Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora Cuiabá Adriano Soares, repórter
Reportagem exibida no programa É Bem Mato Grosso da Tv Centro América
Reinauguração do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora de Corumbá/MS
Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora reabre as portas aos fiéis após maior obra de revitalização em 67 anos
Preservando sua história, o santuário está moderna, confortável e aberta ao público em geral. As missas são celebradas diariamente às 06h e 19 horas. No domingo, são quatro as celebrações: às 07h, 09h, 17h e 19h.
A noite de quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, será uma data marcante para os católicos de Corumbá, em especial aos Salesianos, após mais de 100 dias em obras, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, inaugurado no dia 24 de Maio de 1950, foi entregue totalmente revitalizado. A igreja ficou lotada para a grande e esperada reinauguração.
A solenidade contou com a presença o bispo diocesano de Corumbá, Dom Segismundo Martinez Álvarez; do Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos, um dos grandes responsáveis pela liberação de recursos para a obra que contou com o apoio do padre Waldomiro Bronakowski, diretor geral da comunidade salesiana de Corumbá e dos párocos da igreja Miguel Paes da Silva e Osvaldo dos Santos, este diretor do Colégio Salesiano de Santa Teresa, além de outros padres salesianos, do prefeito Ruiter Cunha e do presidente da Câmara Municipal Evander Vendramini.
O processo de revitalização começou pelo telhado, onde foram eliminadas todas as infiltrações, a parte elétrica foi toda refeita para o acionamento dos aparelhos de ar-condicionado adquiridos em 2016, a iluminação agora totalmente de LED, mais eficiente e econômica, junto foram instalados 4 magníficos lustres no vão central da igreja, cada um com quase dois metros de altura, ainda houve a instalação de iluminação externa, que traz um belo destaque ao portentoso prédio. Todas as peças que compõe a igreja foram lustradas, como também os ladrilhos encerados, além da pintura interna e externa, trazendo um revigorado aspecto ao Santuário. A obra de revitalização foi acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mesmo a igreja não sendo tombada.
O padre Gildásio Mendes, em sua fala, referiu-se ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora como o mais belo do Centro-Oeste, e afirmou que relatará em conversa com o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, sucessor de Dom Bosco, da belíssima obra de revitalização arcada pela Missão Salesiana. O inspetor estará nos próximos dias com o reitor-mor na Itália. Padre Gildásio prestou uma grande homenagem aos padres que passaram pelo santuário, como Miguel Alagna, idealizador, Padre Ernesto Saksida, Jorge Parovel entre outros.
Na celebração, os religiosos relataram que não foi por acaso que a tão esperada obra de revitalização da igreja aconteceria nesse ano, onde se celebra os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul e do centenário de aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos em Portugal, e sim pela intercessão de Maria e a devoção dos fiéis. Uma grande homenagem para os católicos corumbaenses, ladarenses e bolivianos, como a sociedade em geral, por ser tratar do local de peregrinação dos fiéis.
O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA
O Santuário “Nossa Senhora Auxiliadora” é um lugar de peregrinação e de referência para os fiéis da Diocese de Corumbá, porque de fato, desde a sua inauguração em 24 de maio de 1850, o então bispo de Corumbá, Dom Orlando Chaves já o consagrou como Santuário. Os Salesianos, com muito empenho e zelo, souberam plantar no coração do povo corumbaense, a grande devoção à Mãe de Deus sob o título de “Nossa Senhora Auxiliadora”.
Grandes procissões, grandes festas e muitos milagres atribuídos à Virgem. Muitas famílias têm como referência de sua história de fé este lugar sagrado. Ali se batizaram, casaram-se, batizaram seus filhos e também os casaram. São mais de 118 anos de história atribuídos ao trabalho evangelizador dos educadores salesianos. Não podemos deixar de mencionar o empenho do Pe. Miguel Alagna, sdb, que foi o grande empreendedor e idealizador da construção do Santuário. Ainda hoje, diariamente, são muitas as pessoas que passam pelo Santuário para suplicar à Mãe a sua intercessão e o seu auxilio. São muitos os que entregam a própria vida e suas tribulações à carinhosa intervenção da Mãe Auxiliadora. Este lugar tornou-se, ao longo de referência para o povo corumbaense. (MSMT)
Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Corumbá, será reinaugurado
A reportagem repleta de emoção e de fé traz a história do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá, cidade no meio do Pantanal sul-mato-grossense.
Data da veiculação: 14/09/2017
Reportagem: Ronie Cruz
Imagens: Elias Bithencourt
TV Morena Corumbá - MS
Confira este vídeo na página oficial da TV Morena:
Flash Mob Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - DB & AUJE
Flash Mob no meio da homilia! Missa da Juventude!!!
Memória Sertão Praça Maria Auxiliadora
Idealizada por Dom Malan, a Praça Maria Auxiliadora faz parte da história do crescimento de Petrolina, no Semiárido Pernambucano. Confira na edição de hoje do Memória Sertão.
##RTVC00022015063000030001###
10 pontos turisticos mais visitados de Corumbá
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Corumbá - MS!
1 - Casario do Porto Geral de Corumbá
O Porto Geral de Corumbá é um dos principais cartões postais da Capital do Pantanal. Abriga uma série de construções que traduzem em sua arquitetura muito do passado efervescente do comércio corumbaense, no período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina. Os casarões hoje abrigam estabelecimentos comerciais, de agências de publicidade a lojas de artesanato e bares. Em 1992, o Casario do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.
2 - Cristo Rei do Pantanal
Confeccionado pela artesã Izulina Xavier, o Cristo Rei do Pantanal está situado no topo do Morro do Cruzeiro, na parte alta da cidade. De lá é possível contemplar uma diversidade de paisagens, tanto a urbana quanto as características do relevo e da vegetação típicos da região. Uma das vistas mais bonitas do local é o impressionante pôr-do-sol pantaneiro. O trajeto para chegar ao Cristo Rei também é um atrativo à parte. Ao longo do caminho, esculturas de Izulina Xavier representam as 14 estações da Paixão de Cristo.
3 - Artizu
Artizu é a casa da artesã Izulina Xavier, onde está exposto seu artesanato, confeccionado em pó de pedra e concreto, cerâmica e entalhes em madeira. Católica devota, a artesã se destacou pela produção de imagens de santos, sobressaindo o Cristo Rei do Pantanal, e a imagem de São Francisco de Assis do Pantanal.
4 - Forte Junqueira
Foi construído logo após a Guerra do Paraguai (1871) em uma área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. Os 12 canhões de 75 mm pertencentes ao forte foram fabricados por volta de 1872, e nunca foram usados. As paredes do forte são de calcário e têm três metros de espessura. Está situado dentro do 17º Batalhão de Caçadores. A visitação pode ser realizada com autorização.
5 - Igreja Nossa Senhora da Candelária
Datada de 1885, a Igreja Nossa Senhora da Candelária fica na região central de Corumbá. O prédio foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.
6 - ILA – Instituto Luiz de Albuquerque
Fica em um prédio construído em 1871 para abrigar o Grupo Escolar Luiz Albuquerque, em homenagem ao fundador de Corumbá. Em 1978, passou a ser sede do Instituto Luiz de Albuquerque, Centro Regional de Pesquisa e Cultura. Em 1997, transformou-se em Casa da Cultura. Atualmente, é também a sede da Superintendência de Cultura do Município.
7 - Praça da Independência
Foi inaugurada em 1917. O coreto em forma octogonal foi importado da Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa. A praça tem 4 esculturas representando as estações do ano, em pedra de mármore de Carrara, doadas por um conde italiano que veio caçar no Pantanal. Nela, os corumbaenses reverenciam os seus heróis da Guerra do Paraguai e da II Guerra Mundial.
8 - Santuário Nossa Senhora Auxiliadora
Construído em 1899, o Santuário possui em seu interior uma obra de arte esculpida em madeira, o Cristo na Cruz, em tamanho natural, feita pelo artista local Burgo, na época amigo de Pablo Picasso. Foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.
9 - Muhpan - Museu da História do Pantanal
Inaugurado em 2008, o Museu está sediado em um antigo casarão onde funcionava um armazém na época de ouro do comércio fluvial em Corumbá. O acervo conta a história da formação do povo pantaneiro, e o grande diferencial está no uso da tecnologia para contar a história da ocupação humana no Pantanal. Quem visita o Muphan faz uma ‘viagem’ lúdica, didática e interativa por oito mil anos de história, desde o tempo em que os índios eram os únicos moradores da região, passando pela colonização, a vinda dos imigrantes portugueses, espanhóis e árabes, pelo período de glória da navegação e a chegada da ferrovia.
10 - Casa do Massa Barro
Foi criado em 1982 para incentivar a arte em cerâmica. Os artistas são crianças e adolescentes que, usando argila, recriam a fauna e a flora pantaneiras com riqueza de detalhes e cores. O artesanato produzido na Casa do Massa Barro é reconhecido fora do País. Uma das obras que mais impressionam é a imagem de São Francisco estilizada em casca de árvores nativas.
Conheça nossa loja: turismoecia.net
Festa Inspetorial
Cerca de 350 convidados participaram da comemoração solene em gratidão ao Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), Pe. Lauro Takaki Shinohara, e aos salesianos e colaboradores com mais de 25 anos de dedicação à MSMT. A cerimônia foi realizada no dia 19 de novembro, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - em Campo Grande (MS).
Corpo de Dom Bosco em Corumbá - Mato Grosso do Sul
Urna Mortuária com o corpo de São Dom Bosco em visita pelo Brasil, na cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul, Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora no dia 15 de janeiro de 2009.
HOMENAGEM AOS 50 ANOS CA COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA
RESTAURAÇÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Missa de Nossa Senhora Auxiliadora - Pastoral CDB
Procissão das virgens de Copacabana e Urcupiña, Fé e Cultura 2018
Procissão das virgens de Copacabana e Urcupiña (padroeiras da Bolívia) no Memorial da América Latina (sábado 11 de agosto). A devoção e cultura boliviana foram elementos de destaque na 12º edição da festa, Fé e Cultura 2018.
O evento organizado pela ACFBB, aconteceu nos dias sábado 11 e domingo 12 de agosto no Memorial da América Latina em São Paulo - SP - Brasil.
Saiba mais em:
Lavagem das escadárias da Igreja Matriz de Nsrª da Candelária Corumbá - MS
C.E.U PAI OXALÁ 30/12/2011
Vitória no deserto -Pastoral CDB
Série Especial: Brasil Salesiano
O Canção Nova Notícias apresenta uma série especial de reportagens sobre os salesianos no Brasil, em homenagem ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco. O primeiro grupo veio do Uruguai e chegou numa época de transformações políticas e religiosas. Confira na primeira reportagem da série:
Reportagem de Elaine Santos e Ederaldo Paulini
55ª Romaria em honra Nossa Senhora da Luz e Beatos Manuel e Adílio em Nonoai 19 05 2019
Terro de Corumbá.ms
Foi gravado na Igreja Nossa senhora de Fátima na Quermesse......
GACPES - Grupo de Acólitos, Cerimoniario da Paroquia Espirito Santo , SJC - Fim de ano 2012
Video feito em homenagem a todos os servos do altar do senhor, no ano de 2012, da Paroquia Espirito Santo - São José dos Campos.
Senhor Jesus Cristo, tornai-nos dignos de Vos servir no Altar da Eucaristia.
Paz e benção a todos vocês:
Cerimoniarios:
Ana Carolina
Anna Flávia
Giovanna Kamida
Isabela Iunes
José Otávio
Lis Evelyn
Luiz Diniz
Marcela Candido
Maria Luiza
Rafael Camerlengo
Rafael Fadul
Tatiane Maris
Acólitos:
Aline Guedes
Andressa Taiane
Beatriz Antunes
Beatriz Camerlengo
Brendo Katagi
Bruna Duarte
Bruna Gabriela
Caio Ferreira
Douglas Lopes
Everton
Fábio Godói
Gislaine Lemes
Guilherme Silva
Igor Dourado
Isabelle Freire
Jéssica Karoline
Joscelin Albuquerque
Júlia Borges
Karen Bustamante
Leonardo Diucanse
Letícia Castro
Lucas
Maria Elisa
Matheus Carvalho
Míriam Cintra
Natália Capellato
Nicolas
Paulo Henrique
Paulo Sérgio
Priscila
Raissa da Costa
Raphael Renó
Coordenação:
Izabel Pepato
Lis Evelyn