Vista Aérea LAVRAS NOVAS
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres em Lavras Novas MG
com o Grupo Ecocultural Pé no Chão... Filmagem de Drone.
Passeio lavras novas - MG / Estrada Real
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres (1740).
Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto, distante 19 km da sede. O distrito data de aproximadamente 1716 e sua comunidade é de maioria negra, cercado por esplêndidas paisagens de montanha. Iniciando na década de 1990, foi descoberta por turistas, que procuram o local em busca da cultura local, da paz, da natureza e da aventura. A população chega a sextuplicar durante feriados. Antes disso, foi cenário de um conto de Bernardo Guimarães, A Garganta do Inferno (1871)Situada a 120 km de Belo Horizonte e a 17 Km de Ouro Preto, este vilarejo possui uma população de pouco mais de 1.500 habitantesAtualmente Lavras Novas apresenta condições favoráveis para seu desenvolvimento turístico e econômico, aprimorando sua infra-estrutura para melhor atender seus visitantes. Investindo e crescendo nas áreas de hospedagem, casas noturnas, bares e restaurantes, e por estar situada em pleno parque Nacional do Itacolomi com suas belezas naturais preservadas, pela população consciente das riquezas existentes em sua fauna e flora, atraindo os praticantes de esportes radicais e os que apreciam a calma e a simplicidade do interior.
Lavras novas -Ouro Preto -Mg
Uma visita no vilarejo de lavras novas distrito de Ouro Preto -Mg . Vilarejo com Cachoeiras , muitas pousadas , bares com música ao vivo. Uma igreja com nome de nossa senhora dos Prazeres .made with #VideoShow-
Pousada em Lavras Novas - Pousada Bem-Querer: hospedagem em Lavras Novas - MG
htto://pousadaemlavrasnovas.com.br | (31) 9972-0535 Procurando por pousada em Lavras Novas ? A Pousada Bem-Querer é a sua melhor opção de hospedagem em Lavras Novas - MG.
Estamos situados num local privilegiado, a 100 metros da Rua principal, próximos à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres -- construída pelos escravos, em pedra, barro e madeira, há quase 300 anos.
A paisagem é maravilhosa: em dias mais claros pode-se avistar a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomi, um romântico pôr-do-sol e as montanhas azuis a sumir pelo horizonte.
O céu de Lavras Novas, à noite, é um dos mais estrelados e bonitos do Brasil. Na Pousada Bem-Querer, deitado numa rede de balanço fixada na varanda do seu apartamento, você pode desfrutar desse BANQUETE NATURAL!
Pousada Bem-Querer
Rua do Campo, 141, Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
Termos Relacionados:
pousada em lavras novas, pousadas em lavras novas, pousadas lavras novas, pousada lavras novas, pousadas em lavras novas mg, pousada em lavras novas mg, pousadas lavras novas mg, pousada lavras novas mg, pousadas minas gerais, lavras novas pousada,lavras novas pousadas,pousadas em lavras novas minas gerais, ouro preto pousadas, chales em lavras novas, chale lavras novas, chales lavras novas
Viajei Bonito no Brasil#3: LAVRAS NOVAS, MG
O Viajei Bonito continua pelo circuito da Estrada Real, dessa vez visitando Lavras Novas, distrito de Ouro Preto que conta com bares muito aconchegantes, ruas de pedra e cachoeiras perfeitas para relaxar e nadar.
Descubra mais um canto dos muitos em Minas Gerais!
➜ Artigo sobre Lavras Novas:
➜ Artigo sobre o Pico do Itacolomi:
➜ Blog:
➜ Instagram:
➜ Facebook:
➜ Veja mais vídeos em nosso canal:
NOSSA SENHORA DAS 7 ALEGRIAS
NOSSA SENHORA DAS SETE ALEGRIAS
Bem antes da última peste que houve em Lisboa, em 1599, uma imagem da Mãe de Deus apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos Condes da Ilha. Essa fonte começou a ser chamada de santa porque sua água passou a curar várias enfermidades. Os condes levaram a imagem para sua casa, colocando-a em seu oratório. No entanto, certo dia a mesma imagem desapareceu do seu lugar para ser encontrada sobre um poço. Nossa Senhora manifesta-se, então, a uma menina, dando-lhe a missão de pedir aos vizinhos e familiares para ali construÍrem uma capela onde ela fosse venerada sob o título de Senhora dos Prazeres. As pessoas não duvidaram da criança e em pouco tempo a ermida foi erguida. A imagem foi ali depositada e os prodígios começaram a ocorrer.
Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias, devoção de origem franciscana.
As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima , que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu.
Portugal foi a primeira nação católica a festejar as alegrias de Maria.
No Brasil, Nossa Senhora dos Prazeres é padroeira da catedral e da diocese de Lages (SC), onde sua festa é celebrada em 15 de agosto. Na arquidiocese de Maceió, da qual também é padroeira, a festa é em 27 de agosto. No estado do Espírito Santo, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, as sete alegrias de Nossa Senhora são comemoradas no domingo da Pascoela. Existem igrejas dedicadas a esta invocação também em Minas Gerais (Diamantina e Lavras Novas) e em São Paulo, na cidade de Piracicaba. O templo mais famoso é o que se situa nos Montes Guararapes, perto de Recife, que foi reformado e embelezado pelos Monges Beneditinos em 1782.
Senhora dos Prazeres, vinde encher de alegria a nossa vida.
Afastai de nós toda espécie de tristeza.
Rogai por nós, que recorremos a vós!
Vlog Lavras Novas
ola meninas e meninos bom eu fui em lavras novas para passear e gravei para voces fui tambem em ouro preto so que a maquina que eu gravo descarregou que pena mais quando eu voltar vou gravar mais ta bom gente beijos thau
Exposição de Orquídias Igreja Nossa Senhora Auxiliadora
0052.flv
A igreja Matriz de SantAna, terá seu altar mor restaurado através de projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura no valor 800 mil reais. A obra ja esta sendo realizada e pleiteando aumento dos investimentos neste setor.
APARIÇÃO MARIA 1204-2013 LAVRAS MG_mpeg2video
Lavras Novas 12
Projeto O Olhar De Um Povo, realizado em LAvras Novas, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais.
Paroquia de N.S. do Rosario -Tejipió-Recife-PE*11/06/2009*
Missa de Corpus Christi
PROCISSÃO NOSSA SENHORA APARECIDA | 12 DE OUTUBRO DE 2018
SERRA DO MEL/RN
A chegada da nossa senhora Aparecida (Alagoas)
Para a igreja São João Maria vianes ❤????
Festa de Nossa Senhora de Consolata - Abertura
Abertura da festa da padroeira na capela de Nossa Senhora da Consolata, em São Paulo, celebrada em 17/06/2018. A missa foi presidida por Dom Angélico Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
Pombo - Trilha 09/11/14 Lavras-MG
Circuito Religioso: Caminho de fé e meditação ligará as padroeiras de Minas e do Brasil
Para dom Walmor, o Caminho Religioso será uma força religiosa, cultural e educativa. Tenho certeza que colocará Minas em um lugar ainda mais marcante no cenário nacional, conclui o arcebispo.
INAUGURAÇÃO DO MAS NOVO TEMPLO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PERNAMBUCO,SETOR 9. 08/12
Projeto de Construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus - Paróquia São José
Campanha Esta obra é um sonho do coração de Deus
Pastoral da Comunicação - PasCom
LAVRAS NOVAS - PROGRAMA POR AÍ COM VLADIMIR GOMES
HISTÓRIA LAVRAS NOVAS
História Lavras NovasSituada a 120km de Belo Horizonte e a 17 Km de Ouro Preto com população de pouco mais de 1.500 habitantes de maioria negra e cultura rica em estória, folclores e lendas de domínio popular, baseados em acontecimentos ocorridos entre o quilombo (negros e brancos fugidos) e as milícias no período colonial. Porém a história do aparecimento do povoado retrocede as datas registradas.
Lavras Novas do Coronel Furtado, fora descoberta pela família Cubas de Mendonça, considerada uma mineração de ouro localizado, tendo direito a capela e cultos ecumênicos. Sendo de 1717 o documento mais antigo encontrado (batistério de Maria dos Prazeres, filha de tradicional família paulista da época) e evidências que provam que existiu minas auríferas antes das existentes em Mariana e Ouro Preto – segundo Cristina Tárcia – redatora do Jornal Ouro Preto.
Atualmente Lavras Novas apresenta condições favoráveis para seu desenvolvimento turístico e econômico, aprimorando sua infra-estrutura para melhor atender seus visitantes. Investindo e crescendo nas áreas de hospedagem, casas noturnas, bares e restaurantes, e por estar situada em pleno parque Nacional do Itacolomi com suas belezas naturais preservadas, pela população consciente das riquezas existentes em sua fauna e flora, atraindo os praticantes de esportes radicais e os que apreciam a calma e a simplicidade do interior.
Antes de chegar a Lavras Novas, qualquer pessoa que vai pela primeira vez à localidade fica admirado com a topografia do terreno. Enormes blocos de pedra estão dispostos ao longo da estrada, como se tivessem sido jogados do alto da montanha e se equilibrassem ali, podendo continuar a rolar montanha abaixo a qualquer momento.
Pesquisa recente tem demonstrado que a região provavelmente foi descoberta por Antônio e Feliciano, filhos de Savador Fernandes Furtado de Mendonça, descobridor do Ribeirão do Carmo. Nesse período já havia um número razoável de mineradores trabalhando no Ribeirão dos Prazeres.
No entanto, os moradores de Lavras Novas afirmam que a localidade teria sua origem na mineração de ouro de propriedade do filho do guarda-mor que residia na região e extraía ouro em Lavras Novas, no Salto e na Itatiaia. O número de escravos trabalhando na região era grande, porém eles não ficavam no local, dormiam na Fazenda do Manso (hoje, Parque do Itacolomi).
A região era muito visitada por autoridades, pois aquele era o caminho, utilizado para chegar a Ouro Branco. A igreja foi construída pelos mineradore, e os escravos apanhavam pedras na entrada do distrito para a obra. Afirmam, inclusive, que os grandes blocos de pedra solta, ao longo do caminho de entrada do local é obra de escravos, não da natureza.
De qualquer maneira, foi no século XVIII que o povoado desenvolveu-se, já que por volta de 1740 a Capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres já tinha sido construída e a Irmandade estava em pleno funcionamento. O povoado também devia comportar número razoável de pessoas devido ao tamanho, beleza e imponência da igreja.
A mineração sobreviveu até meados de 1780. Depois dessa data, os mineradores que se enriqueceram ou não, foram deixando pouco a pouco a região por ser um local de difícil acesso, sendo necessário atravessar montanhas íngremes para se chegar ao local, a comunicação com Vila Rica era muito difícil.
Mesmo assim, um pequeno conjunto de pessoas decidiu continuar residindo no local, se eram negros ou mulatos, provavelmente eram livres ou libertos. A idéia de que Lavras Novas seria remanescente de quilombo não faz muito sentido: a região de mineração era muito vigiada. O equívoco da idéia de quilombo vem da forma de organização social em que se encontrava a comunidade local no início do século XX.
Durante o século XIX, vivendo sozinha e isolada, a comunidade de Lavras Novas adquiriu um jeito todo particular de se organizar. Sendo composta por aproximadamente 500 habitantes na época, a maioria parente de consangüinidade. Já que os casamentos aconteciam entre as famílias do local, eles não tinham preocupação com a propriedade da terra, era de consenso que ela pertencia à santa. A subsistência também era praticada por todos. Da mesma maneira, todas as festas religiosas ou civis eram compartilhadas por todos os membros. As doenças eram curadas com as ervas locais devido a dificuldade em se conseguir médico e remédio de farmácia.
Para conseguir dinheiro, produziam cestas, balaios, enfeites, trabalhados em taquara. Normalmente, era serviço das mulheres recolhê-las nas matas da região, preferencialmente entre os meses de maio a agosto quando o bambu está livre de caruncho. Há quatro tipos de taquara que são utilizados com finalidades diferentes. Também se retirava lenha. Eram os homens que levavam todos os produtos para serem vendidos em Ouro Preto e, com o lucro, compravam pano, sal, açúcar e outros objetos que não eram produzidos na região.