Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco - Trabalho CTS
Imagens do Brasil - Ouro Branco - Minas Gerais
Ouro Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do Brasil.
O município abriga uma das mais importantes siderúrgicas do Brasil, a Gerdau Açominas.
Atraídos pela existência de ouro, em fins do século XVII, ex-integrantes da bandeira de Borba Gato desbravaram a região da atual Ouro Branco. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como ouro branco.
Em 16 de fevereiro de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia colativa, sendo considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais. A construção da Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de 1717, tendo sido, provavelmente, concluída em 1779. A diferença de 62 anos é justificável, visto que as obras em igrejas de certa importância, nos tempos coloniais, duravam anos.
Ouro Branco foi distrito de Ouro Preto, tornando-se município em 1953. A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.
Houve vários ciclos econômicos em Ouro Branco, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois, o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a industrial, que iniciou-se com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A.. em 1976, atual Gerdau Açominas S.A, que inaugurou o ciclo do aço.
O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco teve sua origem em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1694, como conseqüência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra de Ouro Branco, também denominada, na época, Serra do Deus (te) Livre (tombada pelo IEPHA em 07/11/1978).
Os primitivos habitantes desta região foram os índios da tribo Carijós.
Os ex-integrantes da Bandeira chefiada por Borba Gato, Miguel Garcia de Almeida Cunha e Manuel Garcia, transpondo os altos da cachoeira de Itabira do Campo (atualmente Itabirito) descobre o ouro na falha radial da Serra, onde se encontram os mananciais dos Ribeirões da Cachoeira e Água Limpa. Tal descoberta não produz o rendimento esperado: Manuel e Miguel se desentendem e a bandeira se divide.
A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1 614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de vinte quilômetros de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1 250 e 1 568 metros e encostas íngremes a nordeste.
Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo itabirito.
É considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os campos rupestres.
A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.
Além das belezas naturais, está entre as atrações o conjunto arquitetônico e paisagístico da Capela de Santana e a casa-sede da Fazenda Pé do Morro, localizado a quatro quilômetros da área urbana, aos pés da serra de Ouro Branco e às margens da Estrada Real. A origem do local é do século XVIII e pela importância patrimonial foi tombado pelo IEPHA em dezembro de 2009.
Fonte: Wikipedia
Festa de Santo Antônio Ouro Branco atrai fies há muitos anos
Concerto na igreja de Santo Antônio em Itatiaia ( Ouro Branco MG )
Orquestra dando cordas de Ouro Branco MG
Tiradentes MG Visto de cima Centro Histórico Drone Igreja Matriz Santo Antônio Serra São José
As mais belas imagens registradas no Centro Histórico de Tiradentes, contemplando os pontos turísticos (conforme ordem de exibição no vídeo): Largo das Forras, Capela de São João Evangelista, Casa-Museu do Padre Toledo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Santo Antônio, Prefeitura, Estátua de Tiradentes, Maria Fumaça e Serra de São José.
TAGS: drsaygon, dr. saygon, turismo, turismo em tiradentes, minas gerais, segunda igreja mais rica, ouro, tiradentes, mg, minas gerais, Largo das Forras, Capela de São João Evangelista, Casa-Museu do Padre Toledo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de Santo Antônio, Prefeitura, Estátua de Tiradentes, Maria Fumaça e Serra de São José, drone, visto de cima, brasil visto de cima, tiradentes visto de cima, gimbal estabilizado
Procissão do Senhor Morto passando no Largo da Matriz de Santo Antônio do Carmo - Olinda
No Alto á Igreja de Santo Antonio do Carmo iluminada,uma das magnificas obras de arquitetura portuguesa na Cidade de Olinda,tal igreja esteve por dezesseis anos fechada e hoje prestes a reabrir emana triunfante como símbolo de beleza e fé Cristã.
Festa do Padroeiro Santo Antonio - Ouro Branco-AL 04.06.2011 - Noite dos Vaqueiros
Festa do Padroeiro Santo Antonio - Ouro Branco-AL 04.06.2011 - Noite dos Vaqueiros
Best Attractions & Things To Do in Ouro Branco, Brazil
Ouro Branco Travel Guide. MUST WATCH. Top things you have to do in Ouro Branco. We have sorted Tourist Attractions in Ouro Branco for You. Discover Ouro Branco as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Ouro Branco.
This Video has covered Best Attractions and Things to do in Ouro Branco.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of recently uploaded video. Ouro Branco
List of Best Things to do in Ouro Branco, Brazil
Parque Estadual Serra de Ouro Branco
Cachoeira de Itatiaia
Igreja Matriz de Santo Antonio
Praca Santa Cruz
Casa de Tiradentes
Bengalao
Ginasio Poliesportivo Raimundo Batista
Praca Tomas Antonio Gonzaga
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DO LEITE
CAMINHO RELIGIOSO DA ESTRADA REAL NO INTERIOR DAS GERAIS
LOCALIZADO a 25 km de Ouro Preto e a 78 km de Belo Horizonte, Santo Antônio do Leite, um distrito da cidade histórica, conta com uma população estimada em 2.000 pessoas, distribuída nos núcleos habitacionais adjacentes do Centro (Leite), Catete, Gouveia, Chapada, Passagem e Boa Vista — há também regiões menos povoadas como Milho Branco, Lagoa, Dumbá, Holanda e Madureira.
O CLIMA é o tropical de altitude, que ultrapassa os 1000 metros acima do nível do mar em alguns pontos do distrito, favorecendo a ocorrência de clima ameno durante todo o ano.
O POVOADO surgiu antes de 1822, quando exploradores aportaram em busca de prata na região.
O CASARIO antigo, que emerge nas áreas urbana e rural, e as suas ruas pavimentadas por pedras, características das bucólicas cidades mineiras, conservam parte do encanto e o charme do interior das Gerais.
OS MORADORES revelam que o nome do distrito foi criado pela junção do nome do padroeiro, Santo Antônio, associado à fartura do leite produzido na época das tropas e tropeiros que percorriam a região e faziam pouso para retomar o caminho após matar a fome e descansar das longas viagens montados nos lombos de burros e mulas.
É COSTUME local, dizer que, à época do Império, os Oficiais da Companhia de Dragões que transitavam a cavalo pela região — que tinha um importante trecho da Estrada Real permitindo o acesso a Vila Rica, atual Ouro Preto —, passavam por Santo Antônio e paravam nas grandes fazendas para tomar leite ao pé da vaca.
AS VERSÕES, porém, não correspondem aos registros históricos, pois a presença do nome Leite ultrapassa, em muito, mais de um século anterior ao período imperial.
DIOGO DE VASCONCELOS, em sua História Antiga de Minas Gerais, registra o nome Leite para o arraial quando da Guerra dos Emboabas, reconstituindo a chamada Batalha da Cachoeira, de setembro de 1708, quando os paulistas foram derrotados.
EDUARDO CANABRAVA BARREIROS, em seu Episódios da Guerra dos Emboabas e sua Geografia escreveu que deslocando-se do Sabará, os Emboabas dirigiram-se a Cachoeira do Campo, e passando pelo Leite atacaram os paulistas no local então conhecido por ‘Jardim’, onde fica hoje o Oratório Festivo.
CANABRAVA Barreiros é mais específico, quando descreve Leite, atual Santo Antônio do Leite, distrito do município de Ouro Preto.
DEVIDO ao fato de ser passagem entre a Cachoeira do Campo e Ouro Branco a formação do arraial pode ter ocorrido em torno de 1700.
A INCORPORAÇÃO do hagiomástico Santo Antônio ao Leite deu-se somente após 1858, quando foi concluída a igreja construída em torno da primitiva capela erguida em homenagem a Santo Antônio de Lisboa.
A NOVA edificação deveu-se ao grande esforço e dedicação de Antônio Gonçalves do Sacramento, destacado personagem da história local, que levantou os necessários fundos.
A IMPONENTE Igreja Matriz de Santo Antônio exibe a arte de Honório Esteves, um dos maiores nomes da pintura mineira oitocentistas, nascido no distrito.
A TRANQUILIDADE e a salubridade do clima e da água podem ser apontados como os fatores que contribuem para a longevidade alcançada por muitos habitantes do distrito de Santo Antônio do Leite.
FONTE | VISITE MINAS GERAIS
Ouro Branco MG, Estrada Real, serra do mirante Ouro Branco, vista por Drone, imagens em 4k.
Considerada o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço e tombada pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), a Serra de Ouro Branco é uma das maiores atrações da cidade homônima que fica a aproximadamente 100 km da capital mineira.
Cartão-postal do município, a serra possui diversas cachoeiras, trilhas entre outras atrações naturais que fazem a alegria do turista.
Além de suas belezas naturais, a cidade resguarda também atrações que compõem o seu encantador conjunto arquitetônico e paisagístico. Como a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens (datada em meados de 1865) e a famosa Casa de Tiradentes, local que abrigou várias vezes diversas reuniões dos inconfidentes mineiros.
O município ainda conta com outras suntuosas construções setecentistas como antigos casarões, fazendas e igrejas, como a bela Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco, que representa claramente a arquitetura religiosa do século 18, marcada pelas incríveis obras do mestre Aleijadinho.
Ouro Branco possui muitos eventos culturais ao longo do ano. Cavalgadas, caminhadas, o Festival de Inverno de Ouro Branco e a Festa da Batata garantem a animação da cidade.
#drone #motocando #mototerapia #dji #f850gs #f850gsadventure #bmw #mavic2 #ourobranco #estradareal #minasgerais #mg #mavic2pro.
Dayane Farias Miss Ouro Branco
Igreja sagrada família Ouro Branco MG
Drone P4 PRO filma IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO - Tiradentes-MG
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO 2018
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO 2018
EM OURO BRANCO -MG
HORÁRIO: 18:00
LOCAL:EM FRENTE A MATRIZ
CETRO
REALIZAÇÃO :GAT GRUPO ARTES E TRAVESSURAS E CIA DE TEATRO CRIART
Coral do Seminário São José e Orquestra de Câmara de Ouro Branco
Missa de Ordenação presbiteral do padre Luciano da Silva Roberto Celebrada dia 15 de novembro de 2014 na suntuosa matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara, MG. Na ocasião, nosso coral se uniu à Orquestra de Câmara de Ouro Branco sob a regência do maestro Charles Roussin. Também nos acompanhou a nossa organista e regente Josinéia Godinho. Depois de meses de ensaio, apresentamos aos nossos amigos essas belas peças sacras que elevam o espírito e a mente a Deus.
Imagens: Sem. Theófilo de Paula
Edição: Sem. Hércules Werneck
Texto: Gregory Rial
Sino Igreja Matriz Pato Branco
ANOTA A DICA! A IGREJA MATRIZ DE TIRADENTES por Paty Maluf
A Paty Maluf (@patymaluf) voltou ao canal para mais um vídeo de Tiradentes, em Minas Gerais. Dessa vez ela contou um pouco da história da Igreja de Santo Antônio. Anota a dica!
Igreja Matriz Nova Serrana - 4k
Pra quem queria ver de perto a torre da igreja ^^
Procissão de Santo Antônio dos Navegantes em Itaparica em 2016
Uma festa que é realizada no mês de janeiro, em homenagem a Santo Antônio dos Navegantes.A procissão se dirige para a Igreja do Alto de Santo Antônio.
Pe Janildo - Festa de Santo Antônio
Pe Janildo convida você para a Festa de Santo Antônio em Ouro Branco-AL
São 13 noites com Santo Antônio de muitas alegrias e bênçãos.