Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto (São Sebastião)
The Cathedral of Ribeirão Preto is the main Catholic Church of the city of Ribeirao Preto in Sao Paulo Brazil.
====
A Catedral de Ribeirão Preto é a principal igreja católica da cidade paulista de Ribeirão Preto.
Curiosidades sobre a Catedral
Além de templo, a Catedral Metropolitana é também uma tumba honorífica. Lá estão sepultados todos os bispos e arcebispos que faleceram no cargo, e mais monsenhor João Lauriano, Vigário-Geral da Diocese de 1927 até a sua morte na década de 70. Estão enterrados sob o piso da Catedral Dom Alberto José Gonçalves, Dom Luis do Amaral Mousinho, Dom Felício César da Cunha Vasconcelos, Dom Bernardo José Bueno Mieli, Dom Romeu Alberti e, desde 18 de dezembro de 2009, Dom Arnaldo Ribeiro.
Há alguns anos, durante obras de reforma, foi localizado um túmulo, com os despojos de um casal de fazendeiros dos primórdios da cidade: Manoel da Cunha Diniz Junqueira (06/01/1847-12/04/1895), membro da primeira comissão de obras da Catedral, aquele constituída em 1892 e que não deu certo, e sua esposa Emerenciana Constança Junqueira (falecida a 07/12/1905). Os restos foram transladados para a Catedral anos após sua conclusão. Dom Arnaldo Ribeiro, arcebispo emérito, deu ordens para que a reforma continuasse sem tocar no túmulo.
As obras de construção da Catedral começaram em 1905 sob o comando do italiano Emilio Fagnani. Nascido em 1870, em Pescopennataro, ele chegou ao Brasil em 1887. Arquiteto de formação, foi contratado como empreiteiro pela comissão de obras da Catedral, mas não viveu o suficiente para vê-la pronta -- em 6 de julho de 1906, aos 35 anos, vistoriava uma fazenda do coronel Francisco Schmidt procurando uma nascente para captar a água do abastecimento público, quando sofreu uma queda fatal do cavalo -- morreu por traumatismo abdominal.
Entre os bens da Catedral, talvez o mais valioso seja o conjunto de pinturas nas paredes e telas retratando a vida de São Sebastião, o padroeiro da cidade. O pintor Benedicto Calixto de Jesus levou seis anos (1916 a 1922) para completar a encomenda recebida do bispo dom Alberto José Gonçalves, que havia sido seu aluno no Seminário Episcopal de São Paulo. Calixto chegava de trem para trabalhar na Catedral, nas pinturas das paredes, ficando hospedado no Palácio Episcopal, residência de dom Alberto. Já as telas da vida de São Sebastião chegaram uma de cada vez, de trem, vindas de Santos, do ateliê do pintor.
ft:
====
ibeirão Preto é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Situa-se a 21° 12' 42 de latitude sul e 47° 48' 24 de longitude oeste, distante 313 km a noroeste da capital estadual[2] e a 706 km de Brasília.[9] Seu território de pouco mais de 650 km² e abriga uma população de 612 339 habitantes (IBGE/2011) que o classifica como oitavo município mais populoso do estado e a terceira maior cidade do interior paulista e brasileiro, atrás apenas de Campinas e São José dos Campos. Sua área urbanizada corresponde a 127 km², sendo a 17º maior do Brasil em área urbana.
Em um raio de pouco mais de 200 km do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais -- Bebedouro, Franca, Barretos, Araraquara, São Carlos, Catanduva, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Americana, Santa Bárbara d´Oeste, São Joaquim da Barra, São Sebastião do Paraíso, Passos, Poços de Caldas e Uberaba, sendo o acesso facilitado pelas rodovias que ligam o município a estas cidades.
====
The population of Ribeirão Preto is made up of a mixture of Japanese, Portuguese and Indian people, as well as the descendents of Italian, Portuguese, Spanish and Japanese immigrants who were attracted to the region because of the coffee agriculture, right after the Abolition of Slavery in 1888, when immigrants were granted lands, after being indentured workers. Italians arrived in huge numbers, followed by Germans, Spaniards, Eastern Europeans, and Portuguese.
During the 1990s, Northeastern migrants came to the region attracted by the economic development of São Paulo state cities, which was widely broadcast in TV documentaries. With the super population of the city by individuals who often had no technical skills and were often illiterate, poverty and crime grew considerably. Many migrants boosted the economy by working in sugar cane plantations and orange groves though. However, those who perform seasonal duties, often have no safe net, when the work is over. IBGE research indicate that Ribeirão Preto has a population of 605.114 inhabitants.