Igreja Nossa Senhora Boa Morte Barbacena
Paroquia N S Assuncao Barbacena.
Apresentação Osmar Feliciano Festa de Nossa Senhora da Assunção Barbacena MG 2018
Matriz de Nossa Senhora Assunção Barbacena MG
Sinos anunciam o solene novenario de NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO.
Best Things To Do in Barbacena, Brazil
Barbacena Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Barbacena. We have sorted Tourist Attractions in Barbacena for You. Discover Barbacena as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Barbacena.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Barbacena.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notifBarbacenation of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Barbacena, Brazil
Museum of Madness
Igreja Matriz de Nossa Senhora da piedade
Basilica Sao Jose
Igreja Nossa Senhora da Assuncao
Igreja Nossa Senhora do Rosario
Casa de Emeric Marcier Park Museum
Georges Bernanos Museum
Ponto de Partida
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :
Santuário de Nossa Senhora da Piedade: Barbacena MG imagens aéreas!!!
A história da edificação do atual Santuário de Nossa Senhora da Piedade, antiga Matriz de Barbacena, está intimamente entrelaçada com a vida e o surgimento da Cidade das Rosas, pois ao seu redor surgiu o “Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo”, chamado também de Arraial ou freguesia da Borda do Campo ou ainda de Arraial da Igreja Nova do Campolide.
A escolha do terreno – “sítio da Igreja Nova” – se deu aos 19 de agosto de 1726, na primeira visita pastoral de Dom Frei Antônio de Guadalupe. “Já haviam os paroquianos resolvido construir sua igreja matriz, ‘em sítio conveniente, grandeza proporcionada e decência devida’, por serem pequenas as capelas da Borda e do Registro, além de situadas em terreno particular.”
Uma simples cruz de madeira demarcou o local onde mais tarde foi edificada a Fortaleza da Fé. Isto se deu no dia 09 de dezembro de 1743 durante o paroquiato do Pe. Manoel da Silva Lagoinha com uma Cruz de madeira e iniciada na mesma data a edificação do templo com as devidas licenças do bispo Dom Frei João da Cruz.
O templo foi projetado pelo arquiteto militar e mestre português José Fernandes Pinto Alpoim e foi bento e entregue ao culto pelo Pe. Antônio Pereira Henriques, então vigário, autorizado pelo primeiro bispo de Mariana Dom Frei Manoel da Cruz, por provisão de 15 de novembro de 1748. A transferência da sede da paróquia da Capela do Pilar (Registro Velho) para a Igreja Nova, embora inacabada, ocorreu aos 27 de novembro do mesmo ano. Nesta época chegou de Portugal a preciosa imagem da padroeira que ocupa o trono do altar-mor e que a todos encanta pela beleza e expressão de dor.
No ano de 1749 foi fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento que deu continuidade às obras e adquiriu para a matriz valiosos objetos sacros de prata e imagens diversas. As obras de acabamento prosseguiram até 1764, ano de sua conclusão.
Dois grandes prelados de nossa arquidiocese dignificaram mais ainda este templo: Dom Oscar de Oliveira que dedicou e consagrou o altar da Matriz no dia 15 de setembro de 1968, e seu sucessor, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida que, por ocasião dos 250 anos da transferência definitiva da sede da Paróquia para a Igreja Nova (atual matriz) e da entronização, em seu interior da veneranda imagem da Padroeira, o elevou à dignidade de Santuário.
O templo é tombado em nível, municipal e federal (IPHAN). Este último deu-se precisamente aos 12 de agosto de 1986.
fonte: site oficial da paróquia de Nossa Senhora da Piedade
Meu Instagram:
inscreva-se no canal:
Missa da Assunção 2010 - Parte I
I - Quasi Aurora Consurgens
II - Kyrie Eleison 'Missa in Do Maggiore' (Giuseppe Cerruti)
III - Gloria in excelsis 'Missa in Do Maggiore' (Giuseppe Cerruti)
15 de Agosto de 2010 - Igreja da Boa Morte - Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Barbacena/MG
Coral Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora do Carmo
Orquestra Pro-Arte Jovem de São João del-Rey/MG
Regência: Prof. Rodrigo Sampaio
Solista: Prof. Jonas Arthur
Órgão: Prof. Kleber Camargo
UMA LINDA IGREJA EM BARBACENA/MG
VIAÇÃO CIPÓ - BARBACENA - 08/07/2018 - BLOCO 03
A Viação Cipó chega a Barbacena para falar de rosas, flores e também do Museu da Loucura. Fomos à cidade para um grande inauguração, mas descobrimos fatos históricos importantes, você sabia que Belo Horizonte nasceu lá? Venha conferir!!
Siga o Viajando com Toledo nas redes sociais, curta, comente e compartilhe com os seus amigos:
SITE:
FACEBOOK:
INSTAGRAM:
RECEBA NOSSAS DICAS TAMBÉM NO WHATSAPP: (31) 98738-5332
‘Solenidade da Padroeira de Minas Gerais e Barbacena Nossa Senhora da Piedade’
Bênção dos novos sinos – Ss. Sacramento, Dom Luciano e São João Paulo II – seguindo-se a Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha
Transmitido ao Vivo em parceria exclusiva da BQTV, NetRosas e Paróquia de Nossa Senhora da Piedade!!
SouzaTech Apresenta... Barbacena 1898 - 1968
Coleção de fotos retratando Barbacena (MG) entre 1898 até 1968
Origens
A atual cidade de Barbacena nasceu na cabeceira do Rio das Mortes. Era um local habitado por índios puris. A região começou a ser explorada a partir do século XVII por bandeirantes oriundos de São Paulo à procura de ouro, pedras preciosas e mão de obra escrava. Os bandeirantes se estabeleceram no local chamado Borda do Campo, também denominado Campolide, onde erigiram a capela de Nossa Senhora da Piedade.
Era a Fazenda da Borda do Campo, de propriedade, desde o fim do século XVII, dos bandeirantes capitão-mor Garcia Rodrigues Pais e de seu cunhado coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme e, por carta de sesmaria, desde 1703. Ficava às margens do Caminho Novo da Estrada Real para o Rio de Janeiro, empreendimento iniciado às expensas do capitão-mor Garcia Rodrigues Pais em 1698 e que Domingos Leme ajudou a concluir. Garcia Rodrigues Pais também recebeu carta de sesmaria das suas posses antigas na Borda do Campo em 1727. A propriedade, tempos depois, passou às mãos do inconfidente José Ayres Gomes.
Em 1711, a localidade participou de um feito épico: hospedou, às custas de Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, o governador da capitania, Antônio de Albuquerque, acompanhado de um exército de 6 000 homens, que ali acampou em marcha de socorro à cidade do Rio de Janeiro, então invadida pelos franceses da esquadra de René Duguay-Trouin. Domingos Leme integrou, ainda, este exército com duzentos de seus homens.
Em 1725, o quarto bispo do Rio de Janeiro, o frei dom Antônio de Guadalupe, criou a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, que teve a antiga capela como sede provisória até 1730 foi o primeiro vigário o Pe. Luiz Pereira da Silva passandi depois a sede para a Capela de N. S. do Pilar do Registro Velho (atual Sá Fortes) capela esta que caiu em ruínas e desapareceu por completo em meados do século XIX.
Em 19 de agosto de 1728 na primeira visita pastoral de D. Frei Antônio de Guadalupe, foi escolhido o sítio da Igreja Nova - a atual Matriz - sendo a 9 de dezembro de 1743, demarcado o local pelo Pe. Manoel da Silva Lagoinha, com uma Cruz de madeira e iniciada na mesma data a edificação do templo com as licenças do bispo D. Frei João da Cruz.
Em 27 de novembro de 1748, a freguesia foi transferida para a Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade (atual matriz), arquitetada por mestre Alpoim. Em torno da igreja, erigiu-se o Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, chamado também de Arraial ou freguesia da Borda do Campo ou ainda de Arraial da Igreja Nova do Campolide e o templo entregue ao culto pelo Pe. Antônio Pereira Henriques, então vigário, autorizado pelo primeiro bispo de Mariana Dom Frei Manoel da Cruz, por provisão de 15 de novembro de 1748. As obras, entretanto, prosseguiriam até 1764, ano de sua conclusão.
Muito Nobre e Leal Vila
Barbacena, por meio de sua câmara, foi a primeira vila de Minas Gerais a enviar representação a D. Pedro I, então regente, em favor do Fico (9 de janeiro de 1822), em 11 de fevereiro de 1822, dirigiu-se a Câmara de Barbacena ao príncipe regente numa representação em que se propunha para ser a sede da Monarquia portuguesa e se ofereciam os barbacenenses para descer em massa ao Rio de Janeiro para tomar armas em defesa do Príncipe. Estes atos lhe valeram o título de muito nobre e leal vila, conferido por decreto, de 24 de fevereiro de 1823 e Alvará de 17 de março do mesmo ano.
O fim do século XIX
Por ocasião da Guerra do Paraguai, a cidade forneceu 152 voluntários e 77 guardas nacionais para o esforço de guerra. Em 1889, Barbacena hospedou o Imperador D. Pedro II em sua última viagem a Minas Gerais e, em 1893, sediou a sessão extraordiária do Congresso Mineiro que deliberou sobre a mudança da capital do estado de Ouro Preto para Belo Horizonte.
No fim do século XIX, atendendo a uma política do Império, o município recebeu um grande número de imigrantes italianos. A primeira leva era composta por agricultores, a maioria veio do norte da Itália. Em 15 de abril de 1888, o Governo Imperial inaugurou uma colônia de imigrantes nos arredores de Barbacena. O local foi denominado Colônia Rodrigo Silva, homenageando o então ministro da Agricultura. Assim como em todo o País, à época, o fluxo imigratório na cidade colaborou para o crescimento, a diversificação das atividades comerciais e agrícolas e o desenvolvimento de indústrias, como sericicultura, cerâmica, marcenaria e construção civil.
Continua...
Visão aérea de Senhora das Dores - Barbacena
Um breve vôo sobre Senhora das Dores, lindo distrito de Barbacena - MG
Igrejas Barbacena
1 - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade (1764)
2 - Igreja de Nossa Senhora da Assunção-Boa Morte- (1764)
3 - Paroquia do São Sebastião (1964)
4 - Basílica do São Jose Operário (1958)
LAGOA FORMOSA: Conheça a Igreja Nossa Senhora da Piedade e centro da cidade
Situada no Alto Paranaíba, MG a 20km de Patos de Minas, a cidade tem o nome por causa da Lagoa... Vem conhecer a Igreja Nossa Senhora Piedade, a lagoa, Câmara, centro comercial, escola Coronel Cristiano...saída para MONJOLINHO e QUINTILHOS.
Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962.
Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu. Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar à beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e era plauzível de moradia, muitos se fixaram no local e denominaram de Lagoa dos Tropeiros, este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa.
Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.
Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de N. S. da Piedade.
O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1.938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas.
A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962 mas apenas em 1 de março de 1.963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares.
O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1 de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.
Festa de Nossa Senhora da Piedade Barbacena MG 2014 com Diego Cobucci
IGREJA MATRIZ NS PIEDADE | Barbacena
HINO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Cantado pelos presentes na Igreja Matriz de Nosssa Senhora da Piedade,
no ato litúrgico inicial da Novena celebrada na tarde do dia 8 de janeiro de 2016 em Barbacena Minas Gerais.
(Todos permanecem de pé enquanto se realiza o rito de oferta das rosas)
(Todos permanecem de pé enquanto se realiza o rito de oferta das rosas)
No altar mór deste templo vetusto, entre mil nuvens de incenso, fulgura um fanal majestoso e augusto, que nos guia à celeste planura.
É a imagem da excelsa Senhora da Piedade, ideal Padroeira desta terra que, alegre, hoje, arvora o estandarte da Fé verdadeira.
Senhora da Piedade, luz da celeste Alvorada! Rosa Branca, Imaculada, dos jardins da imensidade! Acolhei nossa oração, nossos humildes louvores, flores d’alma, alma das flores de nossa veneração.
Esse povo devoto, ó Maria, Mãe, Esposa e Filha do Eterno, Consagrai-vos a alma e a poesia desse canto floral, suave e terno, brada: Sois mais santo e elevado e expressivo modelo de amor maternal, puro, real, sublimado no crisol sacrossanto da dor.
Pelo amor deste amor que engrandece o vosso nome querido e bendito, aceitai nossa humílima prece, lá do eterno esplendor do infinito! Sede, pois, protetora dos lares desta nobre e formosa cidade. Minora nossos rudes pesares, Flor do Céu, Virgem da Piedade!
Barbacena, há séculos, venera a vossa imagem, Senhora Piedosa, nesse trono, onde a luz reverbera vossa fronte orvalhada e formosa.
Protegei este povo, livrai-o do contágio cruel, venenoso, da heresia; envolvei-o no raio de um olhar maternal, piedoso.
Vosso nome refulge na história desta heroica desta heroica e ideal Barbacena. Vosso nome palpita na glória que engrinalda esta terra serena.
Derramai graças, bênçãos divinas, sobre a altiva Princesa dos Campos. Enflorai tuas verdes colinas, seus poentes radiosos, escampos.
Extraído do folheto da “Novena de Nossa Senhora da Piedade”, distribuído na tarde do di 8 de janeiro de 2016, na entrada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Minas Gerais.
*
IGREJA DE NOSSA SENHORA PIEDADE DE BARBACENA - MG
O projeto da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo foi elaborado pelo engenheiro português José Fernandes Alpoim, o mesmo que projetou o Palácio do Governador em Vila Rica, os Arcos da Carioca, o Chafariz da Praça Quinze, a Planta da Cidade de Mariana, a Casa dos Contos e a Cadeia de Vila Rica onde hoje está o Museu da Inconfidência.
A primeira etapa de sua construção foi iniciada em 1743 e ficou pronta em 1748 quando, em 27 de novembro, o Pde Antônio Pereira Henriques benzeu e entronizou as imagens nos altares, rezando neste dia a primeira missa da Igreja Nova da Borda do Campo.
O mestre de obras foi Manoel Alves Pereira que recebeu 5:600$000 mais 50 oitavas de ouro (cerca de um quilo e meio) para a compra de material e transporte do mesmo. Para isso, teve três anos para executar toda a obra. As torres, pelo contrato, deveriam ser de pedra com sineiras e zimbórios de tijolo com fecho de pedra e varões para as esferas. Tanto as torres, como as sineiras foram aumentadas por ordem do Cap. Manoel Rodrigues da Costa. Ao final, a obra custou 13:750$000 mais 50 oitavas de ouro. Estava entregue a mais bela Igreja colonial de Barbacena e que hoje é o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
Mais informações:
ESPECIAL DIA DA PADROEIRA - A História da Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Barbacena Mais | Dimas E. Soares Ferreira | 15 SETEMBRO 2015
24/03/2013 Matriz de Barbacena descobre órgão centenário
Evandro Medeiros e Robson Rocha mostram o órgão da Igreja Matriz, de Barbacena, considerado único no Brasil.
LET`CAR.IGREJASBARBACENA.MG.part, ll.
Aprendendo Historias.MG ll.
Fiéis lutam para salvar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Moradores da cidade de Brumadinho querem que o patrimônio seja restaurado e fizeram uma manifestação para pedir que as autoridades liberem a reforma.
Sonata em mi bemol maior para flauta e cravo oblligato (BWV 1031) - Johann Sebastian Bach
Apresentação ocorrida no último domingo, 10/03, na igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, com a participação da organista/cravista Elisa Freixo e da flautista Maria Emília Dutra.
Coral Medicina UFMG - Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Barbacena
Apresentação do Coral Medicina - UFMG - Paróquia Nossa Senhora da Piedade Barbacena-MG 2014
Santa Missa do Santuário de Nossa Senhora da Piedade 05 09 18