Marcha Casa do Povo de São Brás 2019 Sanjoaninas 2019
ILHA TERCEIRA AÇORES
Azores Sao Miguel Ponta Delgada Fort Sao Bras /Açores Sao Miguel Ponta Delgada Forte de Sao Bras
One man, one camera, 197 country around the world
Click here to subscribe
The majority of journalists around the world have chosen to develop their subject on controversial and sensational themes: violence, war, crime. But all these facts represent only 1% of our world and its inhabitants, forgetting the remaining 99% of which we never speak.
I chose to visit every country on the planet and film them to present them in High Definition format but in a raw way, without music, without comment. Simply, reality in all its truth. Thus, you will be able to make your own idea of the world in which you live.
Currently, I have already visited nearly 170 countries and my world tour continues thanks to you who follow me.
If you like my job, subscribe to my channel. You will be the first to know about new publications.
Cliquez ici pour vous abonner
La majorité des journalistes dans le monde ont choisi de développer leur sujet sur des thèmes polémiques et sensationnels : violence, guerre, criminalité. Mais tous ces faits ne représentent que 1 % de notre monde et de ses habitants, en oubliant les 99 % restant dont on ne parle jamais.
J’ai choisi de visiter chaque pays de la planète et de les filmer pour vous les présenter en format Haute définition mais de manière brute, sans musique, sans commentaire. Simplement, la réalité dans toute sa vérité. Ainsi, vous pourrez vous faire votre propre idée sur le monde dans lequel vous vivez.
Actuellement, j’ai déjà visité près de 170 pays et mon tour du monde continue grâce à vous qui me suivez.
Si vous aimez mon travail, abonnez-vous à ma chaîne. Vous serez ainsi les premiers informés des nouvelles publications.
Facebook :
Internet :
Instagram :
Armando Pacheco, fotografia vila do porto, ilha de santa maria
algumas fotografias do porto antes e durante a construção da marina, versão antiga e moderna do forte de São Brás, clube naval de santa maria e doca de pesca profissional.
Festas de Sao Bras Terceira 2011 MagdaLeal
As melhores Festas de sempre :D , com o melhor pessal ;) , Adoro-vos mxm mt :D
95º aniversário do Dia do Armistício celebrado no Forte de São Brás
Homenagear todos os portugueses que representaram o país na guerra é a intenção das comemorações do 95º aniversário do Dia do Armistício, que decorreram no Forte de São Brás, em Ponta Delgada.
Leia mais em:
[Viaje Portugal - EP. 63] Levanten armas! Arrr!! Fuerte San Bras
Fuerte de San Bras. Ponta Delgada. Isla San Miguel. Azores.
[Viaje Portugal EP. - 64] Interior del Fuerte San Brás.
Museo militar Forte Saõ Brás. Ponta Delgada. Isla San Miguel. Azores.
Trilhos de São Bartolomeu / São Brás - Nazaré - Portugal
Chegada de alguns atletas nos Trilhos de São Bartolomeu / São Brás... :) - Nazaré - Portugal
Sao Bras Fotografia no Mato 2011
Quarta-Feira de Sao Bras 2011 festa dos Mordomos
Testemunho de Maria de Sousa Belchior - Seguimos Juntos ... por São Brás de Alportel!
Maria de Sousa Belchior dá o seu testemunho: Seguimos Juntos... porque queremos que São Brás de Alportel seja uma terra de Futuro, e sabemos que só com uma postura de trabalho, responsabilidade, honestidade e sinceridade para com todos os São-Brasenses o podemos conseguir.
P.PEDESTRE VILA DO PORTO-FIGUEIRAL-MOINHO DA ROCHA-GRAÇA- José Melo (CADEP-CN - AA - NPA.G.Velho)
33 pedestrianistas testaram hoje (10 janeiro de 2014) o Trilho renovado:
V.PORTO-FIGUEIRAL-CARREIRA-MOINHO DA ROCHA-GRAÇA
No cumprimento do Projeto:Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas, e numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, do CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, foi testado hoje (19 de janeiro) o P.Pedestre acima referenciado, percorrido quase na totalidade na Freguesia de Almagreira.
Oa primeira parte do percurso coincidiu com o Trilho da Costa Sul, desde Vila do Porto até ao Touril, sendo a segunda parte totalmente nova com a derivação para o lugar do Brasil, prosseguingo-se por trilhos Antigos, redescobertos pelo CADEP-CN, nos lugares da Carreira, Vale do Moinho da Rocha, terminando-se na Graça.
Para além dos singulares fósseis e pillow lavas, neste P.Pedestre foi dado um enfoque especial ao Roteiro da cal, explicando-se a sua exploração desde a extração do calcário nas grutas do Figueiral, até ao seu cozimento e transformação nos três fornos de cal visitados no decorrer do itinerário (fornos do Figueiral, do Touril e da Graça), todos eles com muances arquitetónicas interessantes.
Outros pontos de interesse apresentados/explicados pelo guia foram a Zona Histórica de Vila do Porto, Forte de S.Brás, Ribeira de S.Francisco, Vista do Povoado de V.Porto, Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha (Pillow lavas, fósseis), plantas endémicas e medicinais, avifauna, panorâmicas do litoral da Costa Sul, Carreira e Vale do Moinho da Rocha, com a Ribeira, casas rurais e chafariz.
Os pedestrianistas deliciaram-se com as novidades introduzidas neste P.Pedestre, nomeadamente com a visitação mais aprofundada dos fornos de cal e a bonita paisagem do pitoresco vale do Moinho da Rocha, merecendo grande apreciação sua magnífica ribeira, casas rurais e o seu chafariz, recentemente pintado de novo pela Junta de Freguesia de Almagreira, para que este grupo o pudesse melhor apreciar e valorizar, aquele interessante património, assim como próximos caminhantes que por lá passem, aguçados por esta divulgação.
Agradecemos à Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, po esta importante atenção pela valorização patrimonial, assim como a simpatia da limpeza do trilho, que por todos foi reconhecida.
Como notas finais, enaltecemos a participação do simpático grupo pedestrianista, tendo o bom humor a gentileza, o são convívio e o vivo interesse pelas explicações do guia sido constantes.
O nosso obrigado a todos pela adesão, curiosidade e boa disposição, e de forma especial ao ao sempre simpático e disponível Márcio Costa, do Gonçalo Velho, pela sua competência na logística do evento.
Estas atividades pedestrianistas, de fruição patrimonial e promoção da saúde estão inseridas na Campanha Bandeira Azul da Europa, para as zonas balneares de Sta Maria, à ligação parceira do CADEP-CN com o Parque Natural de Ilha e, ainda, ao Projeto de Saúde Escolar e Comunitária.
Informações sobre o P.Pedestre:
Conceção: CADEP-CN, em 1999/2000, com nuance da parte final em 2014
Denominação não oficial: Vila do Porto-Figueiral-Carreira-Moinho da Rocha-Graça.
Distância: 7 km, aproximadamente
Duração: 3h 30m, aproximadamente
Relevo:Terreno com ondulações suaves e alguns declives mais acentuados
Grau de dificuldade: Médio
Áreas especiais: Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha
* José Andrade Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
Coordenador do Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho
P.PEDESTRE V.PORTO-FIGUEIRAL-PRAIA FORMOSA - JOSÉ MELO CADEP E NPA-G.VELHO (14-7-2013)
NO PERCURSO PEDESTREVILA DO PORTO-FIGUEIRAL-PARIA FORMOSA:
Exemplo de fruição ambiental e de ação cívica em Santa Maria!
62 pedestrianistas e ecologistas ativos, percorreram o PR 5 da Costa Sul (Trilho dos Fósseis tendo havido agradáveis surpresas (encontro com cientistas) e ações cívico-ambientais exemplares
Numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, o CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, teve lugar hoje (14 de julho) a 9ª atividade do Projeto:Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas, com a fruição e interpretação do percurso Vila do Porto-Pedreira do Campo-Figueiral-Prainha-Praia Formosa fechando-se assim em beleza o primeiro ano do projeto, cujp balanço fazemos no final.
Participaram na atividade 62 simpáticos pedestrianistas, de várias faixas etárias (dos 7 aos 73 anos), de ambos os sexos, com várias profissões, residentes e visitantes de Sta Maria (de outras ilhas dos Açores, continentais e estrangeiros), o que mostra a grande democraticidade, abrangência e atratividade do Pedestrianismo como modalidade desportiva (não competitiva), associada à fruição/interpretação da natureza e do património.
AÇÃO CÍVICO-AMBIENTAL EXEMPLAR
Esta atividade foi inserida na Campanha Bandeira Azul da Europa para as zonas balneares de Santa Maria, tendo nesse âmbito os pedestrianistas assumido o desafio de ecologistas ativos, recolhendo do litoral da Prainha e Praia Formosa, uma quantidade considerável de resíduos, ação cívica exemplar, merecedora de aplauso.
No decorrer do novo itinerário o deslumbre e a apreciação das paisagens do litoral e do património natural e cultural foram constantes, assim como a boa disposição e o vivo interesse pelas explicaçoes dos guias, sobre o valioso património geológico, edificações históricas, avifauna, flora endémica e aromática/medicinal.
ENCONTRO COM CIENTISTAS
Estava o grupo, Pedreira do Campo a receber explicações do guia, sobre a sua génese geológica, riqueza geomorfológica e o historial da sua classificação como Monumento Natural, quando o José Melo identificou num grupo um pouco mais distante, acompanhado da geóloga Patrícia Madeira e do Paleontólogo Ricardo Ramalho, o geólogo Mário Cachão, precisamante um dos proeminentes cientistas que elaborou o documento científico, que serviu de suporte argumentativo de base para dita classificação. Convidado a falar sobre o património em questão, acedeu simpaticamente ao convite tendo presenteado os 62 pedestrianistas com explicações mais aprofundadas e abrangentes aquele património, o que muito agradecemos.
Continuando nesse encontro com cientistas conhecidos, e muito ligados ao estudo da rica zona geológica da Costa Sul, mais adiante junto às grutas do Figueiral, o grupo cruzou-se com o Dr. Sérgio Ávila e outros cientistas, que já estão na ilha para mais um Workshop de Paleontologia em Ilhas Atlânticas.
IINFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PERCURSO
Conceção: CADEP-CN, em 1999/2000; redesenhado em 2005 (Serviços de Ambiente)
Gestão: Parque Natural de Sta Maria
Denominação oficial: PR5-Trilho da Coata Sul
Distância: 7 km, aproximadamente
Duração: 3h 30m, aproximadamente
Relevo:Terreno com ondulações suaves e alguns declives acentuados
Grau de dificuldade: Médio
Áreas especiais: Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figheiral e Prainha
As centralidades (pontos de interesse), com apresentações/explicações maos aprofundadas pelo guia foram a fundação de Vila do Porto e sua Zona Hiastórica, Forte de S.Brás, Ribeira de S.Francisco, Vista do Povoado de V.Porto, Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha (Pillow lavas, fósseis), Forno de Cal, plantas endémicas e medicinais, avifauna, panorâmicas do litoral da costa Sul (Figueiral, Prainha e Praia Formosa).
O nosso obrigado reconhecido aos (às) simpáticos(as) e interessados (as) pedestrianistas, que ao longo do percurso de interpretação do património-cultural e natural, mostraram sempre vivo interesse pelas explicações, disciplina exemplar, e uma boa disposição contagiante, considerando-os , por isso, pedestrianistas de primeira, com quem dá gosto acompanhar e estímulo para continuar.
* José Melo
Coordenador do CADEP-CN e dos NPA do Gonçalo Velho
Santa Maria do Bispo 3D - Montemor-o-Novo 1534
Localizada no interior do recinto amuralhado do Castelo de Montemor-o-Novo, a Igreja de Santa Maria do Bispo era a principal igreja da antiga vila no século XVI. O documentário “Santa Maria do Bispo 3D – Montemor-o-Novo 1534″ conta a história desta igreja, hoje um monumento em ruínas, reconstruída através das novas tecnologias e do conhecimento científico adquirido graças às fontes históricas, aos registos pictóricos e aos paralelos arquitectónicos. Realizado por Rui Cacilhas e Pedro Grenha, com a reconstrução virtual 3D a cargo de Carlos Carpetudo e Gonçalo Lopes, este documentário é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo.
Créditos do documentário ‘Santa Maria do Bispo 3D – Montemor-o-Novo 1534′:
Argumento
Carlos Carpetudo
Realização, Imagem, Som e Edição
Pedro Grenha e Rui Cacilhas
Produção
Carlos Carpetudo e Sira Camacho
Participação
Carlos Carpetudo
Gonçalo Lopes
Jorge Fonseca
Co-Produção
Cromeleque
CCAAL
Serviço de Património Cultural
Município de Montemor-o-Novo
Locução
Bernardino Samina
Modelação 3D e Scan 3D
Carlos Carpetudo
Gonçalo Lopes
Levantamento Fotogramétrico com Drone
GEODRONE – João Marques
Imagem Aérea
Dragonfly Photography – Miguel Mares
Ilustrações
Helena Barreiras
Tradução (Inglês e Francês) e Legendagem
Filipe Fernandes
Agradecimentos
Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo
Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Museu de Évora
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Oficinas do Convento
Paróquia de Montemor-o-Novo
GEODRONE
Yetee
Música
Coral de São Domingos
Logótipo e Design
Helena Barreiras
Uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo
montemorbase.com
Consulte a informação científica que levou à reconstrução virtual aqui:
Artigo:
Poster:
MUSEU DO TRAJE DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL
CUIDAR A MEMÓRIA
Grupo Coral do Agrupamento 261 Sta Maria de Landim
Grupo Coral do Agrupamento 261 Sta Maria de Landim.
Imagens capturadas pela TVI nos 65 Anos de aniversario do Agrupamento 261 Sta. Maria de Landim
Monte São Brás - Francisco Mateus
Francisco Mateus no monte São Brás.
XXVIII Festival Acordeonistas S.Brás - Eduardo A.
Eduardo, acordeão, amador, são brás
MÁRTIR DA PUREZA-MARIA VIEIRA | SÃO SEBASTIÃO - ILHA TERCEIRA-AÇORES 2016
Aqui fica este pequeno registo do Mártir da Pureza.
Maria Vieira este nome tão conhecido nas quatro partes do mundo.
FMPDV - Ilha Terceira - Açores - 2016
Music:
__título__ de __artista__ está licenciada ao abrigo da __nome_licença__ (__url_licença__)
Fonte: __url_faixa__
Artista:
Imagem e Edição:
Fábio Meneses Produções de Vídeo/FMPDV
Subscrevam o Canal...
Paulo Braga e Pedro Sousa tocam Aurora
Os tocadores Marienses Paulo Braga e Pedro Sousa tocam a moda tradicional da Ilha de Santa Maria (Açores) Aurora, no lugar do Forte São Brás.
Esta moda tradicional é tocada, mas também é dançada e cantada pelos os Ranchos Folclóricos da ilha de Santa Maria, nomeadamente o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almagreira.
Realiação: Tiago Ferreira
Som: Rosa Pomar
Nazaré Forte de S Miguel Arcanjo
Nazaré Forte de S Miguel Arcanjo