Igreja Senhor Bom Jesus/Sabará (Time-Lapse 4K)
✅ Se Inscreva e Ative o ???? das notificações???? Grato
Subindo, o morro da Cruz, você chega nesta igrejinha em Sabará. Vale a vista de 360º.
REFORMA E RESTAURAÇÃO DA CAPELA DE NOSSO SENHOR DO BOM JESUS
Acompanhe o andamento das obras de reforma e restauração da Capela de Nosso Senhor do Bom Jesus, no bairro Morro da Cruz.
Igreja do Rosário - Sabará/MG - Brasil
Carilhão da célebre igreja inacabada da belíssima Sabará-MG, Patrimônio Nacional.
Outubro/2017
Nossa Senhora do Sabará 17-08-2014 01
Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará, MG Brasil
O primeiro ponto de parada em Sabará (MG) é a igrejinha do Ó. Localizada no antigo Arraial de Tapanhuacanga, fundado pelo paulista Bartolomeu Bueno da Silva e seus parentes, a capela foi fundada após 1718 por devotos de Nossa Senhora da Expectação do Parto. A Festa da Padroeira era comemorada na semana que antecede o Natal, quando eram cantadas as Ladainhas, repetindo, a cada dia, as sete antífonas (versículos) sempre precedidos por um Ó, fato que levou a ser popularmente denominada de Igreja do Ó.
SABARÁ- MG (IGREJA CATÓLICA QUE ESTAVA SENDO CONSTRUÍDA PELO ESCRAVOS QUANDO VEIO A ABOLIÇÃO )
SEMANA SANTA SABARÁ 2019 | FIÉIS ACOMPANHAM VIA SACRA PENITENCIAL ATÉ À CAPELA DO BOM JESUS
Nesta madrugada, centenas de fiéis participaram da Via Sacra Penitencial com a Imagem de N. Sra. Das Dores seguindo para a Capela do Bom Jesus, no bairro morro da Cruz. A tradicional “Procissão da Madrugada”, é conhecida por ser uma das cerimônias em que os cristãos pagam suas promessas. Diversas pessoas realizam o trajeto descalças, carregando pedras na cabeça e em oração.
A Capela do Bom Jesus esteve fechada por seis anos. Em 2017, o Prefeito Wander Borges assinou a autorização de início da reforma. Hoje, a Capela, quase concluída, recebeu a Imagem de N. Sra. Das Dores e seus fiéis, como não acontecia há anos.
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas ( MG )
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de doze profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo. O santuário está localizado no Morro do Maranhão, no município brasileiro de Congonhas, estado de Minas Gerais.
O conjunto foi construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.
Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1939 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) - atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - foi considerado em 1985 como Patrimônio Mundial pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco).
A fundação do santuário é atribuída ao português Feliciano Mendes que, tendo adoecido gravemente, prometeu construir um templo a Bom Jesus de Matosinhos, como o que havia em Braga, sua terra natal, caso alcançasse a cura.
Vídeo produzido e postado por Domingos T. Costa.
= = = = = = = = = =
Este e outros vídeos bem feitos sobre Congonhas e outras mineirices estão disponíveis no canal do YouTube de Domingos T. Costa:
= = = = = = = = = =
Concurso organizado pelo Instituto Estrada Real (IER), ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), elegeu em 30 de janeiro de 2012 as Sete Maravilhas da Estrada Real.
Foi realizada pelo instituto uma seleção prévia de 21 atrações de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para chegar à lista das 21 atrações finalistas do concurso, o Instituto Estrada Real adotou como critérios a relevância histórica e natural dos locais, a beleza cênica e a organização turística em um dos quatro caminhos do circuito -- Novo, Velho, dos Diamantes ou de Sabarabuçu.
A eleição contou com mais de 40 mil votos pela Internet e depois de quatro meses de consulta popular foram eleitas os seguintes locais:
- Praça Minas Gerais (em Mariana);
- Cachoeira do Tabuleiro (em Conceição do Mato Dentro);
- Gruta da Lapinha (em Lagoa Santa);
- Santuário do Caraça (em Catas Altas);
- Teatro Municipal (em Sabará);
- Parque Nacional da Serra do Cipó (que compreende Jaboticatubas, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar e Santana do Riacho); e
- Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (na cidade paulista de Aparecida).
Na época não fiquei sabendo desta eleição e não votei. Conhecendo o resultado somente em julho de 2013, fiquei surpreso com o fato do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos não ser um dos escolhidos, pois, em minha opinião, assim como a estátua do Cristo Redentor é o cartão postal do Rio de Janeiro (e do Brasil no exterior), esta igreja e seus passos em Congonhas são o maior representante da essência de Minas Gerais, em sua religiosidade, barroco e tradição histórica, típicas do estado (só faltou colocar um queijo em alguma das esculturas!).
Este vídeo é uma homenagem e um protesto pela não eleição da Igreja dos Profetas, que para mim sempre será a maior maravilha da Estrada Real.
Além das sete maravilhas eleitas na consulta popular, participaram do concurso, em Minas, as igrejas de São Francisco e do Pilar (em Ouro Preto); a Igreja Santo Antônio e a Maria Fumaça (em Tiradentes); o Santuário do Bom Senhor de Matosinhos e os Passos da Paixão de Cristo (em Congonhas); o Caminho dos Escravos e o Mercado Velho (em Diamantina); a Fazenda da Pedra (em Santana dos Montes); o Parque Estadual do Ibitipoca (em Lima Duarte); o Bicame de Pedra (em Catas Altas); o Parque das Águas (em Caxambu); e a Pedra Pintada (em Barão de Cocais). No Rio de Janeiro, foram selecionadas para participar da eleição o Prédio do Museu Imperial (em Petrópolis); e o Sítio Histórico Ecológico do Caminho do Ouro (em Paraty).
= = = = = = = = = =
Para saber mais sobre Congonhas, acesse:
Wikipédia
Para ver 3 postagens que fiz sobre Minas Gerais, abordando seus aspectos geográficos, históricos e culturais, acesse:
HistóriaS
Das Minas Gerais
= = = = =
Para ver outros vídeos sobre Minas Gerais, selecionados por mim, acesse:
Para ver outros vídeos sobre História, selecionados por mim, acesse:
Para ver os vídeos sobre as 7 Maravilhas da Estrada Real, acesse:
Comunidade cobra início das obras de restauro da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos
A comunidade do bairro Cabeças cobra das autoridades de Ouro Preto o início das obras de restauro da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos que está fechada há três anos.
Fiéis madrugam para participar da Via Sacra em Sabará - Repórter Brasil (noite)
A procissão da penitência é marcada pelo som das matracas, na cidade de Minas Gerais
Ver episodio:
Ir para o site do Repórter Brasil (noite):
Igreja Nossa Senhora do Ó (Sabará MG)
Cidades Históricas - Igreja N.Sra. do Ó - Sabará MG
Vide outras publicações em:
Em Sabará, MG, artesãs continuam tradição da Semana Santa (03/04/2015)
Ver episodio:
Revista Matozinhos - Igrejas de Sabará
Entrada da Bíblia no Bom Jesus
Entronização da Palavra de Deus, no dia 03/08/2011, apresentada pelo grupo Missionários da Fé na Igreja Bom Jesus. Música: Colisão,de Aline Brasil.
VÔO PANORÃMICO SOBRE A MG- EM SABARÁ
Semana Santa em Sabará atrai milhares de turistas
A Semana Santa é um dos períodos religiosos que mais atrai turistas à cidade histórica de Sabará. Missas, adorações e procissões são celebradas por toda a cidade. Na Sexta-Feira Santa, milhares de fiéis acompanharam a encenação da Paixão de Cristo, que mostra os últimos momentos antes da crucificação de Jesus. No sábado de Aleluia, moradores e turistas acompanharam a malhação de Judas, uma das mais antigas manifestações culturais da cidade. Um boneco, que representa o apóstolo traidor, foi feito com capim seco e trapos para facilitar a queima provocada por bombinhas. Este ano, os moradores, revoltados com a Copasa, queimaram a cobrança da taxa de esgoto sobre a conta de água.
O Domingo de Páscoa, momento da ressurreição de Cristo, tem como tradição a Missa Solene de Páscoa, realizada no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e celebrada pelo padre Rogério Messias. No final da missa todos seguiram a Procissão do Triunfo do Senhor até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde foi festejada a ressurreição de Jesus.
Para o padre Rogério, a semana Santa traduz a excelência da fé. Nós celebramos a vida de Jesus Cristo como salvador da humanidade, o filho de Deus. O seu sofrimento por nós, pela nossa desobediência para com o pai. Mais o grande presente do pai para conosco, foi ter enviado seu filho que se doa a nós, que amarra a toalha na cintura, que lava os pés, que nos ensina a humildade, que morre e vai ao sepulcro. Depois ele nos mostra que o sepulcro está vazio e Jesus está de volta à glória do pai', ressaltou o padre. Para finalizar o padre Rogério deixou uma mensagem de reflexão para os sabarenses, Desejo a todos uma alegria muito grande, a páscoa significa vida e uma mudança radical. Que todos possam, na caminhada da vida, mudar em algo verdadeiramente que você vê que te escraviza, que não te deixa caminhar pedindo ao senhor a força para que você seja uma pessoa vitoriosa, muita paz.
A tradição da Semana Santa em Sabará atraiu turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. A agente de viagens, Vanessa Bonimani, veio de São Paulo com um grupo de amigos para conhecer Sabará e acompanhar a procissão de páscoa. É a primeira vez aqui em Sabará, e estamos conhecendo o lado histórico e cultural da cidade. O guia está nos passando informações sobre os pontos turísticos e em seguida vamos acompanhar a procissão da páscoa, ressaltou a turista.
Naila Starling, artesã sabarense, está muito feliz com a visita dos turistas, O movimento dos turistas está excelente, já recebemos turistas de várias localidades, como Espanha, Holanda, Paris e também os do Brasil, pessoas do Nordeste e Sul. Fazemos por onde atendê-los bem, pois, essa é a nossa missão, divulgar a cidade, o artesanato e mostrar o que temos de melhor, concluiu a artesã.
Igreja Bom Jesus de Matozinhos
Pertencendo ao Município de Várzea da Palma, o Distrito de Barra do Guaicuí -- distante a 23 km de Pirapora, BR 365, sentido Montes Claros -- possui, além da beleza natural, um riquíssimo patrimônio histórico e cultural. A história da Barra é recheada de acontecimentos que remetem ao século XVII, quando o local foi povoado por índios Cariris, emigrados de Santana do Cariri, no Ceará, que chegaram à região, segundo os historiadores, provavelmente em busca de caça e pesca abundantes. A posição geográfica do Distrito do Guaicuí confere importância turística e ecológica a este fascinante pedaço de sertão mineiro. Ali ocorre o encontro das águas do rio das Velhas - significado de Guaicuí em tupi-guarani - com o rio São Francisco. Um encontro que gerou muitas histórias e lendas.
A historiografia oficial não preenche determinadas lacunas sobre o pioneirismo da ocupação do local. Pode ter sido primeiramente ocupado pela Bandeira de Fernão Dias, chefiada por Manuel de Borba Gato, que teria descido o rio das Velhas desde o território onde hoje está situada a cidade histórica de Sabará - na região metropolitana de Belo Horizonte. A primazia da ocupação também é atribuída aos grandes fazendeiros baianos, que empurrando o gado pelo rio acima, teriam atingido a região, antes da chegada dos bandeirantes. A tradição, no entanto, não tem dúvidas ao sugerir a presença de padres jesuítas no local, nos séculos XVII e XVIII, época em que teriam construído históricas edificações que hoje se encontram em ruínas nesta área.
O acervo histórico e arquitetônico da região de Guaicuí abriga importantes edificações, como as ruínas da Igreja de Pedra - na Barra, e da Igreja Nossa Senhora de Bom Sucesso - em Porteiras, além da Igreja Senhor Bom Jesus do Matozinhos e um rico acervo de imagens sacras - esculturas, que integram o Patrimônio Histórico de Várzea da Palma e remontam o período colonial.
As ruínas da Igreja de Pedra -- Igreja Bom Jesus de Matozinhos -- é uma atração à parte. Construída pelos escravos no século XVII, entre os anos de 1650 e 1679, às margens do rio das Velhas, tem estilo colonial e foi edificada com pedras e argamassa de cal. A construção, no entanto, nunca foi finalizada. A capela-mor foi construída primeiro, enquanto que a nave nunca chegou a receber cobertura. Um fato curioso, que chama a atenção dos turistas pela sua peculiaridade, é a existência de uma enorme gameleira que nasceu sobre as paredes há mais de 30 anos. A copa da árvore cresceu e hoje sobressai das ruínas, enquanto suas raízes desceram pela parede e penetraram no solo. Essa parede, mistura de pedras e raízes, permanece inteira sustentando a árvore. De um lado, a pedra, do outro, a força da vida edificando o monumento. A obra do homem e a natureza abraçaram-se para sobreviver ao desgaste do tempo.
No século XVIII, com as constantes enchentes e febres palúdicas em Guaicuí, a Igreja de Bom Jesus de Matozinhos ficou abandonada. Os moradores procuraram um local mais alto para fixar residência e foram para o vizinho povoado de Porteiras, onde construíram a Igreja de Nossa Senhora de Bom Sucesso, que teve sua opulência até o início do Século XX, quando suas paredes e telhados desabaram. Em 1906, já havia uma vila de pescadores em Guaicuí, onde se deu início a construção da nova Igreja Senhor Bom Jesus de Matozinhos, atualmente mantida pela comunidade local
Justiça obriga a demolição de uma igreja em Pindamonhangaba
Uma decisão judicial tem agitado a cidade paulista de Pindamonhangaba. A sentença, dada há um mês, ordena a demolição da igreja de Santana, construída há 23 anos. Tudo para preservar a antiga igrejinha, que fica ao lado. Nossa equipe tentou falar com os responsáveis pela sentença, mas não obteve nenhum posicionamento. Em nota, a Diocese de Taubaté afirma que as reformas na antiga igreja minimizaram seu valor arquitetônico, injustificando o tombamento, e lamenta a decisão que considera unilateral.
Reportagem de Adilson Sabará e Genilson Pacetti
Inscreva-se no nosso Canal:
Acesse o portal Canção Nova:
Acesse a Loja Canção Nova:
Faça seu cadastro agora e seja bem-vindo à Família Canção Nova:
*Inscreva-se em nosso #Telegram, assim você fica mais perto da Canção Nova
Baixe gratuitamente em seu Smartphone, tablet e IPad os nossos Aplicativos.
#TV
iTunes: //goo.gl/8pEs8i
Googleplay:
#Rádio
iTunes:
#Googleplay:
#Liturgia Diária
#Músicas Canção Nova
HINO AO BOM JESUS DE MATOSINHOS DE CONGONHAS/MG
Hino Oficial do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Congonhas - Minas Gerais
Vídeo montado a partir de imagens de arquivo pessoal e imagens compiladas de vídeos postados no Youtube.