Sra da Nazaré em Elvas
Sra Nazaré a noite Elvas
Nazaré/ Portugal 14.5.2011 - Kirche Nossa Senhora da Nazaré
Chegada do Círio de Nossa Senhora da Vitória á Nazaré
Um video de Silvino Espalha
nazaré
Maio 2013
Procissão do Senhor dos Passos, Vila Boim,Elvas, 2015
PROCISSÃO DOS PASSOS de Vila Boim, Elvas
A Procissão dos Passos faz parte da celebração da Semana Santa de Vila Boim, concelho de Elvas.
A Procissão dos Passos realiza-se na tarde de Domingo de Ramos em Vila Boim. Retrata o percurso de Cristo até à crucificação.
Durante a procissão visitam-se cinco Passos que são benzidos por um dos dois padres que acompanham a imagem do Senhor e assiste-se, em cada um dos passos, ao cântico da Verónica.(figura protagonizada,este ano de 2015 pela Elvense, Raquel Guerra). Enquanto canta, Verónica vai desenrolando um pano onde está gravada a imagem do Senhor. Os cinco Passos são metáforas das chagas de Cristo e a representação de 5 dos 14 Passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra.
Os momentos mais marcantes da procissão são: os cânticos da Verónica (na Igreja de São Francisco, na Igreja Matriz e em todos os Passos) e o sermão realizado junto ao Passo 3, momento do encontro do Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores - sermão que enuncia e homenageia a figura da mãe.
Os Passos são representados em pequenas capelas existentes nas ruas de Vila Boim que são decoradas com motivos alusivos à cerimónia em tapetes desenhados com flores.
Registos: Vila Boim, concelho de Elvas, 2013.
Texto extraído de Memoriameda,Museu do Património Cultural Imaterial.
Nazaré/ Portugal 2.6.2011 - Procissão de Nossa Senhora da Vitória
Igreja da Matriz ou igreja de Nossa Senhora da Anunciação, Redondo Alentejo
Imagens para recordar
Senhor dos Passos
Procissão realiza-se de dois em dois anos, na Quaresma, em Mogadouro
Chegada de Nossa Senhora da Nazaré - Terrugem - 2019
Linda Noite
Chorus Fatimae
Atuação na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Lisboa a 10/01/2016
Vozes da Nossa Terra RTP1 22 8 2015
Grupo Vozes da Nossa Terra no programa Verão Total da RTP 1 em Campo Maior nas Festas do Povo de 2015
Concerto de Natal 2010 - Igreja de Santa Isabel - 01 - He's Got The Whole World
Musica He's Got The Whole World , interpretada pelo Coro de Natal com elementos dos movimentos católicos de Lisboa, CUPAV, CL, Equipas de Nossa Senhora e Shoenstatt, no dia 17 de Dezembro de 2010.
Procissão de Velas na Paróquia de Cortegaça
A Paróquia de Cortegaça saiu em procissão de velas, no passado sábado dia 25 de Maio, numa profunda manifestação de crença e fé na Nossa Senhora de Fátima, nossa Mãe. No final desta celebração, e porque o dia 25 de Maio é o dia de Aniversário do Sr. Padre Manuel, num gesto de carinho, de agradecimento e amizade, a comunidade de Cortegaça presente, desejou-lhe um feliz aniversário, pedindo à nossa Senhora que lhe dê muita saúde permitindo que continue com todos nós durante muitos mais anos.
Virgem do Parto
É um cântico dedicado a Nossa Senhora entoado no final de todas as missas do parto que são 9 missas. É de tradição também, tocar as campainhas, sinos etc...
As missas do parto são uma das maiores tradições natalícias das ilhas da Madeira e Porto Santo, em Portugal. Consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal — de 15 a 23 de dezembro —, em todas as paróquias do arquipélago, ao fim da madrugada, pelas 06:00 horas. São uma devoção mariana e comemoram a gravidez da Virgem Maria, na figura da Nossa Senhora do Ó que, na Madeira, é chamada Virgem do Parto. Após as missas do parto segue-se a missa do galo, na noite de 24 de dezembro.
Estas eucaristias são muito participadas, porque para além do lado religioso, têm um lado profano, lúdico e recreativo. Nelas, são entoados cânticos próprios da ocasião pelo coro e pelos fiéis.
Coro de São Lourenço
Dezembro de 2018
Paróquia da Camacha - Ilha da Madeira
PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS NAZARÉ 2-3-2011
NAZARETV
Sinos da igreja de São Tiago - Elvas
Toque dos sinos para a missa da solenidade da Transfiguração do Senhor, titular da Paróquia do Ss. Salvador e 787º Aniversário da Paróquia (6-VIII-1227).
Nós por Aí - Convento de Cristo
O Convento de Cristo, em Tomar, foi classificado como património da humanidade em 1983. A Victoryia passou pela região e decidiu visitar o local onde se encontra a famosa janela mauelina.
Procissão dos Passos - Mogadouro
Procissão dos Passos - Mogadouro
Ermida da Memória - Nazaré
Mais fotografias e videos em:
Ermida da Memória - Nazaré
De acordo com a tradição, em 1182, depois do milagre de Nossa Senhora da Nazaré, D. Fuas Roupinho mandou construir a Ermida da Memória. Foi demolido o altar primitivo sobre o qual estava a imagem e soterrada a gruta.
O interior da Ermida da Memória é totalmente revestido a azulejos do séc. XVIII, da autoria do Mestre António Oliveira Bernardes, compostos por azulejos de figura avulsa e tapete, apresentando também alguns medalhões figurativos alusivos à simbologia mariana.
Seis degraus de lioz conduzem-nos ao pavimento inferior onde existe uma pequena janela que ilumina a cripta, fazendo incidir um feixe de luz sobre o nicho gradeado em que repousava a imagem original, e onde hoje se observa uma réplica. Na abóbada da cripta podemos também contemplar um belíssimo painel de azulejos representativo do milagre de Nossa Senhora da Nazaré ao Cavaleiro D. Fuas Roupinho.
No altar azulejado estava exposta a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que por motivos de conservação, se encontra actualmente no Museu Reitor Luís Nési.
Por cima da porta de entrada, encontra-se o escudo real, em azulejo, que é um marco da presença régia. Ao nível do telhado encontra-se um baixo-relevo em pedra calcária, sendo este uma réplica do original, do século XIV.
Na fachada virada para a praia da Nazaré, podemos contemplar um painel de azulejo alusivo ao milagre.
Milhares na procissão do Senhor dos Passos
Milhares de devotos acompanharam a procissão do Senhor dos Passos da Graça, desde a Igreja de S. Roque até à Igreja da Graça.
Aplausos, preces, lágrimas. Milhares de pessoas juntaram-se à procissão do Senhor Jesus dos Passos da Graça, a maior manifestação pública de fé que anualmente se realiza na cidade de Lisboa, e que pretende celebrar o período da Quaresma.