Á descoberta do Alentejo: Serpa
Serpa fica situada no Baixo Alentejo, sobre uma elevação na margem esquerda do rio Guadiana sendo sede de um dos maiores municípios do país.
Cidade habitada desde tempos remotos, Serpa teve uma grande influência Romana e Árabe. Foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1166 tendo sido perdida por diversas vezes durante as lutas da Reconquista. Foi definitivamente constituída como concelho em 1295 por D. Dinis que mandou cercar Serpa por uma cintura de muralhas.
A sua localização geográfica perto da fronteira fez sempre de Serpa um ponto estratégico de defesa nacional evidente durante a guerra da Restauração quando Serpa ficou quase completamente destruída.
Pela sua longa história, Serpa tem vários locais de interesse a visitar com destaque para,
Castelo
Muralhas e a porta de Beja
Torre do Relógio
Aqueduto construído no século XVII
Igreja de Santa Maria
Palácio dos Condes de Ficalho (século XVI)
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (a 2kms)
Serpa tem os seguintes museus,
Museu Arqueológico
Museu Etnográfico
Museu do Relógio (único na Península ibérica)
Não deixe de provar o famoso queijo de ovelha de Serpa.
SERPA, PORTUGAL | WHERE SHOULD I GO?
SERPA, PORTUGAL
SHOULD YOU GO?
Subscribe on Youtube
Twitter:
#Aqueduto de Serpa #Castle of Serpa #Ermida de Nossa Senhora da Paz #Igreja de Santa Maria #Museu do Relógio #Pulo do Lobo
Top 15 Things To Do In Serpa, Portugal
Cheapest Hotels To Stay In Serpa -
Cheap Airline Tickets -
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Here are top 15 things to do in Serpa, Portugal
All photos belong to their rightful owners. Credit next to name.
1. Serpa Old Town - Joaquin Ossorio Castillo / Shutterstock.com
2. Ermida de Santa Luzia de Pias -
3. Castelo de Serpa - Shutterstock
4. Torre do Relógio -
5. Aqueduto de Serpa -
6. Museu Municipal de Arqueologia -
7. Muralhas de Serpa -
8. Pulo do Lobo - Shutterstock
9. Museu do Relógio -
10. Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe ou de São Gens -
11. Igreja de Santa Maria de Serpa -
12. Outdoor Activities -
13. Museu Etnográfico de Serpa -
14. Days Out - Shutterstock
15. Food and Drink - Shutterstock
For business inquiries contact us at:
citytravelyt@yahoo.com
serpa,serpa portugal,portugal,things to do in portugal,portugal (country),portugal tourism,exploring portugal,travel portugal,visit portugal tourism,visit portugal youtube,serpa tourist,serpa guide,serpa attractions, visit serpa, travel serpa,things to do in serpa, places to visit in serpa, serpa hotels,serpa flights,serpa resorts,serpa holiday,serpa fun
Amar como Jesus Amou 60+ (ilha de Santa Maria)
Inatel, programa 60+.
Este programa existe há algum tempo/anos, e tem como objectivo tirar os de mais idade e com uma vida muito sedentária, da solidão ou simplesmente proporcionar-lhes algo que durante uma vida de luta/labuta nunca puderam ter.
Por um preço simbólico, estas pessoas passam uma semana fora da sua terra/ilha, assim conhecendo outros usos e costumes.
Desta feita o grupo é da Ilha da ilha de Santa Maria, e tiveram uma viagem maravilha à Ilha das Flores.
Pelo que pude constatar gostaram e sentiram-se bem.
Tiveram entre outras coisas animação musical, passeios pela ilha, trocas de impressões, etc.
Tive a felicidade/privilégio de fazer parte de um dos grupos de animação musical.
Foi muito gratificante ver o entusiasmo, dedicação e sabedoria que puseram a quando de dançar se tratou.
Obrigado e bem-haja a todos eles.
José
Portugal, Lisbon, tram 28 night ride from Estrela to Igreja de Santa Maria Madalena
- recorded with Sony a7III (firmware 1.01), SLR Magic 18mm F2.8 CINE, Pilotfly Adventurer, Sony ECM-XYST1M
October 2018
Portel, Alentejo, 2018 04 29
Portel é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo.
Portel parece ter sido habitada por Romanos e porventura Fenícios, exploradores de minas de metais, e os seus vestígios ainda são visíveis no sítio dos Algares.
Foi habitado por árabes e mouros que deixaram como vestígios da sua presença as muralhas de taipa que já se encontram em ruínas.
Durante os períodos de guerra contra Mouros e Castelhanos os habitantes procuravam proteção dentro das muralhas do castelo vindo mesmo aí a fixar residência.
Com D. João I o medo bélico terminou e a vila precipitou-se a construir as suas habitações no sentido sul- norte em direção ao castelo.
Das habitações que se encontravam dentro do castelo pouco ou nada há a não ser ruínas e o relato da existência de três igrejas : de S. João, de S. Vicente e de S. Maria.
Portel é ainda um marco na passagem de quem quer visitar a Albufeira do Alqueva. Em redor desde grande lago podemos visitar 7 Castelos/fortificaçóes antigas: Castelo de Portel, Castelo de Moura, Castelo de Mourão, Castelo de Monsaraz, Castelo do Alandroal, Castelo de Terena e Fortificaçáo da Juromenha.
Aliança Portugal no Alentejo e Algarve - 3 de Maio
Paulo Rangel na Apresentação da Candidata Maria Augusta Pereira em Évora; Arruada no Centro de Évora; Almoço na Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz; Encontro com direcções das Associações Empresariais e Comerciais do Distrito de Faro e Jantar com Apoiantes, em Albufeira.
Nuno Melo, Ana Clara Birrento, José Mendes Bota e Sandra Capitão participaram nas iniciativas. 3 de maio de 2014.
PROCISSÃO TERÇA-FEIRA DE ALTINHO_Serpa
Serpa, 18 de Abril de 2017
Fadinho Serrano 60+ (Ilha de Santa MAria)
Inatel, programa 60+.
Este programa existe há algum tempo/anos, e tem como objectivo tirar os de mais idade e com uma vida muito sedentária, da solidão ou simplesmente proporcionar-lhes algo que durante uma vida de luta/labuta nunca puderam ter.
Por um preço simbólico, estas pessoas passam uma semana fora da sua terra/ilha, assim conhecendo outros usos e costumes.
Desta feita o grupo é da Ilha da ilha de Santa Maria, e tiveram uma viagem maravilha à Ilha das Flores.
Pelo que pude constatar gostaram e sentiram-se bem.
Tiveram entre outras coisas animação musical, passeios pela ilha, trocas de impressões, etc.
Tive a felicidade/privilégio de fazer parte de um dos grupos de animação musical.
Foi muito gratificante ver o entusiasmo, dedicação e sabedoria que puseram a quando de dançar se tratou.
Obrigado e bem-haja a todos eles.
José
Sol do Monte :: Maturus :: Concerto de Custódio Castelo no Musibéria, Serpa 2016
Maturus :: Custódio Castelo, Carlos Leitão, Carlos Menezes, Pedro Calado, Rui Gonçalves e Hugo Bentes :: Musibéria. 9.4.2016 - Serpa
feira historica de serpa 3
ao pé da igreja
Festa do Acolhimento Igreja Santa Maria de Rio Tinto 2013
Toda as crianças inscritas este ano na catequese tiveram o acolhimento na Igreja de Rio Tinto dado pelo Sr. Padre Vidinha.
Serpa, no Engrola o rancho e amigos
Na tasca do Engrola, uma nossa casa, em Serpa
CÂNTICO AOS REIS na IGREJA DE S. DOMINGOS em LISBOA
Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, na Igreja de S. Domingos em Lisboa, inserido nas comemorações do 1º Aniversário do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, MUSEU DE BEJA
Igreja de São Martinho de Soalhães
Website:
Facebook:
App - Android:
App - iOS:
App - Windows Phone:
App - Windows:
Viana do Alentejo, Castelo 2017 04 01
O Castelo de Viana do Alentejo localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora, em Portugal.
Aproximadamente equidistante das cidades de Évora e de Beja, o castelo ergue-se no sopé sul do monte de S. Vicente, em posição dominante sobre a parte antiga da vila. É considerado, juntamente com o Castelo de Alvito, um dos mais notáveis conjuntos arquitetónicos fortificados do final do período gótico. O seu nome, Viana do Alentejo, liga-se ao título nobiliárquico da família Meneses, primeiros condes de Viana, que se destacaram nas campanhas portuguesas do Marrocos no século XV.
Acredita-se que a primitiva ocupação de seu sítio remonte à época da Invasão romana da Península Ibérica, a julgar pelos testemunhos arqueológicos encontrados nas redondezas, em particular no sítio de Paredes 38° 20′ N 7° 58′ W e no local da ermida de Nossa Senhora d'Aires, onde foram identificados restos de edificações, de uma necrópole com lápides funerárias e de moedas romanas da época dos primeiros imperadores. As invasões de povos germânicos e, posteriormente, de Muçulmanos mantiveram a exploração agrícola da região, que perdurava, quando foi alcançada pelas lutas da Reconquista cristã, quando entrou na posse de Portugal à época da conquista das vizinhas Évora e Beja.
Os seus domínios, primitivamente integrantes de uma herdade denominada Foxem, de propriedade da Câmara Municipal de Évora, foram por esta doados, nos primeiros anos da segunda metade do século XIII, a Egídio Martins, mordomo da Cúria no tempo de Afonso III de Portugal (1248-1279), mantendo-se na posse de seus descendentes.
Após o falecimento de D. Martim Gil, senhor destes domínios, o rei Dinis de Portugal (1279-1325) tomou posse dos mesmos, passando Carta de Foral à povoação (1313) documento onde é denominada como Viana-de-a-par-de-Alvito, regulando-lhes as relações e doando cem libras para as suas obras de fortificação. Iniciaram-se, assim, as obras de construção do castelo e da cerca da vila. No ano seguinte (1314), a vila e seus domínios foram doados pelo soberano a seu filho, o futuro Afonso IV de Portugal, com a cláusula de o não trespassar a ninguém, salvo à esposa, a infanta castelhana D. Beatriz, o que ele efetivamente fez, em 1357, poucos dias antes de falecer.
Sob o reinado de João II de Portugal (1481-1495), estas defesas foram remodeladas, uma vez que o soberano, tendo reunido as Cortes em Évora a 12 de novembro de 1481, depois as transferiu para Viana, onde vieram a encerrar-se a 7 de abril de 1482. Na ocasião, o soberano utilizou o Castelo de Viana como residência temporária. Fato semelhante repetiu-se em 1489, tendo Viana de Alvito sido escolhida como palco para as grandes festividades realizadas por ocasião das bodas de seu filho, o príncipe D. Afonso, com a infanta D. Isabel de Castela, em janeiro e fevereiro de 1491, para o que foram também promovidas remodelações na Igreja Matriz.
Esses trabalhos tiveram continuidade sob o reinado de seu sucessor, Manuel I de Portugal (1495-1521), com obras sob a direção dos arquitetos Martim Lourenço, Diogo e Francisco de Arruda. No castelo, destaca-se a construção de um novo pano de muralhas devidamente ameado.
Nos séculos seguintes, entretanto, foram desaparecendo os pontos de referência do castelo, notadamente os fossos envolventes e as pontes pelas quais se acedia ao castelo.
O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de junho de 1910. A intervenção do poder público, entretanto, só se fez sentir na década de 1940, com obras a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, tendo-se procedido trabalhos de consolidação e restauro nas muralhas e nas ameias. Com várias intervenções desde essas data o Castelo e igreja encontram-se em boas condições sendo um local de visita obrigatória pela sua beleza.
Concerto Igreja Matriz Entradas 2012 (Os Ganhões)
Grupo Coral Os Ganhões Ganhões de Castro Verde
Sesimbra Castle
June 5th, 2013 - Sesimbra Castle, Portugal