CAMARADAHOME - Mina Brejo-Verruga em Igatu - BA
Antiga mina de diamantes, a Mina Brejo-Verruga está aberta à visitação. No interior do salão principal, bonecos de argila homenageiam garimpeiros que trabalharam ali, com seus nomes e cada um com 'roupa' diferente. É um projeto de restauração, sem dinheiro, mas fantástico e vale a pena a visita!
ENTRANHAS - PARTE 01
Sinopse: Igatu. Chapada Diamantina. Documentário sobre os últimos garimpeiros da região.
Ficha Técnica: Direção: Marcelo Abreu Góis Co-Direção: Gabriel Gussen Fotografia e Montagem: Marcelo Abreu Góis Som Direto: Gabriel Gussen Trilha Sonora Original: Africania
IGATU - Cachoeira da Rosinha
A Cachoeira da Rosinha é uma das cachoeiras mais lindas da cidade de Igatu. Leva em torno de 2 horas caminhando, e a trilhe é média. Pra quem quer economizar tempo você pode ir de carro até a estrada do garimpo e deixar o carro na entrada da trilha, lhe economiza 30 minutos.
A trilha é linda, sempre com vista para a cidade de Andaraí no horizonte, além de contar que o início da trilha é feita por barragens onde os garimpeiros usavam água para garimpar. A ida é super tranquila, mas não se engane, vá cedo e procure voltar quando o sol tiver baixando, pois a volta é pura subida.
Chegando na cachoeira, tem várias opções de banho, com poços rasos e fundos, dois chuveiros artificiais, é possível escalar a cachoeira e tomar banho de cima, além de uma área incrível para tomar sol, pique-nique, etc...
É uma cachoeira que vale muito a pena, indispensável um guia para essa trilha.
O nosso foi Juquinha filho de Cristovão Colombo.
IGATU - Gruna e Poço do Brejo
Simplesmente mágico e macabro.
IGATU é uma cidade cheia de energia como você vai ver nesse vídeo. Entrar em uma gruna feita pelos garimpeiros? Mais de 300 metros de profundidade! Beber água direto da fonte?
Essa é a Gruna Mina do Brejo e o Poço do Brejo. O local fina no topo da Cidade de Igatu, o acesso é bem fácil, o carro deixa a poucos metros da entrada. Custa 10 reais por pessoa pra entrar. Lá você conhece um pouco da história dos garimpeiros, conhece os materiais de trabalho, o poço e a gruna. Indispensável a visita neste local.
Chegando na gruna, logo na frente tem o poço do brejo, 15 metros de profundidade e é um lago que necessita de coragem pra poder tomar um banho. Ele fica em frente da caverna.
Entrando na Gruna, é simplesmente fora do comum, o lugar é surreal, parece que você entra dentro de um filme e sente as pessoas lá dentro trabalhando. As passagens, as pedras, a caverna, o rio passa sempre ao seus pés, pois lá dentro tem uma fonte onde a água brota das pedras, incrível.
No salão principal o guia acende uma quantidade de velas referente às pessoas que trabalharam por lá.
Espero que o vídeo mostre a energia do local e que vocês gostem.
Igatu Picchu + Projeto Sempre Viva + Cemitério Bizantino
Para ver fotos e tirar dúvidas, acesse o instagram @trippartiu. Gostou do vídeo? Não esqueça de se inscrever e ativar o sininho ;)
Quer conhecer a Chapada Diamantina? Já te aviso que essa região da Bahia vai te encantar! Nessa parte da viagem já estávamos hospedadas em Mucugê, uma cidade charmosa na parte sul. Esse é o nosso roteiro do quarto dia! Vem saber quais passeios fazer!
Dia 4
Cemitério Bizantino
Projeto Sempre Viva 20 reais (Museu Vivo do Garimpo, Cachoeira da Piabinha e Cachoeira do Tiburtino)
Igatu
- Galeria Arte & Memoria - 5 reais visitação
- Cidade de Pedra (Igatu Picchu)
- Gruna Brejo Verruga 10 reais ( guardião badega)
- Casa do Amarildo
Todos nossos passeios foram feitos com a Km Chapada Turismo -
(75) 3338-2152
#ChapadaDiamantina #LugaresLindos #ChapadaDiamantinaDicas
Best Things To Do in Andarai, Brazil
Andarai Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Andarai. We have sorted Tourist Attractions in Andarai for You. Discover Andarai as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Andarai.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Andarai.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notifAndaraition of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Andarai, Brazil
Galeria Arte & Memoria
Igatu Ruinas
Chapada Passeios
Rampa do Caim
Garimpo da Verruga
Poco Donana
Cachoeira do Ramalho
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :
Igatu Boulder 2015
Igatu Boulder 2015
Em janeiro aconteceu a 3ª edição do festival de boulder mais incrível do Brasil!
Boulders e escaladores:
0:40 Denorex V5: Danilo
1:48 Rosa V7: Jordana, Tiago Rasta, Zé Antônio
4:30 Aurora Stand Up V5: Danilo
5:13 Deixa Arder V6: Zé Antônio
6:21 Angra I V4: Danilo
7:20 Freeman V10: Guilherme Negavá, Fernando Lucas
9:14 Bahia de Todos os Santos V3: Nina
11:09 Esquizito Man V5: Zé Antônio
12:10 Se Vira V10: Fernando Lucas, Guilherme Negavá
13:54 O Resgate do Soldado Groisman V3: Erick Magalhães
15:01 Homem Elástico V7: Tiago Tatu, Erik Chinês, Jordana
17:52 Diamante V9: Erik Chinês, Guilherme Negavá
20:53 Garimpeiro V11: Guilherme Negavá
22:09 Safira V12: Fernando Lucas
23:03 Campeões da Rua de Cima V9: Guilherme Negavá, Fernando Lucas
24:50 Verruga V11: Guilherme Negavá, Fernando Lucas
É Bahia Negão!
MARCEL SOUZA-MEMÓRIAS DO GARIMPO- OBLP
Memórias do garimpo
Meu nome é Dalva Alves, tenho 79 anos e moro em Igatu, distrito de Andaraí, Chapada Diamantina. Aqui cresci, nasci, formei família e eduquei meus filhos. Ainda hoje conservo lembranças do tempo do garimpo, me recordo do Brejo Verruga, onde trabalhou mais de duzentos homens, lá se pegava muitos diamantes, tantos que quase não dava para contar. Os donos dessa mina eram homens avarentos que gostavam de explorar dos trabalhadores. Nos dias de lavar cascalho tão grande era a labuta, aos finais de semana chegavam a pegar litros deles, apesar de pegarem tantas pedras a renda desses garimpeiros era pequena, porque a melhor parte do lucro ficava com os proprietários.
Esses diamantes eram vendidos em outras cidades: Andaraí, Mucugê e Lençóis. Com o dinheiro das vendas em mãos, os donos davam o que bem queriam aos trabalhadores, que aceitavam sem reclama, pois tinham família para sustentar. Não dava para ter luxos, mas lhes garantia uma vida digna e honesta. Apesar de terem sidos tratados como escravos eram homens valentes que, com tantas dificuldades, não tinham medo de enfrentar a vida, porque levavam com eles a esperança de dias melhores.
Quase todo o sustento das famílias vinha da atividade garimpeira. Porque era o recurso mais abundante da época. Apesar disso, na minha família só quem trabalhava no garimpo era minha mãe, Djanira, meu pai Prachedes, vivia solto pelo mundo, era matador de aluguel. Trabalhava para um jagunço da cidade de Utinga. Mãe trabalhava todos os dias, era guerreira, lutava muito pela família, mas em um dia de trabalho ela acabou se ferindo com a alavanca – ferramenta que se usa para derrubar o cascalho – o ferimento acabou virando doença ruim, o que a impossibilitou de trabalhar e ela terminou falecendo.
Além da renda que vinha das lavras diamantinas, cultivávamos na roça algumas culturas como: mandioca, feijão e abóbora. A sempre-viva (flor decorativa típica de chapadas) era também um meio de sobrevivência. A serra era repleta delas, as praças, os passeios em frente às casas chegavam a ficar alvos com elas postas ao sol para secar.
Muita gente foi beneficiada pelo garimpo, Eva minha cunhada realizou o sonho de se casar, graças a Deus e a um diamante que pegou labutando no garimpo. Osmar meu marido meu marido, comprou roupa e pagou os papéis do casamento, tudo com esse dinheiro.
Naqueles tempos de glória do garimpo, Igatu viveu um resplendor nunca antes vivido, a vila era um alvoroço só e ficava ainda mais alegre e bonita quando a orquestra sinfônica saia para desfilar. Era bonito de se ver! Até hoje me recordo do som dos instrumentos. Osmar tocava piston e batia prato, o mestre de música de Mucugê – Tutu Perninha - vinha nos dias de apresentação, ele era chamado assim porque tinha a perna curta.
Tinha também o cinema, o pessoal de fora vinha para colocar o filme para quem quisesse ver. Sempre que dava, eu ia. Era muito divertido. Aqui também tinha circo, usina hidroelétrica, delegacia, cartório e hoje não vemos mais nada disso. Era gente como formiga no auge daqueles tempos.
O Luiz dos Santos hoje é um bairro em ruínas, mas já foi um lugar cheio de vida, cor e alegria, tinha a micareta e o bloco de carnaval. As ruas de baixo disputava com a parte de cima para ver qual bloco era mais bonito e enfeitado, a cantoria e animação era grande. Bons tempos aqueles!
O tempo foi passando e o garimpo foi declinando, o diamante começou a faltar e muitas famílias começaram a ir embora, porque já não tinha com o que se manter na vila, o destino foram as grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Eles foram em busca daquilo que o garimpo não lhes proporcionava mais, uma vida digna.
A Igatu de hoje não se parece em nada com a de outrora: tumultuada de pessoas, gritos de crianças, sons e muita conversa. Atualmente Igatu é uma vila pacata, onde se percebe mais o silêncio. Aqui, no auge do resplendor do garimpo, existia dez mil habitantes, hoje, na sua decadência, possui apenas quatrocentos e poucos moradores. Nessa nova era, o turismo é o principal fator econômico. Um dia o diamante foi a maior fonte de renda, agora, é apenas uma lembrança distante.
#65 |IGATU-BA, A CIDADE COM 400 HABITANTES | CHAPADA DIAMANTINA | DESTINADOS POR AÍ
Tentamos chegar na cachoeira da Califórnia em Igatu-BA, mas não conseguimos encontrar a descida até ela.
Igatu é uma cidade quase fantasma da Chapada Diamantina.
Trilha sonora:
Instagram @alua.oficial
Youtube: tinyurl.com/youtubealua
Facebook: facebook.com/oficial.alua
Somos um casal recém casados, resolvemos deixar tudo pra depois e começar um novo estilo de vida, viver com pouco, morar e trabalhar em um carro.
Querem saber como? Assistam esse vídeo e entendam melhor:
Se gostou de nós, nos sigam nas redes sociais abaixo.
Facebook:
Instagram:
-
Nossos apoiadores:
Sajotur – Agência de Turismo São João
Click Code
Drogaria Rosan
Mundo Pickup
HiClean
-
E-mail para contato: destinados@destinadosporai.com.br
-
Obrigado! Curta, comente o que está achando, compartilhe o vídeo e inscreva-se no nosso canal, isso é muito importante para a divulgação e andamento do nosso projeto.
Vila de Igatu - Cachoeira das Laranjeiras I
Está cachoeira, também, fica bem pertinho da vila de Igatu e é muito bonita e, geralmente, está sempre vazia. Este vídeo mostra a primeira queda do Rio Laranejrias.
Vila de Igatu - Cachoeira da Califórnia
IGATU - CHAPADA DIAMANTINA - ANDARAÍ - BAHIA
Percurso: 1 hora de trilha + 30 mim. no leito do rio.
Atenção: Tem um pequeno trecho bastante ingrime. Necessita-se quase escalar.
Altura da queda: 10 metros
Igatú dos diamante
Chapada diamantina.
Brejo do Verruga/Igatu
Você que gosta de historia e busca entender as raízes da Chapada Diamantina, descubra agora um pouco da Historia contada pelo arquivo vivo Badega, antigo Garimpeiro, guardião da gruna.
Passeio por 40 minutos dentro do mundo escuro e curioso dos antigos habitantes dessa região.
Igatu (Aguá Boa) cidade de pedras e ruínas que ainda estão vivas no dia a dia
se liga na aventura...em breve tem mais!!
MACHU PICCHU BRASILEIRA | IGATÚ | BAHIA - | Max e Mirjam EP 31
A charmosa vila de igatu é considerada a Machu picchu brasileira, alguns acham que é uma cidade fantasma, mas não, ainda tem moradores, poucos moradores que sobrevivem nesta encantadora cidade.
canal do Jair Dikman:
link para o trailer do filme:
link para o filme - Besouro:
Quer ser caravanista também? baixe GRATUITAMENTE UM E-BOOK com respostas às dúvidas mais comuns dos iniciantes no mundo do Caravanismo
Sobre nós: Max Janssen e Mirjam de Wit, acreditamos que o caminho do faça você mesmo (DIY) é muito poderoso, e desenvolvemos um Guia Passo a Passo.
Você está pronto para embarcar nessa viagem?
Guia Passo a Passo Meu Primeiro MotorHome, adquira o seu:
Livro Infanto Juvenil: Quinho e o Outro Lado da Moeda
Nosso objetivo é compartilhar as belezas, mistérios e diversidade cultural deste mundo maravilhoso através do ritmo que o mundo do Tortuga proporciona.
Adoro ler todos os seus comentários mas nem sempre consigo responder a todos, por favor não se ofenda.
Obrigado por assistir, por favor avalie, comente e compartilhe.
Inscreva se no canal:
Siga nos pelas redes sociais
blog: tortugaworld.com.br
facebook: facebook.com/tortugaworld.com.br
instagram: instagram.com/TortugaWorld/
Twiter: twitter.com/mir_max
e-mail: contato@tortugaworld.com.br
Os links que você encontra são de produtos que sou afiliado. Todos os links que disponibilizo não afetam o preço final, mas ajudam a dar suporte e continuidade ao trabalho que desenvolvemos no Tortuga World. Só me afilio a produtos com os quais realmente me identifico e aprovo.
pagina da lojinha virtual
Gruna do Brejo Verruga, Igatu, Andaraí, Ba.
Igatu, caminhos de pedras (documentário)
Documentário “Igatu, caminhos de pedras” (2006) - vencedor do prêmio de melhor reportagem ambiental no V FestCine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (2007).
Direção: Mariana Campos
Produção: Mariana Campos, Bernardo Abreu, Tainá del Negri e Daniella Guedes