Estação ferroviária sorocaba
Estação estrada de ferro sorocabana etérna
Saudades dos trem de passageiros e à manóbras dás elétrica no pátio Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica,
mas atravessa a noite, a madrugada, o dia,
atravessou a vida de todos nós hoje
virou só sentimento etérnamente sorocabana / fepasa
Estação ferroviária sorocaba
Complexo das oficinas da estrada de ferro sorocabana /fepasa em total abandono, em quanto aguarda pela restauração da estação ferroviária de Sorocaba e todo complexo à deterioração anda à passos largo.
O Complexo Ferroviário de Sorocaba é o maior e dos mais completos conjuntos remanescentes da antiga Estrada Ferro Sorocabana (EFS), uma das principais ferrovias paulistas. Em Sorocaba se conectaram a EFS e a antiga Estrada de Ferro Votorantim, cidade vizinha de matriz industrial, entroncamento que simboliza a secular confluência de caminhos e atividades que marcam a história da cidade, como as rotas de tropeiros e o comércio de muares.
O Complexo de Sorocaba é representativo da expansão ferroviária pelo Estado vinculada ao cultivo do algodão, à produção pioneira da Imperial Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, e posteriormente ao café. A implantação da ferrovia em Sorocaba marca o declínio da histórica feira de animais, responsável por tornar a cidade um dos polos principais das rotas de tropeiros no Brasil.
A ferrovia em Sorocaba contribuiu de forma decisiva para a industrialização do seu território e da região circunvizinha, potencializando sobretudo o setor têxtil, cujos remanescentes ainda são visíveis em seu entorno. O Complexo Ferroviário de Sorocaba é um dos melhores exemplares em São Paulo e no Brasil, pois sintetiza, em espaço
contínuo, programas múltiplos e diversificados afetos a um empreendimento férreo – como oficinas, estação, residências, armazéns, centro administrativo, pátio de estacionamento e manobras, dentre outros edifícios.
O conjunto das Oficinas da EFS em Sorocaba, consideradas em seu tempo as maiores edificações do tipo na América do Sul, expressam fisicamente programas específicos de espaços racionais para o labor manual e de formação de mão-de-obra especializada, que contribuíram para a constituição do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Complexo sinaliza, por suas dimensões, para a importância de Sorocaba no panorama ferroviário paulista, contribuindo decisivamente para transformar a cidade em grande polo urbano, econômico e industrial do Estado de São Paulo.
O Complexo de Sorocaba é um dos principais marcos da EFS, junto ao de Botucatu e à Estação Júlio Prestes em São Paulo, ambos tombados pelo CONDEPHAAT, e bem essencial para a compreensão da companhia. O Complexo Ferroviário de Sorocaba congrega espaços do trabalho, do saber e da sociabilidade operários em diversas dimensões, materializados nas oficinas, na escola de aprendizes e no estádio e seu campo de futebol.
PERÍMETRO DE TOMBAMENTO: Inicia no sentido sudeste na esquina da Avenida Doutor Afonso Vergueiro com a Rua Souza Pereira; segue por esta via e ao longo da Praça Jardim Maylasky; deflete a leste na Rua Doutor Álvaro Soares; deflete a nordeste junto aos muros de divisa entre a Vila Ferroviária da Praça Jardim Maylasky e o imóvel à Rua Doutor Álvaro Soares, 571; deflete a leste na Av. Dr. Afonso Vergueiro; segue pelo lado sul desta via até o canteiro central na confluência da Av. Dr. Afonso Vergueiro com a Rua Dr. Álvaro Soares; deflete a nordeste, cruzando a Avenida, e segue em linha reta – guardando distância mínima de 10 (dez) metros da face leste do Edifício do Curso Ferroviário – e cruza a linha-tronco da antiga EFS; deflete a oeste na projeção em linha reta da extremidade norte da gare ferroviária; segue até o ponto de encontro desta projeção com a projeção em linha reta da face leste do pavilhão leste do Almoxarifado (NP 410.213); deflete a norte neste ponto, tangencia a referida fachada do Almoxarifado, cruzando o Córrego Supiriri, até atingir a primeira via férrea adjacente ao córrego; deflete a nordeste neste ponto, seguindo na projeção em linha reta da extremidade oeste do carretão ferroviário; tangencia o carretão em seu lado oeste, cruzando o antigo ramal de contorno das Oficinas, até atingir os muros de divisa entre o Complexo Ferroviário e o Estádio do antigo Estrada da Ferro Sorocabana Futebol Clube (EFSFC); deflete a oeste nos referidos muros de divisa; deflete a norte na altura da projeção em linha reta da face oeste (fundos) da arquibancada oeste do Estádio; deflete a noroeste e, a seguir, a oeste junto aos muros de divisa entre o Estádio do (EFSFC) e os de fundos dos lotes voltados para a Avenida Kenworthy e Rua Aparecida; deflete a sul junto aos muros de divisa entre o Estádio do (EFSFC) e os de fundos do lote voltado para a Rua Aparecida; deflete a noroeste, sudoeste e sudeste junto aos muros de divisa do Estádio que conformam sua entrada (corredor de acesso); deflete a sul junto aos muros de divisa entre o Estádio do (EFSFC) e os de fundos dos lotes voltados para a Rua Aparecida ao Estádio; deflete a oeste e segue o traçado curvo dos muros de divisa entre o conjunto de Oficinas da EFS e os lotes voltados para as Ruas Aparecida
Entramos na estação ferroviária de Sorocaba e achamos algo assustador nos trilhos
Galera desculpa quando eu editei o vídeo o vídeo ficou mais longo e a hora que agente começou a correr foi 5:20
Estação ferroviária sorocaba
1875 +1998 glorioso senhor (Luiz matheus maylasky) fundador da (E.F.S)
Estação ferroviária sorocaba
Um passeio pelos trilhos da estrada de ferro sorocabana estação de brigadeiro Tobias até estação no centro de sorocaba malha ferroviária total descaso e abandono em maior parte do nósso Brasil em uma privatização mau feita
Filmagem FEPASA da Barra Funda a Sorocaba Autor ( HABIB)
Filmagem FEPASA da Barra Funda a Sorocaba
Filmagens: JOSE ROBERTO GARBE HABIB
Maquinista Paulo Roberto Toledo (Toledinho)
Data: 1998
estação ferroviária sorocaba
Estrada de ferro sorocabana
estação ferroviária sorocaba
estação ferroviária (brigadeiro Tobias)
Memória Histórica - Estação Sorocaba (EFS)
Memória histórica da Estação de Sorocaba da Estrada de Ferro Sorocabana.
Fotos e vídeo feitos em 23 de agosto de 2008.
Sorocaba: voluntários concluem restauração de locomotiva elétrica fabricada na década de 40
Em Sorocaba, voluntários concluíram a restauração de mais uma peça que faz parte da história da estrada de ferro. É uma locomotiva. Ela é uma das primeiras que foram usadas a partir da eletrificação da ferrovia.
Estação Ferroviária de Sorocaba segue vulnerável à deterioração
Há 20 anos partia o último trem de São Paulo rumo a Presidente Prudente
A exatamente 20 anos, partia o último trem de passageiros entre São Paulo e Presidente Prudente, passando por Sorocaba, Botucatu e Bauru.
Para falar desta ligação ferroviária, temos que primeiro lembrar da Estrada de Ferro Sorocabana fundada em 1872.
Visite nosso site:
Siga a gente nas redes sociais:
Face:
Twitter:
Instagram:
Aniversario de Sorocaba - Estação Ferroviária de Sorocaba
EFS Sorocaba, início do trecho da ferrovia de Sorocaba a Votorantim
Estação Paula Souza, neste local foram feitos trabalhos de restauração!
Sorocaba e Mairinque Fepasa
Fepasa em Sorocaba e Mairinque
FILMAGENS feitas e autorizada: Roberto James Prete, Marcos Cury Museneck, Almir Lanfredi, Nelson Luis Donatangelo, Jefferson James Prete.
Estação de Sorocaba abandono
Um marco na historia da ferrovia no interior de SP hoje é consumida pelo tempo e pelo abandono. Felizmente está em projeto de restauração mas só quem esteve presente na época dos trens de passageiros sabe o que é ver esta página da historia da ferrovia sendo degradada diante de nós.
Vejam o blog:
EFS - Baldwin 4-4-0 nº 58 na estação Paula Souza - Sorocaba (SP)
Locomotiva Baldwin 4-4-0 (1891) nº58 da Estrada de Ferro Sorocabana no pátio de Paula Souza da EFEV (Estrada de Ferro Elétrica Votorantim). Locomotiva operada pelo MPF - Movimento de Preservação Ferroviária (Sorocaba, SP)
A Sorocabana: Ferrovia-Cultura / Arquivo IHGGS
Arquivo: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
EFS Estação Paula Souza em Sorocaba SP, bem próxima da Estação principal de Sorocaba
Pátio da Estação Paula Souza em Sorocaba SP, locomotivas a vapor e Loba restauradas, outros materiais também foram restaurados, há projetos também de um trem turístico de Sorocaba a Votorantim SP!
ESTAÇÃO SOROCABA 2014 A REALIDADE
VEJAM ESSE VÍDEO E REFITAM SOBRE A SITUAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO E DA POLÍTICA DE NOSSO PAÍS JÁ QUE ESSE ANO É ANO DE ELEIÇÕES QUE OS BRASILEIROS IRÃO AS URNAS PARA DECIDIR O FUTURO DE NOSSO PAÍS NOS PRÓXIMOS 4 ANOS.