Cidade de Lagoa - Algarve - Portugal
SUBSCREVA ESTE CANAL E VENHA CONHECER O ALGARVE.
A Cidade de Lagoa, sede do concelho de Lagoa, situa-se no litoral algarvio, a cerca de 5 km da costa marítima. Encontra-se protegida a noroeste pela Serra de Monchique e a nordeste pela Serra do Caldeirão.
Lagoa, a que os árabes chamavam «Abenabece», deve o seu topónimo a uma lagoa que existia nas suas imediações.
Lagoa foi elevada a vila em 1773 e a cidade em 2001.
A vila cresceu em torno da Igreja Matriz de Lagoa. Atualmente, o traçado arquitetónico é irregular mas ainda permanecem algumas casas brancas com portas manuelinas e janelas emolduradas a azul.
O artesanato continua a ser importante neste local, sobretudo a olaria, colorida com tons de azul e decorações campestres e marinhas.
Gentílico: Lagoense Feriado Municipal: 8 de setembro
Neste vídeo encontram-se os seguintes pontos de interesse: Largo 5 de Outubro; Escultura O Oleiro; Antigos Paços do Concelho; Palacete Cor-de-Rosa; Novo Edifício dos Paços do Concelho; Jardim dos Combatentes; Igreja Matriz de Lagoa; Biblioteca Municipal de Lagoa; Arquivo Municipal de Lagoa; Convento de São José; Igreja da Misericórdia de Lagoa; Mercado Municipal de Lagoa; e o Jardim das Laranjeiras.
A Escultura O Oleiro é da autoria do escultor Arlindo Arez e foi inaugurada em 2006.
O edifício dos Antigos Paços do Concelho foi concluído em 1861, quase um século depois de Lagoa ser elevada a sede de Concelho. A sua construção tem por base a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz que aqui existia e cuja origem remonta ao séc. XIV.
O Palacete Cor-de-Rosa, anteriormente designado por Palácio da Independência, foi adquirido pela Câmara Municipal de Lagoa em 1935. A nível arquitetónico apresenta tendências neoclássicas.
O Novo Edifício dos Paços do Concelho foi inaugurado em 2004 e ostenta uma arquitetura moderna.
A Igreja Matriz de Lagoa data de meados do séc. XVI, tendo sido reconstruída em finais do séc. XVIII e início do séc. XIX. A nível arquitetónico apresenta influências neoclássicas e barrocas. Da primitiva construção resta apenas um portal manuelino na torre sineira.
A Biblioteca Municipal de Lagoa foi fundada em 1983, tendo sido então instalada no antigo depósito de água, construído em 1887. Em 1997, foi transferida para o atual edifício, onde anteriormente se encontrava o Teatro.
O edifício do Arquivo Municipal de Lagoa data de 1887, servindo durante quase um século como depósito de água. Após um longo período de inatividade foi reconvertido em Biblioteca Municipal, entre 1983 e 1997. Em 1999, foi adaptado a arquivo, tendo sido inaugurado em 2002. No seu acervo encontra-se a história de Lagoa.
O Convento de São José data do início do séc. XVIII. Este edifício de estilo sóbrio e rural, foi construído para recolher freiras e acolher crianças abandonadas. Durante cerca de um século, desde a sua fundação até 1876, funcionou sob orientação da Ordem Religiosa das Freiras Mendicantes Carmelitas. Após a extinção das ordens religiosas, desde 1876 até 1910 (Implantação da República), o edifício funcionou como colégio para meninas, orientado pela Ordem Terceira das Freiras Dominicanas. Na década de 80 do séc. XX, a Câmara Municipal recuperou este edifício, transformando-o num dos polos culturais de Lagoa a partir de 1993.
Este monumento possui uma torre-mirante com arco sobre a rua para permitir a passagem dos veículos; a capela de São José; um claustro com uma cisterna ao centro; a Casa do Capelão, que teve ao longo dos séculos diversas funcionalidades e onde terão residido os capelães que davam apoio ao convento; pequenas salas de exposições permanentes, alusivas aos valores do concelho; a sala de exposições temporárias denominada Manuel Gamboa, ilustre pintor do concelho; e um auditório, onde terão funcionado algumas salas de aula da escola primária, desde 1905 até 1970. Nos corredores destacam-se os tetos em abóbada de cruzaria com arcos torais, suportados por mísulas com uma rosácea de 4 elementos. No 1º andar foram mantidas algumas celas das freiras. O pátio alberga um vitral e um painel de azulejos, que pretendem homenagear a fundadora do Colégio de São José (1876-1910) - D. Teresa de Saldanha; e um menir proveniente das Areias das Almas (Porches), que data de 5000 a.C. a 4000 a.C..
A Igreja da Misericórdia de Lagoa foi construída no séc. XVI e reconstruída no séc. XVIII. No interior, as paredes encontram-se forradas com azulejos do séc. XVII. Na capela-mor existe um retábulo em talha dourada do final do séc. XVII, onde se enquadra uma pintura da Visitação, que data do séc. XX.
O Mercado Municipal de Lagoa foi construído entre 1894 e 1895. Em Lagoa, é a construção mais representativa da arquitetura do ferro, típica do final do séc. XIX. Na fachada destaca-se um sino que era utilizado para anunciar a chegada de produtos frescos.
Mais informações em:
IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DA LAGOA EM NOVA ERA - MG
O município de Nova Era tem a sua formação ligada a descoberta do ouro no final do século XVIII em Minas Gerais.
Desde 1700, ocorreu um continuado processo migratório, tanto de homens livres quanto de escravos, tanto de reinóis quanto de colonos, trânsito intenso de pessoas e objetos para a região de mineração.
O povoado surgiu entre 1703 a 1705, com a passagem da bandeira de Antônio Dias de Oliveira e dos irmãos Camargo.
Os desbravadores chegaram às margens de uma lagoa e batizaram o lugarejo em homenagem São José, o santo do dia.
Em 1750, o lugarejo era Capela, curato da freguesia de Rio Piracicaba, depois de pertencer a Caeté e Santa Bárbara.
Ainda como curato subordina-se a Antônio Dias e, em 1848, eleva-se à freguesia, tornando-se paróquia de São José da Lagoa, do município de Itabira do Mato Dentro.
Em 1923, a freguesia subordina-se a Itabira como distrito, tornando-se município em 1928, com a denominação de Presidente Vargas.
O nome atual é adotado em 1942.
Ocupa atualmente uma área de 355 km² em terras montanhosas. Sua população é de 17.754 habitantes.
A atividade econômica está baseada na indústria metalúrgica, vestuário, produtos alimentares e celulose, além de uma modesta produção agropecuária e reflorestamento de eucalipto.
IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DA LAGOA
A capela que deu origem à Igreja Matriz São José da Lagoa foi construída antes de 1754, segundo documentos da época.
A construção da igreja foi iniciada por volta de 1766, pois a capela existente não comportava mais a população local que havia aumentado muito.
O retábulo-mor em estilo rococó é de autoria de Francisco Vieira Servas (1720-1811), natural de Portugal.
Construída no período colonial, em seu processo evolutivo foi ampliada e a sua capela-mor foi redecorada em estilo rococó, sendo um trabalho do final do século XVIII.
O processo evolutivo continuou até o início do século XX e, talvez, uma de suas últimas transformações tenha sido a escada em espiral, feita por um marceneiro da comunidade de Pedra Furada.
A maior transformação realizada na parte física da construção ocorreu no momento de sua passagem de capela (quando a localidade ainda era Curato) para paróquia, em 1848.
Lagoa, Portugal
Descubra Portugal maravilhoso com liriosdefogo.com.
Lagoa é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Faro na província, região e sub-região do Algarve. É sede de um município com 22 975 habitantes, subdividido em 4 freguesias.
O seu centro histórico é de branco casario, onde as ruas largas e estreitas se misturam, levando-nos ao encontro dos edifícios modernos e das casas antigas. No mesmo centro histórico, descobrem-se os antigos portais e janelas manuelinas, os telhados de quatro águas e os arcos que nos ligam a ruas estreitas, onde se encontram vestígios de edifícios há muito desaparecidos. Em Lagoa é possível encontrar desde construções do sec. XVIII a construções modernas, monumentos históricos e esculturas de vanguarda, o que denota a evolução da cidade de Lagoa numa harmoniosa combinação. Do seu património, encontramos a Igreja Matriz de Lagoa, Convento de São José e o Convento de Nossa Senhora do Carmo. Lagoa é, actualmente, um dos mais importantes concelhos turísticos do Algarve. São vários os factores que contribuem para este reconhecimento, nomeadamente a oferta diversificada, a beleza das suas praias, apoiadas por magníficas unidades hoteleiras, os campos de golfe, o património cultural, a estabilidade social e a afabilidade das suas gentes. Lagoa é um concelho rico em praias. Possui praias em visível crescimento, quer de infra-estruturas, quer de qualidade das águas e dos ambientes envolventes. O município oferece uma riquíssima variedade de pratos confecionados à base de peixe e de mariscos fresco, e pode se afirmar que “saltam” do mar diretamente para a grelha. Rodovalho Selvagem, molho de Ovas, Mexilhão e Sabores do Mar servido com Risotto de tinta de Choco com Ervilhas”, “Sardinha Albardada em Cama de Salada com Molho Vinagrete”, “Conserva de Filetes de Cavala à Portuguesa, são algumas das propostas gastronómicas do seu município.
É de frisar que Lagoa é a região do Algarve que produz o melhor vinho e a povoação de Porches é conhecida pela qualidade do seu artesanato. Com cenários de rara beleza, fazem de Lagoa um lugar de refúgio para os amantes da natureza, com muitas paisagens de cortar a respiração.
Descubra Portugal maravilhoso com liriosdefogo.com
MVI_9142 - Romeiros do Rosário da Lagoa
Passagem Igreja Santa Luzia de Feteiras em 22 Março 2013
Porches Lagoa Algarve Portugal (HD)
PORCHES, Situada no concelho de Lagoa, Algarve, é uma pequena vila de casas brancas, com janelas e portas emolduradas com barras pintadas de cores ocres e com chaminés características desta região, que prendem a atenção de quem por ali passa.
Conhecida pela sua actividade oleira, mantém abertas várias lojas de artesanato, onde se encontra grande variedade de produtos de cerâmica originais deste local, sobressaindo as pinturas em tons de azul e amarelo.
Do património arquitectónico, destaca-se a Igreja Matriz de Porches com uma fachada sóbria, e, no seu interior a Capela-Mor dedicada a Nossa Srª da Encarnação com um retábulo em talha dourada.*carl0spais*2012.
PORCHES, located in the municipality of Lagoa, Algarve, is a small village of white houses, with windows and doors framed with painted bar and characteristic chimneys of this region, holding the attention of anyone who passes by.
Known for its potter activity, has several craft shops with a large variety of ceramic products of the region, there are really beautiful paintings in shades of blue and yellow.
There are some architectural heritage, such as the Porches Church with a sober facade, and inside there's the Sacred Chapel dedicated to Nossa Srª da Encarnação with a gilded altarpiece.*carl0spais*2012.
Obrigado por assistir.
Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, Ferragudo, Lagoa, Portugal
Totus Tuus.MPG
OCDA-ORQUESTRA CLÁSSICA DA ACADEMIA (professores
e alunos avançados da Academia de Música de Lagos, Conservatório de Portimão Joly Braga Santos e Conservatório de Música de Lagoa)
CORAIS DE BEJA, VIDIGUEIRA E SANTO ANDRÉ
MAESTRO -- PADRE ANTÓNIO CARTAGENO
IGREJA MATRIZ DE PORTIMÃO
DIA 03 DE DEZEMBRO de 2011
Historia da Vila de Lagoa
De uma Lagoa se fez Vila Representaçã Historica da Vila de Lagoa na Praça da República em Santa Cruz, no 14 Setembro de 2009
Sino tocando, igreja Matriz de São João Batista da Lagoa, às 18:00, em Botafogo, RJ, no Brasil
Sino tocando para a missa.
CANTAR ÀS ESTRELAS NA LAGOA 2019
A 2 de fevereiro, a Igreja Matriz de Lagoa recebeu a 11ª edição do Cantar às Estrelas. Foram 16 os grupos que prestaram a sua homenagem a Nossa Senhora.
Os grupos participantes fizeram a concentração no edifício dos Paços do Concelho, sendo que os mesmos realizaram em cortejo o percurso até à Igreja Matriz de Santa Cruz, onde os participantes atuaram em honra de N. Sra. Estrela.
Recorde-se que o Cantar às Estrelas é já uma tradição que, ano após ano, tem atraído o interesse de muitos participantes que se juntam nesta noite festiva em honra de Nossa Senhora da Estrela, sendo que, neste ano de 2019, participaram cerca de 500 pessoas.
VIII Feira do Livro da Lagoa 2016
Balanço da edição de 2016 da Feira do Livro da Lagoa.
A VIII Feira do Livro da Lagoa voltou a ter a organização da Câmara Municipal e da Escola Secundária de Lagoa, tendo decorrido de 9 de abril a 7 de maio, no Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz.
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, LAGOA
FESTAS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, LAGOA 2008
Um dia á beira Mar
Um dia á beira Mar - o Hino dos Seminaristas dos Açores- A Historia da sua vocação, filmado na Igreja Matriz de Santa Cruz, Lagoa, São Miguel, Açores, no dia 13 de Setembro 2009 na Missa Nova do Padre João da Ponte-filmagem e Produção Duarte Benevides
Nossa Senhora do Rosário - O Adeus
Momentos do adeus à Imagem de Nossa Senhora do Rosário, durante das festividades deste ano de 2014.
Apesar do forte vento, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário veio à porta da Igreja, para que o povo se pudesse despedir.
Leia mais em:
Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário 2014
Algumas imagens da Procissão do Santíssimo Sacramento, integrado na Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Lagoa, ilha de São Miguel, Açores.
Apesar das condições atmosféricas não terem sido as melhores, forum muitas as pessoas que incorporaram a procissão.
Este ano, e devido a esse facto, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, não fez o habitual giro na praça.
(c) 2014
Convento de São José, Lagoa
Tour the S. Jose convent in Lagoa and get an overview of its history.
Igreja N.S. da Imaculada Conceição da Lagoa - Floripa, SC
Também conhecida como igrejinha da Lagoa.
Histórico do Santuário da Imaculada Conceição
Construído em 1750, o Santuário da Imaculada Conceição era conhecido como Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa e, em 8 de dezembro de 1999, a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi elevada à categoria de Santuário , pelo então Papa João Paulo II.
A Igreja sofreu muitas modificações e reparos ao longo do tempo. Em 1847, com a visita do Imperador D. Pedro II, a freguesia da Lagoa e sua Igreja receberam a quantia de 800 mil réis para pagar a custódia de prata, anteriormente encomendada. Quando o Imperador voltou do Rio Grande, já encontrou a custódia comprada e ficou plenamente satisfeito com a obra e com o desenho, conforme ofício do então vigário ao Presidente da Província. Uma nova visita do Imperador aconteceu em 1861. Desta vez ele presenteou o templo com dois sinos, que até hoje se encontram por lá.
Em meados do século XVIII, a Corte Portuguesa determinou que a Ilha de Santa Catarina fosse colonizada para garantir sua posse. Os escolhidos foram os habitantes da Ilha de Açores, que sofriam com terremotos e superpopulação. Eles vieram entre 1748 e 1756 e foram assentados em micro regiões afastadas, cada qual com administração, igreja e polícia próprias, denominadas freguesias. A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa foi a mais antiga, fundada em 1750, juntamente com Santo Antônio de Lisboa.
Mesmo com novos moradores vindos de outras cidades, principalmente a partir de 1980, as tradições açorianas, como a pesca e a renda de bilro, e o folclore presente nas histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem e boitatá, ainda fazem parte da vida dos nativos. O Terno de Reis, a Ratoeira, a Cantoria do Divino, o Pau-de-Fita e o Boi-de-Mamão são algumas das manifestações artístico-culturais preservadas. Atualmente, o Centro Cultural Bento Silvério funciona como maior propagador destas atividades, oferecendo vários cursos durante o ano.
Trilha sonora:Chillout Music
Videoclipe produzido por: Sérgio Lima e Silva
Nossa Senhora do Rosario no Rosario da Lagoa 2º Parte
Coleção Visitável “Vitae na Matriz de Santa Cruz
A Igreja Matriz de Santa Cruz irá acolher, a partir do dia 18 de maio de 2017, uma Coleção Visitável “Vitae”, intitulada [Re]ver a arte Cristã, de forma a estudar, preservar e salvaguardar todo o património religioso existente na Paróquia.
O projeto surgiu no âmbito do inventário feito à Igreja de Santa Cruz, efetuado por Joana Simas, e foi apresentado no dia 18 de outubro, Dia Litúrgico de São Lucas e celebração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
2016 (c) Jornal Diário da Lagoa
Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Lagoa
Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Lagoa- inauguração do Carrilhão, Bonecreira Fátima Varão, cerâmica Vieira, Porto dos Carneiros- video de Duarte Benevides