Vila de ARRAIOLOS ... PORTUGAL.. CASTELO.............
Arraiolos, uma vila alentejana que dispensa apresentações, está situada no coração do Alentejo Central.
Como cartão de visita a qualidade dos tapetes de Arraiolos, assim como o seu peculiar castelo circular. Este é um dos poucos castelos de arquitetura circular do Mundo.
D. Dinis atribuiu o primeiro foral régio a Arraiolos em 1290. Em 1305, o mesmo rei mandou edificar o castelo e tornou-o sua morada. Falemos do Castelo de Arraiolos, também conhecido como Paço dos Alcaides. Castelo românico-gótico construído no início do século XIV ..
Do cimo do monte onde encontramos o Castelo, o casario branco e a natureza que envolve a vila...
A região apresenta vestígios da presença humana desde tempos remotos, possivelmente desde o Neolítico, ou até mesmo do Calcolítico................
Arraiolos, an Alentejo village with no presentations, is situated in the heart of Central Alentejo.
As a business card the quality of the carpets of Arraiolos, as well as its peculiar circular castle. This is one of the few castles of circular architecture in the World.
D. Dinis attributed the first royal charter to Arraiolos in 1290. In 1305, the same king ordered to build the castle and made it his home. Let's talk about the Castle of Arraiolos, also known as Paço dos Alcaides. Romanesque-Gothic castle built at the beginning of the ..
From the top of the hill where we find the Castle, the white house and the nature that surrounds the village ...
The region has traces of human presence since ancient times, possibly since the Neolithic, or even the Chalcolithic ................
***TERENA*** PORTUGAL..//ALENTEJO// ... SANTUÁRIO de NOSSA SENHORA DA BOA NOVA...
Terena é uma freguesia Portuguesa do concelho do Alandroal, na região do Alentejo...
As origens da vila de Terena são muito antigas. O seu primeiro foral foi concedido no século XIII, sendo elaborado pelo Cavaleiro D. Gil Martins e sua mulher D. Maria João. Terena vem do Árabe at-Tunis. Nos finais da década de 1970, foi construída nesta freguesia a Barragem do Lucefécit, que permitiu o desenvolvimento da agricultura de regadio nesta região...
Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova
Trata-se de um santuário mariano bastante antigo, julgando-se que possa resultar da cristianização de cultos pagãos.
O santuário representado no Livro das Fortalezas, Duarte de Armas, 1509-1510
O templo é obra do século XIV, possuindo a característica de ser um raro exemplar português de igreja-fortaleza.....
Terena is a Portuguese parish in the municipality of Alandroal, in the Alentejo ...
The origins of the village of Terena are very ancient. His first charter was granted in the thirteenth century, being elaborated by the Knight D. Gil Martins and his wife D. Maria João. Terena comes from the Arabic at-Tunis. In the late 1970s, the Lucefécit Dam was built in this parish, which allowed the development of irrigated agriculture in this region ...
Sanctuary of Our Lady of Boa Nova
It is a very ancient Marian sanctuary, believed to result from the Christianization of pagan cults.
The sanctuary represented in the Book of Strengths, Duarte de Armas, 1509-1510
The temple is a work of the fourteenth century, possessing the characteristic of being a rare Portuguese example of church-fortress ...
ARRAIOLOS - ALTO ALENTEJO
FOTOS CEDIDAS POR BERNARDO NUNES;
LINDA ARRAIOLOS INTERPRETADA PELO RANCHO DE ARRAIOLOS;
MONTAGEM DO VÍDEO POR LUÍS MILHANO ;
ARRAIOLOS é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 3 380 habitantes.
É sede de um município com 684,08 km² de área e 7363 habitantes (2011) , subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mora e Sousel, a leste por Estremoz, a sul por Évora, a sudoeste por Montemor-o-Novo e a noroeste por Coruche.
As freguesias de Arraiolos são as seguintes:
Arraiolos
Igrejinha
Sabugueiro
Santa Justa
São Gregório
São Pedro de Gafanhoeira
Vimieiro
Arraiolos possui muitos locais de interesse dos mais variados tipos. No que toca a aspectos Histórico-Culturais destaca-se o Castelo de Arraiolos, um dos únicos castelos circulares do Mundo, a Pousada de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia de Arraiolos e a Igreja Matriz de Vimieiro, a Ermida de São João do Campo, Santana do Campo, o Palaácio da Sempre Noiva de Arraiolos e o Palácio dos Condes de Vimieiro, Vimieiro, de destacar também o Pelourinho de Arraiolos e todo o centro histórico. No património Paisagistico de destacar, entre várias, a Albufeira do Divor e a Zona de Vale de Paio, zona de passagem do Rio Divor, acessível através Ecopista de Arraiolos.
Artesanato
De destacar os Tapetes de Arraiolos, com séculos de história, bordados à mão por gerações e gerações de bordadeira, fazem parte do artesanato mais conhecido de Portugal, estando a ser preparada a sua candidatura a Património Da Humanidade.
O Concelho também é rico em Montado, pelo que artigos em cortiça também fazem parte do Artesanato Local. Destaca-se também os Artigos em Barro.
Arraiolos, Alentejo, Portugal, 2016_07_30
Arraiolos é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com 3 386 habitantes (2012).
É sede de um município com 683,75 km² de área e 7 363 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mora e Sousel, a leste por Estremoz, a sul por Évora, a sudoeste por Montemor-o-Novo e a noroeste por Coruche.
As localidades mais populosas são Vimieiro (Vila) e Igrejinha (Aldeia). A sede de concelho exerce também atração à aldeia de Graça do Divor (concelho de Évora) e às vilas de Pavia e Cabeção (Concelho de Mora), em diversos serviços, como o ensino.
Vila encimada pelo Castelo de Arraiolos, também conhecido como Paço dos Alcaides, destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo.
A primitiva ocupação humana do cabeço rochoso conhecido como Monte de São Pedro, ao norte de Arraiolos, é atestada por alguns percutores de quartzo e um machado de cobre pré-históricos, encontrados durante prospecção arqueológica na alcáçova do castelo, atualmente no Museu de Évora.
Acredita-se que a povoação em si se tenha formado por volta de 300 a.C.
A ideia de fortificação deste local remonta à doação da chamada herdade de Arraiolos feita por D. Afonso II (1211-1223) a D. Soeiro, bispo de Évora, com a permissão para que nela se erguesse um castelo (1217).
Com o adensamento do povoamento, uma nova determinação para o levantamento de uma defesa remonta a um contrato, firmado entre o rei D. Dinis (1279-1325), o Alcaide, os Juízes e o Concelho da Vila de Arraiolos (1305), que estipulava a obrigação de levantar, em torno da povoação, 207 braças de muro, de três braças de alto e uma braça de largo; e a fazer no dito muro dous portaes dárco com suas portas, e com dous cubellos quadrados em cada uma porta.
Essas obras foram iniciadas em 1306, com uma verba de 2.000 libras concedidas pelo monarca, e traça de autoria de D. João Simão. Dessa forma, em 1310, ano em que o soberano confirmou a Carta de Foral, (...) a obra estava pronta de pedra e cal e em boa defesa, edificada num monte de configuração cónica, elevado sobre todos os vizinhos e pitorescamente coroado, no vértice, pela antiquíssima Igreja Matriz do Salvador.
O castelo começou a sofrer abandono a partir do século XIV, por ser um local ventoso, frio, reputado como desagradável para se habitar. O rei D. Fernando (1367-1383) tentou dar remédio a essa situação concedendo privilégios especiais aos seus habitantes (1371). Essas medidas, entretanto, se revelaram inúteis, pois nem o fechar das portas à noite, privando dos sacramentos os moradores de fora, conseguiu impedir o despovoamento da fortificação.
Após o desfecho da crise de 1383-1385, os domínios da vila e seu castelo foram doados ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira (1387), agraciado com o título de Conde de Arraiolos. Entre 1385 e 1390, daqui partiram diversas expedições militares do Condestável contra Castela.
Ao final do século XVI o castelo ainda era habitado, fechando-se todas as noites pelo sinal do sino (1599). Nessa época um grande número de novas moradias já se espalhava pelas encostas vizinhas. No início do século XVII, entretanto, já se encontrava desguarnecido, vendo os seus materiais de construção serem saqueados e abrigando um curral no seu Pátio de Armas.
Em 1613 o castelo e seus edifícios encontrava-se em avançado estado de ruína, conforme queixas dos Oficiais da Câmara Municipal à época.
À época da Restauração da independência portuguesa, sob o reinado de D. João IV (1640-1656), o muro da povoação e o seu castelo receberam obras de remodelação por necessidades estratégicas (1640). Poucos anos mais tarde, em 1655, o castelo voltava a apresentar ruína, com a barbacã caída, a Torre de Menagem fendida e abandonada, e o Paço dos Alcaides inabitável.
Um século mais tarde, o terramoto de 1755 aumentou-lhe os danos.
No século XIX, o seu Pátio de Armas serviu de cemitério para as vítimas de cólera morbus na região (1833).
No início do século XX foi classificado como Monumento Nacional, por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910. No período de 1959 a 1963, o castelo e as muralhas de Arraiolos, foram parcialmente restaurados pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).
Castelo de Arraiolos3.mp4
Castelo de Arraiolos
Castelo Santiago da Barra 02 1
16 - Torre do Castelo de Aguiar de Sousa
m16
VISITANDO ARRAIOLOS, CONVENTO DOS LÓIOS E CIDADE DE ELVAS - ALENTEJO | NO GIRO EM PORTUGAL
No Giro 2a. Temporada - com Paula Varejão e Felipe Nogueira - Ep. 1
Visitamos um dos únicos castelos circulares do mundo, que fica em Arraiolos, a terra dos tapetes. Ficamos hospedados no Hotel Convento dos Lóios, o qual recomendamos. E para terminar, visitamos a Rainha da Fronteira, Elvas - a cidade mais fortificada da Europa. Viaje com a gente! Curta, comente, compartilhe e se inscreva no nosso canal!
Nossos agradecimentos:
#VisitPortugal #VisitAlentejo #TurismoDePortugal #TurismoDoAlentejo #FlyTap
facebook.com/canalnogiro
instagram.com/canalnogiro
nogiro.com
Inscreva-se no nosso canal, curta nossos vídeos e deixe seus comentários!
Viana do Alentejo, Castelo e Igreja Matriz 2
Viana do Alentejo
Castelo e Igreja Matriz 2
cenarios4u.com
Igrejinha (upgrade)
Igrejinha... Uma aldeia... Imagens de uma aldeia alentejana... É o upgrade de um video para o blog desta povoação alentejana, desta vez com todos os monumentos e pontos de interesse... Ao som de Silêncio e tanta gente...
Azaruja - Évora - Palácio e Igreja do Conde de Azarujinhha
Azaruja
A origem da aldeia, Azaruja, provém da ribeira da Razucha, de acordo com o Tombo das Delimitações do Concelho de Évora, em 1536. Mais tarde passou a denominar-se Vila Nova do Príncipe (nome que a República não homologou).
A constituição da mais populosa e industrializada aldeia do concelho de Évora, remonta à segunda metade do séc. XVIII e foi fundada, segundo os dados disponíveis, pelo Alcaide-mor do Castelo Ventoso, Martim Lopes Lobo em terras suas para delas fazer vila.
Após a implantação do regime constitucional Azaruja viu com prazer a montagem no seu seio de fábricas de cortiça. Foram os ingleses e catalãos os primeiros a construírem as suas fábricas de cortiça e trouxeram a prosperidade de Azaruja.
É por este motivo que a população de Azaruja apresentava um carácter misto, cosmopolita e rural, sendo frequente ouvir-se falar português e espanhol. Desta diversidade de raças saiu um tipo inconfundível em todo o Alentejo.
Existem na freguesia alguns imóveis com grande interesse cultural, de entre os quais se destacam o Pelourinho, a Igreja Paroquial, o conjunto do Palácio do Conde da Azarujinha.
A vila de Azaruja começou a ter importância na segunda metade do século XVIII, no local situado a cerca de dois quilómetros da igreja paroquial. Aí se desenvolveu a indústria corticeira, que ainda hoje é a principal actividade da vila. A Azaruja teve efemeramente, durante o século XIX, o nome de Vila Nova do Príncipe. Para o desenvolvimento populacional da freguesia contribuiu também, no final do século XIX, o Conde de Azarujinha, que aforou as suas propriedades em courelas, dando origem à fixação de Construção do séc. XIX, mandada edificar pelo Conde de Azarujinha, o qual nos finais do séc. XIX aforou uma das suas propriedades em pequenas courelas – 200 – das quais 90 ficaram na Freguesia de S. Bento do Mato e as restantes na de S. Miguel de Machede (Courelas da Azaruja e Courelas da Toura, respectivamente).
Construção modesta de um só piso, à frente da qual se realizavam as feiras francas.
Tradicionalmente, diz-se que foi neste edifício, em Maio de 1834, que foi redigido e assinado o documento de rendição imposta a D. Miguel, pelo general Duque da Terceira e pelo Marechal Saldanha, após a tomada de Arraiolos e Vimieiro, e encontrando-se a “Sala” ocupada pelo Quartel General do Exército de D. Pedro IV. Daqui terão partido os dois cabos de guerra para o Castelo de Évoramonte, onde se firmou a Convenção que pôs termo às lutas liberais.
25 Abril 2011: Tarde Cultural no Centro
A actuação dos Grupos de Cantares Sol Ardente (Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha), Aguarela do Divôr (União Recreativa e Cultural Igrejinhense) e Amigos da Malagueira (Associação de Reformados e Pensionistas do Bairro da Malagueira - Évora) na tarde cultural realizada em Igrejinha. Data: 24 de Abril de 2011
Arraiolos - Making of Schoolovision 2014 Portuguese entry Está dentro de Ti- video by Drones-pv
Aerial filming by Paulo Vasques
Pelo 6º ano consecutivo a Escola EB 2,3/S Cunha Rivara- Arraiolos (única escola portuguesa entre 30 países da Europa) participa de novo, no projeto eTwinning: Schoolovision 2014, com a música Está dentro de Ti.
Este ano eu (Paulo Vasques) colaborei no projeto pilotando o meu drone com o qual captei imagens aéreas únicas da vila de Arraiolos.
O Castelo de Arraiolos destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo.
A Pousada de Arraiolos, a exposição de artesanato em barro Aldeia da Terra de Tiago Cabeça e a vista panorâmica de toda a vila bem como a paisagem alentejana que sobrevoei com o drone foi uma surpresa agradável e inesquecível!
O meu agradecimento especial à coordenadora do projeto Prof. Carla Vieira e a todos os outros participantes e colaboradores.
Se quiserem ver o resultado final vão ao Youtube:
e façam um like!
Aerial filming by Paulo Vasques in Schoolovision 2014, Portuguese entry: Está dentro de Ti - It's within You.
We hope you like it!
If you want to watch the final result you can go to Youtube:
You can also share it!
Paulo Vasques
Constância Portugal (HD)
CONSTÂNCIA, é uma bonita vila, situada no Centro do País, e entre os rios Tejo e Zêzere, muitas vezes apelidada de Vila Poema por ter sido local de residência do grande poeta Português, Luís de Camões, que nela se terá inspirado para algumas das suas obras. Constância ergue-se pela encosta acima, nas suas estreitas ruas de branco caiadas respira-se história, alegradas por flores, cores e paz de espírito. O seu rico património apresenta monumentos como a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, com o tecto pintado por José Malhôa, e outros como a Igreja da Misericórdia do século XVII, as Igrejas de Santo António e de São Julião, a Casa Memória de Camões. Constância é afamada também pelas suas festividades, como a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Páscoa, quando a vila se enfeita de papéis coloridos, tasquinhas, e animação pelas ruas, com o ponto alto na 2a feira, quando acontece a antiga procissão de barcos.by*carl0spais*YouTube 2011
CONSTÂNCIA, is a beautiful town situated in the center of the Portugal, and between Tejo and Zêzere rivers, often called Poem Village because of the great Portuguese poet Luis de Camoes, who lived there, and has inspired some of his works. Constância has very old narrow and white streets with many flowers, colors and it's a very peaceful place. It has a very rich heritage, with monuments such as Nossa Senhora dos Mártires church, with a painted ceiling by a well known portugues painter, José Malhôa; Misericórdia Church from the seventeenth century; Santo António and São Julião churches; and the Museum House of Luis de Camões. Constância is also famous for the Easter festivities, the Nossa Senhora da Boa Viagem Holiday, it's when the village is adorned with colorful papers, little street pubs and street shows.by*carl0spais*YouTube 2011
Castelo de Belmonte (Portugal) a vista de drone
El Castillo de Belmonte, en el Beira Baixa, se encuentra en la parroquia, ciudad y municipio de Belmonte, Distrito de Castelo Branco, Portugal.
En una posición dominante en una colina en la margen izquierda del río Zêzere, en la región de Serra da Estrela, este castillo medieval tiene su historia ligada a los descubrimientos portugueses y Brasil, desde su Alcaides perteneció a la familia del navegador Pedro Alvares Cabral.
CASTELO DE SABUGAL
EM POSIÇÃO DOMINANTE SOBRE A POVOAÇÃO, NUM PEQUENO PLANALTO DA SERRA DA MALCATA, CONTROLA A TRAVESSIA DO RIO CÔA EM SUA MARGEM DIREITA, DONDE A SUA IMPORTÂNCIA NA ANTIGUIDADE E NA ÉPOCA MEDIEVAL.
Pousada de Arraiolos
UM CONVENTO DO SÉCULO XVI EM ARRAIOLOS
A Pousada Convento de Arraiolos situa-se na vila de Arraiolos, na região do Alentejo, num Antigo Convento a 1,2 km do centro histórico da vila. A cidade mais próxima, Évora está a apenas 25 km. Arraiolos é mundialmente reconhecida através dos seus tapetes considerados património cultural e únicos no Mundo.
Durante a sua estadia irá encontrar uma piscina exterior com terraços soalheiros e vistas panorâmicas sobre a planície alentejana e também uma piscina interior para relaxar num frio dia de Outono ou Inverno.
Pode ainda aproveitar o tempo livre para jogar uma partida de ténis enquanto respira o ar puro da paisagem alentejana ou optar por uma massagem relaxante. Para as suas refeições dispomos de um restaurante de cozinha tradicional alentejana e um bar, para refeições mais leves.
Os quartos são amplos com uma decoração minimalista, internet wi-fi gratuita, sendo todos os superiores com varanda.
Saiba mais e reserve:
CASTELO DE OURÉM
EMBORA AS INFORMAÇÕES ACERCA DA PRIMITIVA OCUPAÇÃO HUMANA DE SEU SÍTIO SEJAM ESCASSAS, A SUA LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS PARTICULARES , EM TORNO DE UMA FONTE DE ÁGUA, LEVAM OS ESTUDIOSOS A ACREDITAR QUE TENHA SE DESENVOLVIDO DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, SUCESSIVAMENTE OCUPADO POR ROMANOS, VISIGODOS E MUÇULMANOS. ESTES ÚLTIMOS AÍ TERÃO ERGUIDO UMA FORTIFICAÇÃO.
Alqueva, Aldeia da Luz e Mourão...PORTUGAL
The Alqueva Dam is the largest dam in Portugal and the largest artificial lake in Europe, located on the river Guadiana, in the heart of the Alentejo interior.
The construction of this great Dam was for irrigation purposes for the entire Alentejo area, and the production of electric power, with a view to electric irrigation. The rise of water levels in 2002, when closing the floodgates, made a unique habitat disappear on the banks of the Guadiana, consisting of submerged windmills, dams and even outdoor Paleolithic engravings ... In the summer of 2017, two river beaches with all conditions of support to the users; near the village of Monsaraz and in the municipality of Moura ..
In 2002 was inaugurated the New Village of Light, built of root to two kilometers of the old one, that was dismantled and submerged by the Alqueva dam. The ancient Village of Light, whose origin dates back to the Paleolithic and Neolithic period. The Village is also endowed with a Bullring, a Public Laundry Room and a Mirador with a beautiful view over the Alqueva Dam, also counting on the Parish Church of the Sacred Heart of Jesus and a replica of the Holy Fountain present in the old village .. .
Mourão is a Portuguese Portuguese village, in the District of Évora, region Alentejo ... D. Dinis, who renewed the charter of the village, already granted by D. Sancho II and D. Afonso III. In 1640, this castle was one of the first to join the Portuguese cause.
They built ramparts and so-called revelins, walls with a very sharp angle, giving the fortress's plant the shape of a star ...
Roundabout in Mourão, where is a detailed miniature of the castle ........
Welcome to the Beautiful Vila de Redondo in Portugal
Vila de Redondo is a beautiful Alentejo village, the county seat, much famed for its products in clay and for its wine quality.
The entire region of Redondo presents traces of occupation since ancient times of prehistory, with numerous megalithic monuments of great interest, such as Antas Vidigueira, the hiver, Sale of the Duke and the Candeeira, among many others.
Its calm and simple streets, low white houses decorated with a cheerful color range, breathe the peace of mind of the Alentejo region, in interesting monuments such as the Castle, the Mother Church (sixteenth and seventeenth centuries), the Mercy in beautiful Manueline style, the Calvary (seventeenth century) or of Our Lady of Health of the seventeenth century, as well as the precious Pelourinho the village.
The combination of fertile granite and schist soils enable the production of one of the greatest assets of the region: wine, this being one of the regions of Denomination of Controlled Origin (DOC) in the country.
The tradition in Redondo is still what it was, taking place today craft with good old techniques that characterize it, such as the production of utilitarian and decorative pieces in clay, with very own decorations, some with floral motifs, other depicting the daily life of the rural Alentejo.
These two important types of typical Redondo production are evident in the two museums dedicated to them: the Wine Museum and the Clay Museum.
Very close to the village is the beautiful Convento de São Paulo, also known as Convento de São Paulo da Serra de Ossa, or Convento da Serra D'Ossa, located in the Serra de Ossa, one convent building of the fourteenth century, nowadays transformed into a reputed luxury hotel.
Redondo é uma bonita vila Alentejana, sede de concelho, muito afamado pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a região do Redondo apresenta vestígios de ocupação desde longínquos tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira, entre tantos outros.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região Alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
A combinação de férteis solos de granito e xisto possibilitam a produção de um dos maiores bens da região: o Vinho, sendo esta umas das regiões de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do País.
A tradição em Redondo ainda é o que era, produzindo-se ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
Estes dois importantes tipos de produção típica do Redondo estão patentes nos dois Museus a eles dedicados: o Museu do Vinho e o Museu Barro.
Bem próximo da Vila fica o bonito Convento de São Paulo, também conhecido por Convento de São Paulo da Serra de Ossa, ou Convento da Serra D’Ossa, situado na Serra de Ossa, um edifício conventual do século XIV, hoje em dia transformado num reputado hotel de luxo.