P.PEDESTRE VILA DO PORTO-FIGUEIRAL-MOINHO DA ROCHA-GRAÇA- José Melo (CADEP-CN - AA - NPA.G.Velho)
33 pedestrianistas testaram hoje (10 janeiro de 2014) o Trilho renovado:
V.PORTO-FIGUEIRAL-CARREIRA-MOINHO DA ROCHA-GRAÇA
No cumprimento do Projeto:Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas, e numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, do CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, foi testado hoje (19 de janeiro) o P.Pedestre acima referenciado, percorrido quase na totalidade na Freguesia de Almagreira.
Oa primeira parte do percurso coincidiu com o Trilho da Costa Sul, desde Vila do Porto até ao Touril, sendo a segunda parte totalmente nova com a derivação para o lugar do Brasil, prosseguingo-se por trilhos Antigos, redescobertos pelo CADEP-CN, nos lugares da Carreira, Vale do Moinho da Rocha, terminando-se na Graça.
Para além dos singulares fósseis e pillow lavas, neste P.Pedestre foi dado um enfoque especial ao Roteiro da cal, explicando-se a sua exploração desde a extração do calcário nas grutas do Figueiral, até ao seu cozimento e transformação nos três fornos de cal visitados no decorrer do itinerário (fornos do Figueiral, do Touril e da Graça), todos eles com muances arquitetónicas interessantes.
Outros pontos de interesse apresentados/explicados pelo guia foram a Zona Histórica de Vila do Porto, Forte de S.Brás, Ribeira de S.Francisco, Vista do Povoado de V.Porto, Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha (Pillow lavas, fósseis), plantas endémicas e medicinais, avifauna, panorâmicas do litoral da Costa Sul, Carreira e Vale do Moinho da Rocha, com a Ribeira, casas rurais e chafariz.
Os pedestrianistas deliciaram-se com as novidades introduzidas neste P.Pedestre, nomeadamente com a visitação mais aprofundada dos fornos de cal e a bonita paisagem do pitoresco vale do Moinho da Rocha, merecendo grande apreciação sua magnífica ribeira, casas rurais e o seu chafariz, recentemente pintado de novo pela Junta de Freguesia de Almagreira, para que este grupo o pudesse melhor apreciar e valorizar, aquele interessante património, assim como próximos caminhantes que por lá passem, aguçados por esta divulgação.
Agradecemos à Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, po esta importante atenção pela valorização patrimonial, assim como a simpatia da limpeza do trilho, que por todos foi reconhecida.
Como notas finais, enaltecemos a participação do simpático grupo pedestrianista, tendo o bom humor a gentileza, o são convívio e o vivo interesse pelas explicações do guia sido constantes.
O nosso obrigado a todos pela adesão, curiosidade e boa disposição, e de forma especial ao ao sempre simpático e disponível Márcio Costa, do Gonçalo Velho, pela sua competência na logística do evento.
Estas atividades pedestrianistas, de fruição patrimonial e promoção da saúde estão inseridas na Campanha Bandeira Azul da Europa, para as zonas balneares de Sta Maria, à ligação parceira do CADEP-CN com o Parque Natural de Ilha e, ainda, ao Projeto de Saúde Escolar e Comunitária.
Informações sobre o P.Pedestre:
Conceção: CADEP-CN, em 1999/2000, com nuance da parte final em 2014
Denominação não oficial: Vila do Porto-Figueiral-Carreira-Moinho da Rocha-Graça.
Distância: 7 km, aproximadamente
Duração: 3h 30m, aproximadamente
Relevo:Terreno com ondulações suaves e alguns declives mais acentuados
Grau de dificuldade: Médio
Áreas especiais: Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha
* José Andrade Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
Coordenador do Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho
P.PEDESTRE V.PORTO-FIGUEIRAL-PRAIA FORMOSA - JOSÉ MELO CADEP E NPA-G.VELHO (14-7-2013)
NO PERCURSO PEDESTREVILA DO PORTO-FIGUEIRAL-PARIA FORMOSA:
Exemplo de fruição ambiental e de ação cívica em Santa Maria!
62 pedestrianistas e ecologistas ativos, percorreram o PR 5 da Costa Sul (Trilho dos Fósseis tendo havido agradáveis surpresas (encontro com cientistas) e ações cívico-ambientais exemplares
Numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, o CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, teve lugar hoje (14 de julho) a 9ª atividade do Projeto:Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas, com a fruição e interpretação do percurso Vila do Porto-Pedreira do Campo-Figueiral-Prainha-Praia Formosa fechando-se assim em beleza o primeiro ano do projeto, cujp balanço fazemos no final.
Participaram na atividade 62 simpáticos pedestrianistas, de várias faixas etárias (dos 7 aos 73 anos), de ambos os sexos, com várias profissões, residentes e visitantes de Sta Maria (de outras ilhas dos Açores, continentais e estrangeiros), o que mostra a grande democraticidade, abrangência e atratividade do Pedestrianismo como modalidade desportiva (não competitiva), associada à fruição/interpretação da natureza e do património.
AÇÃO CÍVICO-AMBIENTAL EXEMPLAR
Esta atividade foi inserida na Campanha Bandeira Azul da Europa para as zonas balneares de Santa Maria, tendo nesse âmbito os pedestrianistas assumido o desafio de ecologistas ativos, recolhendo do litoral da Prainha e Praia Formosa, uma quantidade considerável de resíduos, ação cívica exemplar, merecedora de aplauso.
No decorrer do novo itinerário o deslumbre e a apreciação das paisagens do litoral e do património natural e cultural foram constantes, assim como a boa disposição e o vivo interesse pelas explicaçoes dos guias, sobre o valioso património geológico, edificações históricas, avifauna, flora endémica e aromática/medicinal.
ENCONTRO COM CIENTISTAS
Estava o grupo, Pedreira do Campo a receber explicações do guia, sobre a sua génese geológica, riqueza geomorfológica e o historial da sua classificação como Monumento Natural, quando o José Melo identificou num grupo um pouco mais distante, acompanhado da geóloga Patrícia Madeira e do Paleontólogo Ricardo Ramalho, o geólogo Mário Cachão, precisamante um dos proeminentes cientistas que elaborou o documento científico, que serviu de suporte argumentativo de base para dita classificação. Convidado a falar sobre o património em questão, acedeu simpaticamente ao convite tendo presenteado os 62 pedestrianistas com explicações mais aprofundadas e abrangentes aquele património, o que muito agradecemos.
Continuando nesse encontro com cientistas conhecidos, e muito ligados ao estudo da rica zona geológica da Costa Sul, mais adiante junto às grutas do Figueiral, o grupo cruzou-se com o Dr. Sérgio Ávila e outros cientistas, que já estão na ilha para mais um Workshop de Paleontologia em Ilhas Atlânticas.
IINFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PERCURSO
Conceção: CADEP-CN, em 1999/2000; redesenhado em 2005 (Serviços de Ambiente)
Gestão: Parque Natural de Sta Maria
Denominação oficial: PR5-Trilho da Coata Sul
Distância: 7 km, aproximadamente
Duração: 3h 30m, aproximadamente
Relevo:Terreno com ondulações suaves e alguns declives acentuados
Grau de dificuldade: Médio
Áreas especiais: Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figheiral e Prainha
As centralidades (pontos de interesse), com apresentações/explicações maos aprofundadas pelo guia foram a fundação de Vila do Porto e sua Zona Hiastórica, Forte de S.Brás, Ribeira de S.Francisco, Vista do Povoado de V.Porto, Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha (Pillow lavas, fósseis), Forno de Cal, plantas endémicas e medicinais, avifauna, panorâmicas do litoral da costa Sul (Figueiral, Prainha e Praia Formosa).
O nosso obrigado reconhecido aos (às) simpáticos(as) e interessados (as) pedestrianistas, que ao longo do percurso de interpretação do património-cultural e natural, mostraram sempre vivo interesse pelas explicações, disciplina exemplar, e uma boa disposição contagiante, considerando-os , por isso, pedestrianistas de primeira, com quem dá gosto acompanhar e estímulo para continuar.
* José Melo
Coordenador do CADEP-CN e dos NPA do Gonçalo Velho
FS2004ᴴᴰ Aterragem A320 Sata em Santa Maria (Açores) ft. Easy
like+sub!!
Almeida Azores Vacation, part 2 of 2
Ilidio, Maria Carmenlinda, and Paulo Almeida went to the Azores, Portugal for vacation in June of 2009. Here is part 2 of the videos taken.
Landfall at Santa Maria, The Azores, with Herbert the Duck
john jordan maciel
Férias em Santa Maria Açores
Estagiar na União Europeia IV
O Programa ‘Estagiar UE’ do Governo dos Açores visa promover um melhor conhecimento e integração dos jovens açorianos nas dinâmicas de funcionamento da União Europeia (UE), através da atribuição de bolsas para a frequência de estágios em Bruxelas, Estrasburgo ou Luxemburgo, que sejam promovidos pelas instituições e órgãos da UE e tenham uma duração até seis meses.
Toda a informação sobre este programa pode ser consultada no Portal do Governo em
Azoren
Tauchen Azoren/Santa Maria
POIOS SERRA DE SICÓ 3º vídeo