10 pontos turisticos mais visitados de Caruaru
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Caruaru-PE!
1 - Museu do Barro
O Museu do Barro ou “Espaço Zé Caboclo”, fica localizado em um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves, ao lado do Pátio do Forró. Lá, você vai conhecer alguns trabalhos dos artistas locais como: Mestre Vitalino e Mestre Galdino.
2 - Museu do Forró
Também no Espaço Cultural Tancredo Neves, está o Museu do Forró Luiz Gonzaga, que é dividido em quatro salas: Sala do Centenário Luiz Gonzaga; Sala Luiz Gonzaga e Festejos Juninos de Caruaru e Sala Elba Ramalho. Os acervos são compostos por imagens, textos, documentos, livros, arquivos de áudio, vestimentas, peças decorativas e alguns objetos pessoais, como a indumentária de Gonzaga e seu atestado de óbito.
3 – Alto do Moura
Um dos bairros mais famosos de Caruaru, é o Alto do Moura, considerado como um dos mais importantes centros de arte figurativa do mundo. Aqui também acontecem apresentações de grupos regionais e dos tradicionais Trios de Forró Pé de Serra.
4 - Casa – Museu Mestre Vitalino
MESTRE VITALINO retratou no barro a sua terra e a sua gente, criando tipos e expressando sentimentos. Sua arte alcança projeções internacionais. Transformada em museu, sua humilde morada foi incorporada ao patrimônio municipal em 26 de abril de 1969.
5 - Feira de Caruaru
A tão conhecida Feira de Caruaru, um dos principais atrativos turísticos da cidade, acontece a 10 minutos do Museu do Barro e Forró. É considerada uma das mais importantes feiras do Brasil, recebendo semanalmente cerca de 40 mil visitantes. Em 2006, a Feira de Caruaru recebeu pelo IPHAN, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
6 - São João em Caruaru
É durante o São João que Caruaru se transforma, sendo palco de grandiosas festas juninas que enchem os olhos – por esse motivo, a cidade é considerada como a “Capital do Forró”. Durante este período, a cidade toda se colore e ganha enfeites típicos. Em cada esquina só se ouve um único ritmo, o forró! As noites de São João são animadas pelas cantorias de viola, emboladas de côco e ciranda, xote, xaxado, baião, concurso de quadrilhas matutas e estilizadas, forrós e blocos juninos.
7 – Museu Memorial de Caruaru
Funcionou como mercado de farinha desde sua inauguração até o ano de 1992 quando foi transformado em Memorial da Feira que neste mesmo ano havia sido transferida para o Parque 18 de maio. Nesta ocasião foi denominado de espaço Celso Galvão. No ano de 2009, depois de oito anos de desativação, foi reaberto e reinaugurado como Memorial da Cidade de Caruaru para servir de Guardião da memória e da história da cidade de Caruaru.
8 – Memorial Mestre Galdino
O Memorial Mestre Galdino expõe peças e poesias originais deste artesão e poeta popular. Podem-se encontrar, também, fotografias e textos sobre a vida e obra do artista. Galdino foi um dos contemporâneos de Vitalino e também se destacou por seu artesanato em barro, sobretudo por suas peças surrealistas.
9 – Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro
Foi inaugurado em 2009. Funciona em uma área de cerca de 4 hectares e conta com uma sementeira onde são produzidas diversas mudas de plantas, que são distribuídas gratuitamente entre os visitantes, além de um inédito Jardim Sensorial.
10 - Festivais em Caruaru
Não deixe de conferir, o Festival de Bacamarteiros, que normalmente acontece no dia 24 de junho. São cerca de 700 participantes vestidos de cangaceiros, disparando com seus antigos Bacamartes. Há também, os festivais de Quadrilhas, Sanfoneiros e dos Fogueteiros, que movimentam mais de 20 mil pessoas.
Conheça nossa Agência: turismoecia.net
TV NAÇÃO 05 - O Programa da Cultura Pernambucana
TV NAÇÃO 05 - O Programa da Cultura Pernambucana.
Neste programa, Encontro de Sanfoneiros de várias gerações, o pianista Vitor Araújo, a restauração do Cinema São Luís e o produtor Paulo Andre Moraes.
O programa Tv Nação foi um projeto aprovado pelo FUNCULTURA em 2008 e produzido pela TV Viva em 2009. Exibido pelas Tvs Pernambuco e Universitária o programa percorreu Pernambuco de cabo a rabo para mostrar sua diversidade cultural, seus artistas e brincantes, com suas artes e suas performances no momento em que Pernambuco reassumia sua autoestima cultura e o seu título de Nação Cultural. Com apresentação de Claudio Ferrario e Tila Chitunda , direção de Eduardo Homem, produção de Phaedra Rodrigues , produção executiva Keila Vieiraa, fotografia de Nilton Pereira e Edinho Moraes, still de Xirumba Amorim, edição e finalização de Gilson Martins - Disc Jockey, roteiro e coordenação de Cacá Teixeira.
XX Jogos Interdiocesanos do Nordeste
Dentro da programação dos seus 115 anos, o Colégio Diocesano Santa Luzia sediará a XX edição dos Jogos Interdiocesanos do Nordeste, no período de 06 a 09 de julho de 2016. O evento tem como objetivo valorizar o esporte como importante instrumento de educação, promovendo a integração social e esportiva entre os Colégios Diocesanos do Nordeste, além de proporcionar aos participantes momentos de ações religiosas e culturais.
TODOS os CASTELOS que existem no BRASIL
Você sabia que existem castelos no Brasil? Aliás, só um spoiler, são vários que existem espalhados pelo país, e hoje quero te mostrar cada um deles. Pronto pra conhecer algo novo?
APOIE A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NO PATREON
ME PERSIGA NAS REDES
instagram | instagram.com/DiogoElzinga
facebook | facebook.com/ElzingaOficial
twitter | twitter.com/DiogoElzinga
Biblioteca Parque da Rocinha leva cultura e lazer para mais de 100 mil habitantes I Pezão 15
Biblioteca Parque da Rocinha disponibiliza um acervo de 12 mil livros para os mais de 100 mil habitantes da favela de São Conrado levando cultura para a população através de DVDtecas, cineteatros, estúdios e áreas de lazer.
Apresentação do curtametragem CORONÉIS - CREED 29AGO14
Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO)
O CineCreed é contribuição voluntária ao processo de ressocialização desencadeada na unidade prisional CREED, Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco.
É realizado desde 2009, ano que o Programa Reconstruindo a Cidadania/CREED completou um ano de ações (cursos, palestras, workshops e eventos promovidos em datas festivas - Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, São João, Natal...).
O testemunho dos militares nesse período deu-me tranqüilidade para apresentar o projeto aos líderes comunitários circunvizinhos ao CREED e solicitar deles a divulgação, engajamento e indicação de duas entidades sociais do município de Abreu e Lima que dividiriam o montante dos gêneros alimentícios arrecadados.
A primeira versão do CineCreed foi fruto da generosidade da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Autarquia de Ensino Superior de Olinda (AESO), cineasta Camilo Cavalcante e do documentarista Felipe Peres que cederam gratuitamente seus filmes.
Além deles, a contribuição de parceiros, dentre eles a Prefeitura de Abreu Lima e a Polícia Militar de Pernambuco que disponibilizam as 300 cadeiras que acomodam o público e a o som do evento desde então. Também colaboração de Alexandre Leimig que transformou os sons guturais gravados no celular em música tema do evento que passou a convocar a população através das rádios comunitárias e bicicleta de som que divulgavam a mostra.
Na segunda versão ousamos solicitar e-mails ao de sorte a poder convidar curta-metragistas para o nosso evento.
Escolas e cineastas foram sensíveis ao chamamento - Melies - Escola de Cinema, 3D e animação (SP), Aurora Filmes (PE), Casa de Cinema de Porto Alegre (RS), Armando Praça (CE) , Kátia Mesel (PE) , Ines Cardoso (SP), Márcia Derraik (RJ), Kleber Mendonça Filho (PE), Raoni Assis (PE) , Wildes Sampaio (PE), Thereza Jessouroun (RJ).
Anunciar a adesão deles trouxe repercussão muito positiva entre os militares privados de liberdade: pessoas se importavam com eles... queriam contribuir para atenuar as dificuldades e traumas do cárcere...
Diante desse ambiente favorável, realizamos duas sessões cineclubistas com participantes e autores de filmes pernambucanos duas semanas antes do evento.
Reeducandos passaram a ser voluntários para pintar marca CineCreed os muros prisionais, podar e limpar canteiros/jardins, tudo para melhor dar as boas vindas durante o evento.
O CineCreed, mesmo que timidamente, alcançara amplitude nacional. Os elogios do mundo audiovisual que se seguiram ao evento incentivaram a transformá-lo também numa mostra competitiva.
O III CineCreed
Entendi que era necessário criar um nome para essa nossa iniciativa. Surgiu então o Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO). Logomarca, domínio e endereços eletrônicos para identificá-lo, divulgá-lo e acolher as esperadas inscrições foram criados. A colaboração do amigo e também coordenador do PRECISO José Batista foi fundamental.
Realizadores de cinema de todo o país receberam nossas mensagens de divulgação e dez estados de quatro regiões brasileiras chegam inscrições.
A Brenge Engenharia Ltda, a Água Mineral Santa Clara e a Associação de Familiares e Amigos de Libertos, Egressos e Presos de Pernambuco (AFALEP-PE) patrocinaram os três prêmios em dinheiro (R$2.500,00).
Outros parceiros patrocinaram dois meses antes do evento
I Oficina de Cinema Digital no CREED. Dez reeducandos participaram e finalizaram oito mini-curtas que foram exibidos na Mostra de Filmes Convidados do III CineCreed. Estes dez reeducandos e vinte pessoas dentre as cerca de 250 que compareceram diariamente ao evento formaram o júri popular que escolheram os curtas vencedores.
O incentivo para participar da votação foi/é o número de brindes doados por parceiros: as trinta cédulas entregues com o nome e a opção marcada do melhor filme são colocadas para sorteio.
Os prêmios em dinheiro foram/são depositados na conta do detentor dos direitos autorais pelos patrocinadores.
O VI CineCreed
Cultura, entretenimento, ressocialização, geração de renda extra e solidariedade
Em 2014 o Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) realizará VI CineCreed nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
O evento, relacionado pelo kinoforum (
dentre as mostras de cinema brasileira, este ano será integrado pelas Mostra Competitiva Brasil, Mostra Competitiva Nordeste e Mostra de Filmes Convidados.
Curtas finalizados a partir de 2013 com até 20 minutos de duração de qualquer gênero podem participar da competição se inscritos entre os dias 14 de julho a 21 de outubro de 2014 através do precisope.com.br, ou a partir de solicitação feita à coordenação pelo e-mail preciso6cinecreed@hotmail.com.
OFLIM 2010 - PARTE 2 - Bom Jardim
Concerto de Encerramento - FINAL
III OFICINA DE MÚSICA LIVRE DE BOM JARDIM-PE
Coordenação: JULIANO BARBOSA
Folia de Reis é tradição da cultura popular - Repórter Brasil (noite)
A Folia de Reis encerra amanhã as comemorações do natal. A festa é uma tradição na cultura popular brasileira. E no Distrito Federal, ganhou o circuito das ruas e é passada de geração à geração.
Ver episodio:
Ir para o site do Repórter Brasil (noite):
Sandália de Prata (3/2011) 2-2
at SESC Santana, São Paulo, Brazil.
on March 6, 2011.
Projeto: FOLIA DE BUMBO -- O CARNAVAL TRADICIONAL PAULISTA
Samba rock, Partido alto, Soul e Gafieira são os principais ingredientes da sonoridade do grupo. Formado em 2003, o Sandália de Prata nasceu no Capão Redondo (zona sul da cidade de São Paulo) e é formado por Ully Costa (voz), Dado Tristão (teclado), Carlinhos Creck (contra-baixo), Sandro Lima (guitarra), Paulinho Sorriso (bateria), Tito Amorim (percussão), João Lenhari (trompete), Jorge Neto (trombone) e Marcelo Valezi (saxofone). Em 2006, lançou seu primeiro disco, que levou o nome da banda, Sandália de Prata, com cinco faixas autorais de Ully em parcerias com os compositores Luciana Simões, Ale Muniz e Marquinhos Dikuã. Em 2009 saiu o álbum autoral Samba Pesado, com produção e arranjos da própria banda, que traz a participação especial de um dos grandes nomes do samba-rock, Luis Vagner, que cedeu uma composição inédita para o grupo. O grupo tem se apresentado em alguns dos principais palcos do país, como Conexão Vivo (BH e Recife), Festival de Inverno de Garanhuns e Viradas Culturais, na capital e interior paulista. Em 2010, o grupo foi indicado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de Samba e, na série de shows Sandália de Prata convida, recebeu nomes como Elza Soares, Jair Rodrigues, Bebeto e Luis Vagner. Teatro.
Casa de 2 quartos por R$ 135.000,00
CARACTERÍSTICAS
Casa com área construída de 60m², área total do terreno 134m², dimensão 6,70x20,00. Possui sala para dois ambientes, 2 quartos, sendo 1 suíte, cozinha, 1 banheiro social, sendo, esses cômodos, o piso revestido em cerâmica tipo A.
Toda na laje, forrada no gesso, 1 vaga na garagem, com cisterna de 3 mil litros, caixa d’água de 1 mil litros, lateral solta, estrutura para primeiro andar.
LOCALIZAÇÃO
Rua projetada 03, lote 10ª, Quadra D, loteamento Horizonte, bairro Francisco Simão dos Santos Figueira (popularmente conhecido como Cohab 2), Garanhuns-PE.
Bairro com crescimento comercial muito grande. A casa está localizada próxima ao ponto final de ônibus, padarias, supermercados, farmácias, colégios, lanchonetes e lojas. Apenas 9 minutos, de carro, do centro de Garanhuns.
OBSERVAÇÃO
Imóvel novo, com documentação completa. Pode ser financiado pelo Banco do Brasil ou Caixa, com o Minha casa Minha vida.
Henrique Albino Trio | Guarda-chuva
Contato para show: +5581 9 9538 0102 | laura@laesencia.art.br
Música de Henrique Albino
Henrique Albino | Sax
Gilú Amaral | Percussão
Alex Santana | Tuba
Ficha Técnica
Pedro Santana | Cinegrafista
Carlos Luis | Assistente
Vinícius Aquino | Captação de Áudio
Júnior Teles | Edição
Laura Proto | Produção Executiva
Fotografia Still | Kari Galvão
Recife, PE, 2016
CEZZINHA DO ACORDEON FESTA DAS ROSAS
Merchans: MAR DOCE LE BARON CASAS VIDAL
forró da terceira idade
parque da água branca. Sp
Sandra Belê
Sandra canta Sabiá de Zé Dantas e Luiz Gonzaga durante o intervalo dos grupos de música japonesa Jampakoto e Tatakima no Projeto Novos Palcos e Plateias realizado em 24 de setembro de 2011 na Fazenda Santa Clara, Município de Zabelê, região do Cariri Ocidental Paraibano, Brasil.
Sandoval Ferreira: Briga na Procissão
Sandoval Ferreira faz sua apresentação no Centro Cultural em Setembro de 2010, apresentando seus versos. Meu Sertão em 12 Versos
neste vídeo confira Briga na Procissão
CONTATOS PARA SHOW
87 - 9613-3371
9906-7112
3762-3240
SANDESUELI@HOTMAIL.COM
GARANHUNS - PE
Extra Largou as Botas [Oxóssi no terreiro de Dona Menininha, Arcoverde-PE]
Conferindo a decoração de Natal do Recife Antigo | mensagem de Feliz 2019 #88
Olá, pessoal! Neste primeiro vídeo de 2019, temos um passeio noturno para conferir a decoração e iluminação de fim de ano de 2018 no Bairro do Recife. Visitamos mais precisamente o Cais da Alfandega, e posteriormente a Avenida Rio Branco. Durante o percurso compartilho com vocês um pouco das minhas impressões sobre a decoração natalina, e mostro imagens dos enfeites colocados naqueles lugares. No final, temos uma mensagem de ano novo para os inscritos e parceiros, além de uma lista complementar de abraços. E aí, o que acharam da decoração? E da mensagem? Deixem sua opinião nos comentários abaixo.
Sigam as redes sociais do canal.
Facebook e Instagram: @relaxnamoto
Músicas utilizadas:
Blue Skies
Artista: Silent Partner
Lovely Afternoon Breeze
Artista: The 126ers
Músicas extraídas da biblioteca de áudio do youtube.
Referências:
[1]
[2]
[3]
Bergson alves e Leninha( participaçao de jefferson gonçalves)
Bergson alves guitarra, leninha vocais, manuel do jardim(violao), Jefferson gonçalves gaita.show realizado no crato tenis clube em 2009.
Feira de Caruaru é um dos principais motores do desenvolvimento social e econômico de Pernambuco
DOCUMENTAÇÃO - 08.04.12: A Feira de Caruaru, localizada na cidade de Caruaru, em Pernambuco, surgiu em uma fazenda situada em um dos caminhos do gado, entre o sertão e a zona canavieira, onde pousavam vaqueiros, tropeiros e mascates. No final do século XVIII, foi construída nesse local a capela de Nossa Senhora da Conceição, ampliando a convergência social e fortalecendo as relações de trocas comerciais em torno do lugar. Assim, a feira cresceu juntamente com a cidade e foi um dos principais motores do seu desenvolvimento social e econômico. A Feira de Caruaru é um lugar de memória e de continuidade de saberes, fazeres, produtos e expressões artísticas tradicionais que continuam vivos no comércio de gado e dos produtos de couro, nos brinquedos reciclados, nas figuras de barro inventadas por Mestre Vitalino, nas redes de tear, nos utensílios de flandres, no cordel, nas gomas e farinhas de mandioca, nas ervas e raízes medicinais. A Feira de Caruaru foi inscrita no Livro dos Lugares em 2006 e é um dos patrimônios culturais e imateriais do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O documentário Feira de Caruaru foi dirigido por Ivan Júnior.
Maringá: Vila Operária completa 71 anos
O bairro, que hoje faz parte da região central da cidade, completou 71 anos no domingo (19), um desfile foi realizado com apresentações culturais. O prefeito Ulisses Maia esteve presente no evento.