Igreja Matriz Divino Espírito Santo
Vídeo Gravado na Reinauguração da Igreja Divino Espírito Santo na cidade de Jaguarão rs, restauração completa pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico ... Apresentação do cantor Carlão cantando Ave Maria fica o registro
Imagem :Julio Raymundo
Produção : J C Digital Video Produções -Jaguarão rs se gostou se escreve no canal da um gostei obrigado abraço
Automação de Relógio e Balanço de Sinos na Paróquia Matriz Divino Espirito Santo | Jaguarão/RS
Automação de Relógio e Balanço de Sinos da igreja Matriz Divino Espirito Santo em Jagarão no Rio Grande do Sul. Trabalho que contou com restauração de elementos do relógio original e dos sinos, além do sistema de automação.
-----------------------------------------------
Veja nosso facebook:
Visite nosso site:
Igreja Matriz - Eduardo Alvares de Souza Soares
Pronunciamento de Eduardo Alvares de Souza Soares por ocasião do Lançamento do seu livro, IGREJA MATRIZ do Divino Espírito Santo da Cidade de JAGUARÃO, durante cerimônia de celebração pelos 200 anos da Freguesia de Jaguarão em 26 de outubro de 2011.
Vocês verão neste livro que a história desta Matriz foi uma história de 30 anos de lutas. Jaguarão até a concretização da Matriz teve três Vigários Colados. Joaquim Cardoso de Brum, que não viu o inicio desta igreja, viu o segundo Vigário Colado, Padre João Themudo Cabral Diniz, que vocês sabem, está sepultado aqui no Cemitério das Irmandades em Jaguarão, e, veio a termina-la de 1859 a 1884 o terceiro Vigário Colado que teve Jaguarão, padre Joaquim Lopes Rodrigues, que foi o verdadeiro herói da façanha.
Esse livro reúne cerca de 50 documentos inéditos, todos eles garimpados em diferentes artigos, e todos eles trazidos à colação nesta obra, para que se pudesse organizar de forma sequencial, pró-lógica, o que foi a luta de 30 anos para erguer o templo e finalmente concluí-lo. Faço minhas as palavras do Dr Claudino ao dizer o quanto nós, jaguarenses, devemos nos unir todos, as entidades, associações, as iniciativas particulares, procurando os recursos necessários. (para sua restauração)
Acredito que esta obra, mais que tudo, será um estímulo a que todos que a lerem, sentirem de que, a importância deste prédio na vida comunal, é, talvez, se confunde com a própria historia de Jaguarão. Não há nada mais importante, não há edifício com maior significação simbólica do que o prédio da nossa Matriz. E não creio exagerar em nada, se disser a todas as pessoas aqui presentes, a todos os convidados, a todas as autoridades que nos assistem, que dificilmente uma igreja no Rio Grande do Sul tenha uma história tão rica e tão detalhada quanto tem a nossa Matriz. Bastaria um dado. O vigário de Jaguarão foi o único padre que fez toda a campanha da Guerra do Paraguai, e finda a Guerra do Paraguai em 1870, foi ele, o vigário de Jaguarão, quem celebrou na Catedral de Assunção, o Te Deum da vitória.
Esta igreja foi partícipe da invasão de Jaguarão em 1865, partiu da igreja as iniciativas da luta que mantiveram os jaguarenses por duas epidemias de cólera morbus, em 1855 e 1868. E esta obra não se limita apenas à atual Matriz, mas vai ao antigo barracão de palha que sobreviveu anteriormente neste mesmo local e que, com a criação da Freguesia a 31 de janeiro de 1812, permitiu que o catolicismo se instalasse em Jaguarão e aqui através do padre, primeiro provisional, Joaquim Cardoso de Brum, iniciasse as atividades católicas nesta cidade.
Não devo me estender mais, muito obrigado a todos. Acreditem-me , esta obra, como diz Sérgio da Costa Franco , e não são palavras minhas, deve ser de presença obrigatória em todos os lares e bibliotecas de Jaguarão e acredito que quem a levar, estas páginas, por certo , guardará um tesouro para filhos, netos e bisnetos.
Obrigado.
Igreja e praça - Jaguarão/RS
【4K 60fps】Festa do Divino Espírito Santo de São José, SC - Cortejo Imperial 2019
São José realizou a 169ª edição da Festa do Divino Espírito Santo entre a sexta-feira (31) e segunda (1° de junho), no Centro Histórico da cidade. A festa é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Município.
A celebração começou na sexta com o oferecimento da Divina Sopa pelo casal festeiro à comunidade no entorno da Praça Hercílio Luz. Este momento é uma tradição da festividade. Já a abertura oficial foi no sábado, com Cortejo Imperial e missa. No domingo, a programação começou cedo, com cortejo e missa e encerrou na segunda com a Santa Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz, presidida pelo arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck. Na ocasião, também foi apresentado os festeiros de 2020.
Este ano, o Casal Imperial Nalma Nienchotter e José Henrique Nienchotter foi o responsável pela organização da festa.
Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.
A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal.
Assunto muito abordado pelo professor Agostinho da Silva. Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.
A celebração do Divino Espírito Santo no planeta teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320. A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que é o símbolo do Divino Espírito Santo, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono. De acordo com os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches. Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade.
Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre a Virgem Maria e os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nos territórios portugueses, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil.
Para compreender melhor os gestos feitos durante a festa é preciso entender cada um dos símbolos. A coroa, o cetro e a salva simbolizam a responsabilidade e o compromisso do festeiro com o culto. A pomba representa o próprio Espírito Santo, a paz, o amor e a humildade. Os pães da promessa, simbolicamente ofertados ao Divino, são uma maneira de agradecer e pagar promessas por graças alcançadas. Já a bandeira é o símbolo que inicia as festividades visitando as casas da comunidade logo após a Quaresma.
A Festa do Divino Espírito Santo é uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Estado de Santa Catarina.
Por favor, fiquem à vontade para corrigir qualquer informação que eventualmente não corresponda às tradições da Festa do Divino.
ANOLIPA Não é um vlog, não há narração. Not a vlog. No narration.
ANOLIPA é um canal de vídeos crus [sem edição e com aúdio ambiente] de caminhadas por lugares e cidades, é um canal sobre viagens reais, sem maquiagem, sem edições que escondem detalhes indesejáveis, mostra o lugar como é realmente.
???? Recomendo o uso de fones de ouvido para uma experiência imersiva - áudio binaural 3D.
A Raw Videowalk Street View Travel Channel.
Raw virtual walking tours.
Espero que você tenha gostado de assistir a este vídeo e tenha lhe dado uma experiência visual e auditiva.
Se você gostou, LIKE este vídeo, comente algo e compartilhe com seus amigos e entes queridos.
Likes, comentários e compartilhamentos ajudam o canal a crescer, e estimulam a criação de mais conteúdo de qualidade gratuito para você.
Pergunte qualquer coisa a respeito do que você viu ou se lembra da cidade, comente um fato curioso, conte-me sua experiência com a cidade.
#festadodivino #sãojosé #cortejoimperial
Hino Oficial da Cidade de Jaguarão RS
Hino Oficial da Cidade de Jaguarão RS
Letra por Eduardo Alvares de Souza Soares
Melodia por Régis Bardini
Quem navega nessas águas
Segue a Mirim na canoa
E vem singrando a lagoa
E o rio rumo a fronteira
Traz Jaguarão na bandeira
Traz a esperança na proa.
Quem aos pés da enfermaria
Contempla o dia nascer
Volta a tardinha pra ver
O sol cair no horizonte
E o colar de luz da ponte
Conta a conta se acender.
Cada um tem seu afago
Cada terra sua essência
Agora eu canto o meu pago
Jaguarão minha querência.
Quem a mão semeia a terra
A terra a mão abençoa
Recebe mais do que doa
Faz igual a passarinho
Se em Jaguarão tem um ninho
Volta sempre de onde voa.
Quem da Matriz do Divino
Segue a avenida pro cais
Ouve o canto dos pardais
Nas figueiras do mercado
Roga a Deus ajoelhado
Pra daqui não ir jamais.
Cada um tem seu afago
Cada terra sua essência
Agora eu canto o meu pago
Jaguarão minha querência.
J3 Notícias: Abraço ao Mercado Público de Jaguarão
Cortejo do mastro do divino espírito santo na Freguesia do Ó
Dia 08/05/2016 Festa do Divino Espírito Santo.
Beatek Sinos e Relógios -Sinal de Qualidade
A Beatek Sabe bem sobre as marcas que o tempo trás e por isso fizemos esse comercial para passar na Rede Vida.
________________________________________________________________
facebook:
facebook.com/beatekindustria/
facebook.com/BeatekSinosRelogios/
Sites:
beatek.com.br
beateksinoserelogios.com.br
________________________________________________________________
Pacajus 80 anos Noite Católica
Na noite desta quarta 20-05, iniciara-se, os festejos comemorativos aos 80 anos de Pacajus.
Na arena de eventos, aconteceram, a missa em ação de graças e shows, com Keli Patrícia e Naldo José.
Magnificat - Vila Lobos - Orquestra e Coro Sinfônico da Faculdade de Música do Espírito Santo.
Magnificat - Vila Lobos - Theatro Carlos Gomes - Vitória - ES - Concerto 23 set/2012