Best Things To Do in Itabira, Brazil
Itabira Travel Guide. MUST WATCH. Top 10 things you have to do in Itabira. We have sorted Tourist Attractions in Itabira for You. Discover Itabira as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Itabira.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Itabira.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Itabira, Brazil
Serra dos Alves
Drovers Museum
Cachoeira Alta em Ipoema
Carlos Drummond de Andrade Memorial
Pontal Farm Cultural Center
Territorio Caminhos Drummondianos Museum
Drummond's House Inclusion Cultural Center
Itabira e Arquivo Publico Museum
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :
Atual administração “rasga” história de Itabira e serão denunciados no Ministério Público
A nossa reportagem recebeu a denúncia de um funcionário de que o Museu de Itabira, onde é guardada a maior parte da história da cidade, estaria servindo de depósito para guardar materiais e sucata da TV Cultura do município.
No Museu, onde havia peças do século passado, hoje não se vê mais nada. Aliás, no local há vários documentos e algumas peças do acervo amontoados em um porão, se deteriorando.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM ITABIRA
O GENEALOGISTA Mauro Andrade Moura, nascido em Itabira, MG, em 8 dez 1963, filho de Aníbal dos Santos Moura e de Lídia Andrade Moura, recolheu informações na Torre do Tombo e no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa, em Portugal, e encontrou documentos da criação da Irmandade Nossa Senhora do Rozário de Itabira, denominado como Compromisso, pois era o compromisso que os cidadãos assumiam com a Coroa em promover a manutenção de bens públicos.
A CAPELA foi inicialmente concluída em 1734, tendo sido promovida uma reforma com ampliação em 1793.
O MESTRE DE OBRAS foi Francisco da Costa Lage, o hexavô de Mauro Andrade Moura, conforme inscrição das iniciais de seu nome em uma das colunas internas da igrejinha, que é o único bem material de Itabira tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A IRMANDADE do Rosário teve autorização para ser criada no dia 05 de Maio de 1807, ostentando o título de primeira instituição civil da cidade de Itabira com 212 anos de existência completados em 2019.
A IGREJINHA do Rosário foi reformada recentemente e a reabertura ocorreu no dia 17 de julho de 2017, durante a comemoração dos 210 anos da Irmandade Nossa Senhora do Rosário.
MAURO ANDRADE MOURA, o autor da matéria jornalística, relatou que:
À VÉSPERA da reinauguração, tomo conhecimento de um fato escabroso, que depõe contra a decência e à história da fundação da Irmandade, que por pouco teria ocorrido se o pessoal do cerimonial da Prefeitura de Itabira tivesse atendido a exigência de uma bem posicionada assessora do prefeito que queria excluir da programação a participação das Marujadas da cidade desse momento festivo e histórico.
SE ISSO de fato ocorresse, seria como excluir os verdadeiros donos da igrejinha, ficando à margem desse evento tão essencial àquela comunidade cultural religiosa e que tanto participa das festividades de nossa cidade.
COM ESSE por pouco ocorrido inusitado posicionamento, que custa crer tenha realmente sido cogitado, embora não seja assim tão inusitado partindo de tão inculta assessora, deu a entender que ela queria uma festa de reinauguração só para os “brancos” em casa de “pretos”. Como se pode observar no documento que transcrevo abaixo denominado Compromisso, por mim localizado no ano passado em Lisboa, deixa bem claro para quem era o uso da Capela do Rosário.
SE DE FATO ocorresse essa preconceituosa discriminação contra os verdadeiros donos, configuraria um desrespeito e desfaçatez para com toda a comunidade itabirana – e não só contra os verdadeiros donos. Essa possível e por pouco ocorrida discriminação, se de fato ocorresse seria ainda mais grave por partir de uma descendente de Francisco da Costa Lage, assim como é também o seu marido. Estaria assim desfeito o sentido de comunidade com que o nosso antepassado promoveu as melhoras na antiga Capela do Rosário. Perderia sentido a própria reforma que a comunidade promoveu.
*
COMPROMISSO que fizeram os Irmãos da Irmandade da Senhora do Rozário da Itabira, para ser aprovado pela Sua Majestade Real se assim for do seu Real agrado.
COMPROMISSO DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 1807
Informem separadamente com o seu parecer o Governador Capitão General e o Reverendo Bispo Diocesano. 24 de Abril de 1807.
DIZEM os Homens pretos forros, e ainda cativos do Arraial da Itabira, Freguesia de Santa Bárbara – Minas Gerais, que conhecem e para conseguir a felicidade temporal e Eterna, não há proteção mais forte de que o amparo da mãe de Deus, se propuseram ao empenho de reformar a antiga Capela, que louvor naquele Arraial e que estava deixar a dos devotos brancos por ocasião e a nova que fizeram, para o que obtiveram a Licença junto do Governador do Bispado.
E COMO eles debaixo desta Licença tem quase concluído a reforma e a fervoram a sua devoção com zelo religioso, como fazem certo pela atestação do pároco respectivo. Recorrem a seu reverendo como Grão Mestre da Ordem de Cristo, e protetor da igreja e lhes faça a graça, confirmar a Licença e igualmente o Compromisso junto, mandando passar provisão na secretaria do estado.
Alexandre Pereira Diniz 05 de Maio de 1807
CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES PRECIOSAS COLIGIDAS POR
Mauro Andrade Moura e publicadas na Revista Eletrônica de Itabira “Vila de Utopia” no dia 17 de julho de 2017
CORAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO | Queremos Navegar (2007)
A Música do Jequitinhonha: Sons do Brasil
Folias de reis, benditos, rezas e canções para pedir chuva, reunindo batuques, que são mesclados nas cantigas com a essência musical do Vale do Jequitinhonha, onde a religiosidade é o traço mais presente.
Resgate da música do Vale do Jequitinhonha reunido em seis discos do projeto que integra o programa de desenvolvimento sociocultural da região.
Viagem a Paracatu MG 2009 Mail
Cenas feitas durante a viagem de Jorge da Cunha Pereira Filho a Paracatu, MG, Brasil, com vídeos e fotografias digitais, da parte Histórica e da parte Moderna da cidade, realizada no período 01-05 de Junho de 2009. Ressaltam na Paracatu Histórica as Igrejas coloniais reformadas Matriz de Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de Santana, Câmara Municipal, Museu Histórico, Casa Grande, Sobradinho e Beco, e Casa da Cultura, do século XVIII, e outros prédios, dos século XIX e XX, como o Arquivo Público Municipal e a Casa de Afonso Arinos de Mello Franco e o Cine-Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico. A Paracatu Moderna é mostrada sobretudo pelas vias e prédios das principais avenidas, que constituem os eixos básicos da cidade, Av. Olegário Maciel e Av. Dep. Quintino Vargas, no Centro Moderno. Algumas imagens mostram cenas da visita ao Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga, o qual preserva importantes documentos históricos, e cenas de consulta a documentos.
Companhia Vale do Rio Doce (1967)
Documentário da Agência Nacional chamado Um quarto de século Transformando Ferro em Ouro, sobre a Companhia Vale do Rio Doce, de 1967. O vídeo mostra a exploração de minério de ferro realizada pela companhia, em Minas Gerais; o transporte, por meio da Ferrovia Vitória-Minas e embarque em navios cargueiros no Porto de Tubarão, no Espírito Santo; presentes o presidente Costa e Silva, os ministros Costa Cavalcanti, Magalhães Pinto e o governador de Minas Gerais Israel Pinheiro.
Cinejornal Informativo nº 83 (1967). Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional. BR_RJANRIO_EH_0_FIL_CJI_308
Prefeitura de BH está proibida de expedir alvarás em terra quilombola dos Luízes
Em Minas Gerais, a prefeitura de Belo Horizonte está proibida de expedir alvarás em terra quilombola dos Luízes. O trabalho do Ministério Público Federal é para conter o avanço das áreas urbanas sobre comunidades quilombolas.
Documentário: 10 anos de Paróquia São Pedro - 64 de história - Barbacena/MG
A ideia do Documentário surgiu durante a realização da festa de São Pedro no ano de 2014, onde no mês de outubro daquele ano a Paróquia completou 10 anos de existência. Sendo desta forma, teve-se início os trabalhos de levantamento de informações, documentos, fotografias, vídeos e entrevistas. Durante este processo, descobriu-se que a história religiosa do bairro São Pedro, iniciou-se no mês de junho de 1950, e a partir deste momento, a linha de criação tomou outro rumo, tendo início desta maneira, a criação do documentário: 10 anos de Paróquia São Pedro, 64 de história, tendo o intuito deste trabalho é o resgate, divulgação e valorização da história da Comunidade religiosa do bairro São Pedro na cidade mineira de Barbacena.
O documentário foi editado somente com as entrevistas realizadas com 14 pessoas que fizeram e/ou fazem parte da história da Comunidade, intercaladas com imagens da época, sendo a história contada a partir de 1950, com levantamento do cruzeiro, em seguida, construção de uma gruta, na sequência a capela e por fim a construção do prédio atual.
A produção e execução do projeto ficaram a cargo de Fabrício Robson e Carol Campos, moradores do bairro São Pedro, tendo como incentivador e co-autor, Padre Jamilson Inácio e a colaboração de toda Comunidade, que cederam suas fotos, vídeos, histórias e tempo, tendo um total de aproximadamente 14 horas de vídeos e gravações, 1.320 arquivos levantados e editados; sendo o documentário finalizado em setembro de 2014.
A exibição seria no mês de outubro de 2014, mas por motivos de transição na Paróquia, não houve a possibilidade da exibição, mas com a chegada do novo administrador, Padre Afrânio Vieira, e ainda dentro dos 10 anos de Paróquia, o documentário foi exibido dia 27 de junho de 2015, após a celebração eucarística das 19 horas, dentro das comemorações da 11ª Festa em Honra a Deus por São Pedro e São Paulo, com atualização no trabalho.
O documentário é de produção independente e sem fins lucrativos, sendo o vídeo disponibilizado nesta página página e na página do facebook da Paróquia São Pedro - Barbacena – MG, em sua íntegra. É um trabalho para reavivar a história.
O vídeo é público e sua produção não é de cunho lucrativo, portanto, é autorizado o download para uso PESSOAL, não podendo ser exibido em caráter de apresentação. NÃO existe dvds para vendas. Portanto, se alguém estiver comercializando, denuncie à Paróquia.
Link da Página da Paróquia São Pedro para contato:
EXPOSIÇÃO MOSTRA DETALHES DA CONSTRUÇÃO DE BH - Jornal Minas
Belo Horizonte completa hoje 120 anos. A Capital dos mineiros é uma velha senhora, mas ainda cheia de vida e pronta a se modernizar. Uma no Museu Mineiro vai mostrar fotos, objetos e documentos da época da construção da cidade.
------------------------------------------
Veja mais do Jornal Minas
Site -
Facebook -
Instagram -
Twitter -
YouTube -
Veja mais da Rede Minas
Site -
Facebook -
Twitter -
Instagram -
YouTube -
Um telejornal que leva aos mineiros as notícias de Minas. Muito além das notícias do estado, o Jornal Minas busca informar o telespectador e o internauta com dicas de saúde, educação, cultura e esporte. O programa traz entrevistas ao vivo, opinião de especialistas e reportagens especiais.