Garimpo na Chapada Diamantina
A lavra do diamante na Chapada Diamantina ocorre desde os anos de 1729 de forma clandestina, tendo em 1832 sua exploração regularizada, mais de cem anos depois. Até então, praticava-se o garimpo de serra ou “garimpo aflorado”.
Com a decadência do garimpo de serra nos anos setenta ocorre a chegada das primeiras dragas, porém, esses equipamentos foram instalados fora da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Entretanto, ainda pratica-se o garimpo tradicional em pequena escala, preservando desse modo, a cultura de um povo.
FICHA TÉCNICA
Reportagem e produção: Beto Souza
Imagens: Eduardo Vasconcelos
Edição: Alencar Cerqueira
Garimpo em Diamantina - Record - Azenha
Garimpo Real - em busca do Diamante
Vamos Garimpar?
Quem sabe encontramos um belo Diamante.
Para conhecer também:
Agradecimentos a Pousada dos Cristais em Diamantina MG.
Patrocínio:
3M do Brasil
Digitalset Tecnologia
Eu, Ela e a Sofia
O dia-a-dia de um Casal e sua Cachorra!
Eu: Reginaldo
Ela: Juliana
e a Sofia: A mais centrada da família...
Viajando de carro pelo Brasil.
Nossos canais:
SITE OFICIAL:
TWITTER:
INSTAGRAM:
FACEBOOK:
YOUTUBE:
Inscreva-se nos nossos canais, assim você fica atualizado sobre novos vídeos.
Até o próximo...
GloboReporter EstradaReal
Globo Repórter sobre a Estrada Real - Diamantina - MG e cidades do seu entorno. São Sebastião do Rio Preto e seu lindo Parque Estadual. Ao visitar a região hospede-se na pousadapresidente.com.br
Garimpo Turistico São Pedro - Diamantina - Minas Gerais
Conheçam um garimpo de perto, mais uma inovação do Camping São Pedro.
O GARIMPO E AS PEDRAS PRECIOSAS DE MINAS GERAIS BH
O Estado de Minas Gerais é muito rico em pedras preciosas e exporta para muitos países e também paga um preço caro pela fortuna produzida. A degradação ambiental é promovida pela falta de controle e fiscalização por parte das autoridades que deveriam fiscalizar e cuidar da exploração e escavações dos túneis que pode chegar em media cerca de 180 metros há baixo de gigantescas montanhas em áreas ilegal, para exploração de garimpos. Muitos garimpeiros trabalham em regime de escravidão vivendo em lugares deplorável e correndo sério risco de vida eminente todos os dias debaixo da terra onde ocorre muitos desabamentos dos túneis construidos por eles mesmos. O sonho de encontrar uma grande pepita de pedra preciosa e se tornar rico e deixar a vida difícil pra traz e a família bem, é o que alimenta suas vidas miseráveis que muito provavelmente nunca vai chegar para milhares de garimpeiros, muitos perderão suas vidas em garimpos. Um mundo obscuro das pedras preciosas , e o que vamos revelar, ou melhor, uma pequena parte desta imensidade inacabável forma de exploração e degradação total do meio ambiente onde a vida e a terra que depende do equilíbrio entre todos os seres da natureza, pois o planeta funciona como um enorme organismo vivo, complexo, em que todos os componentes estão interligados. por Sergio Fernandes Vídeo Repórter Minas Gerais BH
Caminhos da Reportagem: A rota do ouro e do diamante (parte I)
Os repórteres Lucas Rodrigues e Mauro Zambroti percorreram a rota do ouro e dos diamantes, formada por quatro caminhos: o Velho, o Novo, o Sabarabaçu e o Caminho dos Diamantes. Conhecido como Estrada Real, eles foram abertos pela Coroa Portuguesa, para ligar as antigas regiões das minas e das pedras preciosas, no interior do Estado de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, passando ainda por São Paulo.
São mais de 1600 quilômetros, sinalizados com marcos, onde é possível percorrer esse trajeto, que passa por estradas de terra, asfalto e também por dentro das cidades. Um circuito que envolve quase 200 municipios.
Partindo de Diamantina, a equipe do Caminhos da Reportagem seguiu até Ouro Preto -- o primeiro trecho construido para escoar a riqueza do Brasil colônia até Portugal. A região, que já foi tão cobiçada pelas riquezas minerais, se tornou hoje o destino de mais de três milhões de turistas por ano. Um circuito que resgata o passado, preserva as tradições e está cheio de sabores e da hospitalidade mineira.
São aventuras pela natureza, com cachoeiras gigantes; o brilho das pedras preciosas que ainda desperta sonhos em muitos garimpeiros, as minas de ouro; as igrejas barrocas e seus santos do pau oco; o contrababando das pedras preciosas escondidas da coroa portuguesa. E a obra de dois mestres geniais: Aleijadinho e Ataíde.
O programa conta como se descobriu o diamante -- pedrinhas brilhantes que, na falta de conhecimento da população, eram usadas para marcar jogos de cartas, como tentos. Só quando amostras foram levadas a Portugal, se descobriu que ali tinha diamantes puríssimos. E mostra as cidades históricas: Diamantina, cidade de Chica da Silva, a escrava que virou senhora -- símbolo de luta e coragem. Terra também de Juscelino Kubistcheck, que tinha paixão pelas serestas, uma tradição mantida até hoje na cidade.
A cidade de Mariana -- a primeira vila, cidade e capital do Estado de Minas Gerais. No século XVII uma das maiores produtoras de ouro para a coroa portuguesa. As igrejas barrocas dominando a arquitetura. Distante apenas 20 quilômetros de Ouro Preto, tem, no meio do caminho, a mina da passagem. Foi a maior mina de ouro da região. No meio do mato, conserva o sistema antigo de cabos de aço que servia aos mineiros e que hoje leva turistas para o fundo da mina. Os túneis são iluminados e levam a uma profundidade que equivale a um prédio de trinta andares.
E finalmente a equipe chega a Ouro Preto, com o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, onde se pode entender mais o que foi o ciclo dos minérios, no Brasil Colônia. A relação da quantidade de ouro brasileiro e a revolução industrial da Inglaterra. O ouro como lastro monetário.
Ouro Preto, a cidade histórica encravada em um vale profundo das montanhas de Minas. O centro do Império, escolhida pela realeza, quando da transferência da corte para o Brasil. O maior conjunto barroco do país. A Inconfidência Mineira, movimento de revolta à política tributária de Portugal. A chamada derrama, com a exigência de um imposto ainda maior. A luta dos mineiros que pregavam a independência da coroa portuguesa.Tiradentes morto e os poetas amargando o exílio na África.
Hoje os tropeiros não passam mais por lá, não sobem e descem a estrada construida pelos escravos, a mando de Portugal. Os santos do pau oco estão vazios e nem os diamantes e o ouro chegam de todos os cantos na Vila Rica. Mas a cidade permanece com outras riquezas -- nas festas cristãs, na religiosidade, nos becos intocados, nas igrejas de Aleijadinho e Ataíde, nos detalhes dos altares enfeitados com ouro. O caminho dos diamantes é uma pequena parte de uma grande história que continua por outros caminhos do país.
Dentro do surto de malaria no garimpo de Diamantina - MG
#maissobrevivencia #maisbushcraft #missaocarcara
O garimpo foi longe demais, avançou pela mata e trouxe para o homem uma doença que parecia esquecida no sudeste brasileiro: a malária. Nossa expedição foi ao foco da doença que expulsou 2 mil garimpeiros das margens devastadas do Rio Jequitinhonha. Acompanhe essa arriscada aventura!
Nossa parceria com a loja Rota Perdida garante 5% de desconto aos clientes que usarem o cupom: CARCARA
Loja parceira com desconto de 5%:
Itens de cutelaria:
Este é um canal de difusão de conhecimentos mateiros (bushcraft), técnicas de reportagem e filosofia sobrevivencialista.
********Vídeos novos aos sábados e às quartas-feiras*************
Missão Carcará em outras redes:
Facebook
Google +
Twitter
@missaocarcara
Instagram
@missaocarcara
#Sobrevivencia #Sobrevivencialismo #Bushcraft #Prepper #Aventura #Aventuras #Expedição #Acampamento #Camping #Trilha #Trekking #Outdoor #Fogueira #Faca #Facão #Equipamento #Equipamentos #Montanha #Mata #Selva #Cerrado #Caatinga #GoPro #ActionCam #Mateiro #Reportagem #Jornalismo #MeioAmbiente #Ecologia
Férias em Diamantina-MG Garimpo
histórias de vida
Arquivo A: Diamantina
A equipe de jornalismo da TV Aparecida apresenta outra grande reportagem especial te levando para conhecer Diamantina, em Minas Gerais. A cidade é considerada patrimônio histórico que reserva belas paisagens, culinária de dar água na boca e uma história com um dos roteiros culturais mais ricos do Brasil. Confira!
REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.
O garimpo de diamantes em MG: uma longa jornada em busca da pedra preciosa
Pousada do Garimpo no Diamantina Gourmet
Conheça o prato do restaurante O Garimpeiro da Pousada do Garimpo que fará parte do Festival Diamantina Gourmet em novembro.
Fotos do Chef João Angelo / Edição: Fabiano Laktim
Garimpo muito diamante
Garimpo muito diamante
Diamantina, MG. A fome chega após proibição dos garimpos.
Diamantina MG - casa de Juscelino e Chica
Diamantina MG. Terra do garimpo por anos. Cidade que revelou para o mundo, a história de Juscelino e Chica.
Pousada dos Cristais Diamantina MG
Música
One Fine Day - Jason Shaw
Para baixar:
Licença:
Patrocínio:
3M do Brasil
Digitalset Tecnologia
Eu, Ela e a Sofia
O dia-a-dia de um Casal e sua Cachorra!
Eu: Reginaldo
Ela: Juliana
e a Sofia: A mais centrada da família...
Viajando de carro pelo Brasil.
Nossos canais:
SITE OFICIAL:
TWITTER:
INSTAGRAM:
FACEBOOK:
YOUTUBE:
Inscreva-se nos nossos canais, assim você fica atualizado sobre novos vídeos.
Até o próximo...
Mariana Weickert vai até a Chapada Diamantina em busca de pedras preciosas
Mariana Weickert foi até a Chapada Diamantina, no Estado da Bahia, para ter um dia de garimpeira. Além de viver a rotina das mulheres que fazem esse tipo de serviço, ela desceu cerca de 40 metros em busca de pedras preciosas. Veja como foi essa aventura! Para assistir ao conteúdo na íntegra, acesse o PlayPlus.com
VEJA QUANTO OURO ELES ACHARAM COM SEUS DETECTORES NO GARIMPO
Olá pessoal sejam bem vindos ao meu canal. Se inscreva no canal, ative o sininho para receber as notificações e deixe seu like. Para tirar dúvidas e comprar detectores e acessórios de garimpo,pode entrar em contato também pelo watssap 069-99976-5927.
Para comprar seu equipamento com segurança e ajudar o canal do Adriano utilize os links abaixo:
Detector de metais Minelab Gold Monster 1000:
Detector de metais Minelab SDC 2300:
Detector de metais Minelab GPX 5000:
Detector de metais Minelab GPZ 7000:
Detector de Metais Minelab Equinox 800:
Detector de Metais White's GMT Goldmaster 24k Garimpeiro
Detector de Metais White's GMT Goldmaster 24k Garimpeiro Export
Detector de Metais Whites TM 808
Detector de Metais Nokta Makro AU Gold Finder
Detector de Metais Nokta Makro ANFIBIO 19
Detector de Metais Nokta Makro ANFIBIO 14
Bateias:
Cuia para Garimpo 20cm em Aço Galvanizado
Cuia para Garimpo 20cm em Aço Galvanizado
Bateia em Aço Galvanizado para Garimpo - 300 - 30cm
Bateia em Aço Galvanizado para Garimpo - 440 - 44cm
Bateia em Aço Galvanizado para Garimpo - 500 - 50cm
Cuia para Garimpo 32cm em Aço Galvanizado
Bobinas:
Bobina Coiltek Goldseeker de 15 para Eureka Gold
Bobina Coiltek Treasureseeker All Terrain 15 - SOVEREIGN SERIES
Bobina Coiltek Mono Elite 14 x 9
Bobina Coiltek Mono Elite 14
Bobina Coiltek Mono Elite 17 x 11
Bobina Coiltek Mono Elite 18
Bobina Coiltek Mono Gold Hunting 10x5
Bobina Coiltek 14 x 9 Para CTX 3030
Garimpo mineiro abre espaço para visitante encontrar diamante
O garimpo da família de Belmiro tem cerca de 200 anos. Fica às margens do Ribeirão do Guinda, na área rural de Diamantina. O local é bem preservado e não há agressão ao meio ambiente: tanto o leito do ribeirão quanto a mata no entorno são preservados pelo homem, que cobra R$ 30 de cada visitante. Ele mostra aos clientes todas as etapas de extração de diamantes e, no fim, reserva uma surpresa aos visitantes: um deles terá a chance de encontrar uma pequena pepita de diamante no meio do punhado de cascalho.
diamantes brutos da Chapada Diamantina
Clique no link abaixo para se inscrever em nosso canal.
contato whatsapp (75)99079073
Diamante
diamante bruto
pedras preciosas
formato de diamantes
garimpo de diamante
como encontrar um diamante
como achar diamante
A Pousada do Garimpo em Diamantina/MG
Conheça a Pousada do Garimpo! Hospede-se com qualidade, conforto e descubra o verdadeiro tesouro da Estrada Real. Acomodações e instalações aconchegantes e um dos melhores restaurantes da cidade. O Garimpeiro é aberto ao público e tem como chef o renomado Vandeca, referência unânime da cozinha mineira.
Vídeo produzido pela Aerofoco Produções.