Ermida São Sebastião
As suas origens remontarão ao século XIV, tendo sido a primeira sede paroquial depois de se ter autonomizado da freguesia da Senhora da Sabonha.
Tradicionalmente referida como o templo mais antigo, foi alvo de diversas campanhas de obras. Destacamos o portal seiscentista da fachada sobrepujado por óculo quadrilobado. No seu interior apresenta uma só nave com requintado arco manuelino a delimitar a capela-mor. Propriedade municipal, funcionou durante muitos anos como capela de apoio ao cemitério.
Abertura ao público mediante marcação prévia
Morada: Rua Joaquim de Almeida -- Montijo
Contacto: 21 232 78 45 (Departamento Sócio-Cultural)
Ermida Santo António
A Ermida de Santo António, viu autorizada a sua construção pelo rei D. Sebastião, em 1564. Foi profundamente remodelada em 1744 por Francisco Novaes Casado Pimentel de Faria e Cerveira, com pedra de armas visível sob o arco que separa a capela-mor da nave da ermida, cuja porta principal se encontra na fachada lateral voltada para o exterior. Em 1789, na sequência dos graves danos causados pelo cataclismo de 1755, a Ermida de Santo António foi reconstruída por Simão Neto Pereira Pato de Novaes Pimentel como atesta uma lápide ainda hoje existente.
Obra da juventude do arquitecto Pardal Monteiro, que a carreira viria a consagrar como um dos expoentes da arquitectura novecentista portuguesa, a ermida de Santo António ganhou a feição actual, destacando-se: na fachada principal, a rosácea com vitral dedicado ao orago, o campanário e a galilé; na fachada lateral, virada à rua, três janelas com vitrais alusivos a Santo António, São João e São Pedro; na parede da capela-mor um vão de menores dimensões igualmente preenchido com vitral de temática eucarística.
Conferência sobre Santa Luzia de Pias
Vídeo sobre a vida da Padroeira de Pias, conferência realizada pelo Pe. Luís Fernandes na Paróquia de Pias, localizada no concelho de Serpa, Diocese de Beja no dia 13 de Dezembro de 2014.
Procissão de Terça-feira de Altinho - SERPA 2019
Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe - Serpa 2019
videoclip - Srª de Guadalupe - cante Alentejano 01.flv1
canção em honra da padroeira de Serpa
10 pontos turisticos mais visitados de Itacoatiara
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Itacoatiara-AM!
1 - Orla de Itacoatiara (Rio Amazonas)
A 1ª Etapa do Muro de Contenção da Orla da cidade foi construída em 2008 pelo Governo do Amazonas em convênio com a Prefeitura de Itacoatiara.
2 - Praça do Mirante
Foi inaugurada em 10/05/2003 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Itacoatiara. Nesse lugar ao cair da tarde, você pode admirar um dos maiores espetáculos da natureza que é o pôr-do-sol sobre o Rio Amazonas.
3 - Catedral de Itacoatiara
Do fim do século XVIII para meados do seguinte, a velha matriz colonial sofreu várias reformas e ampliações. No
inverno de 1927, parte dela desabou, e nova igreja foi levantada nos fundos da praça principal, uma construção que durou quase duas décadas, sendo concluída entre 1939 e 1940. O sucedâneo da “Matriz” que nominava a principal igreja da antiga Paróquia e que, a partir da criação da Prelazia em 1963 passou a intitular-se “Catedral”, é um dos mais destacados da cidade.
4 - Praça Luiza Valério ou Praça do Relógio
Construída em 1968 pelo prefeito Aurélio Vieira dos Santos, é um dos pontos mais aprazíveis da cidade de Itacoatiara. Do local você pode admirar o melhor pôr-do-sol no Rio Amazonas.
5 - Capela de São Francisco
A capela de São Francisco, foi construída no século XIX pela família Lima Verde, que possuía residência em frente ao terreno da referida capela. Há no interior da capela, um altar feito em madeira de lei, que apresenta uma pequena estátua rústica de São Francisco. O pequeno templo religioso, apresenta estilo arquitetônico neoclássico, e fica situado no centro da cidade.
6 - Centro Cultural Velha Serpa
Inaugurado em 2009 o Centro Cultural Velha Serpa é um espaço administrado pela FALM e dedicado à atividades sociais, capacitação e disseminação da cultura local.
7 - Galeria de Artes Terezinha Peixoto
A Galeria funcionou durante longos anos na antiga Casa histórica da família Auzier. Em 2018, a Galeria de Artes Terezinha Peixoto passa a funcionar no 2º pavimento do palacete histórico da Academia Itacoatiarense de Letras, localizado em frente a Capela de São Francisco, com exposições de antiquários, obras de arte e o retorno do projeto Cinema na Praça entre outros.
8 - Avenida Parque da Cidade
A Avenida Parque, designada de “Jardim histórico”, principal via da cidade, tem mais de 1.800 m de extensão e duas pistas de rolamento cercando um passeio central rodeado de oitizeiros.
9 - Monumento a Pedra Histórica
Retirada da beira do Rio Amazonas e depositada atualmente em frente à Catedral de Nossa Senhora do Rosário, contém grafadas as datas de 1744 e 1754, além da figura de uma cruz e a palavra TROPA. As datas simbolizam a passagem do sertanista Francisco Xavier de Morais pelo Sítio Itaquatiara, em 1744, e a primeira viagem do governador Mendonça Furtado a caminho do Rio Negro, em 1754. A cruz simboliza a presença da Igreja na Amazônia naqueles idos coloniais. A palavra tropa se reporta aos militares portugueses que acompanhavam o governador Mendonça Furtado.
10 - Campos Universitário ICET/UFAM
O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005 para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.
Conheça nossa Loja: turismoecia.net
Feira Medieval Lumiar 2016, HD
15, 16 e 17 Julho
Largo da Igreja de São João Baptista, Lumiar
Evento no reinado de Dom Dinis I
Recriação histórica da lenda da Relíquia de Santa Brígida
Organização: Cryseia
Animadores: Scalabitanus, Agape, Saltimbancos, Cia Mozarabe, Gazua-teatro de rua, Inspirueta, Gaiteiros do Nordeste, Safi, Rita Fontes, Hugo Silva, Miguel Carvalho, Bruno Lopes, João Alves, Oliveirinha e ainda Moedas Cunhadas.
As imagens e vídeo presentes no canal youtube, foram obtidas com pedido de autorização verbal e destinadas exclusivamente para fins de divulgação de artistas e eventos. Este canal, não possuí nem pretende reivindicar a autoria da imagem, texto ou música, quer seja de pessoa individual ou grupo, assim lembramos que qualquer imagem/video podem estar vinculados ao direito de autor das respetivas entidades referidas anteriormente.
Viana do Alentejo...Portugal... (CASTELO) E ROMARIA A CAVALO... Santuário de Nossa Senhora D'Aires
Viana do Alentejo, uma tradicional vila alentejana...
No entanto, da ocupação romana ficaram muitos testemunhos arqueológicos. Estas heranças encontram-se principalmente no local da ermida de Nossa Senhora d’Aires...
Na época romana existiam dois caminhos que faziam a ligação entre Ebora (Évora), a antiga Pax Julia (Beja) e a Salacia (Alcácer do Sal e a passagem era por Viana do Alentejo...
Esta magnífica fortaleza, foi mandada construir por D. Dinis, no ano de 1313. Foi mais tarde reedificado por D. João II, Construído em alvenaria de pedra, possui uma planta pentagonal com cinco torres cilíndricas..
No interior do Castelo, pode visitar a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia. A Igreja Matriz de Viana é uma construção manuelina com influências mudéjares...
Viana do Alentejo, a traditional Alentejo village ...
However, the Roman occupation left many archaeological testimonies. These heritages are mainly located at the site of the hermitage of Nossa Senhora d'Aires ...
In Roman times, there were two routes connecting Ebora (Évora), old Pax Julia (Beja) and Salacia (Alcácer do Sal and the passage was through Viana do Alentejo ...
This magnificent fortress was built by D. Dinis in the year 1313. It was later rebuilt by D. João II. Built in stone masonry, it has a pentagonal plan with five cylindrical towers ..
Inside the Castle, you can visit the Mother Church and the Misericórdia Church. The Igreja Matriz de Viana is a Manueline building with Mudejar influences ...
Musicas... Cantigos Alentejanos.
Coral Júlia Pardini: Lisboa, Portugal
AACJP EUROPA 2010: Lisboa, Portugal.
Concerto do Coral Júlia Pardini realizado na Sala dos Espelhos, no Palácio Foz, em 17/10/2010.
Trechos:
- Ave Maria, Villa-Lobos
- O Magnum Mysterium, Dom Pedro de Cristo
- Aquarela do Brasil, Ari Barroso
- Carinhoso, Pixinguinha
- Va Pensiero, Verdi
Igreja da Misericórdia Vimieiro
Fundada em 1550, por iniciativa de D. Francisco de Faro e Noronha, donatário da vila, a Misericórdia de Vimieiro edificou o seu templo na segunda metade do século XVI. Esta irmandade iria substituir a medieva Confraria do Espírito Santo, passando a administrar os bens desta. O grande patrocinador da obra da igreja foi Jacinto de Faria Barreto, que instituiu missa quotidiana e foi sepultado no interior da mesma. À irmandade pertencia ainda o hospital da vila.
No século XVII foram executados os painéis de azulejos que decoram o interior, e na centúria seguinte foi executado o retábulo-mor bem como um novo portal principal.
A igreja da Misericórdia de Vimieiro apresenta um modelo quinhentista vernacular, de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, sendo esta de menores dimensões e contrafortada. A fachada principal, rematada em empena, possui no primeiro registo portal de moldura recta, rematada em cornija contracurvada, encimado por painel de azulejos com representação da Mater Omnium, de origem espanhola, que terá sido concebido como se fosse uma bandeira.
O revestimento azulejar que decora o interior do templo, executado na segunda metade do século XVII, apresenta padrão de massaroca de pintinhas, decorado por cercaduras de acantos (SIMÕES, Santos, 1971). O retábulo, de talha dourada e policroma, tem estrutura nacional, embora apresenta elementos decorativos joaninos.
As bandeiras da Misericórdia são compostas por telas maneiristas com cenas da Paixão de Cristo, um Ecce Homo barroco, e uma Visitação, que poderá ter pertencido ao retábulo original da igreja executado em meados do século XVI.
2008-05-11, Soalheira (Fundão) - Feira do Queijo
Aspecto geral do pavilhão da Feira do Queijo na vila da Soalheira, Fundão. Durante três dias, a terra onde se chegam a produzir mil queijos por dia chamou a atenção dos visitantes com o que tem de melhor
Dakh Daugthers Band (from Ukrania) @ Festival Músicas do Mundo - Castelo de Sines - 27/07/2016
As Dakh Daughters são um grupo de atrizes ucranianas que nasceram no teatro Dakh de Kiev. Transformadas em personagens de um “cabaret freak”, neste espetáculo todos os registos são possíveis: performance teatral, recital clássico e concerto punk. Os rostos pintados de atrizes do cinema mudo acrescentam às personagens um dramatismo que as eleva, em cada canção e a cada momento. Um espetáculo soberbo e subversivo.
Alinhamento
Solomiia Melnyk: violoncelo, acordeão, piano, bateria
Ruslana Khazipova: bateria, percussões, contrabaixo, trembita
Tanya Hawrylyuk: piano, contrabaixo, bateria, flauta
Natalia Halanevych: contrabaixo, piano
Natalia Zozulviolin: trembita
Anna Nikitina: guitarra, percussões
Este foi o último tema tocado no seu alinhamento.
Galandum Galundaina e Rão Kyao - Fraile Cornudo (EXIB Música Évora)
Gala de Inauguração do EXIB Música em Évora - Mostra de culturas ibero americanas
Coroação de Nossa Senhora Imaculada Conceição - Maio 2015 (Parte 2/2)
Facebook: facebook.com/ParóquiadeTombos
Depois do Adeus - Orquestra Ligeira Monte Olivett
Orquestra Ligeira Monte Olivett interpretando Depois do Adeus na brilhante voz do nosso convidado Jorge Leiria.
Danças de S Nicolau 1995
Cinema S. Mamede
Lista de Quadros
De regresso -- Muma, Afonso e Truão
Bazaruca
Cantochão Alentejano
Gil Vicente
Agora
Ou sai Vira ou sai Bailinho..,
Uma norma de...
Pimba
As férias do reformado
Sebastião come tudo!
Vitória! Vitória!
Teu progresso, tua vida!
A sede dos Trovadores!
Campanha Alegre
...a maldição final...
Toma lá que te dou eu
JOGRAIS NICOLINOS -- Uma norma da CEE
Hino das Danças de S.Nicolau
EVOCAÇÃO DE UM CENTENARIO
Perde-se a história das Nicolinas nas entranhas do tempo.
Estudantes de Guimarães construíram em 1691 uma capela na Colegiada com os dinheiros angariados em Danças e Entremezes promovidos pela Irmandade de S.Nicolau!
Imaginem o recuo do tempo necessário à formação desse colectivo e ao enraizamento local de uma Tradição necessáriamente sujeita a paragens e mudanças...tantas vezes provocadas pelos poderes constituídos.
Em 1895 - precisamente há um século - os estudantes de Guimarães reataram os Festejos movidos pelo entusiasmo do lendário nicolino JERONIMO SAMPAIO!
Desde então sempre se realizaram, com seus altos e baixos, em forma aproximada da actual, as FESTAS NICOLINAS.
Tradição nossa, conluio amigo entre a ACADEMIA E O POVO VIMARANENSE, por nós será legada às gerações vindouras.
Eterna se Deus quer!
A.Meireles Graça
Guimarães
1896-1996
D.Afonso I chega só para festejar o centenário do ressurgimento da festa Nicolina e os cinquenta anos das Danças de S.Nicolau.
Reclama porque está só até encontrar amigos que vão chegando.
Faltam alguns.
Aqui exige silêncio.
Homenagem ao KUMANDANTE.
Depois dos choros, começam então as danças até à maldição...
ROTEIRO E LETRAS - A. Meireles Graça
CENOGRAFIA E COREOGRAFIA - Fernando C. Miguel
SONOPLASTIA - Dino Freiras... O artista maior
LUMINOTECNIA - As luzes e efeitos especiais do C. Cerca
CARACTERIZAÇÃO - A melhor da C.E.E. com J. Serra
CONTRAREGRA - Ricardo Almeida e Filipe D. Silva
PONTO - Candido Vitor Costa
GUARDA ROUPA - Edite Pereira e T.E.R.B. e Irmãos, Pais e Mães dos artistas
ADEREÇOS - Associação da Marcha Gualteriana
ENSAIOS - Na Sede Nova dos T. Dores do Cano
APOIÓSCOPOS - Nuno o parceiro e o Damião especialista
ORQUESTRA - Do Norte: Os Trovadores do Cano
REALIZAÇÃO - A.A.E.L.G. - Foi sempre a mesma desde 69
DIRECÇÃO ARTÍSTICA - Já está a abusar mas é o Capela Miguel
DIRECÇÃO MUSICAL - O melhor do Cano... Manuel Magalhães
DIRECÇÃO DE COORDENAÇÃO - S.Ex. o Reverendo Agostinho Saraiva
RELACÇÕES PUBLICAS - Vicente Salgado... Bom cantador
TESOURARIA - Fechou por causa dos ladrões
AGENTE ESPECIAL DE SERVIÇO -Luis Matos
APOIO TÉCNICO - Agostinho e o Team PORTMAN
MAQUETE DO GUIÃO - Com paciência David Ferreira
LOGÍSTICA - Havia de haver mas não há
MARKETING - Estão a gozar comigo?...
APRESENTAÇÃO - Ricardo Gonçalves e M. Graça
ESTRELAS E ASTROS ...
Abel Monteiro
Agostinho Gonçalves
Albano Miranda
Alexandre da Costa Rodrigues
António Teixeira
Augusto C. Costa
Carlos Filipe Veloso
Carlos Ribeiro
Damião Martins
Edgar Guimarães
Eduardo José Lopes
Fernando Capela Miguel
Fernando Cunha
Francisco Carvalho
Francisco Tadeu
Helder Oliveira
João Bernardo Fernandes
João Neves
Joaquim Mota Prego
Jorge Oliveira
José Angelo Silva
José Gaspar Jordão
José Maria Jordão
José Maria Magalhães
José Maria Nunes
José Martins de Faria
José Ribeiro
José Ricardo Gonçalves
Luís Fernandes
1º PASSEIO EQUESTRE DE CASTELÕES - TONDELA (1)
Passeio equestre realizado na Freguesia de Castelões - Tondela, em 2 de Setembro de 2012
-
Created with AquaSoft SlideShow for YouTube: