Monção - Vista aérea
Monção, terra do vinho verde Alvarinho, possui cerca de 2.600 habitantes. É sede de um concelho com 211,51 km² de área e 19.842 habitantes (2004), subdividido em 33 freguesias. Este concelho encontra-se rodeado pelo concelho de Melgaço a leste, por Arcos de Valdevez a sul e por Valença e Paredes de Coura a oeste e sudoeste, respectivamente. Dista cerca de 110 km para nordeste da cidade do Porto.
No que respeita a economia, é necessário destacar, como característica deste concelho, a destilação de aguardente vínica. Extensas áreas com abundantes pontos interesse e sítios panorâmicos como, os montes da Assunção, da Senhora da Graça, da Senhora da Vista, o circuito das estradas florestais ou as antigas casa de pedra e colmo de Santo António de Vale de Poldros, constituem a atracção turística da região, à qual se acrescenta o Parque das Termas.
Monção teve carta de foral de D. Afonso III datada de 12 de Março de 1261. Em termos religiosos, a abadia de Monção pertencia ao bispado de Tuy. Só em 1308 é que foi cedida a D. Dinis, que a entregou à guarda dos Templários.
Do seu património, destacam-se as muralhas medievais de Monção. Foram construídas no tempo de D. Dinis (1305 a 1308), restando apenas um trecho junto ao passeio dos Néris. As actuais muralhas resultam de uma modificação ocorrida no começo do século XVIII. É ainda de salientar duas portas do velho castelo; a Igreja Matriz, de origem romana, ladeada por uma torre com coroamento setecentista; a Igreja da Misericórdia, monumento barroco do século XVIII e a Capela de São Francisco, junto ao Convento dos Capuchos. Monção possui um significativo conjunto de casas brasonadas e apalaçadas edificadas durante o século XVIII e XIX, das quais se destaca o sumptuoso Palácio da Brejoeira situado na freguesia de Pinheiros
IGREJA DA MISERICÓRDIA DE MONÇÃO
MILHARES DE PESSOAS NA FEIRA DA FODA
A primeira edição da Feira da Foda superou os objetivos da organização e do público que teceu grandes elogios à iniciativa gastronómica realizada em Pias. Houve animação e negócio. O balanço é positivo e a responsabilidade aumenta. Para o ano, a fasquia está mais alta. Nada que atrapalhe quem sabe fazer.
Dezenas de presépios estão espalhados pela vila de Monção | Altominho TV
As associações do concelho de Monção foram desafiadas, pelo segundo ano, a participar na criação de um roteiro de presépios ao ar livre.
Comunhão Pascal 7 - Monção 2009
Cerimónia da Comunhão Pascal do Agrupamento de Escolas Deu-La-Deu Martins, no ano letivo 2008/2009. Realizada na Igreja Matriz de Monção.
Amigos de Chaves / Em Monção 11/7/2019
Amigos de Chaves/Em Monção 11/7/2019
Espaço Inventus decoração em Monção desde 21Maio2016
Padre Nélson /também está nesta cantoria / Sr.Do Bonfim Monção 14/7/2019
Padre Nélson também está nesta cantoria / Sr.Do Bonfim Monção 14/7/2019
DESCOBRIR O MINHO COM OS AMIGOS DE LONGOS VALES-MONÇÃO.mpg
5 PARA A MEIA-NOITE
Programa “5 para a meia-noite”, da RTP 1, destaca a 1ª Feira da Foda que decorre em Pias, Monção, nos dias 25 e 26 de março. Quase seis minutos de duração com bastante humor e muita picardia que chamam a atenção nacional para um evento que promete “revolucionar” o último fim de semana de março.
FESTAS-2014
PASSAGEM DA BANDA ARCOENSE-ARCOS-DE VAL-DE-VEZ-MINHO-PORTUGAL, NA MINHA RUA DA CRUZ EM PEGARINHOS ALIJÓ.
Inauguração da igreja de Torre D. Chama
Fanfarra Deu lá Deu Cruz Vermelha de Monção
Festa Nª SRª da Graça Badim 19-05-2013
FESTEJO DIVINO ESPIRITO SANTO
MESA DO CAFE DO FESTEJO DO DIVINO NA AREA DE ASSENTAMENTO MORADA NOVA BAIXA DO ARROZ MONÇÃO-MA
Visita Guiada à Igreja Matriz de Caminha - Portugal (480p)
Pode um edifício ser simultaneamente conservador e vanguardista? A Igreja Matriz de Caminha prova que sim. Construída em finais do séc. XV, é um edifício de traça gótica, com muros feitos à moda do atávico românico português e com aspectos renascentistas que, à época, davam ainda os primeiros passos na Península Ibérica. Com Espanha à vista, foi arquitectada por mestres da Biscaia e da Galiza e é uma das mais belas igrejas portuguesas. O tecto de madeira é tão fora de série que faz dela uma peça inconfundível no património nacional.
Uma visita guiada pelo professor de história da arte Rui Maurício.
Data de emissão : 16 de Outubro de 2017
RUINAS DE PORTUGAL - Palácio de Manique do Intendente
O Palácio de Manique do Intendente, no concelho da Azambuja, é um palácio de estilo neo-clássico, inacabado e parcialmente em ruina.
A sua construção deve-se ao intendente Pina Manique, criador da Casa Pia em Lisboa e homem da confiança de Sebastião José de Carvalho e Melo.
Em 1791, a rainha D. Maria I doou a povoação de Alcoentrinho ao Intendente Diogo Inácio de Pina Manique. Este alterou a sua toponomia para Manique do Intendente.
Neste lugar, Pina Manique iniciou a construção da sua cidade ideal, mas os únicos vestigios que ficaram deste sonho inacabado foram o seu palácio e a praça dos imperadores.
O palácio alberga, actualmente, a igreja matriz de Manique do Intendente, o posto dos correios e a Casa do Povo.
Facebook:
(veja em HD)
FICHA TÉCNICA:
imagem - Manuel Barreto
edição - Rui Gonçalves
realização - João Carpinteiro
Concerto da Banda de Música de Lagares na Igreja Matriz de Penafiel
Formatura em Monção-MA
Faculdade de Educação Santa Terezinha
Tuy-Monçao-Tuy 1
Bicicleta de montaña