primeiro-ministro, que, teve a sorte de ter uma arvore próxima e servir para jogar ao gato e rato com o animal. Menos acautelado estava o camera-man do PS, que foi atropelado pelo bicho, sofrendo apenas alguns entorses.
Volvido pouco tempo, aparece em cena o Boi Guterres, que viria a dar nas vistas em Chegas de Bois pela pujança que tinha. Quem o conheceu, realça as caraterísticas determinadas do animal, ganhador, em muitas ocasiões, representou muito bem o papel, a que estava destinado dentro das arenas.
Fazendo uma analogia, os Guterres, nasceram para ganhar e sobressair no meio onde marcavam presença.
Noite das Bruxas em Vilar de Perdizes com o Padre Fontes ????
Noite das Bruxas em Vilar de Perdizes | Hallowween
Animação de rua, concertos do diabo. Reunião de bruxas, bruxos, trasgos e dianhos. Cortejo embruxado (Filandorra). Queimada, esconjurada pelo Padre Fontes e Bruxo Queiman com a presença do Deus Larouco e a sua corte.
31 de outubro de 2018
Montalegre – Vila Real - Portugal
????????????️????️????♂️
Autoria: ©RuiJorgePires | lamegoimage.blogspot.com
@olhardouro
Som, imagem e ambiente ao natural, sem efeitos.
Exposição no Ecomuseu de Salto - 2015
Uma viagem pelo Gerês.