Mosteiro Santa Cruz | Coimbra | Portugal
O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra é fundado em 1131 pelo Arcediago D.Telo, com a proteção de D.Afonso Henriques, O Mosteiro de Santa Cruz segue a regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. O edifício românico localizava-se fora das muralhas da cidade, e a sua concepção seria de Igreja com torre de fachada, com aptidões defensivas. A obra desenvolveu-se entre 1132-1223. Aqui desenvolveu-se uma instituição de ensino das melhores em Portugal, graças à sua vasta biblioteca, apoiada pelo seu activo “scriptorium” (local onde trabalhavam os monges que copiavam documentos e criavam os livros). Foi aqui que estudou Fernando Martins de Bulhões (Santo António).
DICA CULTURAL em COIMBRA - PORTUGAL ???????? IGREJA e MOSTEIRO DE SANTA CRUZ - 2019
Neste vídeo dou como Dica Cultural em Coimbra, a visita na Igreja e Mosteiro de Santa Cruz, mostro a riqueza de detalhes , arquitetura, obras de arte, mostro com narração cada sala deste impressionante mosteiro onde estão enterrados o primeiro Rei de Portugal D.Afonso Henriques e seu filho herdeiro do trono nos seus magníficos mausoléus, além de outros túmulos e lápides . Impressionante monumento que não pode faltar no roteiro de visitas para quem vem a Coimbra . A energia do lugar chega a dar arrepios e emocionar. Se você gostou por favor dê seu like e compartilhe . Muito obrigada e até o próximo vídeo .
Contatos :
Instagram: @lourenco-nilda
E-mail : Nildalourenco87@gmail
Igreja de Santa Cruz - Coimbra - Portugal
Situada na Baixa de Coimbra, na Praça 8 de Maio, a Igreja e Mosteiro de Santa Cruz tem a categoria de Panteão Nacional por aí se encontraram os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e seu filho, D. Sancho I, para aqui trasladados aquando da restauração do templo, no reinado de D. Manuel I.
A igreja, como tantos outros pontos históricos de interesse na cidade dos estudantes, é, obviamente, tema da canção coimbrã.
Prazer a ver e a ouvir!
MONASTERY OF SANTA CRUZ, COIMBRA, PORTUGAL/ MOSTEIRO DE SANTA CRUZ, COIMBRA, PORTUGAL
Organ Music - Igreja Mosteiro da Santa Cruz - Coimbra, Portugal
O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra - Portugal
A sua primeira pedra foi no dia 28 de Junho de 1131, tendo a protecção do futuro rei Afonso Henriques.
É um dos patrimónios mais importante de Coimbra. Sendo desde 2003, Panteão Nacional, sendo um dos lugares com maior número de turistas.
No ano de 1185, o então rei D. Afonso Henriques e também o seu filho D. Sancho I, escolhiam no mosteiro com as suas eternas moradas.
#panteao #dafonsohenriques #coimbra #visitcoimbra #visitportugal #portugaldenorteasul #viajandodecarro #viagensdossonhos #viajandopelomundo #minhasviagens #ig_portugal #portugal_de_sonho #portugal_em_fotos #wu_portugal #portugalalive #portugalcomefeitos #amar_portugal #loves_portugal #portugal_lovers #p3top #super_lisboa #portugaloteuolhar #бусаку #luuhefer #luuhalves
Panteão Nacional / National Pantheon - Igreja de Santa Cruz (Coimbra) -☺#15.72# ☺
O Mosteiro de Santa Cruz, localizado no centro histórico de Coimbra foi fundado pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A Igreja de Santa Cruz, parte do complexo, é um dos melhores exemplos de arquitetura românica do século XII em Portugal, e foi construída entre 1132 e 1223. Nada resta do mosteiro românico. Na primeira metade do século XVI, o Mosteiro foi completamente renovado por ordem de D. Manuel. No século XVIII instalou-se ali um novo órgão (0:40), em estilo barroco, e as paredes da nave receberam um grupo de azulejos brancos-azuis lisboetas que narram passagens bíblicas. Na Idade Média, a sua escola foi uma das melhores instituições de ensino de Portugal, notabilizando-se pela sua vasta biblioteca. Nesta época, o mais famoso estudante de Santa Cruz era Fernando de Bulhões, o futuro Santo António de Lisboa (ou Santo António de Pádua). Em 1220, o religioso assistiu em Santa Cruz à chegada dos restos mortais de cinco frades franciscanos martirizados em Marrocos (os Mártires de Marrocos 1:17). Parece ter sido este facto que o levou a ingressar na Ordem de S. Francisco de Assis. Na capela-mor da igreja encontram-se os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal: D. Afonso Henriques (1:50) (ca 1109 - 1185) e seu filho D. Sancho I (2:44) (1154 -1211). Os túmulos originais encontravam-se no nártex da igreja, junto à torre central da fachada românica, mas D. Manuel I não achou condignas as antigas arcas tumulares e ordenou a realização de novas que foram concluídas por volta de 1520. O estatuto de Panteão Nacional foi reconhecido ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em Agosto de 2003. Esse estatuto é repartido com a Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.
The Monastery of Santa Cruz, located in the historical center of Coimbra was founded by the ‘Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho’. The Church of Santa Cruz, part of the complex, is one of the best examples of twelfth century Romanesque architecture in Portugal, and was erected between 1132 and 1223. Nothing remains of the early Romanesque monastery. In the first half of the sixteenth century, the Monastery was completely renovated by King Manuel's order. In the eighteenth century it was installed a new organ (0:40) in baroque style, and the walls of the nave received a group of Lisbon white-blue tiles that narrate biblical passages. In Middle Ages, its school was one of the best educational institutions of Portugal notable for its vast library. At that time the most famous student of Santa Cruz was Fernando de Bulhões, the future Saint Anthony of Lisbon (or St. Anthony of Padua). In 1220, he witnessed in Santa Cruz, the arrival of the remains of five Franciscan friars martyred in Morocco (the Martyrs of Morocco 1:17). It seems to have been this fact that led him to join the Order of St. Francis of Assisi. In the main chapel of the church are the tombs of the first two kings of Portugal: Afonso Henriques (1:50) (ca 1109-1185) and his son Sancho I (2:44) (1154 -1211). The original tombs were in the narthex of the church, next to the central tower of the Romanesque facade, but the King Manuel I did not find them dignified and ordered the holding of new ones that were completed around 1520. The status of National Pantheon was recognized to the Monastery of Santa Cruz in Coimbra, in August 2003. This status is shared with the Church of Santa Engrácia, in Lisbon.
Catholic Church in Coimbra Portugal--Igreja de Santa Cruz
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | Coimbra | Portugal
Mosteiro feminino da Ordem de Santa Clara, com igreja do gótico mendicante de corpo totalmente abobadado.Teve uma primeira fundação, em 1286, por iniciativa de Dona Maior Dias, mas tendo sido extinto, em 1311, voltou a ter nova fundação, em 1314, patrocinada por Isabel de Aragão - a rainha Santa. A igreja de três naves, sem transepto, com abóbada de berço quebrado na nave central e abóbadas de ogivas nas naves laterais, teve como mestres responsáveis Domingos Domingues entre 1317-1325 , Estevão Domingues entre 1325-30, tendo sido sagrada em 1330. A escolha do sítio para a localização do mosteiro revelou-se pouco acertada, pois que este começou a ser molestado pelas cheias do Mondego, logo no ano seguinte à sagração da igreja. Com o decorrer dos séculos a situação foi-se agravando e nem a construção, no interior da igreja, de um piso sobre-elevado, no início do século XVII, impediu a necessidade de abandonar o mosteiro. Com efeito, em 1677, o velho conjunto monástico foi abandonado e a comunidade religiosa passou a ocupar o mosteiro de Santa Clara-a-Nova, entretanto construido em zona próxima, mas mais elevada. O antigo mosteiro que passou a designar-se de Santa Clara-a-Velha foi-se degradando e enterrando nas areias do Mondego. Apesar de ter tido uma grande intervenção nos anos trinta e quarenta, levada a cabo pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, continuava até à presente intervenção num estado de grande abandono.
Dom Afonso Henriques, na igreja de Santa Cruz, em Coimbra...
Dom Afonso Henriques: o seu túmulo, já quinhentista, manuelino, na igreja de Santa Cruz, em Coimbra... Local de alta espiritualidade, fundadora, refundadora...
Mosteiro de Santa Cruz - Coimbra - Portugal
O Mosteiro de Santa Cruz localiza-se na freguesia de Santa Cruz, na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal. Foi fundado em 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho , com o apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, que nele se encontram sepultados. A qualidade das intervenções artísticas no mosteiro, particularmente na época manuelina, fazem deste um dos principais monumentos históricos e artísticos do país.O mosteiro de Santa Cruz de Coimbra foi fundado em 1131 pelo Arcediago D. Telo, D. João Peculiar e S. Teotónio (primeiro Prior do Mosteiro e primeiro Santo de Portugal) e outros religiosos, que adotaram a regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A instituição recebeu muitos privilégios papais e doações dos primeiros reis de Portugal, tornando-se a mais importante casa monástica do reino.
O primitivo edifício do mosteiro e igreja de Santa Cruz foi erguido entre 1132 e 1223, com projeto de mestre Roberto, conceituado artista do estilo românico.
A sua escola foi uma das melhores instituições de ensino do Portugal medieval, notabilizando-se por sua vasta biblioteca (hoje na Biblioteca Pública Municipal do Porto) e seu ativo scriptorium. À época de D. Afonso Henriques, esse scriptorium foi utilizado como instrumento de consolidação do poder real.
Ainda na Idade Média, o mais famoso estudante de Santa Cruz foi Fernando Martins de Bulhões, o futuro Santo António de Lisboa (ou Santo António de Pádua). Em 1220, o religioso aí assistiu à chegada dos restos mortais de cinco frades franciscanos martirizados no Marrocos (os Mártires de Marrocos), tendo então decidido fazer-se missionário e partir de Portugal.
A partir de 1507, o rei Manuel I de Portugal ordenou uma extensa reforma, reconstruindo e redecorando o mosteiro e a sua igreja. Nessa época foram transladados os restos mortais de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I dos seus primitivos sarcófagos para novos túmulos decorados em estilo manuelino.
Entre 1530 e 1577 funcionou uma oficina de tipografia no claustro. É possível que o poeta Luís de Camões tenha estudado em Santa Cruz, uma vez que um parente seu, D. Bento de Camões, foi prior do mosteiro à época, e que há evidências, em sua poesia, de uma estadia em Coimbra, santa.
Data do século XIX o arco triunfal.
Portugal - Coimbra - Igreja de Sta. Cruz
Portugal - Coimbra
MOSTEIRO DE SANTA CRUZ
O MOSTEIRO DE SANTA CRUZ LOCALIZA-SE NA FREGUESIA DE SANTA CRUZ, NA CIDADE, CONCELHO E DISTRITO DE COIMBRA. FOI FUNDADO EM 1131 PELA ORDEM DOS CÓNEGOS REGRANTES DE SANTO AGOSTINHO , COM O APOIO DE DOM AFONSO HENRIQUES E DE DOM SANCHO PRIMEIRO, QUE NELE SE ENCONTRAM SEPULTADOS. A QUALIDADE DAS INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS NO MOSTEIRO, PARTICULARMENTE NA ÉPOCA MANUELINA, FAZEM DESTE UM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS HISTÓRICOS E ARTÍSTICOS DO PAÍS
GRUPO ETNOGRÁFICO DA REGIÃO DE COIMBRA@IGREJA SANTA CRUZ COIMBRA
XV REVIVER OS CÂNTICOS DO CICLO NATALÍCIO NA IGREJA DE SANTA CRUZ COIMBRA 15 DEZEMBRO 2018, ORGANIZADO PELO GRUPO ETNOGRÁFICO DA REGIÃO DE COIMBRA QUE CONVIDOU O RANCHO FOLCLÓRICO DE VILA VERDE E O RANCHO DE REGIÃO DE LEIRIA.
ALFREDO RIBEIRO CAMERAMAN (SE TIVER MEO TV PODE VER ESTE VÍDEO CARREGANDO NO BOTÃO VERDE DO SEU COMANDO E INSERIR O Nº 800285 - MÚSICA Nº 809096 - DESPORTO Nº 704745)
A Rainha Santa na Igreja de Santa Cruz em Coimbra. 2018
Coimbra, 6 de Julho de 2018
Monasterio de Santa Cruz de Coímbra (Portugal)
El monasterio de Santa Cruz de Coímbra fue fundado en 1131 por D. Telo, arcediano de la Sé de Coímbra, y D. Jõao Peculiar, después obispo de Oporto y arzobispo de Braga, que formando una comunidad de doce frailes acogidos a la regla de San Agustín pidieron permiso a la corona para instalarse extramuros de la ciudad en un solar conocido como Banhos D'El Rei. Al año siguiente la comunidad eligió como prior a Teotonio, después santo.
Desde su fundación el nuevo convento contó con el apoyo de D. Afonso Henriques y D. Sancho I, primeros reyes de Portugal, ambos sepultados en el convento junto a sus respectivas esposas, D. Mafalda de Sabóia y D. Dulce de Aragão, conformándose como el monasterio más importante de los primeros tiempos de la monarquía portuguesa y el centro cultural más antiguo del país, con un papel decisivo en el plano político-institucional gracias a los beneficios papales y las donaciones regias, con un scriptorium que materializó la máquina propagandística elaborada por los monarcas, una vasta biblioteca y una prestigiosa escuela por la que pasaron las élites del poder y la intelectualidad del reino, en la que recibió formación Fernando Martins de Bulhões, conocido como San Antonio de Padua.
Hoy contamos con una iglesia cuya fachada románica, que sería similar a la de la Sé Velha de Coimbra, con torre central alojando un nartex y ventana superior, está alterada mediante la adición de dos torres laterales con cornisas y pináculos añadidos por Boytaca y una nueva portada manuelina diseñada por Castilho y con labor escultórica de Chanterenne. El arco de triunfo que precede a la portada fue añadido en la segunda mitad del siglo XVIII.
©Copyright - Aníbal Clemente Cristóbal
Todos los Derechos Reservados.
La copia de este vídeo será denunciada.
||| || |||| || | ||||||| || | || |
Igreja de Santa Cruz - Coimbra - Portugal
História - Missa - Canto
Mosteiro de Santa Cruz - Coimbra
Trabalho realizado no âmbito da cadeira da Televisão Interativa, do 3º ano da licenciatura de Comunicação Social (ESEC).
Alexandra Monteiro, Catarina Martins, Diana Correia, Mariadelmar Baena, Marta Vales
Lieux sacrés au Portugal
1 Figueira da Foz: Igreja Matriz
2-4 Coimbra: Sé Velha
5-6 Sintra: Convento da Santa Cruz (Convento dos Capuchos)
7-13 Lisboa: Mosteiro dos Jerónimo
14-22 Lisboa: Sé do Lisboa
23-43 Alcobaça: Mosteiro de Santa Maria
44-45 Nazaré: Nuestra Señora de Nazaré
46-48 Óbidos : Igreja de Santa Maria
49 Óbidos : ?
50 Porto: Capela Das Almas
51 Porto: Torre dos Clérigos
52 Porto: Sé do Porto
53 Porto: Igreja Santo Ildefonso
Musique:
Purcell The Plaint (edit)
Os Músicos do Tejo
Raquel CAMARINHA · soprano
81.IGREJA DE SANTA CRUZ - COIMBRA.wmv
fotolog