Alentejo and Vicentine Coast
Ride by the flower fields and rolling hills of the Alentejo and discover a region full of history. From Marvão and Castelo de Vide in São Mamede ridge, passing by Vila Vicosa and Evora, culminating on the Vicentine Coast along the Atlantic Ocean.
Sortelha
Sortelha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 25,27 km² de área e 444 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 17,6 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855. Era constituída pelas freguesias de Águas Belas, Urgueira, Bendada, Casteleiro, Malcata, Moita, Pena Lobo, Santo Estêvão, Sortelha e Valverdinho. Tinha, em 1801, 4 096 habitantes em 237 km². Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de Lomba e Pousafoles do Bispo. Tinha, em 1849, 6 022 habitantes em 261 km².
A antiga vila constitui um espaço urbano medieval (séc. XIII-XIV), que encontra nas necessidades defensivas e na organização militar do espaço a sua matriz essencial, bastante alterada com as intervenções ocorridas no período manuelino (séc. XVI) e na centúria de seiscentos. Semelhante estrutura ainda hoje é observável, porque, desaparecidas as exigências defensivas que estão na origem e posterior utilização do castelo medieval, a sua população preferiu progressivamente instalar-se num arrabalde, em zona mais fértil e menos acidentada, não sofrendo portanto o espaço dentro de muros adaptação considerável às condições de vida dos séculos mais recentes.
Dois espaços fundamentais configuravam Sortelha. No ponto mais elevado, sobranceiro ao vale e na vertente mais inacessível, situa-se o Castelo: era o pólo exclusivamente militar, bem marcado pelo perfil destacado da Torre de Menagem; no seu interior ainda se pode ver a Cisterna, para o abastecimento de água e uma Porta Falsa. A serpentear o cabeço e tomando-lhe a forma oval, levantou-se a muralha, no seio da qual se estabeleceu a população da antiga vila. Espaço fechado, comunicava com o exterior por portas abertas a Este - Porta da Vila , Oeste - Porta Nova e Noroeste - Porta Falsa, tendo ainda uma saída de recurso junto ao Castelo. O perímetro defensivo contava além do mais com a Torre do Facho, bem como com outra torre de vigia na Porta da Vila.
A mancha construída revela laboriosa adaptação à extrema irregularidade topográfica, apresentando o conjunto uma disposição em anfiteatro. A malha urbana, pouco densa e composta por quarteirões muito irregulares, estrutura-se a partir de um eixo principal, de ligação entre as portas da Vila, composto pela Rua da Fonte e Rua Direita. Como espaços urbanos mais significativos surgem: o Largo do Corro, amplo terreiro aberto à entrada nascente da Vila, onde se ergue uma árvore secular e se destaca uma Fonte de mergulho medieval ou quinhentista; o Largo do Pelourinho, onde se localiza a Casa da Câmara e Cadeia e o Pelourinho, constituindo além do mais a zona de acesso ao Castelo; o Largo da Igreja, de limites imprecisos e que funciona como articulação viária entre a Rua da Fonte e a Rua Direita; e por fim, um espaço muito específico, formado extramuros, junto à Porta Nova: ladeando o troço da Calçada Medieval, ligação antiga da vila à Ribeira da Cal ao Casteleiro, encontram-se as ruínas da Igreja de Santa Rita, o antigo Hospital da Misericórdia, do séc. XVII (reaproveitamento de uma gafaria medieval) e, junto ao cemitério, a Capela de Santiago.
No que respeita à habitação, domina a casa de dois pisos, construída com materiais da região. Tem planta retangular, localizando-se a loja no piso térreo e a habitação no superior. O acesso faz-se por escada interna de tiro em madeira, ou através de escadas exteriores com patamar e balcão simples, sendo raro o alpendre. O número de portas e janelas é reduzido ao essencial, e muito pontualmente surgem decoradas (janela manuelina, moldura de meia cana, elementos estruturais biselados). Nesta arquitetura rude e discreta destacam-se algumas habitações por na fachada exibirem pormenores mais cuidados e que ,por vezes, correspondem a uma singular identidade social do ocupante - Casa do Escrivão, Casa do Governador e Casa do Juiz.
Monsanto, Beira Interior, Portugal 21 04 2014
O Castelo de Monsanto, na Beira Baixa, localiza-se na freguesia e povoação de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova,distrito de Castelo Branco, em Portugal.
No topo granítico do monte de Monsanto, à margem direita do rio Pônsul este castelo raiano medieval domina a Aldeia Histórica, conjunto arquitectónico no qual se destacam algumas casas senhoriais brasonadas e templos, como as ruínas da Capela de São Miguel em estilo românico.
À época da Reconquista cristão da península Ibérica, D. Afonso Henriques (1112-1185) assenhoreou-se desta região, onde se estabeleceu a fronteira com o Reino de Leão e com o Califado Almóada. Para guardá-la, os domínios de Idanha-a-Velha e Monsanto foram doados aos cavaleiros da Ordem dos Templários com a responsabilidade de os repovoar e defender:
Afonso, notável rei do Condado Portucalense, filho de Henrique e da Rainha D. Teresa e neto do grande e ilustríssimo Imperador de Espanha, por nós ao mestre Galdino e a todos os Irmãos da Ordem dos Templários que estão no meu reino, faço uma vasta e fortíssima doação da região da Idanha[-a-Velha] e de Monsanto com os limites: Seguindo o curso da água do rio Erges e entre o meu reino e o de 'Legiones' até entrar no [rio] Tejo e da outra parte seguindo o curso da água do [rio] Zêzere que igualmente entra no Tejo (...). (Carta de Doação, em 30 de Novembro de 1165.)
É atribuída a este período a construção do Castelo de Monsanto, sob a orientação do Mestre da Ordem, D. Gualdim Pais, quando teria apresentado uma torre de menagem ao centro da praça de armas, envolvida por muralhas semelhantes às que ainda podemos observar nos Castelo de Almourol, Castelo de Pombal ou Castelo de Tomar, seus contemporâneos. O fato é que no caso de Monsanto a doação durou pouco, uma vez que o soberano, em 1172, fez doação desses domínios e seu castelo à Ordem de Santiago(facio cartam donationis de castello meo proprio quad dicitur Mons Sanctus). O castelo, identificado com a povoação, é novamente referido na Carta de Foral, passada pelo soberano em 1174. Este diploma foi confirmado pelo seu filho e sucessor, D. Sancho I (1185-1211), e por D. Afonso II (1211-1223), em 1217.
Atribui-se à ação de D. Dinis (1279-1325) a reconstrução e ampliação das suas defesas.
mariana e ana castelos de portugal
mariana e ana
Rancho Folclórico de Penalva do Castelo - Igreja de São João de Areias
VII Encontro de Cantares de Janeiras e Reis do Grupo de Cantares de São João de Areias - 15JAN2017
Alcanena Portugal (HD)
ALCANENA, vila e sede de concelho situada no distrito de Santarém, estando a maior parte do concelho inserido no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros. A sua origem remonta à ocupação árabe da Península, tendo ficado dessa ocupação o nome da vila e o desenvolvimento do trabalho da curtimenta de peles. A sua principal base económica é precisamente a indústria de curtumes, logo seguida da indústria têxtil, com raízes históricas na freguesia de Minde. É neste concelho de Alcanena que se situa a Bacia Hidrográfica do Rio Alviela, a mais importante nascente cársica do país. Terra de ideais republicanos, não tem património histórico de relevo, a não ser as Igrejas das freguesias de Monsanto do sec.XVII e de Louriceira do sec.XVI. Devido à sua localização, a gastronomia é um misto de raízes ribatejanas e serranas.*carl0spais*2013.
ALCANENA is a village and county located in the district of Santarém. Most of the county takes place in the Natural Park of Serra de Aires e Candeeiros. Its origin dates back to the Arab occupation of the peninsula, this occupation named the village and work herigate with hides. Its main economy is based precisely in hides industry, closely followed by the textile industry with historical roots in Minde. In Alcanena there's the Alviela River. Land of republican ideals, has no important historical heritage, except the churches of Monsanto's from 17th Century and Louriceira, from the 16th Century. Due to its location, the cuisine is a mix of Ribatejo and moutainous traditions.*carl0spais*2013.
Artista: Igor Dvorkin, Duncan Pittock
Música: Wandering
Thank you everyone for watching and for comments.
Celorico da Beira
CELORICO DA BEIRA é uma vila portuguesa do distrito da Guarda. É o concelho mais a norte da Serra da Estrela e, a seguir à Guarda e a Seia, é o terceiro núcleo urbano mais populoso do distrito, e a maior vila. Na igreja de Santa Maria (0:40) o espaço da nave e a capela-mor são cobertos por abóbadas de berço de madeira com caixotões (0:58) pintados com motivos hagiológicos, da autoria de um pintor local. A vila tem um castelo (1:34) erguido num cabeço granítico em posição dominante sobre a vila e o rio Mondego.
CELORICO DA BEIRA is a Portuguese town of the district of Guarda. It is the most northern county of Serra da Estrela and, thereafter Guarda and Seia, is the third most populated urban center of the district, and the largest town. In the church of Santa Maria (0:40), the space of the main chapel and nave is covered by barrel vaults with wooden coffered (0:58) painted with sacred motifs, authored by a local painter. The town has a castle (1:34) erected on a granite hillock in a dominant position over the town and the river Mondego.
Ourem (HD)
OURÉM, é uma cidade pertencente ao distrito de Santarém, região Centro, integrada numa paisagem decorada de pinhais, hortas e olivais a percorrer as encostas das Serras de Aire e Candeeiros, ainda em zona protegida.
Está dividida em duas zonas distintas: a cidade velha e a vila nova, claramente separadas.
É na cidade velha, situada no cimo da colina que se respira o antigo, quase intacto e onde se situa o imponente Castelo que é um belo exemplo de castro medieval, rodeado de muralhas. Do lado norte do Castelo encontramos o Terreiro de Santiago com uma enorme estátua de Dom Nuno Álvares Pereira. Com uma vista deslumbrante consegue avistar-se o Santuário de Fátima. É também nesta zona antiga que se situa a Igreja da Colegiada, conhecida pela sua cripta.
É na vila nova que a cidade que se encontram as zonas de serviços e de lazer e onde se desenvolve toda a actividade económica e cultural.*Carlos Pais*2014
OURÉM, is a city in Santarém district, center of Portugal, in a preserved decorated pine forests, orchards and olive groves in the slopes of Serras de Aire e Candeeiros, a protected zone.
Is divided into two distinct areas: the old town and the new town, clearly separated.
It is in the old town, situated on the hill, that you can find the ancient period, almost intact and where lies the imposing Castle, is a fine example of the medieval era, surrounded by walls.
The north side of the Castle there's the Terreiro de Santiago with a huge statue of Dom Nuno Álvares Pereira. It has a stunning view and you can see the Santuário de Fátima. It is also located here the Igreja da Colegiada, known for its crypt.
In the new town there are municipal services and leisure areas and it's where all economic and cultural activity develops.*Carlos Pais*2014
Music:
YouTube Audio Library
John Deley
Busted
Jazz & Blues
Obrigado por assistir
Thanks for watching
Hino da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense União
Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, em 2007 data da Gravação do seu 1º CD Multimédia.
Regida pelo Maestro Artur Rouquina
Direitos Reservados:
- Sociedade Filarmónica Artística Estremocense
- Clave de Soft
Pagina no Facebook:
Site : Brevemente
Justiceira - Maxgirls - Quero-te Assim
Destinos
Destinos que se cruzam por tantas
coisas a dizer.
Se na lembrança ficará isso eu
não posso saber.
Entre lágrimas e sorrisos por um
bem querer.
Destinos que se cruzam por um
caminho a percorrer.
Por maior que seja a distância
nunca mais vou te esquecer.
Arrisque um sorriso e imagine que
pode ser para sempre.
Olhe para os lados e veja que
você não está só,
Carregue na mente que a vida pode
ser bela.
E vale a esperança de encontrar o
que está perdido.
E aquilo que procuramos, sem saber
bem o que é.
Mas que sempre estaremos tentando
pois viver apenas por viver.
Não tem graça nenhuma sem você...
Moradores da Paraíba Filma Barulhos de um Suposto Lobisomem! | Assustador
Será que moradores da Paraíba conseguiram pela primeira vez filmar ruídos de lobisomem? Bom algumas pessoas não acreditaram mas tem outras que juram que esse barulho é do famoso Lobisomem, história que vem sendo contada de geração a geração, assistam ao vídeo e depois palpitem nos comentários!
• Agora temos uma loja!
Loja do Canal:
• Seja um apoiador do Canal:
Apoia.se:
• Marketing, parcerias ou sugestões? — cadusmc@gmail.com ;)
• Inscrevam-Se Nesse Canal:
• Grupo do Whats:
A pouco tempo iniciei um novo projeto, já que alguns queriam tanto ver minha vida, humor, paródias, resolvi criar um canal de daily vlogs, vlogs e making off pra não ficar mais misturando com o Canal principal que é de curiosidades, astronomia etc ... inscrevam-se e façam parte do meu segundo canal =)
Segundo Canal: → ←
→ Social:
• Meu Instagram:
• Meu Twitter:
• Facebook do Canal:
• Loja do Canal:
• Facebook Pessoal:
• Snapchat: carloscadus
-
→ Produtora Visual Rec:
•
•
•
•
-
→ Meus Rap:
•
•
•
•
-
→ Quer dar uma ajuda de custo para o canal?
• BANCO ITAU
• AGÊNCIA: 0583 // CONTA: 00609-3
• CARLOS HENRIQUE AP MARTINS
→ O maior objetivo desse canal é trazer entretenimento e alegria e entretenimento pra vocês e acima de tudo informação e de certa forma aprendizado, quero transformar esse canal em um buscador de informações, curiosidades. Chegar num ponto que tudo que vocês buscarem no youtube os façam cair aqui, qualquer dúvidas e curiosidades, e assim vamos aprendendo juntos pois esse canal é feito por curiosos e eu sou o mais curioso de todos, enfim deixem sempre like, compartilhem os vídeos porque isso ajuda muito no crescimento do canal e sejam todos bem vindos =)
Deus é fiel ♥
Clipe da Festa dos 15 Anos de Ana Raquel 02-2013
Galera, estou de volta para agradecer tantas visualizações e dizer que esta festa foi a realização de um sonho, tudo foi feito com muito carinho. Somos de uma família humilde e quando minha filha me disse que gostaria de realizar essa festa de cara ja disse a ela que seria muito simples mas, feita com carinho e muito esforço, tive convidados que se rejeitaram a ir por não ter roupa adequada mas, na minha família isso não existe e tenho certeza que todos se sentiram em casa e nos surprendemos com o sucesso que foi, não contratei nem buffet nem cerimonial, tudo foi preparado pelas minhas proprias mãos, inclusive a decoração, claro com a ajuda de toda minha familia, e não posso deixar de sitar os parceiros e amigos. Algumas pessoas me perguntaram quem foram os responsáveis por esse evento ter sido um sucesso, vou citar alguns nomes, não gosto disso para não ser injusta mas, o primeiro foi Deus, Ele estava em todas as decisões, em todos os momentos. Vestido da Valsa: Nova Noiva.Vestido da Boate: Neli Noivas.Vestido da Recepção: Vó da aniversariante, Luzia.Cabelo e Maquiagem: Bruno Phillis. Manicure: Madrinha Mágna.Bolo: Joana D'arc. Docinhos: Tia Gleice. Iluminaçao e DJ: Coquinho, Cozinheira: Maria e sua equipe, Decoração: parceria de amigos, Amarildo das Flores e Real Collor, Barmam: Henrique, Fotografia: Marta Lucena. Filmagem: Marco Filmes, Salão de Festas Bela Vista, na parceria de Marcos Dias no Centro de Sete Lagoas, Benção do Amigo Padre Wantuil e claro toda a minha familia que estava comigo no salão até ser colocado o ultimo arranjo, agradecimento a todos, muitooooo Obrigada a todos. Deus os proteja.....
Briga de escola-Inicio
O começo de tudo!!