Espaço troca livro de São Bernardo do Campo
Livros, CDs, DVDs e revistas em quadrinhos fazem parte do acervo e podem ser trocados por outros da mesma categoria.
Muita gente que passa em frente à casa colorida do número 624 da Avenida Prestes Maia, no Bairro Nova Petrópolis, nem imagina que lá dentro existe um mundo mágico da literatura, das histórias em quadrinhos, da música (CDs, DVDs e discos de vinil) e revistas, entre outras publicações. E o melhor: tudo o que está ali pode ser trocado, mas desde que seja por outro da mesma categoria. Afinal, aquela casa abriga o Espaço Troca Livro da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo, criado em agosto de 2000 a partir do excedente das bibliotecas municipais e que hoje conta com cerca de 35 mil títulos da literatura nacional e estrangeira, de livros infantis aos de ciências sociais e de psicologia. Saiba mais:
Espaço em São Bernardo, no ABC, promove escambo (troca) de livros
Você leva seus títulos e sai com outros, tudo a base de troca. São cerca de 30 mil livros, CDs e DVDs, e a única exigência é que os seus estejam em bom estado.
Espaço Troca Livros - Rede TVT
Espaço Troca Livros em São Bernardo do Campo na avenida Prestes Maia - 16/03/2011
Para assistir mais videos como este acesse tvt.org.br
Espaço troca de livros shopping Independência
Biblioteca Popular Carlos Marighela é inaugurada em São Bernardo do Campo
A Biblioteca Popular Carlos Marighela foi inaugurada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem terra, o MST, e moradores do bairro, em São Bernado do Campo. O espaço fica no bairro do Montanhão e tem acervo inicial de dois mil livros.
Pery Cartola troca de partido em São Bernardo do Campo
O vereador Pery Cartola anunciou oficialmente sua troca de partido do Solidariedade para o PSDB. Um dos principais opositores da bancada do PT e de Luiz Marinho na Câmara de São Bernardo do Campo, Pery foi recebido pelo governador Geraldo Alckmin e o deputado Orlando Morando – candidato a prefeito de SBC nas eleições de outubro – na capital para o ato de filiação. Assista ao vídeo e confira a entrevista dele na íntegra. Para mais vídeos acesse
Baeta Neves - São Bernardo do Campo
Fotodocumentário com imagens do cotidiano do Bairro Baeta Neves em São Bernardo do Campo. Trabalho realizado em 2013, por grupo de alunos do 3º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo com orientação do Prof. Oswaldo Hernandez.
Integrantes do Grupo:
Cássio Capri
Enrique Henriquez
Euclecio Sousa
Lucas Martins
Paulo Malavolta
Rastro Quimico em São Bernardo do Campo - Av. Prestes Maia dia 28-07-2011.AVI
Fica na Av. Francisco Prestes Maia em São Bernardo do Campo.
Eu estava olhando o céu avermelhado na janela direita, quando olhei para o lado, vi o rastro químico. Hoje 02/08/2011 desci para almoçar e vi novamente outro rastro no mesmo lugar.
Detalhe....ali não é a rota dos aviões, estou querendo pegar o avião na hora que estiver passando.
Anita Prestes sobre Olga, Prestes e Vargas
Com a derrota da Aliança Nacional Libertadora - ANL em 1935, Luiz Carlos Prestes e Olga Benário foram presos. Olga extraditada grávida para a Alemanha nazista - onde viria a ser assassinada numa câmara de gás – e Prestes permaneceu preso numa solitária durante 9 anos. Ao longo desse período a irmã de Prestes, Lygia e sua mãe, Leocádia, lideraram uma campanha internacional pela libertação de Prestes, Olga e sua filha, Anita Prestes. A campanha conquistou primeiramente a liberdade de Anita, que só veio a conhecer o pai, Luiz Carlos Prestes, com a sua libertação em abril de 1945.
No período de desfecho da Segunda Guerra Mundial (1943-1945) Getúlio Vargas se colocou ao lado dos aliados (EUA, Inglaterra, URSS, etc.) contra o eixo (Alemanha, Itália, Japão, etc.) e promoveu aberturas democráticas no Brasil, com a anistia dos presos políticos e a legalização do Partido Comunista. A política dos comunistas no mundo inteiro era, nesse momento, a de unir todas as forças para derrotar o nazi-fascismo, e no Brasil não foi diferente. O PCB se pronunciou publicamente em favor dessa política de combate ao eixo e pelo envio de soldados brasileiros para combater o fascismo na Europa, quando inclusive muitos jovens comunistas se alistaram e combateram as tropas de Mussolini na Itália. Esse apoio não consistiu em nenhum tipo de acordo, nem troca de favores, foi simplesmente um pronunciamento púbico em favor dessa posição num período em que o principal inimigo da humanidade eram as forças nazifascistas.
A calúnia das classes dominantes e dos oportunistas embaralha esses períodos e distorce os fatos com chavões do tipo “depois de Getúlio entregar Olga aos nazistas, Prestes o apoiou”. Alguns chegam ao ponto de dizer que Prestes foi cúmplice da entrega de Olga, ou que apoiou Getúlio no período em que Olga foi deportada, misturando fatos ocorridos com 9 anos de distância entre um e outro, sendo que em todo esse período Prestes esteve preso numa solitária. Busca-se também responsabilizar individualmente a figura de Prestes por posições que eram do Partido Comunista ou até do Movimento Comunista Internacional como um todo. A completa imprecisão das informações que são simplesmente repetidas sem reflexão, mostra que a intenção dessa campanha de difamação é de fato desinformar e confundir, arranjando subterfúgios para negar o “conjunto da obra” de Prestes e dos comunistas brasileiros.
Evidente que muitos erros foram cometidos por Prestes e pelos comunistas, e uma análise mais profunda desses erros pode ser encontrada em textos críticos e autocríticos do próprio Luiz Carlos Prestes e de sua filha, Anita Prestes¹. Mas essa posição em específico foi acertada naquele período. De fato, era a tarefa central da humanidade unir todas as forças que se opunham ao eixo. Prestes nunca fez nenhum acordo de cúpula com Getúlio. Permaneceu 9 anos preso por ter pego em armas contra Vargas e simplesmente acompanhou, no período próximo de sua saída da prisão, a posição dos comunistas de apoiar as forças que estavam enfrentando o nazi fascismo.
A tática da manipulação e falsificação histórica cria esses tipos de clichês que muitas vezes são usados fora de contexto simplesmente para não enfrentar o desafio de conhecer o legado político, cultural, teórico e histórico de Luiz Carlos Prestes. O exemplo de Prestes, que tendo tudo para se deixar cooptar sempre se colocou ao lado dos explorados e oprimidos, é muito perigoso para as classes dominantes e para os oportunistas. Ainda mais levando em conta que nos últimos 10 anos de sua vida ele foi um homem independente, sem nenhum bem material, que defendeu incansavelmente a necessidade de criarmos as condições para a construção do partido revolucionário² e da revolução socialista no Brasil. Posição essa também seguida e até hoje defendida por Anita Leocádia Prestes.
Fica a tarefa de aprendermos com os erros e acertos das lutas passadas e buscarmos sempre desmistificar as manipulações grosseiras fabricadas pelas elites para difamar e ocultar a imagem dos lutadores e lutadoras do nosso povo. Nenhuma reconstrução revolucionária do movimento comunista brasileiro que vise combater o oportunismo pode ser conivente com a calúnia e a falsificação histórica.
¹ Ver e
² Outra mentira bastante utilizada pelos oportunistas para ocultar o fato de que Prestes – entre 1980 e 1990 – não estava em nenhum partido e defendia a necessidade de construção de um partido efetivamente revolucionário, é afirmar que ele se filiou ao PDT nestes anos. Nada mais falso. Prestes apenas apoiou candidaturas do PDT como às de Leonel Brizola, mas não se filiou há nenhum partido. São inúmeras as entrevistas no período em que ele afirma não pertencer a nenhuma sigla partidária. Ver:
CENTER LÃ SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP, EMPRESÁRIOS DE SUCESSO
EMPRESÁRIOS DE SUCESSO, MAIS DE UMA DÉCADA DE INFORMAÇÃO E CREDIBILIDADE.
Atenção aos Pais Tentativa de sequestro em São Bernardo do Campo
Tentativa de sequestro na Avenida Vivaldi próximo a esquina da Afonsina, sequestradores tentaram levar uma garota de ia para escola junto de suas amigas, felizmente o plano não deu certo. Fica o alerta aos pais que deixam seus filhos irem desacompanhadas de adultos.
MTST-TERRENO SÃO BERNARDO DO CAMPO
1ª Ocupação artística em São Bernardo do Campo - Rede TVT
1ª ocupação artistica de São Bernardo do Campo na favela da Biquinha promovido pelo Núcleo de comunicação Marginal.
Os Convidado do Seu Jornal, Leonardo Duarte e Michel Cena 7 falam sobre o projeto - 07/04/2011
Para assistir mais videos como este acesse tvt.org.br
Centro Recreativo Esportivo Cultural (CREC) Paulicéia com 70% das obras concluidas
A reforma e ampliação do Centro Recreativo Esportivo Cultural (CREC) Paulicéia será entregue em abril. Com 70% das obras concluídas, o espaço vai oferecer piscina coberta e aquecida, biblioteca, salas de ginástica e multiuso, ginásio e prédio multifuncional.
Alessandro dos Santos, há 41 anos no bairro, falou sobre suas expectativas com a reforma: “Sempre vemos gente trabalhando e não vejo a hora de o local ser entregue. Lembro quando era mais novo e jogava bola no CREC. Espero que seja um espaço que ajude no desenvolvimento da garotada e ofereça lazer aos idosos.” Cerca de 25 pessoas trabalham todos os dias na obra.
Avenida Prestes Maia
Mostrando um pouquinho da avenida Prestes Maia no centro de São Paulo,filmado no dia 7/12/2008.
Munícipes poderão ajudar na manutenção de São Bernardo com aplicativo para celular
A Prefeitura de São Bernardo do Campo está adotando a plataforma Zeladoria Urbana Participativa (ZUP), que foi desenvolvida pelo Instituto TIM para auxiliar gestores públicos a reunir informações, planejar, executar e fiscalizar serviços como limpeza de bueiros, coleta de entulho e poda de árvores, enquanto incentiva cidadãos a participar da zeladoria urbana, tornando as soluções mais transparentes e eficientes. Para mais vídeos acesse
Casarão do Parque Chácara Silvestre sedia novo centro cultural de São Bernardo
No último domingo (14), São Bernardo ganhou mais um centro cultural: o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, que está localizado no Parque Chácara Silvestre, sito à Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis.
Assista ao vídeo. Para mais notícias, acesse
VLOG EM SÃO BERNARDO DO CAMPO SÃO PAULO
parceira-livia de tudo um pouco.
HAARP em São Bernardo do Campo - Av. Prestes Maia - dia 24-07-2011.AVI
Por volta do dia 24/07/2011 fui olhar na janela por causa do dia lindo e foi quando ví aquelas nuvens com ranhuras.
Creio que seja Haarp, até porque ia se desfazendo aos poucos.
Tem rastros químicos aqui também.
Comércio terá horário de funcionamento alterado por conta dos jogos do Brasil na Copa