Festa de São Benedito - São Mateus/ES
Missa na festa de São Benedito, em São Mateus - ES 25/12/2010
CONGADA DE SÃO BENEDITO
Sugestões de Cantos em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Canto de Congada. Autores: Jorge e Nei Lopes. Banda Batacotô (1993), Gravadora Galeão.
A banda une um pouco de música de raiz brasileira com guitarristas de rock, teclados, contrabaixos aliados ao suingue do jazz e ao ritmo dos bateristas de escola de samba.
Imagens da Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos (Rua Uruguaiana, 77 - Centro - Rio de Janeiro); das famosas pinturas do artista plástico mais devoto de São Benedito, o Irmão Vicente Sampaio, da Irmandade de São Benedito de Guaratinguetá; e, do Irmão Carballa Francisco da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Santos.
A letra desta música retrata a história de Benedito Caravelas que foi um escravo nascido na Villa Nova do Rio de São Matheus, Capitania do Espírito Santo. O apelido Meia-Légua veio de suas várias viagens ao nordeste. Suas qualidades de líder, sua coragem e sua astúcia transformaram-no em símbolo de esperança de libertação para os escravos da região norte do Espírito Santo.
Em um das várias vezes em que foi preso, Benedito chegou a São Mateus amarrado pelo pescoço, sendo puxado por um capitão do mato montado a cavalo. Os negros que foram presos junto a ele foram obrigados a surra-lo. Dado como morto, seu corpo foi entregue aos escravos para providenciarem seu sepultamento no Cemitério dos Escravos, na Cachoeira do Cravo. Deixaram seu corpo na Igreja de São Benedito e ficaram de fora rezando. No outro dia, quando entraram na igreja, não encontraram o corpo, mas apenas as pegadas com marcas de sangue. A partir dai surgiu a lenda de que Meia-Légua era protegido de São Benedito, pois andava com uma pequena imagem do santo em um embornal.
Meia-Légua pretendia invadir São Mateus no dia 26 de julho de 1881. O plano era invadir a cidade no dia de Santa Ana, onde entrariam na cidade do Porto com o pretexto de louvarem a santa. Junto a ele havia outros líderes quilombolas, dentro os quais estavam Viriato Canção-de-Fogo, Cosntância D'Ângola, Negro Rugério e Clara Maria do Rosário dos Pretos. A tomada da cidade foi evitada porque o plano foi descoberto. Ao ser informado, o presidente da província enviou um destacamento para o local, a fim de combater os insurgentes. A força era composta por 24 praças de linha, um inferior e um corneta, sobe o comando de um oficial. Este destacamento, em conjunto com os capitães do mato da região, tomaram de assalto o quilombo de Negro Rugério, onde atualmente se localiza o bairro Santana e Conceição da Barra. Depois de cercado o quilombo, o Alferes, comandante do destacamento, penetrou nele sozinho, sendo que naquela ocasião foram ouvidos dois tiros. Benedito errou o alvo e fez-se em fuga, perseguido pelo mesmo alferes que não conseguiu captura-lo. A maioria dos negros aquilombados foram mortos nesta ocasião, sendo queimadas todas as casas de farinha ali presentes.
“ 20 escravos fugidos, comandados pelo criminoso Benedito, condenado a galés, ex-escravo dos herdeiros de Dona Rita Cunha, mãe do Barão dos Aymorés, formavam um quilombo em São Mateus. O grupo, cujos elementos viviam dispersos por diferentes lugares da comarca, espalhavam o terror por onde passavam, atirando e roubando.[Jornal A Gazeta de Vitória. 1881] ”
O bando de Benedito Meia-Légua saía sempre me pequenos grupos, sendo que cada grupo tinha um líder que mantinha sempre as características suas, a fim de confundir os perseguidores. Com tal artifício, Meia-Légua e seus companheiros conseguiram se manter durante quarenta anos, sempre perseguidos, mas nunca capturados. Quando era noticiada sua morte, ele reaparecia em outra fazendo com novas investidas. Graças a isso, espalhou-se o mito de que era imortal.
Velho, doente e mancando de uma perna, só foi morto por ter sido traído por um caçador, que denunciou as tropas seu esconderijo, sendo este o oco de uma árvore, onde sempre dormia. Aqueles que o perseguiam montaram tocaia em volta do tronco e ali ficaram até a noite, esperando que ele se recolhesse para dormir. Logo que o viram entrar, taparam o tronco e lhe atearam fogo, que ardeu durante dois dias e duas noites.[Eliezer Nardoto (1999). História de São Mateus. Insurreições em São Mateus. único 1ª ed. São Mateus: EDAL. p. 62. 463 páginas].
Igreja de São Benedito e Largo de São Benedito | Cabo Frio/RJ
Siga no instagram:
O Canal Por Perto hoje está na Igreja de São Benedito em Cabo Frio no Rio de Janeiro.
A Igreja de São Benedito está localizada no largo do mesmo nome, no bairro da Passagem.
Através da provisão de 9 de abril de 1761, o morador de Cabo Frio, João Botelho da Ponte, foi autorizado a construir a Igreja de São Benedito e doou o patrimônio de uma morada de casas e os foros de outras que se fizeram em terreno pertencente a mesma capela para sua conservação.
Falecido o fundador, os moradores do bairro tomaram para si a administração do templo, onde faziam celebrar o Santo Ofício nos dias de preceito.
Conheça um pouco da Igreja de São Benedito e Largo de São Benedito.
Povoado são Benedito dos macies praça da biblia
Praça da Biblia em são Benedito dos macies 2017
Moçambique cantando próximo a Igreja de São Benedito - 108ª Festa de São Benedito
======= Descrição do Vídeo =======
Moçambique dançando próximo a Igreja de São Benedito, na 108ª Festa de São Benedito, em Aparecida do Norte - 2017.
======= Redes Sociais =======
Siga-nos no Facebook:
Siga-nos no Instagram:
==============
Agradeço a todos que viram o vídeo ????
Vamos conservar as nossas tradições de agora em diante compartilhando este vídeo, curtindo e comentando o que eu poderia melhorar no canal!
Top 10 Best Things To Do in Sao Mateus, Brazil
Sao Mateus Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Sao Mateus. We have sorted Tourist Attractions in Sao Mateus for You. Discover Sao Mateus as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Sao Mateus.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Sao Mateus.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notifSao Mateustion of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Sao Mateus, Brazil
Guriri Beach
Barra Nova Beach
Projeto Tamar Guriri
Igreja Velha
Guriri Beach Acqua Park
Bosque Beach
Porto de Sao Mateu
Igreja de Sao Benedito
Sao Mateus Municipal Museum
Praca do Mirante
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :
10 pontos turisticos mais visitados de São Mateus
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de São Mateus - ES!
1 - Praia de Guriri
É a principal praia do município, localizada a 12 km do Centro. Possui águas agitadas e mornas, formando piscinas naturais na maré baixa. De setembro a março ocorre o período de desova de tartarugas, sendo a praia reconhecida como exemplo de conservação, pois, mesmo registrando grande fluxo turístico, consegue adequar a iluminação e evitar a construção de barracas nas áreas onde as desovas ocorrem. Quatro das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo desovam em Guriri.
2 - Praia de Barra Nova
Localiza-se a 25 km ao sul de Guriri, na foz do rio Mariricu. Lá encontra-se uma pequena vila de pescadores de clima bucólico, manguezais, lagunas e arrecifes.
3 - Praia de Urussuquara
Praia fica localizada na divisa com o município de Linhares, e caracteriza-se por possuir vegetação de restinga no alto da orla, areia fina e amarelada em alguns trechos, dunas, manguezais, um trecho com Mata Atlântica e a foz do Rio Barra Seca. Seu mar é muito forte, sendo propício para a prática de surf e a pesca de Robalo. 'Urussuquara' é um termo proveniente da língua tupi e significa 'oca do uru grande'.
4 - Casario do Porto de São Mateus
É um conjunto de prédios construídos às margens do rio São Mateus, a partir do final do século XVIII. Originalmente, estes casarões eram, em sua maioria, construídos em alvenaria de pedra, com as paredes internas e laterais em estuque. A construção desses prédios deu origem a um grande aglomerado de casas em torno de um largo que servia como terreiro para a carga e descarga dos navios que aportavam em São Mateus. Os casarões foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura em 1976.
5 - Ruínas da Igreja Velha
As ruínas da Igreja Velha são o símbolo do município e seu principal cartão postal e, ao contrário do que muitos pensam, nunca chegou a funcionar como igreja. Sua construção teve início nos primeiros anos do século XIX, a pedido dos Jesuítas, sendo projetada para ter mais de 300 m de comprimento. No entanto, a obra foi paralisada em agosto de 1853, por decisão da Câmara Municipal, justificando que, para a ampliação da Igreja Matriz, gastaria-se 5 vezes menos.
6 - Biquinha:
Trata-se de um reservatório de água construído em 1880, com um sistema de captação de águas das nascentes localizadas no sopé da encosta do vale do rio São Mateus, abaixo dos terrenos da catedral, para levar água potável, por gravidade, até o chafariz do Porto. Integra o Patrimônio Histórico de São Mateus.
7 - Igreja Matriz de São Mateus
A Igreja Matriz de São Mateus, localizada no centro da cidade é uma das mais antigas do Estado e a mais velha do município. O atrativo foi construído pelos jesuítas no século XVIII e já passou por três reformas, uma delas, em 1949 foi decorrente de um incêndio que destruiu o local parcialmente.
8 - Museu Histórico de São Mateus
Construído no século 18, o Museu Municipal de São Mateus já abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal e até a cadeia do município. Inaugurado em 2011 e possuindo dois andares, o local expõe ferramentas e utensílios usados na época da escravidão, ossadas indígenas e urnas funerárias de origem tupi e aratu. No segundo piso do museu, móveis do século 19 e também louças, quadros e fotografias antigas.
9 - Igreja de São Benedito
Localizada na praça com o mesmo nome, a Igreja de São Benedito foi construída pelos jesuítas no início do século XVIII. Todos os anos, no dia 27 de dezembro, são feitas as suas comemorações, sendo que essas celebrações tem muitas referências a cultura negra.
10 - Projeto Tamar Guriri
A base de pesquisa do Tamar em Guriri foi implantada em 1988, abrigando um centro de visitantes que também funciona como Museu Aberto das Tartarugas Marinhas de Guriri. Entre os principais atrativos estão um aquário e dois tanques de observação de tartarugas além da exposição de réplicas e silhuetas em tamanho natural das cinco espécies de tartarugas marinhas. Na temporada reprodutiva, durante o verão, organiza-se a soltura de filhotes nos finais de tarde.
Conheça nossa Agência: turismoecia.net
[marujada de cabôco] festa de são benedito, noite e dia, cidade de são mateus, ES, 2013
#sãobenedito
dia 26, tarde e noite
00:00:00 roda após fincada do mastro
00:06:47 entrada na igreja
00:09:32 roda após a missa da noite
00:28:01 retirada, pç ao mercado municipal
00:40:46 rua do teimoso à casa de nêga
dia 27 pela manhã
00:42:59 missa
00:52:43 jongo de são benedito
dezembro, 2013
são mateus, ES
imagem Maria Eduarda; edição Eduardo Ojú
Festa da Divina Misericórdia - Paróquia São Benedito - 15/04/2012
Festa da Divina Misericórdia - Paróquia São Benedito - 15/04/2012 (Fortaleza-CE)
Igreja São Benedito - Anos 60 - 05/10/09
Grupo de dança da Igreja São Benedito.
Igreja mundial do poder Deus são Mateus zona leste SP dia 12/08 /18
José180450
Amores da Lua na Chegada da Cortada do Mastro de São Benedito (parte 4/4 - 2013) - O Congueiro
Parte 4 de 4. A Banda de Congo Amores faz a Cortada do Mastro de São Benedito, no dia de N. S. da Conceição, 8 de dezembro de 2013. O Congueiro.
41° Campal de São Benedito - Tutoia Maranhão
Igreja adventista do sétimo dia
Encerramento do Festejo do Divino Espírito Santo
Igreja Velha em São Mateus/ES
Igreja Velha em São Mateus/ES
Largo São Benedito, Bairro da Passagem, Cabo Frio, RJ - Outubro 2019
O bairro da Passagem, na margem direita do canal de Itajuru, em Cabo Frio, é um marco histórico da cidade. Batizado com esse nome por ter sido o ponto do canal por onde se fazia a travessia nos tempos coloniais, o local é anterior à fundação da vila de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio. É o berço do que seria a cidade de Cabo Frio. Ali, No início do século XVll surgiram as primeiras habitações e feitorias. Prédios históricos, tombados pelo Patrimônio Histórico, como a igreja de São Benedito, estão por toda parte.
Touristic City & Beaches; places to visit in Brazil; Places to visit in Rio de Janeiro; diving capital; Brazilian Caribbean; beaches in brazil; Lakes Region
#largosaobenedito #bairrodapassagem #cabofrio #riodejaneiro #centrohistorico #historia #ilhadojapones #brazil #a15news #reporteraereo #ronaldodeoliveira #noticias #regiaodoslagos
#######################################
✔ VISITE NOSSO SITE:
✔ NOSSAS REDES SOCIAIS:
Instagram:
Facebook:
Twitter:
Contato: ✉ contato@ronaldodeoliveira.com
###############################
NÃO CLIQUE AQUI:
###############################
Seja bem-vindo(a) ao canal de Ronaldo de Oliveira Repórter Aéreo. Sou
operador de drones desde 2013 e repórter cinematográfico especializado na captação de imagens aéreas com drones. Desde 2017 venho atuando como repórter aéreo. Prestei serviços e colaborei com diversos veículos, produzindo imagens aéreas (fotos e vídeos) para mais de 100 matérias que foram exibidas em diversos canais de TVs e portais de notícias como: TF1 (França), Inter TV, Globo Rio, SBT, Record, G1, RC24H, Folha dos Lagos entre outros. (FENAJ - ARFOC - ABM)
Short Take - Igreja Velha
Um take curto de um dos principais pontos turísticos de São Mateus - ES. A Igreja Velha fic localizada no centro da cidade, e suas ruínas atraem a atenção dos visitantes. Foi construída com pedras e óleo de baleia pelos escravos, e foi projetada para ser a maior igreja da região. Nunca foi terminada.
Para ver mais vídeos como esse, se inscreva no nosso canal!
Apoio: Sama Hobby - Imagens profissionais de alta qualidade. Produção de Vídeos Publicitários e Imagens Aéreas.
Contato: 9.97273345
Serra Espírito Santo. Festa de São Benedito protetor dos Negros. Puxada do Navio Palermo em 2012
Festa de São Benedito na Serra Espírito Santo. Puxada do Navio. Bandas de Congo. Dia 26/12/2012 Vídeo do Escritor Capixaba, Clério José Borges autor do Livro História da Serra. Serra Espírito Santo Brasil. Festa de São Benedito protetor dos Negros. Puxada do Navio Palermo
Festa de São Benedito no município da Serra (ES).
A festa de São Benedito é uma festa de caráter pagão-religioso, que teve sua origem, segundo a tradição oral, no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo naufragou. Ao se depararem com a morte, invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvarem abraçados ao mastro que se desprendeu do navio e assim foram levados até a praia.
A festa de São Benedito no município da Serra é caracterizada pela cortada, puxada, fincada e retirada do mastro. A festa atrái um público de 50 mil pessoas ou mais, envolvendo não apenas a comunidade local, mas todo o Estado do Espírito Santo.
Cortada do Mastro
No primeiro domingo após o dia 8 de dezembro, homens piedosos e devotos de São Benedito vão até as matas remanescente da Serra-sede, munidos de machados, foices e outras ferramentas e assim precedem à cortada do mastro. Um tronco verde e úmido trazido da mata é arrastado por três juntas de bois com cangas enfeitadas com flores silvestres e folhas. Cavaleiros engalanados, lembrando os feitores, acompanham os pés descalços, na sua itinerante oblação, que se dá logo após a autorização concedida simbolicamente, na rua da cadeia (município em destaque, 1984), com o acompanhamento das Bandas de Congo e Banda de Música Estrela dos Artistas.
Puxada do Mastro
No dia 25 de dezembro, prosseguem-se os festejos, com a procissão de São Benedito. Após a procissão, fiéis vão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones do Santos Neves, Serra sede), buscar o navio (uma réplica do navio negreiro feito em cima de um carro de boi), todo iluminado. O navio leva o nome de Palermo devido ao nome e homenagem a cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital de Sicília , Itália. O navio é puxado através de uma corda pelos fieis, pelas ruas principais da cidade da Serra, pagando promessas. Sobre ele vão algumas crianças com vestes de marinheiro.
Puxada e Fincada do Mastro
No dia 26 de dezembro, pela manhã, o mastro é colocado em cima do navio, que será todo enfeitado com bandeirinhas. À tarde, às 17 horas, o navio será puxado novamente por uma corda pelos devotos de São Benedito pelas ruas principais da cidade da Serra, e depois o mastro será retirado do navio e fincado em frente à Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. Os tambores das Bandas de Congo tocam mais alto, acompanhado de muitos Vivas a São Benedito, a Banda de Música Estrela dos Artistas toca o VAPO uma melodia tradicional do povo serrano, autoria de Chico Riquinta.
Derrubada do Mastro
A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.
Publicado pelo sítio da Associação das Bandas do Congo -- Serra (ES) em
Pé Reginaldo Almeida Morais na Igreja de São Benedito em Capanema Maragojipe BA
Pé.Reginaldo Almeida Morais fala da saída do Jovem Marcos Neres da Comunidade de ( Capanema - Maragojipe - BA.) para Seminário em Bom Jesus da Lapa onde estudara para Padre Redentorista, e das pessoas envolvidas na Reinauguração da Igreja de São Benedito com a presença do Bispo Dom Giovanni Crippa .( 16 / 02 / 14 )
Veja Mais Aqui -