Senhoras Rezadeiras - Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu -- RJ
Entrega dos Certificados das Senhoras Rezadeiras no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu -- RJ/ maio de 2010.
Música: Elza Soares e Letícia Sabatella; Imagem e edição: Lenne Butterfly e Produção: Discovery Laboratoriando.
Senhoras Rezadeiras 2ª parte - Espaço Cultural Sylvio Monteiro em N.Iguaçu - RJ
Entrega dos Certificados e Homenagens no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu -- RJ.
Música: Gilberto Gil (Afoxé Badauê)
Imagens e Edição: Lenne Butterfly
Confra das Rezadeiras
Mulheres que rezam...
Semente da Alma - Morena Luz (Ao Vivo) - Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Semente da Alma - Morena Luz (Ao Vivo) - Espaço Cultural Sylvio Monteiro - Nova Iguaçu
GINCANA DA BAIXADA 2013 Coreógrafo Philip Jack
Esse vídeo foi um evento promovido pela REDE GLOBO, onde estávamos representando o município de Nova Iguaçu. O projeto foi desenvolvido com os alunos da E.M.Monteiro Lobato (localizado no centro de NI), que já vinha desenvolvendo alguns trabalho com o professor e coreógrafo Philip jack no programa Mais educação. Juntos estavam apoiando a Secretaria de Cultura, SEMED, e a Secretaria de Saúde. Esse trabalho foi campeão da gincana 2013 em 1 lugar
Milagres
Provided to YouTube by Believe SAS
Milagres · Jacques Morelenbaum, Antonio Pinto
Central do Brasil (Walter Salles's Original Motion Picture Soundtrack)
℗ Milan Music
Released on: 2001-09-24
Composer: Antonio Pinto
Composer: Jacques Morelenbaum
Auto-generated by YouTube.
Isa - Balé no Espaço cultural N.I - 04/06/11
Apresentação de balé da Isabella no espaço cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, em 03/06/11. Tema: Profissões.
Espaço Cultural Cássia Wood.
Nova Iguaçu. A Cidade dos meus olhos.
Nova Iguaçu. A Cidade dos meus olhos
É um documentário de Marcus Faustini, retratando um pouco da história de Nova Iguaçu.
Participação dos historiadores:
Antônio Lacerda (Pesquisador da Diocese de Nova Iguaçu)
Ney Alberto (Historiador do Centro Cultural Silvio Monteiro).
Público: Livre
Tempo: 18 Minutos.
Dança Jongo- Projeto Africanidade e Periferia. N.Iguaçu/RJ
E.M.S.M.Arcanjo. Professoras: Taís (Ed. Física) e Luciane (5° ano)- Centro Cultural Sylvio Monteiro- Nova Iguaçu- RJ. Em: 22/11/2016- Alunos do 5° ano do ensino fundamental. Parabéns!
ÓPERA REGGAE - REDESCOBRIMENTO DAS AMÉRICAS - 2012
Repleto de cultura revolucionária, assim foi o 7° INVERARTE na Baixada Fluminense, que comemorou os 21 anos do Jornal INVERTA, 20 anos de circulação no Brasil do Jornal Granma Internacional, de Cuba, além dos 8 anos do acordo Prensa Latina/Cooperativa Inverta. O encontro da cultura, realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no município de Nova Iguaçu, nos dias 19 e 20 de outubro, contou com a presença de muitos artistas e numerosos leitores dos jornais e da agência latino-americana. Palestras, exposições, apresentações de dança, teatro, poesia e muita música animaram todos os presentes.
Dona Joaquina
Dona Joaquina (personagem desse vídeo/projeção) é uma senhora que já não lembra a idade e acredita ter mais de 80 anos todos vividos no território de seu povo indígena Pankará. Na mocidade, era grande caçadora e assídua frequentadora dos terreiros de Toré. No ofício de parteira e rezadeira, é respeitada por todos da região. Ainda hoje, se trouxer para casa, ela faz o parto e as rezas. O parto mais recente foi a cerca de 2 anos quando do nascimento de sua neta. Hoje as mulheres preferem descer a Serra e ter as crianças no hospital em Floresta-PE.
PREFEITO NELSON BORNIER INAUGURA O NOVO COMPLEXO CULTURAL DE NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
A noite desta segunda-feira (25/11) entrou para a história da cidade. Nem mesmo a chuva, que não deu trégua o dia todo, ofuscou o brilho que a reabertura da Casa da Cultura trouxe de volta para a Baixada Fluminense.
Artistas de vários segmentos, além de empresários, personalidades, políticos do Estado e de todo o secretariado de Nova Iguaçu prestigiaram a reabertura do espaço, promovido através da Secretaria de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).
O prefeito Nelson Bornier, a vice-prefeita Dani Nicolasina, o presidente da Fenig, Marcos Ribeiro, e o secretário de Cultura Wagner D'Almeida recepcionaram as centenas de pessoas que acompanharam a entrega do equipamento, que se transformou em um complexo. Além da Casa da Cultura, que agora se chama Ney Alberto (principal historiador de Nova Iguaçu, falecido em junho de 2012), o local continua sendo abrigo da biblioteca Cial Brito, do teatro Sylvio Monteiro e agora do Quintal das Artes, uma área aberta, que pode ser usada por qualquer artista que queira demonstrar sua produção. Sarau, dança, música, artesanato, circo, teatro ou qualquer outro tipo de manifestação artística poderá se apresentar no local.
Bornier fez questão de relembrar a importância da abertura do espaço, no ano de 2004. Naquela época, foi um grande passo para toda a Baixada Fluminense, que é muito carente de equipamentos difusores da cultura. Hoje, estamos recuperando esse local, que ficou abandonado por muitos anos. Estou satisfeito com esse trabalho e espero dar mais atenção ao segmento nos meus próximos três anos de governo, afirmou.
Emocionado, o secretário de Cultura de Nova Iguaçu afirmou que este é apenas o início do seu trabalho. Tenho muito orgulho de poder ter devolvido esse local tão valorizado pela classe artística. Mas precisamos desenvolver mais ações. Temos quase milhão de habitantes e vou trabalhar para descentralizar as ações de cultura na cidade. Pensando nisso, já começamos a construção da primeira Lona Cultural de Nova Iguaçu, que será instalada na Praça Santos Dumont, no Centro, e seremos a segunda cidade do Brasil a ter um Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas, garantiu Wagner D'Almeida.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mario Marques, responsável pela inauguração da Casa de Cultura em 2004, durante seu mandato de prefeito (substituiu Nelson Bornier, de quem era vice), disse ter um sonho realizado. A volta do Complexo Cultural Nova Iguaçu proporciona aos artistas da nossa terra uma posição de conforto. Eles estavam sem lugar para apresentar sua arte. Isso me proporciona uma grande satisfação pessoal, concluiu.
A festa de reabertura
A programação do Complexo Cultural Nova Iguaçu contou com várias apresentações simultâneas, composta por artistas de toda a cidade, entre elas Fernanda Moraes, que cantou o Hino Nacional. O espaço do Teatro Sylvio Monteiro recebeu a orquestra infantil de violinos, Projeto Tocando o Sete, apresentação da peça de Iguassú Velho a Nova Iguaçu, exibição do curta O dia que a terra não acabou, além da posse dos novos membros do Conselho de Cultura. A sala de exposições recebeu a mostra 4 X Nova Iguaçu, composta por módulos com acervo de fotografias antigas da Baixada Fluminense, telas, esculturas e arte sacra.
Os corredores lotados do Complexo Cultural Nova Iguaçu registraram, ainda, as presenças dos deputados Felipe Bornier e Xandrinho, do ex-deputado Jorge Gama, atual Assessor da Secretaria Estadual de Governo, do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Moraes, e do padre Marcus Barbosa, representante da Diocese de Nova Iguaçu.
Silvio Convida: Congresso de Rádio e TV em Vitória - Iatec e Gazeta
iatec.com.br/congresso
Os profissionais e estudantes do setor audiovisual não podem perder o Congresso de Rádio e Televisão da Rede Gazeta – ES / Edição 2015, nos dias 29 e 30 de setembro. O evento será realizado pelo Iatec em parceria com a Rede Gazeta – afiliada da Rede Globo no ES – Instituto Quorum e a ABD Capixaba.
Além dos workshops, o evento contará ainda com uma exposição de empresas, equipamentos e serviços do setor. Quem quiser participar, pode fazer sua inscrição pelo site O investimento é de R$150 para participar de todas as atividades, sem restrição.
Serviço:
Data: 29 e 30 de Setembro de 2015 – terça e quarta
Local: Rede Gazeta
Rua Chafic Murad, 902 - Monte Belo, Vitória – ES
CEP: 29053-315
Expositores:
TV Gazeta
IATEC – Cursos
ABPITV
ABD Capixaba
Star
AVID
Harman
Shure
Áudio Música & Tecnologia + Luz & Cena
Backstage + Lume Magazine
Panorama Audiovisal + Sound On Sound
Palestras
Terça, 29 de setembro
O Mercado do Audiovisual e as Leis de Incentivo
Local: auditório
Horário: das 10h às 12h
Mauro Garcia (ABPITV)
Pós Produção de Áudio - usando Pro Tools
Local: sala A
Horário: das 10h às 12h
Eduardo Andrade (Avid)
Intervalo: das 12h às 13h
Rádio: novidades e tendências
Local: sala A
Horário: das 13h às 15h
Engenheiros João Pedro (Escritório do Rádio) e Rui Miranda Monteiro
Prática em Operação de Câmeras Sony
Local: sala A
Horário: das 13h às 15h
Erick Soares (Sony)
Intervalo: das 15h às 16h
Iluminação aplicada ao Vídeo
Local: auditório
Horário: das 16h às 18h
Marcus Paes (Star)
Operação Newtek Tricaster
Local: sala A
Horário: das 16h às 18h
Diego Resende (Iatec)
Encerramento das atividades - 19h
Quarta, 30 de setembro
Tecnologia da Sony aplicada na Copa do Mundo 2014
Local: auditório
Horários: das 10h às 12h
Erick Soares (Sony)
Entendendo RF e Coordenando Frequências
Local: sala A
Horário: das 10h às 12h
Jon Lopes (Shure)
Intervalo: das 12h às 13h
Editando no Final Cut Pro X
Local: auditório
Horário: das 13h às 15h
Marcelo Ferraz (Iatec)
Novidades da Harman para o Mercado Audiovisual
Local: sala A
Horário: das 13h às 15h
AKG - Harman
Intervalo: das 15h às 16h
Programa de seleção de colaboradores e estagiários da Rede Gazeta
Local: auditório
Horário: das 16h às 18h
RH Gazeta
Final Cut Pro X: indo além (integração, truques e dicas)
Local: sala A
Horário: das 16h às 18h
Marcelo Ferraz (Iatec)
Encerramento das atividades: 19h
Senhoras Rezadeiras 2ª parte Espaço Cultural Sylvio Monteiro em N1]
Este é o vídeo do encontro que realizei com as rezadeiras de Nova Iguaçu. Antecedeu um seminário com o Pastor João Carlos e o Sacerdote de Ifá André Neri, falando sobre o ofício das rezadeiras. Foi um momento muito mágico com Tereza Onã, Dudu, Dida cantando e as Jongueiras amigas da Jussara Alexandre Dançando no final com as rezadeiras. Foi muito bom o pessoal ter feito este registro.
Inimigo do povo - Integra
INIMIGO DO POVO
*Filmado em 30/04/2016 no Teatro SESC Nova Iguaçu
por: Linda Gomes, Lucas Rangel, Marcio Monteiro e Talita Mendes.
SINOPSE
Adaptação da Cia. Código de Artes Cênicas de Japeri para a clássica obra do teatro realista de Henrik Ibsen, onde o povo ganha status de coro, conduzindo o enredo que aborda o conflito entre o médico da cidade e seu irmão, o prefeito.
As águas captadas para abastecer o popular “piscinão” estão poluídas e a solução sugerida é a reforma no tratamento de esgoto o que custará aumento nas taxas impostas à população e o adiamento das obras. Essas medidas podem levar à ruína essa próspera cidade e seus moradores.
O espetáculo estreou em 2009 e foi montado através do Prêmio Montagem Cênica da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2014, foi remontado com o patrocínio da Petrobras através da lei estadual de incentivo à Cultura.
Currículo do Espetáculo
2016
Teatro SESC Nova Iguaçu (Nova Iguaçu/RJ)
2014
MOSTRA MARÉ DE ARTES CÊNICAS
Centro de Artes da Maré (Maré – Rio de Janeiro/RJ)
MOSTRA DE REPERTÓRIO
Espaço Cultural Sylvio Monteiro – Casa de Cultura de Nova Iguaçu
TEMPORADA JAPERI
Espaço Cultural Código (Japeri/RJ)
2012
TEMPORADA TEATRO MUNICIPAL ZIEMBINSKI
Rio de Janeiro/RJ
2011
X ENCONTRARTE
Teatro do SESC de Nova Iguaçu (Nova Iguaçu/RJ)
2010
II PROFESTEATRO – FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE CONGONHAS
Cine Teatro Leon (Congonhas/MG)
FESTIVAL DE CURITIBA - MOSTRA FRINGE
Centro de Dança Casa Hoffmann (Curitiba/PR)
VII FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE DUQUE DE CAXIAS
Teatro Municipal Raul Cortez (Duque de Caxias/RJ)
VI FESTIVAL NACIONAL DE RIO DAS OSTRAS
Prêmio: 1 - Melhor texto adaptado;
Indicações: 5 - Melhor espetáculo pelo público; Melhor espetáculo pelo júri; Melhor figurino; Melhor direção (Miwa Yanagizawa) e Melhor atriz coadjuvante (Verônica di Oliveira)
32º PASCHOALINO – FETAERJ
Prêmios: 3 - Melhor espetáculo (Júri oficial); Atriz coadjuvante (Verônica di Oliveira) e Destaque de Cenografia;
Indicações: 4 – Atriz coadjuvante (Débora Crusy); Destaque de Direção (Bruno W. Medsta e Miwa Yanagizawa); Destaque de Destaque para trabalho corporal e Destaque de música oriunda do movimento.
II FESTIVAL DE INVERNO DE QUEIMADOS
Teatro Municipal Metodista (Queimados/RJ)
BAIXADA ENCENA 2010
Espaço Cultural Código (Japeri/RJ)
2009
TEMPORADA DE ESTREIA
Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Nova Iguaçu/RJ)
Espaço Cultural Código (Japeri/RJ)
FICHA TÉCNICA
Texto: Cia Código de Artes Cênicas com colaboração de Miwa Yanagizawa
Direção: Bruno W. Medsta
Supervisão: Miwa Yanagizawa
Elenco: Débora Crusy, Jorge Braga Jr., Juliana França, Rita Diva, e Verônica Di Oliveira
Atores convidados: Jessica Meireles, Marcelle Moraes e Rodrigo Villas Boas.
Iluminação: Pablo Rodrigues
Cenografia: Cris Pereira
Figurino: Anderson Dias
Coreografia: Felipe Adler / Uelinton Fraga
Adereço: Débora Crusy
Operação de Luz: Adriano Pires
Preparador Corporal(Processo de montagem): Jhonny Rocha
Preparador Corporal (Cia. Código de Artes Cênicas): Uelinton Fraga
Preparação Vocal: Luís Alviso
Assistência de Produção: Filippe Vaz, Luan Costa e Uelinton Fraga
Música: Bruno W. Medsta
Letras: Cia. Código de Artes Cênicas
Fotos: Marcela Rocha, Addara Macedo e Rita Valentim
Filmagem: Talita (equipe*)
Produção: Cia. Código de Artes Cênicas
Direção de Produção: Jorge Braga Jr.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Nova Iguaçu é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O vocábulo Iguaçu é um termo proveniente do tupi, originalmente 'y-gûasu . Seu significado é rio grande ou ainda água grande, através da junção dos termos 'y (rio, água) e gûasu (grande). É uma referência dos índios jacutingas, naturais da região, ao Rio Iguaçu, outrora um rio caudaloso.
Quando foi aportuguesado, o termo grafava-se, à época, Iguassú . Em 1891, a sede de município foi transferida para o arraial de Maxambomba, às margens da Estrada de Ferro Dom Pedro II, e, em 1916, passou a se chamar Nova Iguassú, em oposição à antiga sede, que ficou conhecida como Iguassú Velho . Com o Acordo Ortográfico de 1945, o nome foi alterado, finalmente, para Nova Iguaçu.
Historicamente uma cidade dormitório, Nova Iguaçu vem mudando seu perfil sócio-econômico nos últimos anos. Recentemente, instalaram-se no município importantes empresas, como a Companhia de Canetas Compactor, as Indústrias Granfino, do ramo de alimentos, a Cimobras, do ramo siderúrgico, a Niely Cosméticos, a Embelleze e a Aroma do Campo, do ramo de cosméticos. Possui centros de ensino e pesquisa, tais como o CEFET/RJ, SENAI, UFRRJ, UGB, UNESA, UNIABEU, UNIG e Unigranrio.
Além da importância econômica, Nova Iguaçu é um notável centro turístico da Região Metropolitana. A Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Municipal configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que a Serra do Vulcão, com a prática de voo livre, é um relevante ponto de visitação localizado na zona suburbana. O patrimônio histórico é constituído pelas ruínas de Iguaçu Velho e da Fazenda São Bernardino.
Nova Iguaçu possui importantes centros de cultura, lazer e entretenimento. Há eventos culturais realizados no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, órgão responsável por projetar a vida cultural iguaçuana. O Nova Iguaçu Futebol Clube é um orgulho da cidade, que ainda possui como destaques os Polos Gastronômicos da Via Light, o Baixo Iguaçu e a rua que ficou conhecida como Rua da Lama.
Fonte para o texto: Wikipédia.
Nobres Camponeses - Ainda é Cedo (Cover)
Nobres Camponeses fazendo cover da música Ainda é Cedo da Legião Urbana, com uma pegada reggae!
Vídeo gravado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu no dia 21 de agosto de 2014.
Contato:
História da Baixada é recontada em palco de teatro em Nova Iguaçu- Repórter Rio
A história da Baixada Fluminense vai parar no teatro, em um local que reúne diversas atrações para quem vive nessa região. (30/04/2010)
gravação do DVD na Casa de cultura Sylvio Monteiro
show de gravação do DVD shapa Haule
Antes da apresentação - As Marias Da Penha
Em Nova Iguaçu com parte do grupo Boranda de teatro da cidade de Limeira. Eu, Ariane Martins, Solange Gaspar, Elaine, Marilene e Angélica fazendo uma farra no ônibus de dois andares que foi fretado somente para nós 5 a caminho da apresentação no Espaço Cultural Silvio Monteiro. Saudadess meninass...