Conheça o que Pederneiras tem de melhor
Aspecto Gerais do Municipio de Pederneiras - SP
LOCALIZAÇÃO
Área: 743 Km2
Distâncias
São Paulo: 320 Km
Bauru: 30 Km
Jau: 22 Km
Paraná: 140 Km
Mato Grosso: 380 Km
Minas Gerais: 240 Km
Rodovias de acesso
Principal SP-225 Rod. João Ribeiro de Barros.
SP 261 Rod. César Augusto Sgavioli (Pederneiras / Boracéia)
Osni Mateus (Pederneiras / Macatuba)
Vicinais para Usina São José, Guaianás, Vanglória e Santelmo
Aniversário do Município: 22 de maio
População aproximada atualmente: 42 mil habitantes
Urbana: 88%
Rural: 12%
Números de Eleitores: 28.850
Casas: 11.353
Terrenos: 7.059
Origem do nome de Pederneiras: Pedra de Fogo
Padroeiro da cidade: São Sebastião
GEOGRAFIA
Localização: O município de Pederneiras situa-se em posição bem central (centro-oeste) em relação ao Estado de São Paulo, ocupando uma área de 743 Km2. Tem como limites: Arealva e Bariri ao norte; Boracéia, Itapuí, Bariri e Jaú a leste; Lençóis Paulista e Macatuba ao sul ; Agudos e Bauru a oeste.
Distritos: O Município possui 3 distritos: Guaianás (oeste); Vanglória (sul); Santelmo (norte).
Hidrografia: O principal rio do município é o Tietê. Os outros mais destacados são: rio Bauru e o Ribeirão Pederneiras, Ribeirão do Veado, Ribeirão Água Limpa, Ribeirão dos Patos, desaguando todos no Rio Tietê.
Solo: O solo da região é formado pelo arenito de Bauru e por variedade de terrenos de massapé, de excelente fertilidade.
Vegetação: a reserva natural é de pouca significação. Havendo reflorestamento de pinus e eucaliptos. Cerca de 70% do solo rural é ocupado por culturas de cana e por pastagens para o gado.
População: a estimativa atual do município é de 43 mil habitantes.
Economia: Agricultura – Há predomínio da cultura de cana-de-açúcar, seguida das culturas de café, citros, milho, feijão etc.
Pecuária: predominância do rebanho bovino, para leite e corte. E em menor escala frangos para corte e ovos, suínos, eqüinos, etc.
Indústria: Existem estabelecimentos industriais, distribuídos entre os ramos de mecânica, química, minerais não metálicos, beneficiamento de produtos agrícolas, artefatos de madeira, confecções e outros. Destacando-se a fábrica Equipamentos de Construção Ltda (VOLVO), TORQUE, QUINTELA, AB/BRASIL, CARAMURU, COINBRA, THERMIC, PEDERTRACTOR, CARTONAGEM SALINAS, AJINOMOTO, várias confecções e indústria de induzidos que possui cerca de 100 empresas e emprega 10% da população. Não se pode esquecer que as pequenas indústrias contribuem em muito para o desenvolvimento da cidade, além de gerarem muitos empregos.
Bancos: A rede bancária é composta pelas agências : do Banco do Brasil, Santander Banespa, Bradesco, Itaú, Caixa Ecônomica Federal e Caixa Ecônomica Estadual.
Educação: O ensino no município é proporcionado por 09 escolas estaduais de primeiro e segundo graus, 03 escolas municipais de ensino fundamental, 15 escolas de educação infantil (maternal, Jardim I, Jardim II e Pré) mantidas pela Prefeitura Municipal, escolas com cursos técnicos, ensino supletivo que funciona na E.E.P.G.”Eliazar Braga”, prédio tombado pelo patrimônio histórico. Há ainda escolas de línguas e de informática e 7 creches, sendo 5 municipais e 2 mantidas por órgãos assistenciais. A cidade possui ainda 03 faculdades: Uniararas e Facinter são telesalas e a FGP presencial.
Saúde: O município possui 9 unidades básicas de saúde que atendem gratuitamente a população. Possui ainda, um Centro de Especialidades Odontológicas que beneficia aproximadamente 1000 pessoas todos os meses, um Centro de Atenção à Saúde da Mulher com exames de ultrassom e mamografia gratuitamente e um Posto de Saúde da Família.
Transportes :
Rodoviário: O município é servido por duas rodovias estaduais asfaltadas, com uma pista e duas faixas de trânsito, SP-225 e a SP-261 e é servido pelas empresas : Mourão, Reunidas eExpresso de Prata.
Comunicações:
Recreação, Lazer e Cultura: Pederneiras possui as seguintes opções : Clube Alvorada, Clube de Campo, Ginásio de Esportes, Quadras de Futebol e Praças Públicas, Centro de Lazer, Parque Ecológico, Cinema , Teatro Municipal e Biblioteca Municipal.
Monumentos: Castelo Furlani construído por Fausto Furlani e seus familiares, conforme fortes padrões de segurança, de 1911 a 1914
A Escola Estadual de Primeiro Grau “Eliazar Braga”, incluída no projeto memória escolar em 1986.
A Biblioteca Municipal foi criada pelo Prefeito Municipal Michel Neme em 21/08/57 pelo Decreto nº 497/57. Recebeu a denominação “Paula Rached”, quando o Prefeito Municipal era Waldomiro Fernandes Mateus, pelo decreto 867/81, em 4/12/81 e foi instalada no Parquinho. Em 1987, o Prefeito Giácomo Bertolini transferiu-a para o andar superior da Prefeitura Municipal, hoje, na gestão da prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha funciona na rua Benjamim Monteiro, O-146.
Sesc Paraty e sua Maré das Artes 2019
O projeto Maré das Artes contemplou, de 1 de fevereiro a 21 de março, diversas atividades artísticas, integrando linguagens como Audiovisual, Música, Artes Visuais, Artes Cênicas e Literatura.
Uma programação especial de Cinema foi apresentada ao público de Paraty. A Mostra CineSesc Cinema Nacional, que acontecue de 1 a 12 de fevereiro, ofereceu uma programação que apresentaram a recente produção cinematográfica brasileira. E de 22 de fevereiro a 21 de março, o público pode assistir aos filmes de Ingmar Bergman que completou, em 2018, 100 anos de seu nascimento.
Programação pensada para diversos públicos, respeitando a diversidade de nosso território!
Registro audiovisual de Samaúma Produções.
Vídeo Documentário: Cine Família na Praça 2018
Vídeo Documentário do projeto Cine Família na Praça, que em maio de 2018 levou uma Experiência de Cinema a Céu Aberto para um público de mais de 14.000 pessoas em 04 cidades do interior de Minas Gerais, exibindo o filme O Touro Ferdinando com projeção padrão DCI 2K. Patrocínio: Algar Telecom, Realização: Moinho Cultural e Aproxima Patrocínios e Incentivos, Apoio das Prefeituras Municipais de Pará de Minas, Nova Serrana, Passos e Poços de Caldas, Incentivo: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Jovem é encontrada morta em Sorocaba (SP)
Rafaela, de 19 anos, desapareceu misteriosamente após sair de casa, em Votorantim, no interior de São Paulo, para prestar vestibular em Sorocaba. Rafaela não voltou mais e o corpo dela foi encontrado no dia seguinte, no Rio Sorocaba. Funcionários confirmaram que ela fez a prova. A perícia deve indicar a causa da morte, pertences da vítima não foram encontrados e há suspeitas de abuso sexual. Para assistir ao conteúdo na íntegra, acesse o PlayPlus.com
D' Quebrada promo festa dia 21/11 Casa das Caldeiras.
D´Quebrada nasceu da ideia visionária dos rappers Doidera (Andre de oliveira bruno), Dan (Daniel Feitosa), Minduim (Vinicius Geraldo), em 2005, na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Eles se conheceram no Movimento Cultural MH2O do Brail-SP, instituição que trabalha para a promoção e realização de cultura de rua. Após perceberem que musicalmente tinham idéias similares os mesmo vislumbraram a formação de um grupo de RAP que englobasse os elementos da musica preta, além do compromisso de levar a mensagem de combate á violência, valorizar a auto-estima dos menos favorecidos, primasse por algo que diferenciasse dos outros. Os Três idealizadores do grupo são responsáveis pelas composições que relatam o cotidiano das quebradas em um contexto que procura não só falar das partes ruins, mas também mostrar coisas que possa valorizar as periferias. Passam mensagens de atitude e cobram a igualdade e oportunidade para as camadas menos favorecidas. Atualmente o grupo esta gravando junto ao estúdio KAFOFU RECORD'S o seu primeiro EP, com o lançamento previsto para o segundo semestre de 2010. O D´Quebrada realiza apresentações em dois formatos, o mais tradicional de se fazer RAP que é apenas DJ e MC's, e também junto a uma banda coadjuvada e composta por beck vocal, teclado, bateria, baixo, guitarra, trompete e violino, a formação instrumental aliada ao estilo clássico do RAP aguçou a curiosidade de produtores musicais, o que alavanca uma série de shows, em diversos locais, dos quais se destacam : • Centro Cultural da consolação-com Toninho Crespo ( Banda de Samba Rock internacionalmente renomada) • Ginásio do Pacaembu, com a instituição MH2O e a Liga urbana de Basquete . • Centro educacional unificado Água Azul • Abertura do Street fest SP • Campeonato de skate-Ceu Inácio Monteiro • CIC - centro de Integração da cidadania-unidade Jaçanã • Sampa Skate. • Torneios de Streetball por varias cidades e estados do Brasil • Festival RPB- CUFA- Central Única das Favelas • Projeto Jovem Referencia Zona Norte
Ler mais:
Tempo de amar - Rebeca Câmara
Composição: Rebeca Câmara
Violões: Rebeca Câmara e Cainã Cavalcante
Imagens/Edição: Ivna Lins
Agradecimento: Marcelo Vieira
Andrelissa Ruiz é Marilyn Monroe em Festival Salihan
Espaço Salihan de Dança Cultura - escola de dança do ventre localizada em São Miguel Paulista, zona leste, São Paulo
Masterclass: Livestreaming- Transmissões Online
Aproveite esta oportunidade para aprender sobre Livestreaming- Transmissões Online com um Profissional da área!
SITUAÇÃO DOS MENINOS DE RUA EM BH - Jornal Minas
Uso de drogas, violência e trabalho infantil. Uma situação lamentável nas ruas da capital e que foi flagrada pela nossa equipe de reportagem em plena luz do dia. O aumento deste problema levou a prefeitura a ampliar o atendimento a esses jovens. Veja na reportagem de Renato Franco e Willian Félix.
------------------------------------------
Veja mais do Jornal Minas
Site -
Facebook -
Instagram -
Twitter -
YouTube -
Veja mais da Rede Minas
Site -
Facebook -
Twitter -
Instagram -
YouTube -
Um telejornal que leva aos mineiros as notícias de Minas. Muito além das notícias do estado, o Jornal Minas busca informar o telespectador e o internauta com dicas de saúde, educação, cultura e esporte. O programa traz entrevistas ao vivo, opinião de especialistas e reportagens especiais.
BATALHA DO DESENVOLVIMENTO / UMUARAMA PR
Em busca do desenvolvimento da cultura de rua, foi criada a Batalha do Desenvolvimento. Acontece toda quinta feira no Centro Cultural Vera Schubert.
Manda uns frees? Curte skate? Só cola.
Câmera: Fábio Zavan
Edição: Fábio Zavan
Beat: Capadócia Gang
Gustavo Jardim e Aline Xavier falam sobre O Bagre Africano de Ataleia - Faixa de Cinema
Uma imersão no folclore interiorano de Minas Gerais. Gustavo Jardim e Aline Xavier, diretores do documentário “O Bagre Africano de Ataleia”, falam sobre a obra que explora o imaginário no sertão mineiro e como a linguagem do cinema se relaciona com a natureza, representando seus aspectos simbólicos e afetivos.
Gustavo Jardim trabalha como pesquisador e realizador audiovisual. Diretor de filmes documentais e experimentais, tem trabalhos audiovisuais premiados no Brasil e no mundo. Aline Xavier Mineiro realiza registros documentais da cultura material popular e projetos voltados à interseção entre arte, práticas sociais e memória. Em fluxo, a artista realiza expedições e pesquisas de campo, em processos experimentais e colaborativos.
O documentário foi exibido na Faixa de Cinema da Rede Minas no dia 14/6/19:
???? redeminas.tv/faixadecinema
#redeminas #FaixaDeCinema #documentario
------------------------------------------
Inscreva-se:
------------------------------------------
App: (Google Play)
------------------------------------------
Veja mais da Rede Minas
Site -
Facebook -
Twitter -
Instagram -
YouTube -
Toy Story 4 - Trailer Dublado - 20 de junho nos cinemas
Quando Bonnie leva os brinquedos em sua viagem com a família, Woody acaba se dispersando inesperadamente e se juntando à sua amiga Bo Peep (voz de Annie Potts), que com seu espírito aventureiro e depois de anos na estrada já esconde seu delicado exterior de porcelana. Woody e Bo, que são totalmente diferentes quando se trata da vida como um brinquedo, logo percebem que esse é o menor dos seus problemas.