Forte de São Vicente Torres Vedras
O Forte de São Vicente de Torres Vedras localiza-se na cidade e Concelho de Torres Vedras, Distrito de Lisboa, em Portugal.
Erguido no cimo de um dos mais altos montes que cercam o vale onde se implanta a cidade, integrava as chamadas Linhas de Torres, um conjunto de fossos, trincheiras, traveses e posições de fogo, que remonta à época da Guerra Peninsular.
Iniciado em 1809, este forte constituía-se em um dos principais pontos defensivos das Linhas de Torres, com a função de defesa da estrada que unia Coimbra a Lisboa.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.
Forte S. Vicente - Torres Vedras
Um dos fortes das Linhas de Torres que foram edificados para atrasar e combater as tropas francesas que invadiam Portugal.
Forte de São Vicente - Torres Vedras
Forte São Vicente Torres Vedras
Forte São Vicente Torres Vedras
Forte de São Vicente de Torres Vedras
SEGUE O HISTORIADEPORTUGAL.INFO:
Forte de São Vicente - Torres Vedras
Forte de São Vicente - Torres Vedras
Fortes de S Vicente e Olheiros em T Vedras
Forte e Capela de São Vicente
Situado a Norte de Torres Vedras, o Forte de São Vicente integra o conjunto fortificado das Linhas de Torres Vedras, o anel de defesa de Lisboa face às invasões francesas.
No início do século XIX Napoleão Bonaparte entrou em conflito com Inglaterra e invadiu diversos países europeus, tentando impor um bloqueio continental, com o qual pretendia isolar e paralisar o inimigo. Portugal, que sempre foi aliado de Inglaterra, desafiou o bloqueio. Em consequência, as tropas francesas invadiram Portugal e a família real partiu para o Brasil, sob orientação do inglês Arthur Wellesley, que ficou provisoriamente a governar o país.
Inspirado nos trabalhos de José Maria das Neves, Arthur Wellesley enviou, a 20 de outubro de 1809, um Memorando a Richard Fletcher, mandando construir secretamente um conjunto de fortificações constituído por três linhas com um total de 152 redutos e 600 peças de artilharia e um sistema de comunicações com postos de sinais.
É na primeira linha que se integra o Forte de São Vicente que compreende um conjunto de três redutos (20,21 e 22), envolvidos por um muro com cerca de 1500 metros de extensão. Era um dos pontos mais fortificados das Linhas de Torres Vedras, continha 39 bocas-de-fogo e capacidade para 2200 homens e, juntamente com o Castelo, que continha 11 bocas-de-fogo, constituíam os dois redutos da vila.
Forte de Olheiros
O Forte de Olheiros (também conhecido como Forte do Canudo) é fronteiro ao vasto complexo fortificado de São Vicente, considerado o mais importante forte das Linhas de Torres Vedras. Era a fortificação nº 23 e o ponto mais a norte da primeira Linha de defesa, entre Alhandra e a Foz do Sizandro. A planta é poligonal irregular, com 45 metros de comprimento por 19 metros de largura máxima, muito semelhante (apesar da menor dimensão) à do Reduto nº 14, ou Forte Grande do Sobral.
Apresenta um fosso bem marcado e profundo, com revestimento de pedra, sobre o qual existe um passadiço dando acesso ao interior do forte. A fortificação é circundada por muralha num perímetro de 1.500 metros, com escarpa em alvenaria de pedra bem conservada, de 2 metros de altura, e barreira de proteção na entrada. Contabilizam-se onze canhoneiras nas cortinas, com plataformas para peças de artilharia pavimentadas por lajetas com pendente, de forma a contrabalançar a reação do tiro; serviriam sete canhões ou peças de artilharia, cinco de calibre nove e cinco de calibre seis. Existe ainda um paiol, coberto por laje de betão armado aplicada em data desconhecida. O forte, tal como as restantes fortificações das Linhas, foi desarmado e abandonado em 1818, três anos após a Convenção de Viena.
No recinto encontram-se também duas cisternas, construídas recentemente pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que abastecem as imediações.
CIDADE DE TORRES VEDRAS
Descrição
Linhas de torres vedras
2018
Forte de São Vicente (inserido nas Linhas de Torres)
Imagens do Forte de S. Vicente, em Torres Vedras, inserido nas célebres linhas de Torres, uma série de fortalezas que defenderam Lisboa nas III invasões francesas de Napoleão, comandadas por Massena, o qual foi derrotado pelas tropas inglesas e portuguesas comandadas por Wellesley. Infelizmente, os nossos aliados ingleses permitiram aos franceses que abandonassem o nosso país e levassem com eles o saque. Vergonha!
FORTE DE S. FILIPE
Em Setúbal num outeiro sobranceiro à margem norte do Rio Sado ergue-se o Forte de S. Filipe, também conhecido como Castelo de S. Filipe, construido por D. Filipe I .
A Festa é Nossa - Torres Vedras - Linhas de Torres
Soldados no Forte
Novas Invasões, Torres Vedras, Portugal, soldados no Forte S. Vicente.
Novas Invasões de T Vedras 2017 03SET
O recriar de usos e costumes do séc. XVIII por alturas das invasões Francesas, nesta área do território, Torres Vedras
Grupo de Cantares de São Vicente - Lindo Forte da Graça HD
O videoclipe da música Forte da Graça, é o reflexo do esforço e dedicação com que têm enfrentado todos os desafios a que têm sido sujeitos ao longo deste último ano.
Quando o Homem sonha, a obra Nasce, já dizia o grande Fernando Pessoa. Vocês sonharam, a obra nasceu.
Da minha parte fiz tudo o que estava ao meu alcance para que o vosso grupo fosse um grupo de referência, já o é. Mantenham o mesmo caminho que têm percorrido até aqui, acima de tudo, não deixem de sonhar.
Ao Município de Elvas, agradecer é pouco. Apostaram num projeto que ficará marcado na história do Concelho de Elvas. Daqui a muitos anos, largas centenas de anos, tenho a certeza que este videoclipe ainda estará a correr mundo. Nós pudemos já cá não estar, ninguém é eterno, mas quem o visualizar, vai arrepiar-se da mesma forma que nós nos arrepiámos.
O Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa pode dizer que já cá deixou o seu legado, a sua marca, neste que é o maior Património do Concelho de Elvas, de Portugal, da Europa. Neste que é considerado o Património Mundial da Humanidade. Obrigado!
À Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, na qualidade do Sr. Presidente, João Charruadas, um obrigado também é pouco. Desde início que acreditou. Desde início que apoiou. Desde início que esteve com este grupo e disse sempre PRESENTE. Sem ele, sem o apoio da Junta de Freguesia e dos seus colegas, jamais era possível tal feito. Obrigado amigo João.
Dizem que os últimos são sempre os primeiros, aos técnicos de som, imagem, vídeo, sem o vosso trabalho não era possível apresentar este projecto. Foram incansáveis. Só quem os acompanhou, sabe o valor que têm. Ao amigo Luís Real. Ao amigo Rui Martins. Ao amigo Jorge Grenho. À amiga Sara Anjos. Ao amigo Paulo Salgueiro do Estúdio de Gravação.
Em suma, espero não me estar a esquecer de ninguém, a todos, muito mas muito obrigado.
Despeço-me com um grande abraço de carinho e amizade para todos vós,
Mário Gonçalves
forte de sao vicente
Trabalho realizado sobre o Forte de São Vicente
Historical Route of the Lines of Torres Vedras / Best in Heritage
The Lines Of Torres Vedras: A Remarkable Restoration - presentation of EU Prize for Cultural Heritage / Europa Nostra Award 2014 laureate, by Ana Umbelino.
2016-10 : AAA trip to Lisbon & Torres Vedras, part 2
Trip by the Archaeological Association of the Algarve to the area between Lisbon & Torres Vedras. This day there was a guided tour of Torres Vedras, the Museum, the Castle and the Forte de São Vicente. Further Castro de Zambujal and the Azinheira de Praia de Santa Cruz were visited.
Inauguração da Grande Rota das Linhas de Torres - GR30
The Lines of Torres Vedras / Rockey Top
Provided to YouTube by The Orchard Enterprises
The Lines of Torres Vedras / Rockey Top · The Normandy Band of The Royal Green Jackets
Green Jackets On Parade
℗ 2010 Smith & Co
Released on: 2010-02-23
Music Publisher: Music Masters Ltd.
Auto-generated by YouTube.