Fonte do Ìdolo em Braga
Trabalho de campo: recolha de informação para um trabalho colaborativo sobre o Barroco em Braga.
Braga Romana: Até domingo todos os caminhos vão dar a Bracara Augusta
Até ao próximo domingo, a cidade volta a vestir-se a rigor para recriar o quotidiano de Bracara Augusta. A décima quarta edição da Braga Romana inclui mais de 80 horas de programação, com a participação de 115 mercadores, 127 entidades e 11 agrupamentos de escolas que irão proporcionar aos bracarenses e a todos quantos visitam a cidade uma verdadeira ‘aula de história ao ar livre’.
A edição de 2017 da Braga Romana apresenta-se com diversas novidades, desde logo com a criação de uma nova área pedagógica. No Largo de S. João do Souto estará instalada a ‘Casa Romana’, onde os visitantes podem usufruir de aulas de latim e filosofia, assistir a teatro de marionetas e participar em diversas oficinas e jogos. Será também deste espaço que sairão diariamente visitas guiadas ao património romano, nomeadamente à Fonte do ídolo, Termas Romanas e Domus da Escola Velha da Sé.
Ao longo de todo o evento, as ruas do Centro Histórico serão palco da reconstituição das atividades económico-sociais da época, com animação de rua constante, cortejos, espetáculos e representações teatrais. Os bracarenses e visitantes serão também surpreendidos por dezenas de personagens inspiradas na mitologia romana, artes e ofícios.
BRAGA...RE...CORTES1
Se legenda não houvesse diriamos estar numa qualquer monumental cidade italiana, tal é a grande e variada existência de monumentos em algumas delas. Mas não estamos em Braga, Capital do Minho, em Portugal e que não fica nada a dever a muitas outras cidades neste aspecto tal é a profusão de monumentos aqui existentes.
Que tal começarmos este passeio visitando a Sé Catedral. Tudo já foi dito sobre esta imponente catedral a mais velha das velhas onde cada pedra tem a sua história. Não deixem de visitar o museu de arte sacra quiçá o maior de Portugal. A visita pode ser demorada tal é a qualidade e quantidade de motivos de interesse que estas paredes encerram. Finalizada a visita vamos dirigir-nos ao Largo de S. Domingos onde em primeiro plano podemos ver a estátua de D. João Peculiar, Arcebispo de Braga e Conselheiro de D. Afonso Henriques. A Torre Medieval que encerra este largo, com a sua fachada da autoria de Carlos Amarante obriga-nos a curvar o pescoço para conseguirmos ver o cimo dos seus 75 metros de altura. Lá dentro podemos visitar várias exposiçoes e subir ao seu topo de onde se disfruta uma vista fantástica para os quatro cantos da cidade, Ao nosso lado e depois de passarmos por baixo do arco entramos o Largo de Santiago onde o chafariz e o pelourinho nos chamam desde logo a atenção. Mas é no edificio do Seminário Conciliar de São Pedro São Paulo que vamos entrar para dar uma espreitadela às ruínas romanas existentes logo após o átrio de entrada. Neste edificio está também instalado o Museu Pio XII e o Museu Medina aos quais deve ser feita uma visita tal é a riqueza que ambos encerram. De volta ao ar livre podemos ainda apreciar o Palácio do Falcões onde, ainda está instalado o Governo Civil de Braga. Seguimos pela Rua do Anjo onde lá no seu final se pode vislumbrara uma das torres da Igeja de Santa Cruz.. Entre, não hesite, esta igreja e de uma beleza de espantar. Demore-se a apreciar toda a arte aqui conservada. Do outro lado do Largo Carlos Amarante podemos ver a Igreja de São Marcos. Imponente na sua larga fachada merece também a nossa visita ao seu interior recentemente restaurado. O nosso passeio já vai longo mas rico. Descemos a rua sobranceira ao antigo Hospital e do nosso lado direito deparamonos com um belo exemplar de barroco: o Palácio do Raio, não tão bem estimado como devia, mas mesmo assim um regalo para os olhos. Cuidem dele quem direito pois já não há quem faça obras destas. Para finalizar resta-nos ir dar uma olhadela ao monmento mais antigo da Peninsula Ibérica: a Fonte do Ídolo, em boa hora preservada e recuperada pela Camara de Braga. Vale bem a pena este passeio que sem ser longo é extremamente rico em arte e cultura.
Sao João Braga 2019 - A maior festa popular de Portugal! Confira a beleza e cenas gerais do evento
São João de Braga, a maior romaria do país! Contando com uma programação extensa, as festas sanjoaninas deste ano prometem animar a cidade com eventos que vão desde cortejos a exposições ou concertos. Serão cerca de 270 horas de programação e 150 atividades previstas, com a organização a garantir que não vão faltar motivos para sair à rua e celebrar a maior festa popular do país.
Com raízes que remontam ao Séc. XII, esta festa maior da cidade de Braga é orgulhosamente considerada por muitos como a maior festa popular de Portugal. Carregadas de tradição, as festas sanjoaninas de Braga trazem à cidade um colorido único, que, em 11 dias de extensa programação, prometem animar a cidade com um espírito de celebração e tradição seculares.
Folclore
São João de Braga 2019
Gigantones
A noite de 23 para 24 de junho é o culminar das festividades, trazendo para o centro da cidade de Braga centenas de milhares de pessoas. O cheiro a sardinha assada e manjerico invadem o ar e a seguir ao jantar só se ouvem martelinhos e os sons da música tradicional minhota. Entre rusgas e viras, as gentes celebram o São João de Braga 2019, descendo a Av. da Liberdade em direção à Capela de São João da Ponte. Para terminar a noite de festa, temos a tradicional sessão de pirotecnia, lançada do alto do Monte do Picoto sobre o terreiro de São João da Ponte.
Este ano, a Associação de Festas do São João de Braga 2019 estima que cerca de dois milhões de pessoas irão visitar a cidade de Braga durante a romaria, sendo também esperada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Exposições
14 a 24 junho | “São João Imaterial” – Exposição que explora a proposta ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial | Galeria do Salão Medieval da Reitoria da UM
14 a 24 junho | “Gigante Tradição” | Casa dos Crivos
14 a 24 junho | “O meu São João é o de Braga” – Parceria no âmbito do concurso de desenhos do Correio do Minho | Museu Pio XII
14 a 24 junho | “O meu cavaquinho é ecológico” | Palácio dos Biscainhos
14 a 30 junho | “Re(viver) o São João” Seleção de fotografias do Museu da Imagem revisitando o São João de Braga ao longo da história | Hospital de Braga
15 a 24 junho | Cascatas do São João de Braga | Braga Parque (escadaria central)
15 a 30 junho | “Rouba Sorrisos” | Fonte do Ídolo
15 a 30 junho | “O imaginário sanjoanino na criatividade popular” | Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio
18 junho a 12 julho | “De créditos firmados: as bandas de música em Braga nos séc. XIX e XX” | Palácio do Raio
Miudo sportinguista chora
Miudo sportinguista chora
Visitar a Cidade Romana Ontem, Hoje e Amanhã - Coligação Juntos Por Braga
Resumo da conferência de imprensa de apresentação da iniciativa Percorrer Braga - Visitar a Cidade Romana Ontem, Hoje e Amanhã, com a presença de Ricardo Rio, líder da Coligação Juntos Por Braga, e Ricardo Silva, coordenador da JovemCoop.
Calendário de Actividades:
22 de Maio, 21h30 - A Braga Romana do Pasado - Aula aberta com o professor Rui Morais, na Biblioteca Lucio Craveiro da Silva
26 de Maio, 10h00 - A Braga Romana do Presente - Visita Guiada pelos Espaços da Bracara Augusta. Ponto de Encontro: Fonte do Ídolo
26 de Maio, 16h30 - Tertúlia (Vários Intervenientes), Espaço Cultural Pedro Remy
canita cigano saida para portugal
Mickael Saldado cria canção de afeto ao Sporting.
Há dez anos, tentou entrar no Conservatório de Coimbra, mas um professor não o aceitou, porque não tinha paciência para o ensinar. Posteriormente o fadista contrariou tudo e todos, e hoje é reconhecido pelo seu enorme sportinguismo e o seu carinho pelo Sporting Clube de Portugal.
Mickael Salgado tem actualmente 23 anos e já emocionou o júri e o público na primeira atuação no programa da TVI Rising Star. Mickael fez questão de nos deixar com esta musica que criou para homenagear o nosso Clube. Obrigado Fadista.
Fonte: Pagina Mickael Salgado Facebook.
kits font e numbers de benfica sporting e porto
ricardotinoco11
Nábia
Composer: Carlos Pimenta
Lyrics: Coming from the mountains,
Running through the valleys,
Enchanting the life,
In the landscapes around,
We receive your strength,
We shall not fall,
Nábia,
All the way until ocean,
Almighty you are,
Fertilize the fields,
With your purity and grace,
We remember you,
We honor your name,
Nábia,
Nábia,
Nábia foi uma das divindades mais veneradas na faixa ocidental da Península Ibérica ou seja, a área que atualmente corresponde a Portugal e à Galiza, durante o período que antecedeu à ocupação romana. Na mitologia céltica, Nábia, era a deusa dos rios e da água, tendo em sua honra o seu nome sido atribuído a diversos rios como o Navia, na Galiza, e o Neiva e o Nabão em Portugal. Inscrições epigráficas como as da Fonte do Ídolo, em Braga e a de Marecos, em Penafiel, atestam-nos a antiga devoção dos nossos ancestrais à deusa Nábia.
Quando ocuparam a Península Ibérica, à qual deram o nome de Hispânia, os romanos que à época não se haviam convertido ainda ao Cristianismo, adotaram as divindades indígenas e ampliaram o seu panteão, apenas convertendo o nome de Nábia para Nabanus, tal como antes haviam feito com os deuses da antiga Grécia.
Qual reminiscência do período visigótico, a crença pagã em Nábia – ou Nabanus – viria a dar origem na famosa lenda de Santa Iria – ou Santa Irene – cujo corpo, após o seu martírio, ficou depositado nas areias do rio Tejo junto às quais se ergueram vários locais de culto, tendo inclusive dado origem a alguns topónimos como a Póvoa de Santa Iria, Cova da Iria entre outros, e com a introdução do Cristianismo, a atribuição do seu nome à antiga Scallabis, a atual cidade de Santarém.
Best friends On Portugal Fao *_
Nuno Veloso Vs FUBU: Vídeo Oficial - BeatBoxer Humilhado por Aluno da Secundária de Braga - HD
Nunca tinhamos ouvido falar desse tal Fubu mas ao que parece ganhou um concurso qualquer na televisão e ficou a achar-se o maior da rua dele. Foi contratado por uma lista de uma escola de Braga para fazer beatbox na escola. Na lista adversária, o aluno Nuno Veloso de 16 anos estava a comandar a festa com o seu próprio beat.
Ele estava bem melhor que o cromo do palco, que saiu muito mal desta cena. O pior de tudo é mesmo quando ele fica sem argumentos para mostrar que é melhor e diz: a diferença é que eu ganho dinheiro com isto!. Continua assim Fubu ou o caralho de como te chamas... Pataqueiro, anti-artista, arrogante, não vais a lado nenhum.
Fonte: ainanas.com
Pintinho piu by SC Maria da Fonte - Basquetebol Sub 10 mistos
Adaptação de pintinho piu para Matilde 8 by SC Maria da Fonte - Basquetebol Sub 10 mistos
Mickael Carreira , na Fonte Luminosa em Lisboa'15
Descrição
Actuação no lançamento do programa da RTP The voice de Portugal
UM em antena na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso
Exposição de fotografia “A SEMANA SANTA DE BRAGA”
Exposição de fotografia “A SEMANA SANTA DE BRAGA”, realizada no dia 16 de março de 2018 no âmbito das comemorações da Semana Santa de Braga. Teve lugar na Fonte do Ídolo, foi organizada pela Comissão da Semana Santa e tem como objetivo expor os trabalhos premiados na 9ª edição do Concurso de Fotografia realizado em 2017.
A Comissão da Semana Santa de Braga anunciou, também, a 10ª edição do Concurso de Fotografia A Semana Santa de Braga! Mais detalhes em
Pancadaria na Volta a Portugal 2014
O incidente protagonizado por Vicente de Mateus (Louletano Dunas Douradas) e, crê-se, Asbjorn Kragh (Christina Watches) ocorreu já depois do corte da meta, obrigando à intervenção de um agente da autoridade.
De acordo com declarações de Mateus à RTP, as agressões foram motivadas por uma colisão já depois de terminada a corrida.
Para o ciclista espanhol, tratou-se de uma situação normal e que não deverá motivar uma penalização.
Fonte: Jornal SOL
Angelo Freire - Guitarra toca baixinho (2000)
Da Bravo Bravissimo 2000, il dodicenne cantante portoghese ci regala un altissimo momento di commozione con questa sua versione di Chitarra suona più piano del grande Nicola Di Bari, decretandosi il 1°premio per quell'edizione.
Uma viagem por Portugal - Nazaré, Évora, Fátima e Lamego (segunda parte)
O território dentro das fronteiras atuais da República Portuguesa tem sido continuamente povoado desde os tempos pré-históricos: ocupado por celtas, como os galaicos e os lusitanos, foi integrado na República Romana e mais tarde colonizado por povos germânicos, como os suevos e os visigodos, e no século VIII as terras foram conquistadas pelos mouros.
KIKO MARIA 2016 [reportagem SIC]
Francisco Maria Martinho Pereira, no motociclismo conhecido por KIKO MARIA, nasceu no Porto a 4 de Abril de 2004 [04/04/04] e por isso assumiu o dorsal 4 e a sigla KM4 em todas as competições em que participa. Reside desde os 6 anos de idade em Barcarena, o pulmão da cidade de Lisboa, mas passa a maioria do tempo útil em Espanha, para se tornar mais competitivo neste desporto de elite.
Desde muito cedo, assistindo às corridas de MotoGP com o Avô e a Mãe, apaixona-se pelo motociclismo de competição, amor que vai “gratificando” aos pais, com a excelente performance que vem conseguindo desde os 3 anos de idade na Escola Alemã [Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Matemática três anos consecutivos, e já em 2017, Vice-Campeão Nacional de Leitura em Alemão para alunos não nativos].
Fala e escreve fluentemente várias línguas [6], nomeadamente Português, Alemão, Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim, cada vez mais ciente que o seu caminho será feito à volta do Mundo.
É esta ligação fraterna que lhe capitaliza o esforço da família e o entusiasmo dos amigos e dos fans, no caminho da sua conquista, o seu sonho, que um dia desvendará, quando o alcançar…
As redes sociais e a comunicação digital e global fazem hoje ídolos e com isso a responsabilidade destes perante o publico se torne cada vez maior. Com uma educação rigorosa, bom trato e uma carisma invulgar para a sua idade, Kiko Maria tem previsto para 2018 um conjunto de acções de Solidariedade junto de crianças com doenças graves, indo ao encontro de associações que acolhem e protegem os animais abandonados, mostrar ao publico em geral os cuidados a ter numa alimentação saudável, ilustrar inúmeras preocupações ambientais e ecológicas, entre muitas outras ideias a concretizar.
Para além da corrida, muito para além da velocidade, Kiko Maria, vai participar em vários momentos que utilizará para comunicar o outro lado do piloto, o teenager, a pessoa com preocupações para com todos aqueles que por este ou aquele motivo não conseguem muitas vezes sequer sonhar. Fazer expressar o sorriso de todas essas crianças é um desafio, tal como sentir o simples abanar da cauda de um animal que esteve abandonado. Tudo isto faz parte, em permanência, da sua missão para os próximos anos.
Em 2016 KIKO MARIA, senta-se pela primeira vez numa moto, e depois de alguns treinos tem um ano promissor, conseguindo ser 6º no Campeonato de Espanha de Mini-Velocidade na categoria de MiniGP 250. Em 2017, e tal como tinha planeado segue na linha da frente no CNV, em Portugal, categoria de Pre-Moto 3 e continua a sua caminhada no CEV em Espanha. A surpresa foram as primeiras presenças no European Talent Cup, Campeonato Europeu que irá fazer parte do seu calendário nas próximas temporadas.
KIKO MARIA é já um dos talentos mais promissores a nível internacional, apesar da sua tenra idade, e trabalha duro para um futuro com Vitórias em 2018 e 2019. Reconhecido por todos o seu potencial e sustentado num projecto estruturado, correrá atrás do seu sonho, ao longo das próximas temporadas.
Tecnicamente foi criada uma estrutura própria com alguns dos melhores profissionais de cada área, Portugueses e Espanhóis, sendo esta a sua task force, sob a sigla de MOTOR LOVERS, a sua equipa oficial.
Juntaram-se profissionais com enorme experiência aos melhores players da comunicação global, para interagir com a sua vontade de vencer, tendo como base o retorno aos patrocinadores, organismos oficiais e aos fans que cada vez em maior numero, vão estar sempre presentes.
TRABALHAR, TRABALHAR e continuar a TRABALHAR, é o objectivo traçado, com humildade. espirito de sacrifício e educação, procurando que o futuro seja VENCEDOR em 2018 e 2019, o que contribuirá para o crescimento da modalidade em Portugal e levará bem alto a nossa Bandeira aqui e além fronteiras.
KIKO MARIA HAVE A DREAM AND WE WILL ALL MAKE IT HAPPEN…