LIOS In Vila Velha, Brazil
Vila Velha: Rio Without The Hassles—Or The Price Tag
Less than one hour north of Rio de Janeiro by air lies the small coastal city of Vila Velha. Life here centers around the beaches; with lovely weather throughout the year, locals take advantage of the warm ocean waters no matter the month.
A typical day might include boating, swimming, fishing, or just relaxing in a hammock... Then join your friends at a beachside kiosk for churrasco (Brazilian-style barbecue) and icy-cold beer poured for each person from large shared bottles… or enjoy the freshest of seafood, caught the same days as it is cooked.
When you get tired of the beach routine, walk to the north end of the strand and scale Morro Moreno—you’ll be rewarded with stunning panoramic views of the region.
For those who love the outdoor life, this little corner of Brazil is hard to beat. Whether you want to get in shape, photograph lovely scenery, or simply relax over beer and barbecue at the beach… this place is a nature-lover’s paradise.
And, while Vila Velha in many respects is like a scaled-down version of Rio, it differs in one important respect: Vila Velha is much cheaper, particularly its real estate.
Vila Velha is not for those who love lots of cultural activities—those looking for museums and university lectures would probably bore of the beach quickly.
However, for those who love the outdoors, especially the shore, Vila Velha is made to order. It's ideal for those who enjoy the beach, outdoor activities, or relaxing with a beer... and for those who relish the thought of being lulled to sleep and then awoken again by the sounds of crashing waves…
Passa de 30 mortos na chuva em MG; no ES 5 mil estão fora de casa - Jornal Nacional
Interior de Minas Gerais também está sofrendo com os temporais. Em Muriaé, onde pelo menos 300 famílias estão desalojadas e 46 desabrigadas, a prefeitura decretou emergência. No Espírito Santo os transtornos da chuva impiedosa dura uma semana; em Iconha, cerca de 500 voluntários fizeram mutirão de limpeza. Escalada, abertura do JN com Rodrigo Bocardi e Giuliana Morrone e reportagens de Isabela Scalabrini, Marcela Mesquita, Gabriel Sena e Roger Santana.
A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste sábado (25) que subiu pra 30 o número de mortes provocadas pela chuva intensa que atinge o estado. E esse número deve subir, com a descoberta de novas vítimas. O solo encharcado aumenta o risco de novos deslizamentos de terra.
Desde quinta-feira (23), nuvens pesadas estão sobre o céu da região metropolitana de Belo Horizonte. Entre a noite desta sexta e a madrugada deste sábado (25), um temporal provocou inundações e deslizamentos e fez muitas vítimas.
Em Betim, dois deslizamentos de terra mataram seis pessoas. Em um deles, três vítimas eram da mesma família. No outro soterramento, uma criança foi salva. Um vídeo emocionante mostra o grupo que participou do resgate sendo recebido sob aplausos.
Em Ibirité, um barranco também cedeu. Uma mulher e os dois filhos dela - de seis anos e de seis meses - morreram soterrados. No início da noite, bombeiros encontraram o corpo de uma outra mulher que também estava sob os escombros.
Belo Horizonte enfrenta a maior chuva já registrada na história da cidade. Ruas ficaram inundadas. Uma das principais avenidas da cidade sumiu embaixo d’água. Carros foram levados pela correnteza.
Na região Sul, uma barragem de água transbordou e inundou uma avenida. Com tanta chuva, o solo está cada vez mais instável. Em outro ponto da cidade, o alagamento chegou a invadir alguns imóveis. Na região do Barreiro, oito casas desabaram.
Dois corpos foram resgatados no fim da manhã. E a suspeita é de que cinco pessoas estejam debaixo dos escombros e da lama; 50 famílias que vivem perto do morro que deslizou foram levadas para abrigos.
Moradores estão sendo retirados de um bairro de Belo Horizonte porque as casas estão correndo risco. Os bombeiros estão trabalhando desde às 22h desta sexta (24). No local, havia uma casa que foi derrubada depois de um deslizamento de terra. Estavam a mãe, três filhos menores e o pai. O homem conseguiu sair. O trabalho de resgate continua.
As crianças soterradas têm entre sete e dez anos. O pai acompanha o resgate de perto.
A chuva forte também provocou muitos estragos no interior de Minas Gerais. O rio São João, em Conceição do Pará, no centro-oeste mineiro, subiu três metros, e 110 internos de uma casa de recuperação ficaram ilhados. Do outro lado do rio, a Polícia Militar bloqueou o acesso. Familiares se juntaram em busca de notícia.
Na cidade de Dona Euzébia, na Zona da Mata, o rio transbordou e a cidade ficou debaixo d’água. Em Carangola, os moradores só conseguiam sair de barco. Eletrodomésticos foram carregados pela correnteza.
A prefeitura decretou emergência por causa da chuva em Muriaé. Pelo menos 300 famílias estão desalojadas e 46 desabrigadas. Na rua, moradores se arriscaram para sair de casa.
No Triângulo Mineiro, o asfalto da MG-737 não suportou o grande volume de água e cedeu. A rodovia foi interditada.
A Defesa Civil de Divinópolis está monitorando de perto a situação do rio Itapecerica, que já subiu mais de um metro acima do nível. Os agentes estão percorrendo as áreas com risco de alagamento para alertar os moradores.
Em Nova Serrana, a água arrastou um carro para dentro do córrego.
ESPÍRITO SANTO
Ilhado dentro desta casa, um senhor de 64 estava há quatro dias sem comer. Só neste sábado (25), ele foi resgatado pela equipe de resgate aéreo do governo do Espírito Santo.
No município de Iúna, a casa de uma família encheu d'água. Ela enfrentou a enxurrada pra conseguir escapar. A polícia ajudou no resgate. Também em Iúna, um galpão desabou.
Os Bombeiros confirmaram a morte de duas crianças soterradas no temporal dessa noite, uma em Iúna e a outra em Conceição do Castelo. Desde a semana passada, nove pessoas morreram por causa da chuva. Quase cinco mil estão fora de casa.
O telhado da rodoviária foi a única parte que ficou acima da água. De manhã, uma casa desabou. Em Cachoeira de Itapemirim, os moradores receberam um alerta do risco de enchente. O nível do rio subiu e transbordou. A água inundou o centro da cidade.
Outros quatro municípios do sul do Espírito Santo ainda se recuperam da chuva de oito dias atrás.
O governador Renato Casagrande, do PSB, disse que vai pedir ajuda do Governo Federal para reconstruir regiões atingidas pelas chuvas.
INUNDAÇÕES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Com chuva, rios das Regiões Norte e Noroeste fluminense transbordam. Seis mil pessoas tiveram que sair de casa e um jovem que pulou de uma ponta em um rio está desaparecido.