Igrejas Antigas do Brasil A Igreja de São José em Dona Francisca
Igrejas Antigas do Brasil A Igreja de São José em Dona Francisca
Igreja Matriz da cidade de Dona Francisca, região centro do estado do RS. A Igreja é da religião católica e foi consagrada a São José. Foi construída no ano de 1942 e apresenta uma mescla entre os estilos eclético e romântico, com predominância do primeiro, num conjunto harmônico e imponente. Ao lado do templo encontra-se a casa paroquial seguindo as mesmas linhas arquitetônicas da construção principal.
A igreja foi construída em substituição a uma antiga capela de pedra, erguida por Manoel José Gonçalves Mostardeiro, proprietário da fazenda Santo Antonio em meados de 1880 e que iniciou o loteamento das terras da colônia de Dona Francisca, que mais tarde veio a se tornar o atual Município.
O movimento de construção do novo templo foi organizado por João Troian, que criou uma lista para juntar fundos para a sua construção. O terreno onde está construída a igreja foi doado por João Manoel Gonçalves Mostardeiro, que era o dono das terras que foram sendo adquiridas pelos colonos alemães e italianos que por ali se estabeleceram ao longo dos primeiros anos da colônia.
A igreja apresenta em sua fachada principal quatro colunas romanas no estilo toscano, ladeadas por mais duas colunas, uma de cada lado da fachada frontal, formando um elemento visual característico deste tipo de construção. As colunas sustentam uma formação triangular e ornamental onde se abre um oitão central, ocupado por um relógio. Acima e por trás dele se ergue a torre que sustenta os sinos da igreja.
O mesmo conjunto se repete na ornamentação das portas frontais, em número de três, e acima delas outros três vitrais frontais. Figuras de anjos e arcanjos em estilo gótico aparecem na torre dos sinos e nas laterais do templo, dando uma sensação de proteção e, ao mesmo tempo, de inquietação. No topo das colunas toscanas principais figuras angelicais aparecem em formas humanas, visíveis apenas aos olhos mais atenciosos voltados à construção.
As pinturas e afrescos do interior da Igreja de Dona Francisca foram pintados em 1956 pelo pintor Argentino Ângelo Lazzarini (Angel Jose Lazzarini), radicado no Brasil desde 1926, que era filho de imigrantes italianos que se estabeleceram na Argentina, nascido em 16 de janeiro de 1889, em Venado Tuerto, Província de Santa Fé.
Lazzarini foi um pintor que se dedicou, principalmente, ao muralismo religioso, em igrejas de cidades e pequenos núcleos interioranos do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre o início dos anos 30 e a primeira metade dos anos 60 do século XX. Tem diversos trabalhos nas igrejas da região, em Municípios como Santa Maria, Jaguari e Nova Palma, todos no RS.
O Município de Dona Francisca esta situada entre a serra de São Martinho e as várzeas do Rio Jacuí, sendo o local de nascimento do primeiro coroinha beatificado do mundo, Adílio Daronch, que juntamente com o padre Manuel Gómez González foram martirizados porque defendiam a harmonia e concórdia entre maragatos e chimangos durante a revolução federalista do RS.
Todos os anos, a igreja de São José é palco final da Romaria Regional dos Beatos Mártires – Padre Manoel e Coroinha Adílio, que homenageiam estes personagens da terra. Após a procissão, ocorre a realização de uma missa festiva que conta com a participação do coral local, integrado por membros da igreja e da cidade, e logo após ocorre um almoço no salão da comunidade, ao lado da igreja, onde são servidos pratos típicos da culinária local e regional.
corais em Dona Francisca
Na igreja matriz de Dona Francisca RS, dia 28 de Novembro de 2015, encontro de corais Vozes do Vale de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Agudo, Camobi e UFSM de Sta Maria em Comemoração dos 20 anos da Società italiana di Dona Francisca. Um sábado marcante com a homenagem de Francisco Lazzarini, filho de Angelo Lazzarini pintor das igrejas da Quarta Colonia e também da de Dona Francisca.Canção folclorica sul africana.
Igrejas Antigas do Brasil - A Capela de São Caetano
Igrejas Antigas do Brasil A Capela de São Caetano
Igrejas antigas - Capela de São Caetano. O Canal Arquitetura Abandonada visitou o Distrito de Boca do Monte, sétimo distrito de Santa Maria no RS e encontrou esta relíquia preservada pela comunidade, a capela de São Caetano, construída em 1914.
Mais uma grande descoberta do Canal Arquitetura Abandonada. Inscreva-se no Canal.
Quilombo do Curiaú - Macapa/AP
Uma observação é que praticamente a maioria dos entrevistados não se assume quilombola, ou negro/a, e/ou adepto/a de religiões de matriz africana. Há que se considerar a grande repressão e assédio que sofreram e ainda sofrem, atualmente, principalmente da igreja pentecostal.
Talvez esse seja um dos motivos pelo qual a maioria não nos recebeu nas casas e sim nas varandas ou malocas.
Entre os idosos, quase centenários, há os que vivem dentro do quilombo, geralmente junto a um dos filhos, e outros que vivem na cidade, bairro do Laguinho, onde foram distribuídos lotes para moradores fazer suas casas, pela Prefeitura local. Alem de nomes dos pais e avós, preferem contar as histórias da fartura da criação e plantações que faziam, da produção e venda da farinha de mandioca que muitos carregavam nas costas até a cidade, de seus casamentos e a labuta para a criação dos filhos e, principalmente, das festas do batuque e do marabaixo, as danças e as poesias, a se referirem à historia da posse da terra no quilombo.
Os adultos, alguns foram morar e se profissionalizar fora do quilombo e retornaram quando da regularização das terras. Outros fizeram sua vida no quilombo, com o plantio de subsistencia, pesca, produção e comercialização de farinha, de frutas, e alguns tem criação de gado e de búfalos.
Entre os jovens entrevistados todos consideram um privilégio viver em um local tão bonito, mas tem criticas à falta de escola, que obriga a completar os estudos na cidade, o que só os de famílias em melhores condições econômicas conseguem, à distancia e falta de transporte e ao preço da passagem que dificultam acesso a escolas e empregos na cidade.
Nessa pesquisa foram entrevistados/realizados;
- visita/reconhecimento aos espaços do quilombo
- entrevista com família de Joaquina Araújo, irmã da presidente da Associação.
- entrevista com Josineide Araújo, presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Curiaú, seguida de roda com moradores participantes e/ou auxiliares da Associação.
- entrevistas/coleta de memórias individuais com os moradores mais velhos (9 pessoas), o que tambem resultou numa grande roda de encontro desses senhores e senhoras quase centenários no último dia de nossa visita.
- encontro/workshop com moradores adultos -- numa tentativa de construir uma linha de história do quilombo
- workshop (2) com jovens do quilombo
- entrevistas individuais com os escritores do quilombo, Sr. Sebastião Silva e Da. Esmeralda dos Santos, e com alguns filhos e netos que vivem com os moradores mais velhos, no Quilombo ou no bairro do Laguinho, em Macapá.
- entrevista com responsável pelo CONAC- Coord. Nac. Comunidades Quilombolas, Núbia. No seu trabalho foram mapeadas as comunidades Quilombolas do Estado, e 12 pessoas fazem o acompanhamento. Informa que Macapá tem 34 comunidades quilombolas, e no Amapá tem 154 comunidades.
- entrevista com o Secretário Estadual da Juventude -- Alex Nazaré (Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude do Amapá)
Também nós da equipe de pesquisa fomos entrevistados pela Rádio Difusora do Amapá, Programa Onda Jovem (ondajovem.ap.gov.br ), juntamente com o Secretário da Juventude, e pelos jornais locais da TV Globo e TV Record.
Nessa nossa rápida pesquisa, com características muito mais de uma leitura de paisagem (metodologia), cabe-nos disponibilizar as falas e interpretações, vídeos e fotos dos moradores, os protagonistas aos quais tivemos acesso.
Parte do projeto Ancestralidade Africana (ancestralidadeafricana.org.br)
São Josafá Associação Evangelizar é Preciso Santo do Dia
Sobrevoando o Loteamento Versailles em São Bento do Sul
Voo com o Drone da Zion Tech
O PIONEIRO Fiorencio Barea
BARÉA CIDADE GAÚCHA PR
Uma Boa Notícia a anunciar
Pregação sobre o Espírito Santo, ministrada por Melissa, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Rio Bonito-RJ, durante o IV Congresso para Casais do Sertão Central-CE, realizado pela Paróquia de Santo Antônio em Quixeramobim, em parceria com a Comunidade Mariana Boa Semente. O Congresso aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2012, com o tema Renovados pelo Amor (Ef 4,17-32).
Festa de São Cristóvão completa 70 anos
José Maria Grácia de Araújo nas quintas da história do Espaço Cidadão, fala hoje (28) sobre a origem da Festa de São Cristóvão em Irati. O dia do Santo é 25 de julho e as festividades deste ano acontecem de 25 de julho a 8 de agosto, sempre com a organização da paróquia da igreja matriz Nossa Senhora da Luz.
Com a ajuda do livro que conta a história da igreja, escrito por Herculano Batista Neto, o apresentador do programa, Paulo Sava, relembrou fatos que deram início a festividade que completa 70 anos em 2018.
No ano de 1948, por iniciativa do frei Nereu, aconteceu a primeira festa de São Cristóvão, com missa celebrada às 10 horas na matriz. À tarde, teve benção de 97 veículos que em procissão . estacionaram na Munhoz da Rocha e depois partiram em buzinaço pela cidade.
Festa de São Cristóvão completa 70 anos
O professor e historiador José Maria Grácia de Araújo relembra fatos deste a criação da festividade, em 1948
O frei Nereu tão logo chegou em Irati percebeu que os eventos programados na matriz tinha tendência de atrair a classe mais nobre da sociedade, então a ideia da festa era motivar a classe trabalhadora a se aproximar da igreja. Havia também uma diferenciação na denominação utilizada para identificar os motoristas profissionais na época, chamados de “chofer”.
“A festa sempre teve ‘barraquinhas’, por vezes armadas no pátio da própria igreja, outras na região central, próximo ao trilho do trem, relembra Araújo.
“A procissão era realizada no período da tarde, respeitando uma ordem, primeiro as motocicletas, depois caminhonetes e por último os caminhões. O Vico e o Leonardo Olkoski e o próprio frei, saíam na frente de moto”, conta com saudosismo, destacando um detalhe: era cobrado 10 cruzeiros pela participação.
As mulheres também tiveram papel importante no início. Luiza Marchiori era quem cantava o leilão. Doraci Castagnoli e Maria Pessoa ajudavam na organização.
Serviço - Procura-se
Araújo pede para pessoas que tenham notícias das famílias relacionadas abaixo, que entrem em contato pelo (42) 9.9932-0814.
Conrad Chimanski solicita informações sobre Júlio Chimanski ou Czimanhski, que entre 1912 e 1915 foi médico oftalmologista em Irati, foi embora e retornou em 1949. Morou na XV de Julho, num apartamento do edifício Irati.
Tadeu Kulik e Timóteo Kulinoski foram pedreiros da igreja São Miguel.
Miguel Kodaki da Galícia, Polônia, familiares que procuram residem na cidade de Rio Branco do Sul.
O Espaço Cidadão é apresentado por Paulo Henrique Sava e vai ao ar de segunda a sexta das 9h às 10h pela Super Najuá 92,5.
Confira o vídeo do programa com José Maria Grácia de Araújo.
CONTRASTE - Padre Antonio Thomaz
CONTRASTE - Padre Antonio Thomaz.
Quando partimos no verdor dos anos,
Da vida pela estrada florescente,
As esperanças vão conosco à frente,
E vão ficando atrás os desenganos.
Rindo e cantando, célebres, ufanos,
Vamos marchando descuidosamente;
Eis que chega a velhice, de repente,
Desfazendo ilusões, matando enganos.
Então, nós enxergamos claramente
Como a existência é rápida e falaz,
E vemos que sucede, exatamente,
O contrário dos tempos de rapaz:
– Os desenganos vão conosco à frente,
E as esperanças vão ficando atrás.
Padre Antônio Thomaz Lourenço nasceu na cidade de Acaraú, Ceará, no dia 14 de setembro de 1868. Filho do professor Gil Thomaz Lourenço e dona Francisca Laurinda da Frota. Cursou latim e francês em Sobral, e concluiu seus estudos no Seminário de Fortaleza, onde foi ordenado sacerdote, em 1891. Esteve longos anos a serviço da Igreja, em paróquias do interior cearense, notadamente como vigário de sua terra natal, levando vida modesta e apagada, dedicado a sua missão, escrevendo versos e cuidando de sua paróquia. Exerceu o paroquiato durante trinta anos, tendo sido vigário de Trairi e de Acaraú, de 1892 a 1924, quando por motivo de saúde, deixou o exercício do múnus paroquial, a que dedicara todas as reservas da sua atividade apostólica. Iniciou-se na publicação de seus sonetos, no ano de 1901, quando o Almanaque do Ceará, daquele ano, publicou o soneto Post-Laborem. Escreveu dezenas de sonetos que eram levados à imprensa pelos amigos, já que na sua humildade e timidez procurava fugir à publicidade. Recebeu, entretanto, ainda em vida, consagração popular, sendo eleito, Príncipe dos Poetas Cearenses, num pleito realizado pela revista Ceará Ilustrado, em 1925. Está classificado entre os maiores sonetistas brasileiros, gênero a que mais se dedicou, escrevendo também composições de feição e ritmos variados, caracterizando-se por sua independência em relação a qualquer movimento ou escola literária. Foi membro da Academia Cearense de Letras e, em 1919, eleito sócio do Instituto do Ceará. Faleceu em Fortaleza, a 16 de julho de 1941, sendo sepultado no dia seguinte, na Igreja Matriz da Cidade de Santana do Acaraú, Ceará. Reconhecidamente um dos maiores sonetistas de seu tempo, empresta seu nome a uma importante avenida na capital do Ceará.
Missa de Beatificação de Nhá Chica - 04/05/2013 15h00
Missa de Beatificação de Nhá Chica - 04/05/2013 15h00
Devoção e persistência levaram fiéis à cerimônia de beatificação de Nhá Chica
Francisca de Paula de Jesus, a conhecida Nhá Chica, agora é beata da Igreja Católica. A beatificação aconteceu neste sábado (04) em Baependi (MG), com muita devoção e persistência dos fiéis.
As pessoas chegaram cedo, enfrentaram forte sol, calor e tempo seco para assistir a cerimônia que foi presidida pelo representante do Papa Francisco, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano, cardeal Angelo Amato, e contou com a presença do cardeal arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), diversos bispos do Brasil, padres, religiosos e religiosas de diversas congregações.
Pessoas de várias partes do Brasil estiveram na cidadezinha do sul mineiro para a celebração que emocionou os fiéis, que demonstraram devoção e fé.
Como dona Luiza Vasques de Oliveira, 58, que saiu do Rio de Janeiro (RJ) e chegou a Baependi pela memória de sua mãe que era devota de Nhá Chica antes mesmo de imaginar que esta viria a se tornar beata.
Eu sou devota por causa da minha mãe que já faleceu, mas há muito tempo já era devota de Nhá Chica, estou aqui hoje em homenagem à minha mãe, emociona-se.
O espaço da GA pedras concedido para a realização da cerimônia ficou lotado, e devido ao calor e ao grande número de pessoas, os fiéis buscavam uma sombra, um local especial e confortável para acompanhar a cerimônia. Nenhuma dificuldade fez com que o público desistisse de participar.
O morador de Caxambu (MG), cidade vizinha à Baependi, Luiz Donizete Ribeiro, trouxe a família e acompanhou a cerimônia toda.
Mesmo com o calor chegamos cedo, antes da missa começar, e ficamos até o final porque queríamos ver e sentir essa emoção de poder chamar a Nhá Chica de beata, declarou.
A beatificação aconteceu às 15h30, quando o cardeal Angelo Amato fez a leitura da carta apostólica do Papa Francisco que institui Nhá Chica como beata. Essa é a primeira beatificação do pontificado de Papa Francisco.
Clementina celebra hoy 101 años de vida
Visita nuestro sitio web noticias.canaltro.com
En Twitter: @canaltro
En Twitter: @noticiasTRO
Fan Page:
Instagram: @CanalTRO
Oriente Noticias, Emisión Lunes a Domingo 1:00 pm
Solo por el Canal TRO, Una parte de ti.
Há um mundo melhor te esperando no Futura - Dona Mariquinha - Campanha Contentamento
A gente não pode ser triste. Nós somos terra e estamos aqui de passagem. A gente tem que agradecer pela natureza que nós temos. A Dona Mariquinha tem 84 anos e vive no município de Bofete, no interior de São Paulo.
Há um mundo melhor te esperando no Futura. Continue com a gente em 2017 ????
Saiba tudo sobre o Canal Futura:
Conheça o Futura Play:
Siga nosso Twitter:
Curta nossa página no Facebook:
PASTORIL - PASTORINHAS DA MATRIZ - JORNAL DAS DEZ - GLOBO NEWS DE 08 01 2011
CRIANÇAS DA COMUNIDADE ADO MORRO DONA MAARTA APRESENTAM SEU PASTORIL NO BIPBIP DE COPACABANA.
ENCANTADO VISTA DE CIMA
Parabéns Encantado pelos seus 103 anos de desenvolvimento!
Ano:2017/2018
Produção: ImagemAereaRS
Missa pela PAZ 2013 - 1º bloco
Lindíssima e Inesquecível atitude pela PAZ. Sta. Missa com Pe. Avelino de Souza, direto da Paróquia do Morrotes em Tubarão, SC. Ano 2013. Produção da BNC TV / Fernando Lee -- produções.
Edite Maria dos Santos
Lagoa de Negro
Missa de Encerramento da Semana da Família(Matriz)
Melhores momentos no bairro Planalto dos Lemos (Cedro II)
ANIVERSARIO DE HERONILSON 50TÃO!!! DIA 22-02-2019