Forte Junqueira (Portugues)
Uma breve história do Forte Junqueira na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil. É o último remanescente de cinco fortes construídas em 1871 após a Guerra do Paraguai (1864-1870).
Forte Coimbra
Veja mais vídeos no meu canal:
Captura de onça-pintada no Forte Junqueira
10 pontos turisticos mais visitados de Corumbá
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Corumbá - MS!
1 - Casario do Porto Geral de Corumbá
O Porto Geral de Corumbá é um dos principais cartões postais da Capital do Pantanal. Abriga uma série de construções que traduzem em sua arquitetura muito do passado efervescente do comércio corumbaense, no período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina. Os casarões hoje abrigam estabelecimentos comerciais, de agências de publicidade a lojas de artesanato e bares. Em 1992, o Casario do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.
2 - Cristo Rei do Pantanal
Confeccionado pela artesã Izulina Xavier, o Cristo Rei do Pantanal está situado no topo do Morro do Cruzeiro, na parte alta da cidade. De lá é possível contemplar uma diversidade de paisagens, tanto a urbana quanto as características do relevo e da vegetação típicos da região. Uma das vistas mais bonitas do local é o impressionante pôr-do-sol pantaneiro. O trajeto para chegar ao Cristo Rei também é um atrativo à parte. Ao longo do caminho, esculturas de Izulina Xavier representam as 14 estações da Paixão de Cristo.
3 - Artizu
Artizu é a casa da artesã Izulina Xavier, onde está exposto seu artesanato, confeccionado em pó de pedra e concreto, cerâmica e entalhes em madeira. Católica devota, a artesã se destacou pela produção de imagens de santos, sobressaindo o Cristo Rei do Pantanal, e a imagem de São Francisco de Assis do Pantanal.
4 - Forte Junqueira
Foi construído logo após a Guerra do Paraguai (1871) em uma área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. Os 12 canhões de 75 mm pertencentes ao forte foram fabricados por volta de 1872, e nunca foram usados. As paredes do forte são de calcário e têm três metros de espessura. Está situado dentro do 17º Batalhão de Caçadores. A visitação pode ser realizada com autorização.
5 - Igreja Nossa Senhora da Candelária
Datada de 1885, a Igreja Nossa Senhora da Candelária fica na região central de Corumbá. O prédio foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.
6 - ILA – Instituto Luiz de Albuquerque
Fica em um prédio construído em 1871 para abrigar o Grupo Escolar Luiz Albuquerque, em homenagem ao fundador de Corumbá. Em 1978, passou a ser sede do Instituto Luiz de Albuquerque, Centro Regional de Pesquisa e Cultura. Em 1997, transformou-se em Casa da Cultura. Atualmente, é também a sede da Superintendência de Cultura do Município.
7 - Praça da Independência
Foi inaugurada em 1917. O coreto em forma octogonal foi importado da Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa. A praça tem 4 esculturas representando as estações do ano, em pedra de mármore de Carrara, doadas por um conde italiano que veio caçar no Pantanal. Nela, os corumbaenses reverenciam os seus heróis da Guerra do Paraguai e da II Guerra Mundial.
8 - Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
Construído em 1899, o Santuário possui em seu interior uma obra de arte esculpida em madeira, o Cristo na Cruz, em tamanho natural, feita pelo artista local Burgo, na época amigo de Pablo Picasso. Foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.
9 - Muhpan - Museu da História do Pantanal
Inaugurado em 2008, o Museu está sediado em um antigo casarão onde funcionava um armazém na época de ouro do comércio fluvial em Corumbá. O acervo conta a história da formação do povo pantaneiro, e o grande diferencial está no uso da tecnologia para contar a história da ocupação humana no Pantanal. Quem visita o Muphan faz uma ‘viagem’ lúdica, didática e interativa por oito mil anos de história, desde o tempo em que os índios eram os únicos moradores da região, passando pela colonização, a vinda dos imigrantes portugueses, espanhóis e árabes, pelo período de glória da navegação e a chegada da ferrovia.
10 - Casa do Massa Barro
Foi criado em 1982 para incentivar a arte em cerâmica. Os artistas são crianças e adolescentes que, usando argila, recriam a fauna e a flora pantaneiras com riqueza de detalhes e cores. O artesanato produzido na Casa do Massa Barro é reconhecido fora do País. Uma das obras que mais impressionam é a imagem de São Francisco estilizada em casca de árvores nativas.
Conheça nossa loja: turismoecia.net
To de Folga Corumbá-MS
Minha linda e maravilhosa cidade de Corumbá-MS, no quadro To de Folga do Jornal Hoje do dia 13 de agosto de 2010, mostrando o turismo em torno da pesca no pantanal sul-matogrossense.
Venha conhecer Corumbá-MS e seu povo hospitaleiro, minha cidade faz fronteira com a Bolívia, onde há a comercialização de varios produtos importados, a preços acessíveis, sem contar nossa riqueza cultural, como o forte de Coimbra, o forte Junqueira, a Estrada Parque.
Garanto que será bem acolhido em nossa Cidade Branca.
Um abraço especial para meu sobrinho Juninho de Campo Grande-MS.
histórias contadas por pantaneiros - a onça pintada
Zequinha conta pra gente o que rola ali no porto mangueira, no pantanal de Corumbá MS
Bom dia Brasil - Onças circulam pela cidade de Corumbá
Por causa da cheia no rio Paraguai, onças-pintadas começaram a aparecer na cidade de Corumbá à procura de abrigo.
Forte de Coimbra: os encantos da viagem até a fortificação militar
A partir de agora você acompanhar a primeira de uma série de reportagens especiais de Rodrigo Santos e Laudiney dos Santos, sobre o Forte de Coimbra. Um local importante na história do país bem no coração do pantanal sul-mato-grossense, mas que é muito pouco conhecido. Nesta primeira matéria, a viagem de Campo Grande a até próximo a Corumbá, de ônibus, e depois, quase cem quilômetros descendo pelo rio Paraguai num navio de guerra. Acompanhe: Forte de Coimbra - vida e história.
Forte de Coimbra tua história nos Orgulha
13 de setembro de 2018, O Forte de Coimbra completa 243 anos de história.
Parabéns Forte de Coimbra pelos seus 243 anos de história
A região do chamado Mato Grosso era conhecida desde o início do século XVIII quer por Bandeirantes paulistas e quer por missionários Jesuítas de Assunção, no Paraguai. ... O forte foi fundado em 13 de setembro de 1775, no estreito de São Francisco Xavier, na margem direita do rio Paraguai: o Presídio de Coimbra.
Simulação de acidentes de trânsito-Mirandópolis-SP-Brasil Parte 1
ocorreu no dia 21/08/2010 com o apoio do 2°Tenente do Corpo de Bombeiros de Andradina-SP;Sargento do Corpo de Bombeiros de Pereira Barreto-SP;Soldado do Corpo de Bombeiros de Pereira Barreto-SP; Universitario Cesar Masaharu Yokoyama.
Agradecimentos:EMPRESAS PATROCINADORAS:
Pina Supermercados;Foto Celso;Livraria e Papelaria dos Estudantes;
Santo Antônio informática e Papelaria;Utilar Loja de R$1,99;World copy;
MultiPreços;Cosan(Mirandópolis-SP);Translabor;Oficina TININ;
Prefeitura Municipal Lavínia-SP;Prefeitura Municipal Mirandópolis-SP;Fundo Social Mirandópolis;Ciretran;Policia Militar;
Corpo de Bombeiro de Andradina-SP;Corpo de Bombeiro de Pereira Barreto-SP; Instrutores:Segundo Tenente do Corpo de Bombeiros Andradina-SP(Odair Tortoza); Sd PM-Corpo de Bombeiros(Vinicius Navarro);
Auto-Automotivo Vistorias Veiculares;Auto Peças Aeroporto;Arca de Noé;
funerária juvensso- Lavínia;Espaço Vida Saudável;Auto Escola Mustang;
Matriz Lan House&Assistência Técnica;Posto Sadano;Radio Clube;Buzo Cartuchos e Informática;
Professores:Luci;Sandra;Neri;Sidneia;Milton(Paraíba);Fátima Amorin;
Borracharia Catelan;Comunidade(Francisco Carlos Mendec;Vilma Junqueira da Silva e Beatriz Alves da Silva,Diogo Kodama,Vanessa Celloto de Oliveira Brambila; Chicão Momesso Sempre Presente;Valdomiro);
Programa Escola da Família;Escola Dona Noêmia dias Perotti.
os alunos da 3ª Turma do curso de primeiros socorros e todos os voluntários
Contribuíram para realizar Doação de Sangue Hemocentro Araçatuba,Formatura e Simulação.
Onças perto de Corumbau, Prado-Ba
Fomos com a Familia na cachoeira e corremos da onça
Final de semana com a familia na cachoeira, dia chuvoso e nublado, encontramos aranhas, taturanas, e brincadeiras com onça e assombrações e minha filha chorou...kkkk
Assista também :
Cacoeira do Cubatão
Prainha Branca
Familia Corrre da onça
Lugares Macabros Historias de assombração
se é loko cachoeira
Onça solta no pantanal!!
Matt land
Onça e índio
Índio e onça
onça.3GP
Porto Rico - Pr Mobiliza PM, Corpo de Bombeiros e IAP na captura de uma onça parda, vinda das ilhas que estao Alagadas Pela enchente do Rio Parana :D
Imagens Fortes! Advogada é agredida pelo marido antes de cair do 4º andar
Imagens revoltantes gravadas por câmeras de segurança mostram as agressões do marido, Luís Felipe Manvailer, suspeito de ter assassinado a advogada Tatiane Spitzner, que caiu do quarto andar de um prédio no Paraná e chocou o Brasil.
GARROTE ENCONTRADO POR PASSARINHEIROS ( ATACADO ) POR ONÇA PINTADA NA AMAZÔNIA
Vídeo de Carmon Patrocínio Costa
ENCONTRO COM A ONÇA PINTADA. Pescaria no coração do pantanal!!!
No dia 26 e 27 de agosto de 2019 no coração do pantanal. Belas imagens e muita pescaria e natureza, onde realmente nos sentimos impotentes diante de tamanha imensidão.
Onça pintada o tratador prende em uma jaula para a preparação do enriquecimento ambiental. - NEX
NEX - No Extinction - uma ONG que luta pela preservação e defesa dos felinos da fauna brasileira, principalmente os que estão em processo de extinção. A sede onde está implantado o Criadouro Conservacionista fica no Município de Corumbá de Goiás, na Fazenda Preto Velho, a 80km de Brasília.