Raid Alentejo Litoral 2018 Part 2/2 by 360Pano
Passeio Todo-o-Terreno Turístico TT, realizado no Alentejo Litoral em Junho de 2018 com 2 etapas (Alcácer do Sal / Vila Nova de Mil Fontes) e (Vila Nova de Mil Fontes / Sagres), num total de (300km), percorrendo a Reserva Natural do Oeste Alentejano e a Costa Vicentina Alentejana.
Horta de São Pedro.wmv
A Horta de S. Pedro existiu até meados da década de cinquenta do Séc. XX no espaço onde hoje está a Portugal Telecom. O acesso era feito mais ou menos a meio da localização do edifício principal da Telecom. Era uma horta de dimensão considerável, cercada de quintais das casas da Rua Serpa Pinto, Rua da Boavista e Largos do Carmo e de S. Pedro.
Sabado de Aleluia SERPA 2013
Apesar da chuva, no sábado de aleluia o cante Alentejano falou mais alto!...
Ermida Santo António
A Ermida de Santo António, viu autorizada a sua construção pelo rei D. Sebastião, em 1564. Foi profundamente remodelada em 1744 por Francisco Novaes Casado Pimentel de Faria e Cerveira, com pedra de armas visível sob o arco que separa a capela-mor da nave da ermida, cuja porta principal se encontra na fachada lateral voltada para o exterior. Em 1789, na sequência dos graves danos causados pelo cataclismo de 1755, a Ermida de Santo António foi reconstruída por Simão Neto Pereira Pato de Novaes Pimentel como atesta uma lápide ainda hoje existente.
Obra da juventude do arquitecto Pardal Monteiro, que a carreira viria a consagrar como um dos expoentes da arquitectura novecentista portuguesa, a ermida de Santo António ganhou a feição actual, destacando-se: na fachada principal, a rosácea com vitral dedicado ao orago, o campanário e a galilé; na fachada lateral, virada à rua, três janelas com vitrais alusivos a Santo António, São João e São Pedro; na parede da capela-mor um vão de menores dimensões igualmente preenchido com vitral de temática eucarística.
TERÇA FEIRA de ALTINHO SERPA 2015
Ermida São Sebastião
As suas origens remontarão ao século XIV, tendo sido a primeira sede paroquial depois de se ter autonomizado da freguesia da Senhora da Sabonha.
Tradicionalmente referida como o templo mais antigo, foi alvo de diversas campanhas de obras. Destacamos o portal seiscentista da fachada sobrepujado por óculo quadrilobado. No seu interior apresenta uma só nave com requintado arco manuelino a delimitar a capela-mor. Propriedade municipal, funcionou durante muitos anos como capela de apoio ao cemitério.
Abertura ao público mediante marcação prévia
Morada: Rua Joaquim de Almeida -- Montijo
Contacto: 21 232 78 45 (Departamento Sócio-Cultural)
Procissão em Honra de Nossa senhora de Fátima - Sartrouville 12-05-12
Procissão em Honra de Nossa senhora de Fátima - Sartrouville 12-05-12
Lenteiro do rio - São Pedro do Sul
Alentejo : Serpa
La fortaleza de Serpa en Alentejo, Portugal
DiVaM 2015 terminou na Ermida da N. Sra de Guadalupe
Foi com música e dança etéreas que terminou, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, perto de Sagres, mais um ano do DiVaM, o programa de divulgação e valorização dos monumentos do Algarve.
Quero ir para o Altinho
Quero ir para o Altinho, música tradicional alentejana com arranjos de Ricardo Fonseca. Do disco Canções de Labor e Lazer, de Ana Tomás & Ricardo Fonseca.
---
«O viajante dormirá neste sítio de S. Gens, perto de Serpa. Há, aqui para trás, uma Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. O que tem para ver, vê-se de fora. Não é como a paisagem que diante dos olhos do viajante se alonga. Essa quer que a vejam por dentro. É uma distância de árvores e colinas quase rasas, simples cômoros que se confundem com a planície. Já se pôs o Sol, mas a luz não se apaga. Cobre o campo duma cinza dourada, depois empalidece o ouro, a noite vem devagarinho do outro lado, acendendo estrelas. Chegará mais tarde a Lua, e os mochos chamarão uns pelos outros. O viajante, diante do que vê, sente vontade de chorar. Talvez tenha pena de si mesmo, desgosto de não ser capaz de dizer em palavras o que esta paisagem é. E diz apenas assim: esta é a noite em que o mundo pode começar.»
José Saramago, Viagem a Portugal
Procissão de Terça-feira de Altinho - SERPA 2019
Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe - Serpa 2019
Alentejo, Alentejo - Grupos Corais e Orquestra.
XII Encontro de Culturas - Sinfonia EnCante - SERPA | 2015
Alentejo, Alentejo... Uma das modas mais bonitas para grupo coral Alentejano, escrita por José Gato, natural de Serpa à qual lhe foi dada uma nova vida, através da sua orquestração para Banda Sinfónica, por Carlos Amarelinho, maestro e compositor também natural de Serpa.
Esta obra faz parte do concerto de Encerramento do XII Encontro de Culturas, realizado também na localidade de Serpa no dia 10 de Junho de 2015, sobre o nome de Sinfonia EnCante. Toda a organização musical ficou a cargo do maestro tento como pilar financeiro e todo o apoio logístico o município de Serpa, que acreditou desde o inicio na criação e concretização desde espetáculo.
Fizeram parte integrante desde espetáculo as seguintes instituições:
- Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa;
- Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento;
- Grupo Coral Os Camponeses de Pias;
- Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa;
- Banda da Sociedade Filarmónica de Silves.
Foram também convidados vários músicos de forma a complementar a formação da Banda Sinfónica e satisfazer a exigência dos arranjos musicais para o projeto.
Procissão de Terça-feira de Altinho.
Aos que me pediram, aqui está o video da procissão de terça-feira com o regresso da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe à Capela de S. Gens.
videoclip - Srª de Guadalupe - cante Alentejano 01.flv1
canção em honra da padroeira de Serpa
Festas de N.ª Sr.ª da Piedade Lousã 2016
A imagem de N.ª Sr.ª da Piedade regressou às Ermidas. Chegam assim ao fim os festejos que todos os anos, enchem de devotos as ruas da Lousã. Imagens colhidas no dia 8 de maio de 2016.
El Cante y el Baile - Festa da Senhora das Pazes (Vila Verde de Ficalho)
O arraial, em torno da Ermida da Senhora das Pazes, atraiu desde sempre os vizinhos espanhóis de Rosal de la Frontera, acentuando o carácter transfronteiriço da festividade. Aos amigos da Hernandad de San Isidro Labrador, de Rosal de la Frontera, juntaram-se os amigos alentejanos, cantando e bailando as sevillanas. Excerto do vídeo realizado no âmbito do projecto: A Cultura Expressiva na Fronteira Luso-Espanhola, INET-MD, FCSH-UNL, bolsa de pós-doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Évora-Alentejo-Portugal
Diaporama sobre Évora-Uma viagem de Adriano Bastos