Macapá apresenta a Fortaleza de São José de Macapá, um patrimônio histórico do Brasil {parte 2
Macapá Amapá apresenta a Fortaleza São José de Macapá aos turistas. Uma dica do canal Turismo Aqui para você conhecer quando visitar a capital do Amapá.
Em Macapá, a Fortaleza de São José de Macapá, vale a pena conhecer um patrimônio histórico do Brasil. A sua construção empregou, além de oficiais e soldados, canteiros, artífices e trabalhadores africanos e indígenas.
Em Macapá, a Fortaleza de São José de Macapá, vale a pena conhecer um patrimônio histórico do Brasil. A construção aconteceu em 1782, tendo cumprido a função de desestimular as intenções dos invasores comuns à época, que, como Portugal, queriam ampliar o seu poderio territorial em terras da Amazônia. A França representava a ameaça mais contundente, uma vez que conquistou terras nas Guianas.
Com a consolidação da Revolução Industrial e os progressos na navegação e na artilharia na segunda metade do século XIX, as antigas fortificações coloniais perderam a função defensiva.
Em Macapá, a Fortaleza de São José de Macapá, vale a pena conhecer um patrimônio histórico do Brasil. Em 2017, a Fortaleza de São Jose passou a integrar uma lista de 19 (dezenove) fortificações no Brasil que concorrem a Patrimônio Mundial no Brasil.
Informações adicionais:
Imagens de drone: Júnior Mega Produtora = (96) 99178-9292
Onde ficar: Macapá Hotel = (96) 99142-0999
Link do vídeo:
Canal Turismo Aqui, no Facebook:
Canal Turismo Aqui, no YouTube:
Apresentação da série Os caminhos de Alter do Chão:
Os Caminhos de Alter do Chão - 1º episódio:
Apresentação do quadro Me Convida!!:
Santarém Miri, a primeira atração do quadro Me Convida!!:
E-mail: conexaooestep@gmail.com
Contatos:
(93) 99159-3223 - Venival Rodrigues
(93) 99122-1231 - Emanuel Júlio Leite
Fortaleza de São José de Macapá - Macapá AP - HD
A Fortaleza de São José de Macapá é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII. Erguida com o propósito de defender a Amazônia, em especial diante da perspectiva de uma invasão francesa (os franceses já haviam ocupado o território da Guiana), ocupa uma extensa área na margem esquerda da foz do rio Amazonas, na capital do Amapá, fundada em 1758, justamente poucos antes do início da construção do marco arquitetônico e histórico que hoje é um dos seus principais pontos turísticos.
Fortaleza de São José de Macapá - Patrimônio Histórico Nacional Brasileiro
Se gostou do vídeo da um ok.
A Fortaleza de São José de Macapá é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII. Erguida com o propósito de defender a Amazônia, em especial diante da perspectiva de uma invasão francesa (os franceses já haviam ocupado o território da Guiana), ocupa uma extensa área na margem esquerda da foz do rio Amazonas, na capital do Amapá, fundada em 1758, justamente poucos antes do início da construção do marco arquitetônico e histórico que hoje é um dos seus principais pontos turísticos.
Depois de décadas de descompasso entre o que a Coroa Portuguesa pensava e o que efetivamente executava em sua política externa na Amazônia — área considerada estratégica pela extensão continental e pela proximidade com a encosta oriental da Cordilheira dos Andes —, a construção da fortaleza foi autorizada pelo então rei Dom José I. Com supervisão do primeiro-ministro, o Marquês de Pombal, e administração direta da Capitania do Grão-Pará e do Maranhão, as obras começaram em 29 de junho de 1764. O projeto tinha assinatura de Henrique Antônio Gallucio, que, guardadas as devidas adaptações à realidade local, adotou o modelo de bases defensivas preconizado por Sebastién de La Preste, o francês Marquês de Vauban e por Manoel de Azevedo Fortes.
O sistema utilizado era de um quadrado com baluartes pentagonais nos vértices, que receberam o nome de santos católicos: Nossa Senhora da Conceição, São José, São Pedro e Madre de Deus. No interior deste quadrado, uma praça rebaixada constituída de oito prédios, dispostos dois a dois (um deles uma capela). Havia esgotadouro de águas pluviais no centro e nas laterais. Do lado externo, havia o fosso seco que, no projeto original, contornava a praça principal, o revelim, também circundado por este fosso e ligado à esplanada por uma passarela de madeira.
Foram quase duas décadas de construção, com alguns percalços, como a retirada de pedras no Rio Pedreira, a 32 km de distância do local. Os núcleos de produção eram justamente as pedreiras, com a extração e o beneficiamento das pedras naturais; as usinas de cal, que faziam a base para mistura na formação da argamassa (com cal, areia, água e argila); as olarias, que produziam tijolos e telhas; e o transporte carreteiro, canoeiro, e remeiro. Em 19 de março de 1782, contando com cento e sete peças de artilharia de grosso calibre, a Fortaleza de São José de Macapá foi inaugurada. Nunca, entretanto, chegou a ver ou defender combate algum. Havia duas classes de mão de obra: a livre, representada pelos oficiais e soldados do exército, capatazes e mestres de ofício; e a compulsória, formada em sua maioria por indígenas capturados e por escravos negros comprados na África pelo governo da capitania. Nos dezoito anos de duração da obra, centenas de trabalhadores perderam suas vidas, entre eles o próprio Gallucio, o engenheiro que a desenhou e que a ela se dedicou por anos.
A consequência mais marcante da construção da Fortaleza de São José de Macapá, entretanto, foi, sem dúvida, a criação da Vila de Macapá e o seu significativo desenvolvimento durante este período. Tão marcante que, desde então, Macapá tornou-se o principal centro urbano da foz esquerda do Amazonas. Por tudo isto, esta fortificação tem especial valor para a compreensão da formação e da identidade da população regional. (MAGALHÃES, 2006, p. 34).
Além das razões tidas como militares para a construção da Fortaleza de São José de Macapá, havia o desejo por parte da Coroa de garantir a colonização naquela área. Segundo Magalhães (2006, p. 56),
é possível supor que a implantação da Fortaleza de São José de Macapá, antes de tudo, visou à fixação definitiva de um núcleo avançado de colonização, com a intenção deliberada de impedir o avanço francês, que já havia conquistado a Guiana. Assim, mais que empreendimento militar, a construção da Fortaleza foi instrumento de colonização. Infere-se isto das consequências concretas resultantes da construção: como empreendimento militar os únicos tiros disparados pelos canhões da Fortaleza foram festivos.
Do período colonial ao Brasil Império, a fortaleza foi ocupada por pelotões das guardas portuguesa e imperial, mas com a proclamação da República, em novembro de 1889, a construção perde sua função principal e entra em uma situação de abandono total. O ostracismo durou até 1946, quando lá se instalou o Comando da Guarda Territorial no recém-criado Territorial Federal do Amapá. O local foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 22 de março de 1950. Nas décadas de 1950 e 1960, suas instalações viraram estalagem para famílias imigrantes que chegavam Macapá e, em outro momento, uma cadeia pública para os presos sob vigilância da Guarda Territorial. Hoje, é um dos monumentos que definem a capital do Amapá.
Júlia Morim
Consultora Fundaj/Unesco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br
Conheça a história da Fortaleza de São José de Macapá, Amapá.avi
Esta reportagem do jornalista David Diogo mostra o orgulho dos amapaenses em ter a maior fortificação colonizada pelos portugueses no Brasil, a Fortaleza de São José de Macapá.
CONHEÇA A FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ
É COMUM DIZER QUE A HISTÓRIA DA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ SE CONFUNDE COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADE, CLIQUE NO VÍDEO E ASSISTA O COMEÇO DESSA MAGNÍFICA BELEZA DA AMAZÔNIA
Fortaleza de São José de Macapá! Uma das 7 maravilhas do Brasil. Macapá/AP.
Aeroimagens
Fortaleza de São José de Macapá
A equipe Zap Zap!! sai pelas ruas fazendo perguntas sem pé nem cabeça e o povo responde
PATRIMÔNIO HISTÓRICO A FORTALEZA SÃO JOSÉ DE MACAPÁ.
ESTIMA-SE QUE APROXIMADAMENTE QUATRO MIL PESSOAS VISITEM A FORTALEZA DE SÃO JOSÉ TODO MÊS. O LUGAR É CONSIDERADO UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO. E ATÉ HOJE FONTE DE INSPIRAÇÃO VEJA NESTE VÍDEO TODA ESSA BELEZA NATURAL QUE SÓ EXISTE NA AMAZÔNIA.
FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ, ESTADO DO AMAPÁ II
Vídeos sobre a amazônia. Fortaleza de São José de Macapá, Estado do Amapá, Brasil.
HISTÓRIA DO AMAPÁ - #8 - A Fortaleza de São José de Macapá
Oitava aula da série História do Amapá. Conheça a história da construção da Fortaleza de São José de Macapá. Conteúdo do concurso da Polícia Militar do Amapá 2017 e Concurso da Polícia Civil do Amapá 2
Conheça a história da Fortaleza de São José de Macapá, Amapá - Brasil
Macapá
VÍ UM FANTASMA NA FORTALEZA SÃO JOSÉ DE MACAPÁ
Momentos tensos ao caminhar na área interna da Fortaleza de São José de Macapá.
Recomendo usar fone de ouvido.
FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ, ESTADO DO AMAPÁ I
Fortaleza de São José de Macapá, Estado do Amapá, Brasil.
Hotel Macapá Amapá Amazonas e orla da cidade com fortaleza de São José
Hotel Macapá Amapá Amazonas e orla da cidade com fortaleza de São José
FANTASMAS NA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ
MACAPÁ - AMAPÁ | JORNAL NACIONAL NO AR (PARTE 1)
JN no Ar, que vai apresentar aos brasileiros um retrato do país, dos desafios que precisam ser vencidos e das conquistas que devem ser preservadas.
William Bonner está em Macapá, no Amapá, e vai explicar por quê.
Nós estamos na Fortaleza de São José, com o apoio da TV Amapá, da Rede Amazônica, que é afiliada da Rede Globo aqui no Norte do país.
A gente lembra que, em 2006, na última eleição presidencial, a Caravana JN começou pelo Sul do Brasil, lá no Rio Grande do Sul. Então desta vez, nós resolvemos inverter o eixo e fazer o nosso avião decolar, do projeto JN no Ar, do Norte do Brasil.
O Amapá tinha, até outro dia, a fama de ter o extremo norte do Brasil, o Oiapoque. Desde 1998, o extremo norte do país é considerado em Roraima, o Monte Caburaí, em Roraima. Mas, de qualquer maneira, até hoje, no Brasil, quando se fala Do Oiapoque ao Chuí, a idéia que se tem é de algo que aconteça no Brasil inteiro. Isso explica, em parte, o simbolismo de estarmos aqui no Amapá no início deste projeto do JN no Ar.
A capital do Amapá, Macapá, onde estamos, dista 1.791 km de Brasília e tem meio milhão de habitantes.
Nós chegamos aqui no último sábado e tivemos oportunidade de testemunhar, de comprovar alguns aspectos curiosos e outros muito importantes do estado do Amapá e da capital Macapá. Um deles é o fato que 91% da cobertura vegetal original ainda é preservada. Outro aspecto muito importante da capital é uma construção maravilhosa que a gente vai ver agora.
A Fortaleza de São José impressiona. É uma estrutura gigantesca fincada de frente pras águas do Rio Amazonas. Foi construída pelos portugueses e concluída em 1782. O historiador Hermano Araújo explica que o Tratado de Madri, que sucedeu ao de Tordesilhas, aumentou a área territorial portuguesa na América.
Portugal decide processar diversas construções de fortalezas a fim de garantir essa posse regional, disse.
Mas por que a maior fortificação do Brasil está em Macapá?
Nós estamos na embocadura do Rio das Amazonas, então facilitava o controle da entrada do inimigo. O inimigo poderia ser os franceses e também os holandeses, disse Hermano.
São José foi erguida num período em que o número de fortificações portuguesas nessa área subiu pra onze. Mas ela é a maior do Brasil.
O Amapá tem também um número verde pra mostrar. O estado conserva, ainda hoje, 97% da sua cobertura vegetal, o maior índice do país.
Conheça a história da Fortaleza de São José de Macapá Brasil
ao Vivo Dentro da Fortaleza de São José de Macapa patrimonio histórico e cultural fortaleza macapa
Fortaleza São José de Macapá - Orla de Macapá Sábado fim de tarde
Esta é uma parte turística da cidade mais frequentada pelos moradores aos finais de semana. Um amplo espaço aberto quase ao estilo de uma praça onde se pode realizar diversas atividades ao ar livre como piqueniques e jogar bola. Muitas famílias passando tempo juntas e muitas barracas ao redor com varias batatinhas saborosas entre outras delícias.
No Amapá, Fortaleza de São José ainda não é um produto turístico
Para afirmarmos que um monumento histórico é um produto turístico, não basta que ele seja antigo e até tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan). Turistas sentem sede, fome, querem provar a culinária local, comprar lembranças para presentar amigos e parentes, entre outras necessidades que a Fortaleza de São José está muito longe de atender.
Turismo na Amazônia ainda deixa a desejar. Mesmo assim, ainda vale muito passear pela Fortaleza de São José (entrada é gratuita). É permitido subir nas estruturas que dão acesso aos baluartes, e contemplar a vista de Macapá e do grandioso Rio Amazonas.
Os detalhes em Seles Nafes.com
JANARY NUNES EM MACAPÁ
No final do video imagens de JANARY NUNES, primeiro governador do Amapá, no aeroporto e na Fortaleza de São José de Macapá com militares do Correio Aéreo Nacional. Imagens do Arquivo Nacional.