Carvoeiro, Lagoa 2016 03 25
Carvoeiro, também conhecida por Praia do Carvoeiro, é uma vila portuguesa do concelho de Lagoa, com 11,12 km² de área e 2 721 habitantes (2011). Densidade: 233,4 h/km².
Foi elevada a vila em 19 de Abril de 2001 recebendo o nome Vila de Carvoeiro.
A freguesia, criada em 11 de Julho de 1985 por desanexação de Lagoa , foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com a de Carvoeiro, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro da qual é a sede.
Com uma História antiga, esta pitoresca povoação de pescadores tem vindo a crescer nos últimos anos como centro nevrálgico do turismo no concelho de Lagoa, no Algarve. Situada a cerca de 5 km da cidade de Lagoa, a vila de Carvoeiro oferece um conjunto de pequenas praias recortadas pelas arribas rochosas, com águas límpidas e areias finas, formando locais paradisíacos de veraneio que se tornam adequados ao turismo residencial que tem despontado nos últimos tempos.
Na verdade, já desde tempos imemoriais que Carvoeiro foi alvo de várias atenções civilizacionais. Neste magnífico trecho da costa algarvia, onde a Natureza fez prodígios, o mar foi última morada para romanos, vítimas de batalhas navais e tempestades, cujos vestígios encontrados (um cepo romano e uma âncora) nos comprovam a sua presença.
Como consequência dos frequentes assaltos de pirataria, várias batalhas foram travadas ao longo da costa, nomeadamente a batalha ocorrida em 1544 entre a esquadra de D. Pedro da Cunha e o corsário turco Xarramet.
Segundo fontes históricas, o actual topónimo da vila teria derivado do vocábulo Caboiere, antigo lugarejo de pescadores de origem árabe-medieval, que resistindo aos sinais do tempo, conseguiu vingar.
A pesca, foi, desde tempos longínquos, o sustento e o ganha pão destas paragens solitárias.
À semelhança do que aconteceu com outras freguesias do concelho, Carvoeiro também acompanhou a expansão da indústria conserveira, responsável pela geração de inúmeros postos de trabalho e riqueza, enquanto laborou em pleno.
Porém, a partir da década de 60, as excelentes condições naturais, permitiram o surto turístico e concomitantemente o desenvolvimento de outras actividades a ele afectas.
As paragens solitárias tornaram-se buliçosas, atractivas, cheias de gente dos mais variados países que em férias ou em negócios vão afluindo cada vez em maior número.
Carvoeiro representa uma opção particularmente atractiva no que se refere à prática do turismo de sol e praia, golfe e desportos náuticos. O recorte da costa, a qualidade das águas, a amenidade climática, a notoriedade dos campos de golfe, as acessibilidades e infra estruturas criadas e a correcta ocupação do solo em termos de ordenamento, conferem a Carvoeiro as condições necessárias para que se afirme como um dos destinos de qualidade no concelho, procurado por turistas nacionais e estrangeiros.
O sítio do Algar Seco é um verdadeiro ex-líbris desta freguesia, pelo conjunto harmonioso das suas rochas que formam autênticas varandas e janelas naturais sobre o mar. Já o Monte Carvoeiro, do lado oposto, representa a zona costeira mais alta e luxuosa da vila de Carvoeiro.
Caminhar junto ao mar é dos passeios mais belos que se pode aconselhar a quem visita Carvoeiro descobrindo não só a beleza das praias mas apreciando também os testemunhos que a história deixou no seu património arquitectónico, um portal da antiga fortaleza, obra mandada edificar no ano de 1670 e a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação, uma capela sobranceira ao mar e que se supõe de construção anterior à edificação da fortaleza com o mesmo nome.
Tem como principal ex-líbris a sua praia, a Praia de Carvoeiro, e como atrativo turístico internacional a zona do Monte Carvoeiro e um passadiço que percorre parte da falésia com magnífica vista sobre as encostas e sobre o mar..