Igreja de S Domingos
Igreja de S.Domingos, parte do antigo convento dominicano de Santa Cruz, para além de um recheio riquíssimo, de retábulos em talha dourada, tem um dos fronspicios mais orginais, realizados pelo frei Julião Romero, autor do convento de S.Gonçalo de Amarante
Lisboa, IGREJA DE SÃO DOMINGOS
A Igreja de São Domingos, em Lisboa, está localizada no largo de São Domingos, no Rossio, junto ao Teatro Nacional D. Maria II. A igreja de São Domingos, começou a ser construída em 1241, por ordem do rei D. Sancho II. A igreja e o Convento de São Domingos, sofreram grandes alterações devido a terremotos (1531 e 1755), entre outros acontecimentos. Em 13 de Agosto de 1959, um violento incêndio destruiu o interior da igreja.
Informação local:
Jamendo licensing:
music Stories from Emona IV by Maya Filipic
The Igreja de São Domingos, in Lisbon, is located on the Largo de São Domingos, in Rossio, next to the D. Maria II National Theater. The church of São Domingos, began to be built in 1241, by order of the king D. Sancho II. The church and the Convent of São Domingos, underwent major changes due to earthquakes (1531 and 1755), among other events. On August 13, 1959, a violent fire destroyed the interior of the church.
Local Information:
EUCARISTIA DOMINICAL RTP | SUFRÁGIO DO EXÉRCITO | Igreja de São Francisco, Guimarães | 22/10/2017
A RTP transmitiu a Eucaristia do 29º Domingo do Tempo Comum, Missa de Sufrágio, inserida nas Comemorações do Dia do Exército, diretamente da Igreja de São Francisco, em Guimarães.
Presidiu Sua Ex. Revma. D. Manuel Linda , Bispo castrense de Portugal
Cântico de Entrada : O Templo de Deus é Santo (Pe. Carlos Silva)
Da Rua de São Bento da Vitória ao Largo de São Domingos | PORTO, PORTUGAL
Neste video fazemos uma percurso a partir da Rua de São Bento da Vitória até ao Largo de São Domingos, passando por alguns pontos de interesse como a Igreja Nossa Senhora da Vitória, o Mosteiro de São Bento da Vitória e o fantástico Miradouro.
Notas importantes:
RUA DE SÃO BENTO DA VITÓRIA: A actual rua de São Bento da Vitória constituía o arruamento principal da Judiaria Nova do Olival, criada em 1386 por ordem de D. João I. Esta foi a quarta, a mais famosa e última judiaria do Porto e existiu durante 111 anos, entre 1386 e 1496. Situada dentro do perímetro das Muralhas Fernandinas do Porto, no espaço atual do quarteirão da Vitória, a judiaria do Olival construía um autêntico gueto, o que permita controlar a movimentação dos judeus. Os judeus tinham liberdade de ação na cidade, comprando e vendendo, mas estavam obrigados a recolher à judiaria à noite, ao toque de Trindades, na torre da porta do Olival.
MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA VITÓRIA: O Mosteiro de São Bento da Vitória localiza-se no Morro do Olival, na cidade do Porto, em Portugal.
O mosteiro servia aos monges beneditinos, assim como a igreja monástica, tendo sido iniciada a construção do seu conjunto em finais do século XVI, no local anteriormente ocupado pela Judiaria do Olival.
Em função do que tinha sido determinado no Mosteiro de Tibães, os beneditinos entraram no Porto com o intuito de construírem um mosteiro na cidade, o que veio a acontecer depois de resolvidos alguns entraves, embora a construção só tenha terminado cerca de um século depois do seu início, corria o ano de 1707.
Durante a Guerra Peninsular uma parte do mosteiro foi ocupada pelas tropas invasoras francesas e posteriormente pelas portuguesas, tendo-se servido dele como hospital militar.
No que diz respeito à Igreja de São Bento da Vitória foi desenhada pelo arquitecto Diogo Marques Lucas, discípulo do italiano Filipe Terzio, em estilo clássico já deturpado pela Contrarreforma, com uma harmonia, solidez e proporções equilibradas.
Depois de ter servido de quartel, a administração da igreja e parte do mosteiro foram, confiadas aos beneditinos do Mosteiro de Singeverga, sendo lá instalado o Arquivo Distrital, assim como a Orquestra do Porto.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA: Igreja de Nossa Senhora da Vitória, concluída em 1539 pelo bispo D. Fr. Marcos de Lisboa. Tendo sido restaurada no século XVIII, após violento incêndio. Dessa época possui excelentes trabalhos em talha…
Esta igreja quinhentista foi erguida no local da antiga Judiaria Nova, no Olival, derivando desse facto, segundo alguns historiadores, o nome que lhe foi dado, para simbolizar a vitória da religião cristã sobre a judaica. O atual templo paroquial foi construído, entre 1756 e 1766, para substituir o anterior, pequeno e arruinado. A sua construção foi concebida com dinheiro do bispo D. Fr António de Sousa e com as esmolas dos fiéis, as obras terminaram em 1769. Esta igreja foi bastante afetada durante o Cerco do Porto (l832-34) e por um incêndio que deflagrou em 1874 e que destruiu o altar de Nossa Senhora da Vitória, aproveitando-se então para se dourarem os retábulos e se fazerem algumas alterações no interior da igreja. Destaca-se no seu interior as talhas dos altares, dos púlpitos e da sanefa do arco cruzeiro, desenhada e executada pelos mais notáveis artistas do rococó portuense, Francisco Pereira Campanhã e José Teixeira Guimarães. A escultura da Virgem do altar-mor é da autoria do escultor Soares dos Reis, exceto o rosto encomendado a um santeiro local.
MIRADOURO DA VITÓRIA: Bem no coração do antigo quarteirão judaico esconde-se um diamante com uma das melhores vistas do Porto a partir do Porto: o miradouro da Vitória… Ao lado de um edifício devoluto, num largo, junto à igreja de Nossa Senhora da Vitória, pode-se admirar o Porto e Vila Nova de Gaia, com interessantes paisagens quer sobre o casario da Vitória, quer sobre o Rio Douro, desde a Sé e o Paço Episcopal, à Ponte D. Luís I e à marginal de Gaia. Apesar de não existir nenhum obstáculo que impeça a passagem de quem quiser visitar este miradouro, este local é uma propriedade que pertence a uma entidade privada mas cujo acesso continua a ser permitido desde que para fins turísticos. O bairro judeu do Porto: No séc. 14 o rei D. João I determinou uma área na cidade do Porto em que todos os judeus deveriam morar. Seguindo exemplos de outras cidades na Europa, a região foi demarcada com muros altos e portões de acesso. O bairro seguiu com uma certa autonomia, era como uma cidade dentro da cidade, e com uma boa convivência entre judeus e cristãos. Esse período durou uns 100 anos, até a inquisição chegar na cidade.
Este e outros videos em
Blog Porto Num Olhar
Distribuição de pão e cravos nos festejos de Santo António em Guimarães
guimaraesdigital.com | Há várias manifestações alusivas a Santo António, em Guimarães. Na igreja de S. Domingos, o dia 13 de Junho, é marcado para distribuição do pão e dos cravos aos fiéis.
GUIMARÃES - PORTUGAL - VISITE À PIED - PARTIE 2
Guimarães - Portugal - Visite à pied - Partie 2
Nous avons débuté la seconde partie de la visite de Guimarães au Largo da Misericórdia où se situe l'Hostel Fa qui est en fait l'auberge où nous avons passé la nuit.
Piétons et véhicules se partagent cette place entourée de jolis bâtiments, abritant entre autres des cafés et restaurants, et de quelques monuments dont le buste de João Franco et la statue de Afonso Henriques, premier roi du Portugal.
A côté de la petite chapelle, on retrouve une fontaine de granit comprenant deux robinets qui date du début du 19e siècle.
S'y trouvent également la Cour d'Appel ainsi que le bâtiment abritant la Sainte Maison de la Miséricorde (Santa Casa Misericórdia) qui fournit entre autres une assistance sociale destinée aux personnes âgées et aux personnes handicapées.
La Chapelle (Capela) de São Crespim est située sur la rue Rainha D. Maria II, tout près du Largo da Misericórdia. Elle date du 18e siècle. Sa façade principale, de style néo-baroque, est très jolie. Je crois qu'elle n'est ouverte que les vendredi et samedi matins.
Nous nous sommes dirigés par la suite vers le Largo do Toural qui s'avère très pittoresque avec ses charmantes maisons typiques aux nombreuses fenêtres devant lesquelles ont été posées de belles grilles de fer forgé.
On y retrouve également une magnifique fontaine autour de laquelle s'arrêtent les gens du quartier pour discuter entre eux ainsi que la Basilique de São Pedro, une église de style néo-classique du 18e siècle, mais qui a également été rénovée aux cours des siècles.
Nous avons fait un petit détour vers la rue Dom João I où se situent entre autres l'église de São Domingos, temple gothique qui date du 14e siècle, ainsi que Venerável Ordem Terceira de São Domingos.
Juste à côté se trouve un autre bâtiment qui faisait partie du couvent de São Domingos. Il abrite la chapelle du Venerável Ordem Terceira de São Domingos, une institution qui accueille et vient en aide aux personnes âgées défavorisées.
Nous avons terminé notre visite devant l'église São Francisco érigée au début du 15e siècle. Elle a subi des transformations par la suite. Sa façade principale est réellement jolie avec ses panneaux d'azulejos, ses nombreuses fenêtres et ornements décoratifs.
********************************************************************
AUTRES VIDÉOS :
ABONNEZ-VOUS ►
SUIVEZ NOUS :
• BLOGGER ►
• INSTAGRAM ►
• FLICKR ►
• TWITTER ►
Dia do Exército «recupera» Igreja de S. Dâmaso
guimaraesdigital.com | Os preparativos para as cerimónias do Dia do Exército já estão a decorrer, nas imediações do campo de S. Mamede.
Igreja de São Francisco recebeu concerto da Orquestra de Guimarães
(gmrtv.pt) A igreja de São Francisco recebeu esta quinta-feira um concerto da Orquestra de Guimarães, com a participação especial, como solista, do violoncelista russo, Pavel Gomziakov, no âmbito da inauguração da Universidade das Nações Unidas, em Couros.
O concerto inseriu-se numa programação de dois dias, que terminou esta sexta-feira, em que David Malone, Reitor da Universidade das Nações Unidas, visitou Guimarães para proceder à inauguração oficial da instituição.
O concerto teve como objectivo apresentar e sensibilizar Guimarães para a Unidade Operacional, recentemente instalada no Campus de Couros.
Exército afirma-se como parceiro de inovação tecnológica a partir de Guimarães
(gmrtv.pt) As comemorações do Dia do Exército – a decorrerem de 20 a 28 de outubro – iniciaram este sábado com uma cerimónia no Paço dos Duques de Bragança, onde esteve patente as referências da “Portugalidade” e “Inovação”. A sessão contou com a presença de Ana Santos Pinto, Secretária de Estado da Defesa Nacional, o novo Chefe de Estado Maior do Exército, tenente-general José Nunes da Fonseca e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
Neste primeiro ato, face a um vasto programa que se estende ao longo da semana e com diversas iniciativas programadas para a Guimarães, decorreram demonstrações de projetos assentes no conhecimento em parceria com a comunidade científica e empresarial. O Centro de Informação Geoespacial do Exército apresentou o resultado em 3D de monumentos de referência da Cidade Berço, como o Castelo, Paço dos Duques, Torre de Alfândega, Igreja de S. Miguel do Castelo e Largo da Oliveira, através da tecnologia Laser Scanning, que permite recriar digitalmente um objeto, por intermédio de um modelo tridimensional, possibilitando a manipulação digital, a modelação e a vetorização da informação adquirida.
O Presidente da Câmara de Guimarães enalteceu “aquilo que de melhor tem o nosso Exército” referindo-se à capacidade de “produzir conhecimento na valorização do país e transmitir esse conhecimento para a sociedade civil”. Domingos Bragança frisou que a escolha de Guimarães “faz todo o sentido para assinalar as comemorações do Dia do Exército” lembrando que “o primeiro exército português foi constituído em Guimarães” numa alusão à Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de junho de 1128, aquela que deverá ser considerada a “data da fundação de Portugal”, defendeu Domingos Bragança.
Na primeira intervenção como Chefe de Estado Maior do Exército, o tenente-general José Nunes da Fonseca destacou a “qualidade dos produtos e equipamentos” apresentados nesta sessão como motivo de “orgulho”. “Estamos na linha da frente do que é produzido a nível europeu e mundial”, salientou ainda o novo Chefe de Estado Maior do Exército e realçou que “muito do desenvolvimento tecnológico implementado na sociedade resulta de aplicações de âmbito militar”.
A Secretária de Estado da Defesa Nacional catalogou o “papel do Exército” com “exemplos de sucesso” destacando as “concretizações do presente”. Ana Santos Pinto afirmou, em Guimarães, que o Exército está no bom caminho, focando “a ligação estabelecida entre as forças armadas e a comunidade” num sinal do reforço da confiança.
As comemorações do Dia do Exército prosseguem durante a semana, com destaque para a próxima 5ª feira, 25 de outubro. Nesse dia, Guimarães acolhe a Exposição do Museu Militar do Porto no Paço dos Duques (14h30); Assinatura de Protocolo de cedência temporária do Estandarte do Regimento de Infantaria nº 20 (RI20); Apresentação do livro Palácios do Exército (16h00) e o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Largo do Toural (21h00).
D. Ximenes Belo «honrado com receção» em Guimarães
(gmrtv.pt) O Bispo Emérito de Díli (Timor) e Prémio Nobel da Paz, D. Carlos Ximenes Belo foi recebido em Guimarães pelo Presidente do Município, Domingos Bragança, na Câmara Municipal, presidindo no dia seguinte às cerimónias eucarísticas da 122ª Grande Peregrinação à Penha.
«Agradeço a solidariedade e simpatia dos portugueses. Em Timor Leste, na nossa 4ª classe, conhecíamos melhor Portugal do que a nossa própria cultura. Sabíamos as dinastias, os rios, os vales, a importância de Guimarães, uma herança portuguesa que fica nas nossas almas», enalteceu D. Ximenes Belo, que ofereceu a Domingos Bragança um livro sobre a história da Igreja timorense.
«Para nós, vimaranenses, é uma honra ter em Guimarães uma referência das causas humanitárias, uma ilustre personalidade com uma grande sabedoria, tranquilidade e coragem, que teve capacidade e competência para interceder na libertação de um povo, pondo fim à dor», afirmou o Presidente da Câmara Municipal, introduzindo na sessão o tema dos refugiados sírios.
«Também trazemos na nossa carne a experiência de sermos refugiados!», mencionou o Bispo Emérito de Díli (Timor), lembrando episódios da história, desde 1912, em que o povo timorense procurou acolhimento noutros países. «Que as entidades europeias sejam generosas», desejou, referindo que, em 2015, comemoram-se 500 anos do primeiro encontro de navegadores portugueses com timorenses e 450 anos em que decorreu a colonização. «São anos de cultura e tradições que queremos manter. Rezarei pela paz em Portugal e no mundo», sintetizou.
Concelebração em S Dâmaso, 2019-03-10
No passado dia 10 de Março, 1º Domingo da Quaresma de 2019, o Chorus Anima Populi marcou presença na Igreja de S. Dâmaso, em Guimarães, para solenizar a Concelebração Eucarística, presidida pelos Rev. Padres Domingos Oliveira e António Oliveira Fernandes.
O Pe. Domingos Oliveira é condiscípulo da maior parte dos membros do Chorus, enquanto o Cónego Oliveira Fernandes foi professor da maior parte dos presentes.
Foi o reencontro de velhos amigos, que prosseguiu, depois da concelebração, num restaurante na Penha.
O Chorus Anima Populi interpretou alguns cânticos de raiz gregoriana e promete voltar a S. Dâmaso de Deus quiser.
O registo de imagens é do Guilherme Ribeiro, ficando a meu cargo a montagem.
Até sempre.
Assis Sousa
Orquestra de Guimarães estreou-se com casa cheia
guimaraesdigital.com | Casa cheia na estreia da Orquestra de Guimarães. Cerca de 800 pessoas lotaram ontem à noite o grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor, para o primeiro concerto da nova orquestra liderada pelo maestro Vítor Matos, composta por 42 músicos, cerca de metade são vimaranenses.
Com um reportório vienense, o concerto iniciou-se com as «Bodas de Fígaro», uma abertura emotiva, ágil e efusiva.
A Orquestra de Guimarães completa a primeira residência com mais dois concertos. Já esta noite no Centro Pastoral das Taipas e amanhã no Centro Paroquial de Ronfe. Ambos os espectáculos principam às 22 horas.
Visiting the Santuario De Penha (Sanctuary of Penha) on Penha Mountain, Guimaraes, Portugal
Don't forget to SUBSCRIBE! It's free, and makes sure you never miss any of our great travel videos. Thanks, your support means the world to us!
I visit the Sanctuary of Penha which is also called the Santuario de Nossa Senhora do Carmo da Penha (Sanctuary of Our Lady of Carmo of Penha). It is on Penha Mountain which is accessible from the Guimaraes cable car. Shot in July 2014.
) on Penha Mountain, Guimaraes, Portugal
EUCARISTIA DOMINICAL TVI | Igreja de São Domingos, Baixa , Lisboa | 11/01/15
Missa pelos 150 anos das Dominicanas de Santa Catarina de Sena e 100 anos da Morte da Serva de Deus Madre Teresa de Saldanha
Pão de Santo António distribuído pelos devotos em Guimarães
guimaraesdigital.com | A devoção a Santo António está muito enraizada em Guimarães e, esta manhã, cumpriu-se a tradição com a distribuição do Pão dos Pobres.
A iniciativa organizada pela Irmandade de Santo António, erecta na Igreja de S. Domingos, atraiu dezenas de devotos que mal terminou a missa das 8h00 dirigiram-se para a entrada principal do edifício da Ordem Terceira, formando filas para a distribuição do tão aguardado pão.
João dos Santos, Juiz-Presidente da Irmandade de Santo António, um dos compromissos da Instituição é a entrega de pão aos mais carenciados no último domingo de cada mês e a 13 de junho, dia em que se distribui a bola à feita pelos devotos de Santo António. Agora, felizmente, cumpre-se a tradição sem que as pessoas tenham as necessidades de antigamente, observou, num momento em que as pessoas procuravam ganhar vez para obterem o desejado pão. Com a graça de Santo António, o pão chega para toda a gente, acrescentou, destacando o simbolismo deste acto que proporcionou a distribuição de 750 broas e mil pães.
Natal em Lisboa | Concerto de Encerramento | 22 Dezembro na Igreja de São Domingos
16h | Escola Superior de Música de Lisboa dirigida pelo Maestro Paulo Vassalo Lourenço
Conteúdos vídeo: Sara Ribeiro
Visita Guiada à Igreja de São Francisco , no Porto - Portugal (480p)
No centro histórico do Porto, junto ao rio Douro, a Igreja de São Francisco é um caso exemplar de como os sécs. XVII e XVIII invadiram com ouro as igrejas antigas. Em São Francisco, a imponente estrutura gótica foi literalmente forrada com talha dourada, que se derrama em todas as direcções. Mas mais do que o gordo Barroco nortenho, a Igreja de São Francisco apresenta uma das mais belas representações da Europa da Árvore de Jessé e um altar aos Mártires Franciscanos que hoje nos é tragicamente familiar... O historiador José Manuel Tedim é o nosso guia nesta visita à Igreja de São Francisco, no Porto.
Data de emissão : 23 de Março de 2015
Visita Guiada ao Museu de Alberto Sampaio, Guimarães - Portugal
O tríptico da natividade é uma raridade da arte medieval europeia. Um altar portátil, em prata e prata dourada, com 1.30m de altura por 1,50m de largura. O tríptico da natividade está envolto num mistério: foi ecomendado por D. João I de Portugal depois da vitória de Aljubarrota, onde os portugueses derrotaram os espanhóis em apenas meia hora e com um terço dos homens, ou pertencia a D. João I de Leão e Castela que a deixou para trás na fuga da Batalha?
Convidado: João Soalheiro, historiador
Data de emissão : 24 de Março de 2014
Fundação Orquestra Estúdio - Largo da Oliveira - Guimarães CEC 2012
Largo da Oliveira - Fundação Orquestra Estúdio dirigida pelo Maestro Rui Massena, RTP1 - Jornal da Tarde 21 de Janeiro 2012