Geopark Naturtejo na Feira da Ciência, Tradição e Cultura em Castelo Branco
Geopark Naturtejo na Feira da Ciência, Tradição e Cultura em Castelo Branco - RTP (8/10/2014)
Geopark Naturtejo: Um oásis na Europa | An oasis in Europe
Documentário de Jorge Fialho (2009) sobre o primeiro geoparque português, reconhecido pela UNESCO in 2006
Documentary from Jorge Fialho (2009) about the first Portuguese Geopark, recognized by UNESCO in 2006
10 anos a afirmar o território
A Naturtejo e os municípios que a integram (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) celebraram a integração do Geopark Naturtejo no novo Programa Geoparques Mundiais da UNESCO e os 10 anos do reconhecimento internacional como território da Rede Global de Geoparques, que hoje distingue 120 territórios eminentemente rurais espalhados pelo mundo. Tendo como referência o Património Geológico reconhecido internacionalmente, os geoparques em geral, e o Geopark Naturtejo, em particular, assentam nos seus patrimónios natural e cultural uma estratégia de desenvolvimento sustentável de base local reconhecido e avaliado pela UNESCO a cada quatro anos.
No passado mês de setembro, este território viu também a sua estratégia ser avaliada e validada pela UNESCO, assim como a extensão para o concelho de Penamacor se concretizou. Atualmente, existem em Portugal 4 geoparques reconhecidos pela UNESCO, designadamente Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros, tendo sido o Geopark Naturtejo e os municípios que o constituem pioneiros deste movimento em prol do meio rural em Portugal.
Monsanto: turismo no Geopark Naturtejo
Viagem a Portugal até Monsanto, RTP (3 de Julho de 2011)
Exposição Evolução da floresta em Portugal
A Evolução da Floresta Portuguesa no Centro de Ciência Viva da Floresta, uma parceria com o Geopark Naturtejo - RTP (5 de Abril de 2013)
7º Festival de Vinhos e Licores
S. Miguel de Acha realizou a sétima edição do Festival de Vinhos e Licores, a 12 e 13 de novembro, com muita animação, música e atividades para todas as idades, recebendo a visita de milhares de pessoas.
Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, salientou a importância deste Festival na “qualificação dos produtos e na procura de novos circuitos comerciais”, apontando “a importância do mundo rural onde imperam os produtos genuínos e ancestrais”.
Vivamente satisfeito pelos frutos que se começam a colher em terras de Idanha, reforçando a estratégia do desenvolvimento de uma economia verde, o presidente anunciou a primeira acelerador de empresas da Península Ibérica e lembrou a todos que a diferença e o caminho de sucesso está “na produção de alimentos de qualidade, na boa transformação e em bons circuitos de comercialização”.
Depois sublinhou que este caminho já está a dar frutos e deu como exemplo, entre outros, o da presença de Idanha no mercado de 2,5 milhões de consumidores, em Estrasburgo, durante um mês, de 25 de novembro até ao dia de Natal.
“Idanha vai levar o melhor de Portugal a um mercado de mais de 2,5 milhões de consumidores. Vai levar alimentos de excelência. O melhor que fazemos nos nossos territórios”.
O 7º Festival de Vinhos e Licores deu a conhecer dezenas de expositores de vinhos, licores e produtos regionais, para saborear, com tempo e em família, durante dois dias. Nos vinhos, Nuno Nunes, da Viniregra, apresentou um novo branco, com a chancela do Parque Naturtejo, sendo mais um produto certificado como produto UNESCO e que vai, agora, ser levado a Estrasburgo. ao grande mercado de Natal.
Também António Jorge Franco apresentou vinhos de alta qualidade, no Festival de S. Miguel, com um slogan fabuloso que cativa, logo à primeira, “Portugal com Paixão”.
Organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Miguel de Acha, o Festival recebeu milhares de visitantes que não resistiram aos comes e bebes e às irresistíveis provas de vinhos e licores… sem esquecer a prova do tradicional soventre, oferecido a todo povo pela Confraria do Soventre de S. Miguel de Acha.
O Festival de Vinhos e Licores havia de contar ainda com o tradicional magusto, com prova de jeropigas, e o concurso de Vinhos e Licores, na tarde de domingo.
Este ano, Penalva do Castelo foi o Município convidado pela Junta de Freguesia de S. Miguel de Acha, para apresentar os seus produtos típicos, sendo a delegação presidida pelo presidente da Câmara, Francisco Carvalho.
Penalva do Castelo trouxe a sua troika de excelência: o melhor vinho do Dão (premiado internacionalmente), o melhor queijo serra da Estrela (premiado com ouro) e a famosa maçã “bravo Esmolfe” cujo perfume não deixa ninguém indiferente.
Diz a lenda que el-rei D. Sancho II ao passar por Esmolfe (freguesia do concelho de Penalva do Castelo) para matar a sede comeu a maçã, de árvore bravia, produzida na freguesia e terá exclamado: “Bravo!!! Esmolfe”.
Aftermath of fires in Castelo Branco, Naturtejo, teaser
A small teaser on a larger video I am working on showing the aftermath of the devastating forest fires in Central Portugal (Castelo Branco District, and the Naturtejo Geopark)
Footage from the Castel in Vila Velha de Rodão, Oleiros, Miradouro do Zebro, and Proenca-a-Nova
Penamacor ultima a candidatura ao GeoPark Naturtejo
A Câmara Municipal de Penamacor está a ultimar a candidatura de integração no GeoPark Naturtejo, unindo-se aos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Proença-a-Nova e Nisa.
O estudo geomorfológico está em andamento e a candidatura deve ser entregue no próximo mês de setembro, revela à BBtv o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís.
Da Raia à Beira Interior, passando pelo Pinhal Interior até ao Alto Alentejo, este é um território de elevado potencial turístico e com inúmeros fatores de atração. Por ser uma região vasta, mas homogénea, o Geopark Naturtejo oferece uma grande variedade de produtos turísticos, tendo como mais-valia comum a natureza e as excelentes infra-estruturas. Tudo para satisfazer as necessidades e exigências de todo o tipo de visitantes.
Gozando de uma excelente localização e acessos, o Geopark Naturtejo abre os horizontes e oferece mais de 4.600km2 de terra para descobrir.
Viagem de barco pelo rio Tejo
Viagem de barco pelo rio Tejo - RTP
2012 09 09 manuais em segunda mão Castelo Branco RTP
Venda de manuais em segunda mão, Castelo Branco.
Ouro de Portugal – Oiro da Partida
Retalhos do Lagar Cimeiro – Partida – Castelo Branco - Portugal
10 anos Casa das Artes e Cultura do Tejo
A Casa das Artes e Cultura do Tejo (CACT), em Vila Velha de Ródão, comemorou os 10 anos da sua existência, ao serviço das artes e da cultura com um elenco de luxo: uma Exposição de mestre Manuel Cargaleiro, com a presença do autor, e um Concerto intimista com Berg.
Um acontecimento que Vila Velha de Ródão celebrou, com pompa e circunstância, abrindo as comemorações com uma sessão solene inaugural, na presença de autarcas e vultos da cultura e das artes.
Naturtejo Geopark
Video Promocional de Naturtejo (Portugal). Entra en la web y podrás disfrutar de esta zona Patrimonio a través de varios programas que tenemos colgados.
Ven a Naturtejo (Portugal)!!!
devueltaporelmundo.es
IAT Portugal Launch, Naturtejo Geopark, March 28, 2015
Over one thousand people attended the March 28, 2015 Launch of IAT Portugal at Naturtejo Geopark near the town of Oleiros.
9º Encontro Anual de Parceiros | Geopark Naturtejo
9º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal Amigos do Roteiro de Minas
7 e 8 de Junho, Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova)
por Maria Inês Lopes da EST IPCB, no âmbito do estágio no Geopark Naturtejo
Geopark Naturtejo na Feira do Pinhal
Inauguração da Feira do Pinhal 2016
Beira Baixa TV (12 Agosto 2016)
“O coração e o pulmão do Portugal”
Presidente pede isenção de IMI para lesados do fogo
A XV edição da Feira do Pinhal na vila de Oleiros, com 140 expositores, com o objetivo de dar primazia, mais uma vez, à fileira florestal, bem como aos produtos locais e ainda aos 9 alojamentos turísticos, já legalizados, do concelho que aponta para uma projeção de 15 mil dormidas neste ano.
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, inaugurou a XV edição da Feira do Pinhal, este ano dedicada ao Cabrito Estonado e à Floresta.
A cerimónia inaugural decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Oleiros, reunindo autarcas e associações do concelho, a que se uniram os presidentes de Municípios confinantes Sertã, Proença-a-Nova e Pampilhosa da Serra, António Veiga Simão (vice-presidente da CCDRC) e Joaquim Morão (CIMBB) entre várias entidades.
O presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, começou por sublinhar que “o Interior é considerado “o coração e o pulmão do Portugal”, para trazer à ribalta o discurso da esperança e não do fatalismo. Uma nova visão, mais voltada para o futuro, como já antes o tinha feito José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã, a que o presidente oleirense, acrescenta ao coração o “pulmão”. “O Interior é o coração de Portugal, como gosta de dizer José Farinha Nunes, a que acrescento o coração e o pulmão de Portugal”.
Troféu Orientação Pedestre - Proença-a-nova (Geopark Naturtejo)
Magazine OTV, RTP2, 20 Dezembro 2015
Trilhos da Raia é já domingo
A prova internacional de BTT que organiza a Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova (ACIN) é uma referência nacional e as inscrições estão limitadas a 840 participantes.
A prova, este ano, parte do centro da vila idanhense, descendo à Barragem, seguindo por Alcafozes, depois Penha Garcia, Monsanto e Idanha-a-Velha, onde decore o Festival do Casqueiro, terminando no campo da Feira Raiana em Idanha-a-Nova.
Trans-Geopark 2009
Vídeo não oficial do Trans-Geopark 2009, que percorreu o Geoparque Naturtejo, por terras de Nisa, V.V. de Rodão, Proença-a-Nova, Oleiros, Castelo Branco e Idanha-a-Nova. Opiniões e fotos no tópico Trans-Geopark / Casa do Forno no fórum AutoHoje TT.