Festa de Nª. Srª. da Conceição - Ilha das Flores - Açores
As gerações, ao longo dos séculos, tem vindo a manter as efemérides que mais lhes são relevante, em todas as áreas socioculturais, da sociedade onde estão inseridas.
A ilha das Flores não é excepção e, todos os anos, são levadas a cabo festas dos respectivos padroeiros/patronos, de cada paróquia da ilha.
Desta feita Costa Ocidental recolheu imagens da festa de Nossa Senhora da Conceição, patrono da Igreja Matriz da Vila de Santa Cruz.
Muito Obrigado à Ouvidoria da ilha, aos Sacerdotes presentes nas cerimónias, ao Diácono, igreja Matriz de Santa Cruz, todos os presentes na igreja e procissão.
Obrigado especial à Luísa Silveira pela incansável e imprescindível ajuda na recolha de imagens e na produção
Obrigado a todos.
Festa de Nª.Sª. dos Milagres, da ilha do Corvo (HD)
A Festa de Nossa Senhora dos Milagres na ilha do Corvo, é sempre motivo para atrair a esta ilha, a mais pequena do Açores e uma das mais pequenas (em população) do Mundo.
Este ano, de 2014, não foi excepção e apesar das condições meteorológicas, todos os caminhos iam dar ao Corvo, neste caso o mar e o ar.
Muitas centenas foram os que ali se deslocaram para poder marcar presença, pagar uma promessa, ver artistas que admiram, passar férias, matar saudades ou visitar amigos e ainda, como pude testemunhar, simplesmente para relaxar e recarregar baterias.
Imagens/vídeo:
Um programa rechiado e uma ementa verdadeiramente de fazer inveja, os cinco dias festivos foram uma revelação para muitos e o concretizar de mais um sonho para outros.
Estes dias foram divididos entre as festividades religiosas e as profanas, estas últimas a decorrem no polidesportivo com óptimas condições, visto ser totalmente coberto.
A Costa Ocidental esteve presente e captou imagens de quase todos os pontos referidos dos programas festivos. Por falta de meios técnicos/operacionais, humanos e de tempo ficaram alguns pontos por registar, o que desde já peço desculpa.
Agradecimentos devidos:
Igreja Matriz do Corvo, Sr. Padre, Artur Cunha, Frei Pedro Cabral, Gabriela Silva, todos os artistas/músicos, C.M. do Corvo pela cedência do espaço, onde foi montado um mini-estúdio para fazer uma série de entrevistas/trabalhos, organização da festa (religiosa e profana), Radio Canal FM, Fernando Rocha, Guest House Comodoro, Manuel Rita, Srª. Rosa Mendonça, todos os intervenientes, Luísa Silveira e a todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens. Agradecimento especial à Luísa Silveira pela captação de imagens/fotografia e ajuda à produção e à Drª. Gabriela Silva, pela disponibilidade e grade profissionalismo que tem colocado em prol desta iniciativa.
नमसते
josé
Missa/Festa dos Reis
Missa/Festa dos Reis.
Não sabendo bem a data da sua origem, mas sabe-se que teve o seu começo em 1919 (a 6 de Janeiro), poucos anos após a inauguração da igreja que se verificou em 1906.
Esta tradição/evento nessa altura, era/foi durante muitos anos, a única em toda a ilha. Só muito mais tarde e novamente, sem se saber exactamente datas, as freguesias da Lomba, Lajes e Fajãzinha adoptaram esta festa, sempre com grande aderência por parte da população, quer da freguesia como fora dela.
Como se pode verificar pelas imagens, existe uma parte significativa de oferendas ao Menino, que na parte final dos festejos, são arrematados. No caso concreto da freguesia da Fazenda, para uma população de cerca de 250 habitantes, pode chegar aos 4 -- 5 mil euros, dinheiro esse, muito bem-vindo, pois que se destina às obras/manutenção da paróquia.
Este ano (2012) os ornamentos/presépio estiveram a cargo da Sr.ª Maria Conceição Trigueiro e do Sr. António Maria Gonçalves, com a colaboração de uma ou outra pessoa empenhada da freguesia, supervisionado pelo Sr. Padre José Alves Trigueiro.
Muitas curiosidades existem/existiram e que foram/estão sendo apagadas pelo tempo.
A que merece relevo é de que no ano de 1947, trinta e cinco crianças fizeram a Comunhão Solene e no ano de 2011 esse número foi de duas.
Resta-me agradecer ao Sr. Padre Trigueiro e a todos os paroquianos a gentileza/simpatia que se dispuseram para que este pequeno trabalho fosse possível.
Espirito Santo nos Açores Coroação da Família Francisco e Henriqueta Rodrigues
As celebrações do Espírito Santo nos
Açores já deram início. Foi na freguesia dos
Biscoitos que o senhor Luís Sousa foi fazer
parte do terço e da coroação da família
Francisco e Henriqueta Rodrigues.
The celebrations of the Holy Spirit in
The Azores have already begun. It was in the parish of
Cookies that Mr. Luís Sousa went to make
part of the third and the coronation of the family
Francisco and Henriqueta Rodrigues.
Sopas de Espº. Stº. Escuteiros 691 (HD)
A ilha das Flores tem vindo a ser palco de uma série de eventos quer de caracter religioso, popular, tradicional, etc.
Muitas são as iniciativas, quer de entidades públicas e/ou privadas, o certo é que a ementa é grande o que proporciona uma escolha variada para satisfazer até os gostos mais requintados...
Esta semana (9 a 15 de Junho de 2014) o agrupamento de Escuteiro 691 de Nsª. Srª. Da Conceição, da vila de Santa Cruz, levou acabo a sua festa de Espirito Santo, com um arrojado programa que se prolongou por toda a semana, culminando este domingo com uma procissão desde a sua sede até à igreja Matriz (e regresso) onde foi celebrada a eucaristia, pelo Sr. Padre Francisco Xavier, com a participação activa do corpo de escutas que para além da participação tiveram a seu cargo os cânticos da missa.
Foi no decorreu desta eucaristia, no tempo adequado, que 2 escuteiros fizeram a sua Promessa e dois a sua Investidura. Sendo estes termos técnicos eu perguntei o seu significado e que é:
Promessa; assumir o compromisso para com os escuteiros.
Investidura; a renovação da promessa para mudança de secção.
Este agrupamento tem o seu registo datado do ano de 1983, mas já existia há alguns anos, sendo que actualmente tem cerca de 76 elementos nas suas diversas seções que se dividem em:
Lobitos, dos 6 aos 9 anos
Exploradores, dos 10 aos 13 anos
Pioneiros, dos 14 aos 17 anos
Caminheiros, dos 18 aos 23 anos
Chefes, dos 23 até à bonita idade dos 65 aproximadamente.
Neste último dia e após as actividades religiosas e de compromisso, foram servidas as tradicionais Sopas, para/a todos os presentes. Nesta parte/recta final da festividade ainda houve lugar para a entrega de Louvores a entidades e pessoas que, no ponto de vista escuteiro, tem vindo a ter relevante importância nesta instituição. Não esquecer que no final da refeição, dois grupos de foliões em conjunto, fizeram o Levantar das Mesas, cerimónia que consiste de tocar tambor e pratos que acompanham, ritmicamente, um cântico com letra adequada ao momento.
Deve ser dito nesta altura, que foi notória a presença dos princípios/ensinamentos de Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, ou longo de toda a actividade.
(Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu 22 de fevereiro de 1857, Paddington, Westminster, Reino Unido e faleceu a 8 de janeiro de 1941, Nyeri, Quénia, foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escutismo. Seu pai era o reverendo Baden Powell, professor catedrático em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth.)
A Costa Ocidental foi convidada a recolher imagens e divulga-las, assim sendo esteve presente no domingo onde todo o trabalho/vídeo é disso testemunha.
Como nota, a Costa Ocidental informa que o convite foi feito para as actividades de toda a semana, mas com não é possível devido aos custos inerentes, marcou presença no último dia. Desculpas ficam aos escuteiros, mas o melhor possível foi feito.
Muito obrigado aos escuteiros/organização, a todos os intervenientes e os que tornaram possíveis estas imagens.
Obrigado especial à Luísa Silveira pela ajuda na/à produção e responsável pela fotografia
नमस्ते
José
Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário 2014
Algumas imagens da Procissão do Santíssimo Sacramento, integrado na Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Lagoa, ilha de São Miguel, Açores.
Apesar das condições atmosféricas não terem sido as melhores, forum muitas as pessoas que incorporaram a procissão.
Este ano, e devido a esse facto, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, não fez o habitual giro na praça.
(c) 2014
Procissão das Velas Nª Sr ª do Rosário - Vila da Povoação 3-10-2015
realizou-se na noite de Sábado a Procissão das Velas pelas principais ruas da Vila da Povoação, acompanhada pela bonita imagem de Nossa Senhora do Rosário.
3 de Outubro de 2015